sábado, 28 de junho de 2014

Último abre-olhos (o resto é convosco)

Este é o meu último post sobre questões estruturais. Este blogue nasceu com o intuito de iluminar o lado romântico do futebol, preenchendo o que na altura era praticamente um espaço em branco na blogosfera benfiquista: textos de memória, teor literário e vivência benfiquista. Com a antecipação de eleições em 2009, o meu coração exigiu-me que lutasse contra o que para mim era ali, naquele acto, evidente como um atentado vergonhoso ao clube e um sinal do que viria para o futuro. E veio. Desde esse ano, acumularam-se ataques soezes à tradição democrática do Benfica. Que eles tenham sido perpetrados pela nossa própria Direcção explica tudo ou quase tudo do caos em que o clube está enfiado.

Não farei mais textos a demonstrar - e é tão simples - por A+B as incoerências dos que nos dirigem. As suas constantes mentiras, as promessas não cumpridas, os enganos, os desvarios, as falsidades, a sede de poder, a falta de rumo, a incompetência, o desamor ao Benfica. Poderia agarrar num texto de 2009 ou 2010 e colocá-lo aqui, que seria suficiente e coerente com o que se passa em Junho de 2014. Os erros são os mesmos de sempre e continuarão a ser os mesmos até que estas pessoas saiam do clube. Quando há, além de uma clara incapacidade de perceber o Benfica, tanta falta de qualidade na gestão e interesses próprios que se sobrepõem aos do clube, o resultado não podia deixar de ser este que temos hoje: um Benfica perdedor, atolado em dívidas e completamente descaracterizado e dividido. 

Os adeptos atacam-se uns aos outros, conspiram muito, têm paranóias, desculpabilizam tudo por submissão a um incompetente que pode dizer o que quiser. Penso que foi após ler as reacções absurdas desta semana em apoio a mais uma Vieirada que percebi que não vale a pena tentar abrir os olhos de quem só os abrirá quando levar com a realidade toda, de chofre, em cima. Parece impossível, mas há uma maioria de gente que olha para a venda de um jogador como Garay por 6 milhões de euros, que disputa o Mundial e é um dos melhores do mundo, e acha normal, preferindo defender o Presidente aos próprios interesses do Benfica. E depois há os outros: os que raramente contestam alguma decisão mas desta vez conseguiram atingir a anormalidade do que foi feito. Mas não entenderam o básico: esta jogada trafulha não é uma excepção, isto é o paradigma Vieira. Isto é Vieira. Isto é o que Vieira sempre foi, é e será. Se puderem acordar, o Benfica agradece.

É como tenho dito algumas vezes: se Pinto da Costa fosse chamado para Vice da Direcção de Vieira, muitos seriam os que aplaudiriam a medida, arranjando cenários enviesados que justificassem tal escolha. No fundo, e apesar de o exemplo parecer absurdo, não diverge muito do que se passa actualmente. Vejamos o que estes adeptos aceitam por parte do Presidente do Benfica:

