quarta-feira, 31 de julho de 2013

Melgarejo: Então mas...

Um dos assuntos mais falados há um ano por esta altura era Melgarejo. Face à inépcia da SAD em encontrar um lateral esquerdo decente há anos, Jorge Jesus, depois de "teimar" em Emerson, "descobriu" então Melgarejo! Era por demais óbvio que o brasileiro era um elemento sem categoria para o nosso clube. Ainda assim, muitos insistiam que brasileiro era bom e precisava de tempo. E era tão bom, que foi despachado para a Turquia... Mas nesse momento já ninguém se lembrou mais do brasileiro. Pelo meio, exibições descoloridas, roçar o patético e pontos perdidos... 

Entra em cena Melgarejo! Um jogador que, a extremo esquerdo, mostrou qualidades no Paços de Ferreira, era o novo Fábio Coentrão para muitos. O que muitos esqueceram foi que o "Caxineiro" não pegou logo de estaca, nem foi logo empurrado para lateral. Fez jogos na defesa, outros no ataque, até se fixar na actual posição. A meio de 2009/10, sensivelmente. Já com Melgarejo, muita gente, inebriada com as capacidades de JJ em adaptar jogadores, defendeu o paraguaio com unhas e dentes! Completamente cegos aos factos: Coentrão nunca poderia ser termo de comparação, pelos motivos descritos acima, e porque os jogos de pré-época do paraguaio foram sofríveis! Claro que no decorrer da temporada o paraguaio subiu uns pontos (pudera), mas nunca andou perto do nível exibicional e de regularidade que se exige a um defesa do Benfica. Ainda assim, para muitos, o paraguaio era um lateral espantoso. E os demais tinham que ser cegos às suas falhas, porque... tinha de se apoiar! Longe vão os tempos de exigência do 3º Anel... Mesmo que um jogador não atinja nem de longe ou de perto o nível pretendido para o Benfica, é apoiar e mai'nada. Chega ao fim da temporada, leva um chuto e ninguém se lembra! Roberto, Emerson e agora, ao que parece, Melgarejo. 

Ao que consta, Melgarejo está a caminho do Liverpool. Por empréstimo. Com uma cláusula de compra... 10M, menos 20M sobre a de rescisão. Melgarejo, tal como Roberto ou Emerson, as teimas pessoais de JJ, vai abandonar o nosso clube sem deixar saudades a ninguém. Nem saudades, nem dinheiro que se veja. Mas deixa sobretudo custos desportivos, fruto das suas exibições pouco conseguidas. No entanto, tivemos de apoiar... E pergunto de novo: e a exigência? Sim, vai para o Liverpool. Mas... vai emprestado! Com uma cláusula de 10M... E convenhamos que os "Reds" estão longe de ser o destino apetecível que eram outrora.

O senhor que se segue na lateral esquerda é Bruno Cortez. Ou Sílvio. Será que ao terceiro lateral que é de vez? Ou não há dois sem três fracassos? E para já os sinais são para... mais do mesmo! Aos 26 anos, vir um lateral brasileiro por empréstimo? Cheira a falhanço que chateia. E as suas exibições, na linha das de Emerson e Melgarejo, são medíocres. No entanto, mais uma vez, não podemos ser exigentes... E os custos desportivos estão aí a chegar. 

Pois é, Melgarejo está de saída e não vejo milhões a abundar para o nosso clube... Nem vejo muitas saudades.

PS: Ao que parece, Urreta está de saída. Um desperdício! O uruguaio mostrou enormes qualidades que bem exploradas podiam ajudar e muito o Benfica. Opção de emergência de JJ, fez um jogaço ante o Nacional e depois... desapareceu. Sem que se consiga explicar. E depois volta a aparecer durante uns minutinhos em jogos decisivos. Isto é acreditar num jogador? Mais: o dinheiro gasto em extremos não podia ser aplicado num... lateral de qualidade??

8 comentários:

subasic disse...

pois é... o pior cego é aquele que não quer ver! Melgarejo é um bom extremo... é rápido, tem técnica... mas pouco mais que isso! ir emprestado para o liverpool? só se devem ter pago 1 Milhão por ele ir de empréstimo, pois de graça tb não deve ter ido... de empréstimos em empréstimos, o Benfica já amealhou a brincar cerca de 5 milhões de euros... e ainda faltam Jara, Djaló, Hugo Vieira... Ao que consta Matic, Salvio e Garay vão saír, porque o Benfica tem dívidas para pagar (80 milhões €)... Agora pergunto: ainda perdem tempo a escrever sobre um clube de falhados?

