segunda-feira, 14 de maio de 2012

Podemos mudar o paradigma das modalidades?

Em algumas já vamos tarde. 

O Andebol continua a sofrer as consequências de uma acção absurda, que foi o despedimento de Donner, acabado de construir o milagre de ser campeão nacional. Os treinadores sucedem-se, uns com mais capacidade que outros - Rito é obviamente um bom técnico -, mas os resultados são uma autêntica vergonha. Não é só não vencer, é a forma como, época após época, a equipa, com um orçamento exagerado, não consegue competir até ao fim. No caso desta modalidade específica, parece-me que um corte substancial no orçamento é exigido. Apostar na prospecção e formação, abdicar de jogadores acomodados a ordenados muito acima da média mas muito pouco aptos a manterem a competitividade que neste clube lhes é sempre exigida. É muito triste acompanhar esta equipa de andebol do Benfica nos últimos anos.

O Voleibol voltou a desiludir. Com um orçamento MUITO superior às restantes equipas, perdeu-se - pela 3ª época consecutiva! - o campeonato de forma surreal e incompetente. Mesmo a Taça de Portugal e a Supertaça não limpam a vergonha de não nos termos sagrado campeões nacionais. Nota-se na modalidade o que é transversal ao clube: nos momentos cruciais, falha-se. É o benfiquinha de Vieira, senhores e senhoras!

Mas há esperança de mudarmos o paradigma nas outras três. Futsal, Basquetebol e Hóquei têm todas as possibilidades de vencer o caneco apetecido. Duas coisas se esperam até ao final da época:

- mentalidade vencedora - contrária ao que se passa no futebol e nas duas modalidades abordadas em cima.
- apoio massivo do público nas várias finais que nos esperam. Sejamos Benfica, aquele Benfica das décadas anteriores à hecatombe dos anos 90.

Não podemos esperar menos do que os títulos de campeão nacional nestas 3 modalidades. Podem contar com o nosso apoio, faremos a nossa parte. Façam vocês a vossa.

21 comentários:

  1. Ricardo,

    O paradigma das modalidades começa a ser afinal, o paradigma do Benfica. O que se passa em andebol e voleibol é na prática o que se passa no futebol. Mas isto desde que a malta continue a ir toda "de consciência tranquila para férias" é porque deve estar tudo bem e nos conformes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Um desafio: "Nota-se na modalidade o que é transversal ao clube: nos momentos cruciais, falha-se.":O que propoes para alterar isto? Venham dai ideias.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Constantino. O paradigma é do clube e não das modalidades (com a excepção do Atletismo). Lembras-te que do Volei eu avisei? Pois..
    Quanto ao resto estamos com vantagem nas outras 3, mas nada está decidido. A vitória em basquete ontem foi muito importante mas ainda faltam as duas vitórias para a semana. No hóquei apostámos em tudo este ano para tirar a hegemonia ao Porto ao irmos buscar jogadores já experientes... Foi o tudo ou nada e temos a vantagem de termos a Luz (de preferência cheia) a receber o jogo do título. Em futsal com a chegada a Ricardinho passámos a ser claramente favoritos, embora não se possa descontar o Sporting.

    ResponderEliminar
  4. O andebol é um caso estranho. Bom treinador, bons jogadores, má equipa...

    WHY???

    Apoiar nas outras 3 modalidades é uma obrigação. Força BENFICA!

    ResponderEliminar
  5. Vi o jogo de Basquetebol ontem, faltavam 1:45 para o fim, salvo erro, e tinhamos uma vantagem de 12 pontos.
    Que sucedeu? Permitimos que eles fizessem 4 triplos seguidos e empatassem!!! (depois lá conseguimos, com alguma sorte fazer um cesto final e ganhámos por 2).
    Puta que pariu! Como é possível todas as equipas tremerem tanto nos momentos decisivos?
    Nestes momentos nota-se bem a diferença emocional entre Porto e Benfica, os jogadores do Benfica todos cagadinhos (depois de terem feito uma grande jogo e dominado a partida toda), o capitão do Porto pega na bola e começa a fazer triplos quase do meio campo.
    Mais dificil do que mudar de presidentes, técnicos ou jogadores, vai ser mudar esta atitude que se enraízou no clube.

    ResponderEliminar
  6. É o costume, durante o ano são poucos os blogs que fazem referências às modalidades e no fim cá estão para malhar.

    Sempre que o Benfica perde é incompetência do Benfica, nunca se dá mérito ao adversário que tal como nós também quer vencer. Vocês devem pensar que o Benfica entra em campo sozinho e que do outro lado também não está uma equipa que quer vencer como nós.