- Um Presidente que antecipa eleições para não ter concorrência;
- Um Presidente que, em eleições, não vai a debate porque acha que não tem de explicar o seu projecto (qual projecto?) e porque os outros candidatos só o querem atacar;
- Um Presidente que, cavalgando a excelente época 2009/2010, decide mudar os estatutos para uma blindagem completa no poder;
- Um Presidente que não cumpre estatutariamente os requisitos para ser Presidente;
- Um Presidente que foi, durante décadas, amigo pessoal de Pinto da Costa e com ele festejou golos do Porto contra o Benfica;
- Um Presidente amigo pessoal de Joaquim Oliveira, Salvador e Pinto da Costa (até ao nefasto desenlace);
- Um Presidente que, após ver a equipa ser insultada, apedrejada, humilhada em Braga, vem dizer que o Presidente Salvador é muito seu amigo e atira, pouco tempo depois, o plantel em estágio para... as instalações do Braga;
- Um Presidente que apoiou para a Liga um corrupto do Apito Dourado;
- Um Presidente que apoiou "inequivocamente" para a Federação um corrupto do Apito Dourado;
- Um Presidente que, ao ganhar as eleições, manda para o caralho os que nele não votaram;
- Um Presidente que vai para as Assembleias-Gerais com um ar de enfado ou gozo, olhando a maior parte do tempo para o telemóvel;
Um Presidente que vai para as Assembleias-Gerais prometer aos sócios que dele discordam que "lá fora" falam, com um ar arruaceiro, enquanto aponta para a sua equipa de seguranças;
- Um Presidente que, em 12 anos no Benfica, ganhou... 3 campeonatos. O primeiro dizendo que não devia ter sido ganho; o segundo dizendo que foi demasiado festejado e que por isso a época seguinte ficou logo estragada;
- Um Presidente que, desde que entrou no Benfica, promete coisas que não cumpre, aparecendo depois prometendo outras coisas que também não cumpre, mentindo descaradamente aos sócios e adeptos do Benfica, sem sentir qualquer tipo de vergonha na cara;
- Um Presidente que encheu os cargos de poder no clube com adeptos de outros clubes;
- Um Presidente que é sócio do Porto há mais anos do que é sócio do Benfica;
- Um Presidente que é o Presidente que mais Campeonatos perdeu da História do Benfica;
- Um Presidente que, à mínima contestação, decide lançar epítetos sobre os benfiquistas que o criticam e atira a poeira Vale e Azevedo para cima deles;
- Um Presidente que só pode comparar-se com Vale e com Damásio (que hoje é seu grande apoiante) porque sabe que com todos os outros fica exposto de forma evidente ao ridículo;
- Um Presidente que recebe o Proença no Seixal e, diz ele, adora as lições que o árbitro deu aos jogadores;
- Um Presidente que, quando o clube perde o Campeonato, diz que não dá pontapés na bola e que, quando o clube ganha o Campeonato, aparece em todo o lado com ar vitorioso, cavalgando a onda;
- Um Presidente que só escolhe para as suas equipas subissmos capazes de fazerem o jogo sujo da propaganda mais baixa: seja na BTV (que tornou a sua televisão e não a televisão do clube), seja nas redes sociais.


A lista é interminável de acções absurdas e prejudiciais ao Benfica. Bastaria escolher uma para que o benfiquista devesse querer este homem longe do clube. No entanto, nada disto se passa. A maioria benfiquista está com o seu líder, faça ele o que fizer. E haverá sempre forma de justificar o injustificável, afinal estão aí os árbitros para o que der e vier. Mas quais árbitros? Os árbitros que são escolhidos por Vítor Pereira, homem da equipa que o Presidente inequivocamente apoiou para a Federação? Ou os árbitros, entre os quais Pedro Proença, sobre os quais o Presidente não fala? Não interessa. Há sempre uma explicação. Por mais estúpida que ela seja.

Percorre-se a blogosfera benfiquista e é um mar de desculpas, paranóias, conspirações, teorias. Está tudo contra o Benfica, é por isso que não ganhamos. A Comunicação Social está contra o Benfica, os árbitros estão contra o Benfica, os outros clubes todos estão contra o Benfica, a UEFA está contra o Benfica, a FIFA está contra o Benfica, o Planeta Terra está contra o Benfica. Só Vieira não está contra o Benfica. Esse defende-nos dos mauzões, apoiando corruptos ou recebendo árbitros na nossa casa - é uma estratégia, mais uma, de grande alcance político que só não percebe quem está de má consciência. Só os abutres, os papagaios, os petardeiros, os garotões, os anti-benfiquistas não o percebem. 

Um dos problemas para este estado de coisas é a ignorância generalizada sobre o Benfica. A maior parte dos que escrevem na blogosfera não conhece o clube. Muitos não põem os pés nos estádios épocas a fio; muitos nunca leram a História do clube; muitos começaram a acompanhar a realidade do clube há poucos anos, quando a internet lhes trouxe mais informação - que eles seleccionam de forma criteriosa, filtrando-a e coando em mais paranóias e conspirações. A verdade é simples: poucos são os que vivem e conhecem o Benfica para lá das notícias de jornais. E, portanto, levam por um lado com a propaganda de Vieira - com Delgado e Guerra sempre na linha da frente - e por outro com a propaganda de Pinto da Costa. A primeira não a percebem como tal - há mesmo quem ache que o «A BOLA» ataca o Benfica, o que é extraordinário -, a segunda extrapolam-na para níveis curiosíssimos de demência. No fim, o objectivo é só um: defender Vieira. Não é defender o Benfica, é defender Vieira, dê lá por onde der. 

