sexta-feira, 6 de julho de 2012

Que Sporting é este?

«Tenho muitas expectativas para esta época. Terminámos bem a temporada passada, mas faltou-nos conquistar um título. Esperamos fazer mais do que no ano passado e conquistar esse título», afirmou Insúa.

Um título. Qualquer um. Uma tacita, pronto, já seria bom. Definitivamente, o Sporting morreu. 

(14:07) «Carlos Barbosa defendeu esta sexta-feira que o Sporting tem de reduzir custos drasticamente para sobreviver à crise que atravessa, sugerindo que se aposte mais nos jovens da academia.

O problema do Sporting é de sobrevivência. Quando o clube vive 30 milhões acima das possibilidades não tem hipótese. Temos de começar de novo e apostar nos miúdos da formação. Temos de andar alguns anos em 4.º, 5.º ou 6.º, mas os sócios têm de ter paciência porque, assim, qualquer dia o Sporting acaba”, afirmou em entrevista à Antena 1.

O ex-dirigente leonino defende que o clube devia vender os jogadores do atual plantel: “Não há dinheiro para pagar os ordenados, temos é despachar esta equipa. O Elias, por exemplo, é extraordinário, devíamos ter 20 Elias, mas não temos dinheiro para o ter no Sporting. Vamos pegar nesse dinheiro e investir nos jovens”.»

O futuro do Sporting está cada vez mais comprometido. Seria bom que, no Benfica, se aprendesse alguma coisa com o descalabro financeiro que se passa no outro lado da rua. Qualquer dia a onda chega cá.

20 comentários:

Anónimo disse...

pois morreu. morreu com soares franco, paulo bento e o objectivo de ficar em 2º lugar no campeonato.

neste momento só existem 2 grandes, benfica e porto. contudo a coisa pode não acabar aqui. o benfica, com vieira e jesus, está muito mais proximo do sporting do que do porto. repara que as declarações recentes do bruno cesar não são muito diferentes (jogador escolhido por vieira e jesus, titular em grande parte dos jogos).

somos uma equipa a navegar ao sabor do vento, sem estratégia definida. vieira vai fazendo os negocios que servem melhor seus interesses pessoais e jesus acha-se o melhor do mundo por ter ganho 1 campeonato. acha-se ume espécie de feiticeito que só por mero acaso não ganhou a vilas boas e vitor pereira. esquece-se, ou se calhar nem pensa muito sobre isso, que em ambos os anos cometeu erros gravissimos que já lhe deviam ter valido a demissão. desde a contratação de verdadeiros incompetentes que, vá-se lá saber porquê foram titulares indiscutiveis (roberto, emerson) passando por uma táctica adopção de uma tactica completamente absurda com apenas 2 médios, indo contra tudo o que de melhor se faz actualmante, pios todas as grandes equipas e selecções jogam, no minimo com 3 médios (cada vez mais acho que o titulo de 09/10 deve-se quase em exclusivo a ramires..), até à definição de metas completamente irrealistas (mas que o orgulham muito.), como por exemplo, achar que conseguir ganhar a champions o ano passado.

por tudo isto e ainda mais algumas coisas urge substituir esta malta o mais rapido possivel.

estou muito, mas muito pessimista e começo a pensar que o pior que podia acontecer ao benfica, não ao rendimento da sua equipa de futebol na epoca 12/13, mas à instituição benfica no seu todo, era um bom inicio de epoca.. porque os adeptos em portugal são facilmente enganados pelos resultados. se a epoca iniciar bem faculmente vieira ganha as eleições com 90% dos votos.. e, penso eu de que, estará dado o passo definitivo para a sportinguização do benfica.

correndo mal o inicio de epoca fica dado o mote para uma urgente substituição destas duas personagens nefastas e incompetentes e, possivelmente, muitas das que orbitam em sua volta.

tá dito. estou pessimista, muito pessimista.

Anónimo disse...

Sporting à beira do fim:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=766365

Anónimo disse...

O benfica passou os dois últimos anos a vencer "tacitas" da liga e não consta que tenha morrido.

Unknown disse...

Pelo que leio aqui, a vossa opinião é que o porto respira saúde financeira???

Ainda não vi clubes a acusar o Benfica e Sporting de caloteirice por não pagar jogadores.

Se quiserem ver com olhos de ver, o porto ainda não contratou ninguém porque simplesmente não tem dinheiro, está a espera de vender hulks e afins para poder comprar. E não consegue comprar a crédito, porque já nenhum clube lhes dá esse crédito.

Noticias de jogadores das modalidades com ordenados em atraso são mais para os lados dos azuis e brancos... não ouvi nada nem de Benfica nem de Sporting...

Mas continuem a alimentar a máquina azul com essas manobras de diversão...

