quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Um lento e mudo Homicídio

A estátua levou um vidro à volta, deixando os benfiquistas a olhar o King sem o poder tocar. A Gala comemorativa do nascimento do clube foi cancelada (110 anos que não terão memória). Almoços e piqueniques adiados por um ano. Os risos das pessoas fechados dentro de bocas com muitos dentes e línguas. Não devemos rir. Chorar apenas e de dor. Golos deverão ser não-festejados com palmas a fingir e movimentos de lábios gritando golo mas sem som. Sexo só em missionário e de almofadas junto às caras. Bebidas alcoólicas só Vodka Preta Eusébio, exemplarmente vendida nos balcões de vendas do clube (e no site oficial). Peidos só bufas, embora se alerte para a necessidade de controlar os cheiros mais ácidos. 

O Presidente pede aos clientes que comprem açaimes. Nos elevadores do estádio a música-antibiótico com sons florais, de quedas de água ou flautas de pan deu lugar a uma senhora muito composta num dos quatro cantos do cubo vertical, fazendo gestos e traduzindo com os dedos e mãos o impressionismo do som musical que só ela ouve. Há na Bancada Presidencial um revólver debaixo do banco do Presidente. Devíamos ouvir o tiro que alguém disparou mas o silenciador correctamente disponibilizado pela Direcção não permitiu notar o mudo homicídio que ocorreu em plena Luz. 

Tudo em nome de Eusébio. Em honra de Eusébio. Há um luto por Eusébio a honrar. A Direcção promete fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o Benfica não seja campeão, evitando assim impróprios festejos, histéricos gritos, comemorações indevidas, lançamentos de incómodas tochas, de sonoros petardos, de irritante alegria, de anormal emoção, de impensável amor.

O inspector mudo inspeccionou o mudo assassinato de uma arma de fogo muda matando em silêncio algo, alguém ou uma ideia. Foi só no final do luto, entre dois brindes ainda almofadados por belíssimos e silenciosos almofadões Benfica de copos de champanhe do mais fino e discreto borbulhar (à venda na loja e no site do clube), que veio a notícia que todos, em pesar, silêncio e mudez já antecipavam: o Benfica morreu.

7 comentários:

  1. Enquanto tivermos este tipo de sociedade anónima...a Instituição não morre, mas está em coma profundo.
    A maquina sistematicamente dá ar para manter a respiração. Um campeonato a cada 5 anos e o alimento vai ajudando a industria do pontapé na bola a enriquecer e a manter a mesma linha na federação...
    Dizem que somos mais de 6 milhões, portanto seremos os melhores clientes.
    Com uma liga de clubes pobre, os clubes com anónimos investidores... Bem o grupo do olibeira tem "cotas" por todo o lado...
    Uns dizem que a Btv vai dar a volta a isto, mas ninguém comenta o despacho do maduro com a ferramenta da rtp, estação pública ;)
    Tu Ricardo "pau e bola na camisola" sabes bem que não é um revolver, mas para rechear a tua bela reflexão esqueceste as "minas e armadilhas" deste longo 33º reinado que foi construído na sombra da novidade deste século, as sad´s (a primeira foi o projecto roquete e aquele bpn inicial, actualmente é o bes o controlador;). Todos os clubes estão carregados de passivos,e os dirigentes cada vez mais ricos ;) Agora para distrair aparecem as emoções dos pobres ex jogadores ou os pobres dos adeptos... neste pobre país os corruptos banham-se nas lágrimas de quem os sustenta.
    Olhar para os camarotes, ver políticos, e aquelas confianças unidas a porem-se em "bicos dos pés" quando o assunto é popular... abusam com protocolo quando "o cheiro" são os Milhões.

    nota: o Sr. Eusébio da Silva Ferreira foi o ser humano com mais Espírito Desportivo que conheci. Como Homem foi, Simplicidade e a Alegria do Povo. Lembrar aquele golo( dito pelo King, foi o golo mais triste da sua carreira) no jamor perante a manifestação das capas académicas... seremos Gloriosos para fazer o piquenique na festa da taça da federação no ano do seu adeus, aqui na terra que nos consome ???

    Benfica Todos Tempos !!!

    ResponderEliminar
  2. A gala, a tão famosa gala todos os anos criticada por ser mal frequentada, por não representar o Benfica e os benfiquistas comuns, por dar croquetes e rissois aos traidores, logo que foi cancelada passa a ser essencial para a memória dos 110 anos?

    A direcção até pode ser uma merda mas foda-se, não é por não haver uma gala! é por o Benfica não ganhar

    ResponderEliminar
  3. «(...)
    Tu dizes: que já lutaste muito tempo
    que já não podes lutar mais.
    Se já não podes lutar mais, serás
    destruído.

    Dizes tu: que esperaste muito tempo.
    Que já não podes ter esperanças.
    Que esperavas tu? Que a luta fosse fácil?
    Não é esse o caso: a nossa situação é pior que tu julgavas.

    É assim: se não levarmos a cabo o sobre-humano,
    estamos perdidos.
    Se não podermos fazer o que ninguém de nós pode
    exigir, afundar-nos-emos.
    Os nossos inimigos só esperam que nós nos cansemos.
    Quando a luta é mais encarniçada é que os lutadores
    estão mais cansados.
    Os lutadores que estão cansados de mais,
    perdem a batalha.»

    Bertold Brecht

    ResponderEliminar
  4. Mas conhecendo a agenda do Ontem, sabemos todos que se houvesse festa, aqui termiamos o artigo que o Ricardo ja tinha escrito sobre o desrespeito de andarmos em festas em tempo de lutos.

    ResponderEliminar
  5. os teus posts são...Thomas Bernard!
    podes não conseguir mudar o Benfica, mas talvez ganhes o Nobel da literatura.
    Muito Bom

    ResponderEliminar
  6. Grande texto Ricardo!
    O resto que se f#da...

    ResponderEliminar

Vai ao Estádio, larga a internet.