Há que reconhecer mérito ao Presidente do Benfica pela estratégia delineada. Sendo um completo incompetente, mentiroso, apoiante de corruptos, conseguiu com o malabarismo de lançar medo através de Vale e Azevedo arregimentar uma larga maioria de benfiquistas. Depois foi dar poder às Casas, conquistar os mais velhos com o medo de que o clube volte aos tempos negros de Vale e Azevedo, mudar os estatutos e agora está como quer: sairá só quando lhe apetecer e assim poder planear bem a forma como sairá, de mansinho, do clube. É que há muita coisa que será descoberta; convém deixar a batata quente, no momento certo, para outro digerir. Até lá, teçam-se loas a Vieira, que ele vai cumprindo o seu desígnio de prestidigitador. 

«Deves querer um novo Quique, não? Ou queres um Camacho ou um Fernando Santos? Não me digas que queres o Koeman de volta?». Juro que isto são alguma das frases feitas que qualquer bom vieirista me diz sempre que iniciamos discussão sobre o clube. Atenção: desconto aqui os imbecis; falo de gente com neurónios, gente com capacidades intelectuais mínimas para pensar a realidade. Quem contratou esses treinadores? Quem os despediu? Quem os deixou cair, servindo-se deles como bodes expiatórios e armadura? Quem vai pondo e dispondo, mudando de rumo sempre que a contestação for forte? Terá sido Vale e Azevedo a contratar Quique? Damásio terá comprado Fernando Santos e logo o despedido depois da primeira jornada da segunda época? Não me digam que foi Rangel que apostou em Koeman? Bruno Carvalho comprou, demitiu e comprou novamente Camacho? A coisa é tão absurda que dá vontade de rir. Depois lembramo-nos de que estamos a falar do Benfica e choramos.

O Benfica está neste estado de alucinação e os seus adeptos, a larga maioria dos seus adeptos, não parece capaz de entender a realidade em que está inserida. Há uns dias, em conversa com um grande amigo - apoiante de Vieira -, percebi que a coisa está negra. Há um grau de generalizada cegueira - mesmo entre gente inteligente; não falo dos oligofrénicos que pululam por essas redes sociais - que só acabará no dia em que tiverem de levar com a realidade toda em cima e de um trago. Nesse dia, quererão sangue. E daqui a uns anos, quando os lembrarmos do que diziam, dir-nos-ão indignados: "eu? não era eu, pá, eu sempre fui contra esse gajo!".

Até lá, quem quiser perceber o que é Vieira, recue até 2009 e leia os textos que aqui têm sido escritos. Não são necessários mais textos a dizer o mesmo. Deixo a análise para os meus companheiros de blogue. Eu regressarei ao mundo do futebol sem lixo, ao Benfica que era Benfica, a este maravilhoso desporto que não merece os dirigentes que o usam. Com a esperança longínqua de um dia poder orgulhar-me outra vez de um Presidente do Benfica. 

42 comentários:

  1. Falta apenas terminar toda a tua argumentação descrevendo também ao pormenor tudo o que de relevante fizeste para que o Glorioso se elevasse ao lugar em que está.

    ResponderEliminar
  2. Não alterava um ponto.

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante, em particular a parte do 'último'.

    ResponderEliminar
  4. Ficaria espantado, Anónimo, se soubesse o que eu faço para que o Benfica não desça tanto ao buraco em que está enfiado.