Ricardo disse...

Anónimo (13:46), está dado o mote é para mais quatro anos disto.

Anónimo (13:47), obrigado. Já pus em adenda.

Anónimo (13:57), neste post não está em causa o que o clube ganha - ainda assim, duas "tacitas" é melhor do que nada; o Sporting não ganha nada desde quando, desde o Tiuí? Isso foi em 2008, não foi? -, está em causa o que o clube acha aceitável ou não. Se, no princípio da época, o campeonato já não é a prioridade máxima, mas "um título", seja ele qual for, algo vai muito errado no teu clube. A não ser que aches isto normal, o que se calhar até começa a fazer sentido.

Ricardo disse...

Olha o Smith, o amigalhaço do gajo que tem dois blogues - um em que defende o senhor presidente e outro no qual lhe chama de "orelhas largas". Já foste lá transmitir toda a tua solidariedade? Vê lá, olha que os amigos devem aparecer também nos maus momentos.

O que dizer do teu comentário, cão de Lemos? Um gajo que lê este post e escreve "Pelo que leio aqui, a vossa opinião é que o porto respira saúde financeira???" das duas uma: ou é estúpido ou é bronco. Fica ao teu critério.

Anonimo das 13:57 disse...

Ricardo:

Ponto prévio, não sou sportinguista. No meu clube a luta passa sempre pela revalidação do título. Sublinho a palavra revalidação.

Mas folgo em saber que para os lados da luz duas taças da liga "é melhor que nada", isso quer dizer que o meu clube está mais próximo de continuar a ganhar.

Unknown disse...

Ricardo, tem juízo, antes de mais.

Que não tenhas argumentos e partas para o insulto fácil já toda a gente sabe, até és um gajo conhecido na net e tudo.

Ricardo disse...

Anónimo (13:57), o teu clube está sempre mais próximo de continuar a ganhar. Desde que haja Madalena e conselhos matrimoniais o cenário parece-me evidente. É sempre em frente, sempre em frente.


Claro que sim, Smith. O azeiteiro entrevistado é conhecido em todo o lado.

Unknown disse...

Então podias ter dito no comentário anterior:

"Olha o Smith amigo do boloposte"


Não sei porque meteste o outro ao barulho....

Ricardo disse...

Estamos tratados sobre "insulto fácil". Agora vai lá lamber os colhões do espião internacional enquanto ele defende o presidente e no outro blogue o insulta. És um gajo inteligente, tu. O azeiteiro manda-te um abraço.

Leão de Stª Engrácia disse...

Ricardo, estás a imputar ao clube a declarações de só jogador. Insua disse isso, não o disse o Treinador, o Presidente ou o Director para o Futebol. Penso que essa extrapolação é abusiva. É claro que o SCP quer lutar pelo título e os seus adeptos também. Outra coisa bem distinta é saber se estamos em condições de lutar de igual para igual connvosco e com o Porto e aí digo-te que não estamos. Poderá ser difícil mas a ambição é essa não tenhas dúvidas. Só é pena que hoje em dia o desporto só possa ser visto sob esse prisma do "ou ganhamos tudo ou não somos ninguém". Vocês sabem melhor que ninguém que isso não é verdade pois há 10-15 anos atrás onde estava o Benfica e os seus sócios e adeptos? Estamos a falar de instituições centenárias que ao longo da sua história atravessam muitas vicissitudes. Vamos ver o que o futuro nos reserva mas ganhar é urgente. SL

Ricardo disse...

Leão, admito a extrapolação talvez abusiva. Usei a frase de um jogador para definir uma filosofia do clube e à partida essa pode ser uma atitude algo demagógica. No entanto, fi-lo porque me pareceu ser um bom exemplo do que tem sido a atitude e declarações recorrentes de outros elementos do Sporting, com responsabilidades bastante mais sérias do que as de um jogador. O caminho do Sporting não pode ser outro que não a busca pelo sucesso desportivo; quando isso acabar, não acaba necessariamente o clube enquanto instituição centenária, mas desaparece um dos elementos que, durante muito tempo, foi uma das suas virtudes: se não ganhar, lutar por ganhar.

Parece-me que há uma resignação ao insucesso que pode de facto desacelerar o clube. E isso, acredita que é sincero, é mau para o futebol português. Claro que me dá gozo que não ganhem, mas por outro lado custa-me ver este clube tão pouco ambicioso.

Cumprimentos.

O Bandido disse...

O Sporting destrói-se por dentro com crítica fácil, já no benfica, quem o destrói é o "lambe-botismo" e a falta de ambição.. quem fica contente com taças da liga e elogia o presidente até á morte, deve ter isto bem presente.. Carrega Benfica!

Leão de Stª Engrácia disse...