    O voleibol venceu a supertaça e a taça de portugal, mas parece que estes títulos só interessam no futebol.

    O Benfica actualmente luta por títulos nas 5 principais modalidades.

    Esta época as 5 modalidades já conquistaram 6 títulos! Estando ainda na luta por 5 títulos.

    Em 2009/2010 conquistaram 6 títulos.

    Em 2010/2011 conquistaram 7 títulos.

    Em 2011/2012 conquistaram 6 títulos (estão na luta por mais 5 títulos).

    Mas o que vale é que o Benfica não ganha nada nas modalidades.

    ResponderEliminar
  7. Constantino, está tudo certo o que dizes. E essa da "consciência tranquila" não compreendo. Eu, como adepto, vou com um melão do tamanho do Texas. Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Eu até tenho medo de dizer o que aí vem.

    ResponderEliminar
  9. Para vos ser sincero há muito que desliguei das modalidades, um pouco de futsal ... pouquissimo mesmo... não tenho pica para animar dinamismos de derrota... eh pá não dá... e o futebol está por um fio... mas vou-me aguentando... aguardo qualquer coisa de novo porque se isto continuar assim vou por-me de fora (deixar de ser sócio) lá para Outubro...

    ResponderEliminar
  10. JNF, conta-nos tudo.

    Moléculas, não te afastes. Há vida para além do colhão do Jesus.

    ResponderEliminar
  11. Não há muito para contar.

    Basta analisar o passado de Paulo Fernandes, a reconhecida falta de competência de Lisboa e as arbitragens do Hóquei em Patins.

    Estou à espera de um milagre em 3, mas não mais que isso.

    ResponderEliminar
  12. Tenho que concordar com o JNF! Mas acredito nos jogadores do futsal, e num pavilhão á antiga no hóquei ! No basket acho que não chegamos lá...

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao andebol, acho que o trabalho na prospecção tem sido razoavelmente bom, pois temos mantido os bons valores e temos progressivamente suprido carências, porém falta o principal, liderança e quando digo liderança, a culpa de vieira é pretender ter só treinadores que não têm uma vontade forte que sejam capazes de o mandar para o caralho se for preciso, como o donner, o gajo do porto, que além disso são bons treinadores, mas os dois primeiros têm uma atitude que o do sporting apesar da competência parece não ter. Se querem alguém competente, escolham o do madeira SAD, que com poucos ovos faz uma boa omelete, a questão é saber se os tem no sítio.

    Do vólei, por muito que respeite jardim e ainda lhe perdoe a derrota há 3 anos, a perda dos campeonatos nos últimos 2 anos, em que todas as outras equipas cortaram orçamentos não me parece aceitável.

    Quanto ao Lisboa, discordo do JNF, não o acho incompetente, embora pense que o Henrique Vieira era melhor, mas lá está, tem uma personalidade mais intratável e à primeira desculpa correram com ele, apesar de terem perdido um jogador chave que permitiu ao porco ser campeão, o João Santos.

    O problema do basquetebol, não é esta época, onde estou convencido que seremos capazes de ganhar, é a necessária renovação, pois temos um plantel excessivamente envelhecido.

    No Futsal, não gosto do lagarto e no ano passado perdeu tudo, mas este ano tem vindo a ganhar e portanto caro JNF, acho que tem vindo a mostrar competência, se voltar a perder o título então sim reclamarei a sua saída.

    Quanto ao hóquei, temo sinceramente o pior, pois acho que dependendo só de nós, acontecerá o mesmo que nos juniores em futebol, ou nos juvenis. Não que não reconheça valor ao Sénica, bem pelo contrário, acho que revolucionou mentalidades e encurtou significativamente as distâncias para os tripeiros (que andam com salários em atraso) aumentando a competitividade do nosso hóquei. No entanto, será que chega ?

    Quanto ao anónimo, se gostas de taças em vez de campeonatos, acho que estás no clube errado, porque taças da liga, supertaças pouco valor têm quanto campeonatos.

    Nesta 5 modalidades quantos campeonatos e taças de portugal ganhámos ??? Deixa de ser intelectualmente desonesto e se não te lembrares, vê o post que fiz há uns tempos.

    ResponderEliminar
  14. Aqui este imbecil fez um "copy" do que escreveu o mesmo imbecil na tasca "NDRANGHETA".