Anónimo disse...

Na tua ansia de promoveres o eagle 1 tornas-te ridículo, apesar das tuas preociupações terem sustentabilidade e merecerem discusão séria, mas para seres sério não apresentes o eagle 1 como alternativa.

Anónimo disse...

Caro, talvez por se ter seguido ao Emerson, mas eu n desgostei do Melga na lateral esquerda. Creio ter feito uma epoca melhor do que lhe atribuem.
O futuro dele como lateral podera n se confirmar mas, na minha opinião, a epoca dele n foi ma de todo. Teve aquele jogo c o Braga e ficou marcado por isso.
Discordo com o emprestimo / venda - Com mais rotação na posição creio que a segunda epoca dele na lateral seria de afirmação.

RedSpecial disse...

Pergunta: quem promove o Eagle??

hertz disse...

- Ainda me hás-de dizer quem é que defendia o Emerson dizendo que ele era bom e quem é que ficou triste por ele ir embora.

- O Melgarejo não podia ser comparado ao Coentrão porque o paraguaio não tem metade do talento que tem o Fábio e é por isso também que o Melga, ao contrário do que muita gente pensa, não tinha qualidade para ser extremo do Benfica, ainda por cima se formos ver a qualidade dos outros extremos da equipa.
O JJ "transformou" o Melgarejo num LE bastante competente e há pessoas que sabem reconhecer isso. Outras preferem usá-lo para criticar o JJ.
A sua saída do Benfica não tem nada a ver com "levar um chuto", tem a ver com questões extra-futebol, nomeadamente a cena protagonizada pelo Cardozo no Jamor.
"vai abandonar o nosso clube sem deixar saudades a ninguém." Fala por ti.

- Eu até gostava do Urreta há uns tempos mas já perdi a esperança nele. Ele não é assim tão bom ocmo querem fazer dele. Ah e tal mas marca uns golaços? Pois, mas, então, e os passes falhados? E as más tomadas de decisão?

Manuel Mourão disse...

Foi com Melgarejo a titular que chegamos às finais da Liga Europa e da taça de Portugal e conseguimos 4 pontos de avanço no campeonato. Devemos ser a única equipa no mundo que consegue chegar a Maio a poder vencer tudo com um lateral mediocre.

Com Melgarejo não perdemos nenhum jogo para o campeonato. Foi sem Melgarejo que perdemos os jogos no Dragão, em Istambul e na final da Taça de Portugal. Fez várias assistências ao longo da época e 2 golos. Mas não presta.

E com malta como tu não vai prestar nenhum que venha para o Benfica. Basta ver que já estás a crucificar Cortez só porque tem 26 anos e veio emprestado. Não falas pelo que tem demonstrado na pré-época em que mostra ser bom ofensivamente e onde se tem notado cada vez mais as melhorias a nível defensivo. Em menos de 1 mês já defende melhor que o Maxi Pereira em 6 anos.

Mas o que interessa é continuar a fazer barulho. Está tudo mal. Fazemos das melhores épocas a nivel pontual no campeonato só com incompetentes. Vamos a uma final europeia só com incompetentes. Aliás, o Benfica foi a 5 finais europeias em 4 modalidades diferentes nos ultimos 5 anos só com incompetentes. É esta a vossa visão do Benfica. Só vêm porcaria. Não conseguem nem querem também ver o que está ser feito de bom (infinitamente mais do que está a ser feito mal) e que se tem melhorado ano após ano.

JF disse...

Muitos Benfiquistas são pouco exigentes, dá para ver isso quando aparecem a dizer que o Urreta tem qualidade para ser titular.. LOL

Mas até os entendo, foram habituados a jogadores miseráveis durante muito tempo e agora desde que veio o JJ ainda não se adaptaram.

Anónimo disse...

O Urreta é mais um jogador feito pelos blogs e fóruns benfiquistas. Neste blog também diziam que o Miguel Vítor é que era! Quem viu o último jogo dele no PAOK?
Santíssima!
O Melga não se saiu mal. Na direita o Maxi fez uma temporada inferior e não o vejo a receber estas cortesias... mas podendo é recuperar a poll dos iluminados que votaram no Melga como uma boa adaptação.