Concedo que assim seja, fruto dos anos de Franquismo ( sim, nós também os tivemos tal como Espanha ), onde o discurso de auto-comiseração e conformismo levou o clube a descer para níveis perigosamente baixos de performance desportiva e financeira. Após isso, e quando se pensava que nada podia piorar, conheci - e a ir ao Estádio jogo-após-jogo - o pior Sporting de sempre com treinadores péssimos e com o pior treinador e director desportivo da história do clube. Agora parece que a equipa ganhou alguma qualidade e com a base mais solidificada do que a época passada temos uma última oportunidade de fazer alguma coisa de relevo pois no ano que vem virá a sangria dos jogadores com mais cartel, se bem que desconfie que este ano sairá algum. No cômputo geral penso que não foi um nao mau de todo pois conhecço bem as limitações que temos e ainda assim vencemos no Braga e Benfica em casa e empatamos com o Porto. Perdemos todos os jogos fora com os rivais mais directos, é verdade, mas se só perdessemos esses podiamos ter lutado pelo título como aliás os nossos rivais. Vamos ver se este ano isto se compõem. SL

luis disse...

...é o sporting do seculo XXI do dr raquetes...fundou esta coisa dos juros a pagar serem superiores aos orçamentos dos planteis. Mas como estamos num pais de invejosos a classe de dirigentes aqui do "nosso quintal" também apostou nesta formula milagrosa...pior é o tempo.

Unknown disse...

A situação financeira é má nos 3 grandes, embora a do sporting seja catastrófica. Mas não é só dos 3 grandes, é quase de todos os outros clubes e da maioria das empresas em Portugal.
Porquê ? Porque durante anos com o mercado a expandir se mantiveram péssimas práticas de gestão.
Pior que isso, mesmo com o início do declínio dos mercados continuaram gestores incapazes à frente das instituições, e se numa tudo se mascara pelo sucesso desportivo e pelos ataques ao Benfica, no Benfica tudo se mascara por sermos os maiores e não querermos vales e azevedos. Já na outra mascaram-se as coisas desde que se ataque o Benfica, os árbitros e os jornalistas.

A verdade é que os gestores desportivos têm sido incapazes de fazer a sua função com competência. é verdade que em termos de receitas temos visto aumentos significativos, mas mesmo assim continuam a ser inferiores às despesas, a menos que existam alienações significativas, os resultados operacionais serão sempre negativos e isso é o principal cancro da gestão desportiva. O problema é que a sede de títulos não deixa que exista racionalidade. Excepo no Sporting onde mesmo sem essa sede de títulos, há muito que se satisfazem com pouco (roquetismo e franquismo), mas mesmo assim gastam muito.

Godinho fez o all-in. Perdeu, perdeu no campeonato, perdeu na liga europa e perdeu na taça de portugal, nem é bom falar como perdeu na taça da liga.
Tem um plantel razoável e uma boa base para crescer, mas será que há dinheiro para manter a estrutura ?
Labyad e o primo do Manélelé vieram a "custo zero" (só se comprometeram a pagar o prémio de assinatura).

Enquanto Porto e Benfica não venderem jogadores, não há aquisições para ninguém e se avançarem para o Rojo será mais uma fuga em frente, na expectativa de venderem o Witsel.

A estratégia dos lá de cima passa por valorizar os brasileiros nos jogos olímpicos para poderem vender e comprar. Isso e aproveitar a ida do AVB para o Tottenham.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu sei que muitos de nós TÊM ódio ao SCP - eu respeito... mas como desportista esta situação não me alegra..."desculpem" ser como sou!
Até porque o nosso Benfica com este tipo de dirigismo não sei não!!!!

Anónimo disse...

PARA OS VIEIRISTAS QUE PENSAM QIE VAMOS TOLERAR MAIS UM ANO IGUAL AOS DOIS ULTIMOS QUE TIREM O CAVALINHO DA CHUVA!!!!É SO O QUE TENHO A DIZER...

OU GANHAM OU SAO CORRIDOS A PONTAPÉ SE MAIS UMA VEZ N ASSUMIREM AS CULPAS E SE DEMITIREM...

Leão de Stª Engrácia disse...

B Cool. Clap, clap, clap.

Para este último anónimo: não sei se será assim tão fácil apear de lá o LFV tal como não é fácil apear os Croquettes em Alvalade. Parece mais simples do que realmente é infelizmente. Quem segura os clubes ( Banca e Fundos ) têm a coisa bem atada para que não chegue um aventureiro ( ou pelo menos alguém fora do establishment a a que o poder instituido e a imprensa com trela cuidarão de colar o rótulo de arrivista e demagogo ) e tome conta do estaminé. A seu tempo veremos. SL