    Com Lisboa os "rapasinhos do norte" tem inveja do cheiro,assim aquele comportamento à Benfica dos anos 80 chega, tirando uma "escarreta" ou outra não dão tanto "nas vistas"... num olho, dava direito a uma gasosa .Temos que ser inteligentes com o "jogo exterior" tripeiro. Atenção que de basquetebol falando eles são mesmo fortes nos triplos. Pensamento positivo,defender bem... mas nada de euforias basta ganhar por 1,nem que seja no 3º prolongamento.

    Mensagem Encriptada
    "Rodinhas" sei a cor do teu sangue Vermelho,sei o que sentes pelo BENFES, mas olha bem pró TEMPO e acalma "Lisboa", acima de tudo porque a NOSSA NAÇÃO cheira melhor.

    ...tempo.

    ResponderEliminar
  15. Falando apenas de Campeonatos e taça de portugal.

    Andebol:

    Campeonatos:
    Sporting-19
    Porto-17
    ABC-12
    Benfica-7 - últimos: 07-08,89-90

    Taça de Portugal:
    Sporting-13
    ABC-10
    Porto-7
    Benfica-4 - últimas:10-11,86-87


    Basquetebol:

    Campeonato:
    Benfica-22 último:09-10,08-09,94-95
    Porto-11
    Sporting-8

    Taça de Portugal:
    Benfica-18 última: 95-96
    Porto-13
    Sporting-5


    Voleibol:

    Campeonato:
    Sp. Espinho-17
    IST-13
    Porto-9
    Leixões-8
    Sporting-4
    Benfica-3 (04-05,90-91,80-81)

    Taça de Portugal:
    Benfica-12 (11-12,10-11.06-07,05-06,04-05,91-92)
    Sp. Espinho-11


    Hóquei:

    Campeonato:
    Benfica-21 último: 97-98
    Porto-20
    Sporting-7

    Taça de Portugal:
    Benfica-13 últimas: 09-10,01-02
    Porto-13


    Futsal:

    Campeonato:
    Sporting-10
    Benfica-5

    Taça de Portugal:
    Benfica-5
    Sporting-4

    ResponderEliminar
  16. Não vale a pena caro anónimo; não falta no Benfica, infelizmente, quem nunca ponha os pés nos pavilhões, não conheça um só jogador ou a história e aproveite agora para criticar e bater forte e feio.
    Como é perda de tempo insistir que não tem anda a ver com conformismos ou preferir taças a campeonatos!!!!
    No basquetebol, infelizmente não mais se repetiu o dream-team do tempo de Lisboa, o porto tem uma excelente equipa, melhor que a nossa é verdade.
    No hóquei talvez queriam recuar ao tempo em que nem para rodas dos patins havia dinheiro! Vencemos uma taça europeia e estamos a jogar (e a vencer) como nunca mas Sénica não tem qualidade...
    No futsal, a única equipa portuguesa a ser campeã europeia, este ano já vencemos taça e supertaça, atravessamos um processo de renovação em que vimos sair (só) o Arnaldo e tivemos (só) o Joel lesionado quase 2 meses.
    Querer, queremos ganhar sempre, queremos ganhar tudo claro.
    Obrigação? Obrigação é lutar para ganhar tudo.
    E quem está farto, porta da rua serventia da casa. E já vai tarde

    ResponderEliminar
  17. No futsal, com o Paulinho, no ano passado, também era tudo nosso e fomos indecentemente comidos na final com a vantagem de jogar em casa.

    No Basket, logo veremos.

    ResponderEliminar
  18. @ Oh Joana ,sinceramente isso de ganhar e não ter dinheiro para as rodas, cheira ao suor, do "amor a camisola". Quem diz o que diz do Sénica...e deram um pontapé no rabo ao Campeão Europeu de futsal e tenho lá um lagarto com o maior investimento na historia da modalidade no NossoCLUBE.
    "O dream-team do tempo de Lisboa", pode não ser o mesmo ,mas este imbecil sonha em dar umas "rodinhas" e 2 derrotas aos tripeiros.
    A ti, Benfiquista te digo , joaninha voa a voa mas fica por Lisboa só porque cheira bem.

    Nos pavilhões parece que nunca viste "rapazes sem nome"... sábado e domingo arranja tempo.

    ResponderEliminar
  19. Quando ganhamos é obra de toda a gente menos de LFV, quando perdemos é culpa quase exclusiva de LFV, como é que estavam as modalidades antes de Vieira se calhar estavam melhores do que estão agora...

    ResponderEliminar

Vai ao Estádio, larga a internet.