    ResponderEliminar
  5. Muitos destes defensores acérrimos do vieira também o eram do vale Azevedo e agora dizem que não o mesmo vai acontecer com o vieira tenho pena e que e quem vai sofrer com isso são os que amam o Benfica não os vieiristas

    ResponderEliminar
  6. anónimo das 20:11,

    Não sou o Ricardo, mas pergunto-te qual lugar?

    O Vieira está há 13 anos no Benfica entrou em 2001-02, 11 como presidente, e 2 como director desportivo com plenos poderes no futebol (até comprou Mantorras por 10 M ao Alverca, e nem um centimo entrou naquele clube), ganhamos de 2001/02 a 2013/14 em 13 temporadas: 3 Campeonatos (2005, 2010 e 2014), 2 T Portugal (2004 e 2014), e temos 2 finais da L Europa, e num clima de estabilidade directiva.

    Agora, vamos ver o período anterior a Vieira, com Joao Santos, Jorge Brito, Damásio e Vale e Azevedo, e no 1º ano de Vilarinho (sem Vieira) e em instabilidade diretiva, e nas mesmas 13 temporadas que Vieira acumula, entre 1988/89 e 2000/01, estas anteriores: 3 Campeonatos (1989, 1991 e 1994), 2 T Portugal (1993 e 1996), e 1 final europeia a T Campeões de 1990 com o Milão.

    Vieira em 13 temporadas ganhou 3 Campeonatos, 2 T Portugal e 2 Finais da L Europa!

    Nas 13 épocas anteriores a Vieira chegar ao Benfica, ganhámos 3 Campeonatos, 2 T Portugal e 1 Final da T Campeões e em constante instabilidade diretiva.

    E os Vieiristas irão perguntar e as T da Liga? Uma prova com 7 edições e que nao se realizava anteriormente, será justo colocá-la para avaliar estes mandatos desportivos de Vieira?

    4 mandatos, e 4 maiorias absolutas, porquê? pelos mandatos desportivos não será, fez o mesmo que os anteriores no mesmo período. Bem, será pelos mandatos financeiros ou milagres respetivos? Talvez...

    Como eu te entendo Ricardo...

    Pedro Rebocho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E no fim dessa análise toda senhor pedro faça as contas de quantos milhões gastamos em cada 13 anos comparados os 13 dos outros e os 13 do vieira

      Eliminar
  7. Falava-se tanto dos acéfalos do norte e a maioria do universo encarnado está igualzinho. Bem, mas se assim não fosse, vinha o papão do Vale e Azevedo não era? Ou votámos neste porque não havia melhor...

    O estado do Benfica à luz do estado do País. Ou a merda de portugueses em que a maioria se tornou. Sem tirar nem pôr.

    ResponderEliminar
  8. Foste vencido pelo "cansaço".
    Mas como posso eu censurar-te?

    Há uma frase de Almada Negreiros na estação São Sebastião que diz o seguinte: "Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa–salvar a humanidade."

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Vieira só sairá quando tiver um sucessor controlado que não ponha em causa os podres da sua gestão.

    ResponderEliminar
  10. O que dizer mais Ricardo? Eu também jà me deixei de escrever textos sobre a Direcção e tento concentrar-me no futebol, apenas e so no futebol. Não que o debate sobre esta Direcção não seja importante. Antes pelo contràrio, ele é essencial! Mas o problema é que esta mesma Direcção conseguiu destruir todo a possibilidade de debate e isso alastrou-se para os adeptos.

    Que exista gente que seja a favor e contra esta Direcção, isso é a coisa mais normal no mundo. Que, neste momento, seja impossivel que esses dois lados debatam, isso jà é um problema. E é o problema da falta de cultura democràtica, a grande "conquista" de Vieira.

    Teràs, com toda a certeza, muita gente a responder a este texto sem responder verdadeiramente a este texto mas atacando a tua pessoa. Falta de argumentos? Para muito sim, mas para outros não. Esses argumentos tenho a certeza que alguns os têm e são mesmo legitimos. Ninguém tem a verdade eterna! O problema é que mesmo esses nem se dão a esse trabalho porque, afinal, não são as ideias que contam. O que conta é denunciar bruxas e queimà-las.

    Desculpa là a publicidade, mas acho que estes foram os meus ultimos textos sobre a Direcção. Como disse num destes textos, nunca os titulos me farão apoiar Vieira. Todos os titulos do mundo não compensam a descaracterização do Benfica, da essência democràtica do Benfica... Tira-me isso o direito de festejar os titulos do Benfica? Não! Porque precisamente o Benfica é maior que Vieira, é maior que toda e qualquer pessoa... e é isto que os vieiristas não compreendem...

    http://cabelodoaimar.blogspot.fr/2013/08/o-que-e-apoiar-o-benfica.html#.U69AXkDQuCU

    http://cabelodoaimar.blogspot.fr/2013/10/vieira-o-nosso-pequeno-ditador.html#.U69AB0DQuCU

    ResponderEliminar
  11. É tramado porque o tirano ganha sempre, ficando os apaixonados adeptos como clientes do espetáculo, continuando a entregar-lhe dinheiro.

    Isto só se resolve com a soluçao romana, ou a paranoia que ela acarreta aos tiranos, antes de surgir.
    é comecar a ser Vox populi.

    Huey

    ResponderEliminar
  12. David Duarte, o post está aqui há umas horas. Já apaguei mais de 20 comentários insultuosos. Esta gente, além de não saber comentar um texto, não sabe pensar, é fraca do ponto de vista mental, indigente socialmente, parca em recursos de educação. É uma miséria existencial; é gente que não é bem gente.

    Li esses teus textos, espero que continues este trabalho de divulgação do que é o Benfica e do que estão a fazer ao clube. É fundamental que haja sempre quem mantenha o clube bem defendido. Eu estive 5 anos nisto, já chega. Além de não ter pachorra para aturar estes imbecis que andam pelas redes sociais, a verdade é que só o tempo fará com que Vieira e seus acólitos saiam do nosso querido clube.

    Agora, não confundamos as coisas: continuarei a defender o Benfica. Só não aqui, só não em textos para dummies.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Qual é a alternativa? Esta gente continua aqui a achar que descobriu a pólvora, ao dizer que o Vieira é mau presidente. A sério? Que surpresa. Mas qual era a alternativa melhor? Bruno Carvalho, com o excelente Carlos Azenha? Rui Rangel, a marioneta do Veiga? Tenham dó, pá. Superioridade moral, a esta hora, não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falam tanto do azenha porque levou 8 do Benfica e porque não percebe nada mas esquecem-se que o próprio jesus levou 5 no dragao perdeu o campeonato em casa etc!! O bruno teve uma má escolhe certo e vieira não o teve?? Basta contar os treinadores todos que ja passaram pelo Benfica na era vieira

      Eliminar
  14. Foda-se e ganhamos o triplete... isto é simplesmente nojento, não tens vergonha na cara, és apenas mais um grande filho da puta que se um dia apanho na rua fodo a tromba e cuspo-te na cara só por usares o no me do Benfica nessa boca nojenta e imunda... só à paulada meu cabrão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério?!!! Hahahaha... Conheces a palavra acefalo? Acenta-te que nem uma luva. Saudações
      JP Franca

      Eliminar
    2. Os mauzoes dos teclados....... És um grande homem ao ameaçar alguém atrás de um anonimato bacoco e num computador. Se fosses Homem a sério não ameaçavas mas simarcavas uma hora e local que eu tenho a certeza que o Ricardo teria todo o gosto em "falar" Ctg......... Cobardolas.....

      Eliminar
    3. Es um mauzao que ameaça no anonimato sinceramente

      Eliminar
  15. Pelas primeiras linhas deste artigo, logo percebi que o seu autor só poderia ser o Ricardo.
    Parabéns grande BENFIQUISTA Ricardo. Tudo VERDADE. Subscrevo todas as tuas palavras.
    O SPORT LISBOA E BENFICA, o Nosso querido BENFICA, merece melhor, muitíssimo melhor, a começar pelo BENFIQUISMO de quem ocupa a mais alta cadeira do Poder no Clube.

    Rua com esse "aprendiz de bimbo da bosta" que é o vieirita dos pneus.

    BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SEMPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRR

    ResponderEliminar
  16. A sério, Anónimo (00:20), descobriu que Vieira é um mau presidente mas deixa o Benfica entregue aos bichos porque a sua forma de viver é perguntar «qual a alternativa melhor»? Que tal criar as bases para que alguém apareça? Que tal enunciar todos os males que esta gente faz ao Benfica e pensar em gerar alternativas? Eu penso assim, não fico fechado a pensar que tenho um mau (eu diria péssimo) presidente e a olhar para o lado. Acha que é possível amar o Benfica e deixar que um mau presidente se mantenha no poder sem dizer nada, além de perguntar "qual é a alternativa melhor"? Faça por isso. Explique aos seus amigos o porquê de ele ser mau (eu diria péssimo). Espalhe a notícia. Diga em A-G (se for sócio, claro). Não se cale, Anónimo. Isso sim é defender o Benfica. Ou acha que quando eram os tempos de Vale e Azevedo também devíamos ter todos dito "mas qual a alternativa melhor»? Acorde. Acordem. Acorda, Benfica!

    O comentário da alimária das 00:37 passou para se perceber o nível dos 30 e tal comentários que foram apagados. Leiam aquilo e percebam o que é o Benfica de Vieira.

    ResponderEliminar
  17. boa noite gostaria de saber qual na tua opinião deveria ter sido a postura do Benfica nesta "transferência" do Garay.
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só um exemplo o toni kroos tambem estava no ultimo ano de contrato e foi vendido por 25M eo bayern mantendo a postura do "ou pagam o que pedimos ou ficamos com ele mais uma epoca e tiramos proveito desportivamente porque para ganhar mijaria ficamos com as qualidades do jogador"

      Eliminar
  18. Oh Camarada,Camarada !!!
    Como te compreendo Camarada Lampião do hoje, do ontem e do amanhã...
    Vou reflectir este teu brilhante post durante as próximas horas e vou escrever algo mais desenvolvido e amadurecido... Nestas coisas não basta perceber o Benfica, é necessário entender o meio à sua volta ;)Parece algo parecido com pensamento do prof. Manel do belém... mas o "esférico tema" é diferente, é mais milionário como os excertos de cultura da manela, por acaso mulher do moniz das tv´s ;)

    Mas fica desde já uma nota:
    -Isso é o que a estrutura da propaganda quer ;)...Um até já do BTT

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Ricardo. Só discordo de uma frase:"...E depois há os outros: os que raramente contestam alguma decisão...". Há um terceiro grupo, os que não se deixaram manipular, como é o teu caso, os que se mantiveram atentos e que não se deixaram enganar com promessas tipo "banha da cobra". Vivi perto das "Furnas", os meus amigos de adolescência eram das "Furnas". Muito antes de muitos, já eu sabia quem é esse Vieira. Nunca teve e jamais terá o meu apoio. Mas nem ele nem ninguém me impedirá de ser Benfiquista e de sofrer com as derrotas ou de me alegrar com as vitórias.

    ResponderEliminar
  20. Falam aqui como se o Vieira fosse um ditador. Ele só lá está porque os benfiquistas querem. Quando, por algum motivo, a massa adepta não o quiser lá, na sua maioria, nem os seguranças de Vieira a poderão travar. O LFV pode ser muito trafulha mas ao contrário do que pensas nem todos os benfiquistas são burros e ninguém consegue enganar tanta gente durante tanto tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falam como se lfv tivesse alterado estatutos e normas eleitorais para barrar outros candidatos e se perpetuar no lugar, qual trono.
      até parece que agiu assim e é um ditador.

      Huey

      Eliminar
  21. Ricardo amigo, ainda ligas a gajos que fazem comentários desses?
    Não conseguem abrir os olhos, o problema não é teu.
    Não são respeitadores, o problema também não é teu.
    Um dia, todos vão saber o quão trafulha é o Vieira. Nesse dia vamos 'encher o saco' a esses gajos todos.
    Continua;)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo das 10:20, vá ver como sobreviveram anos a fio várias ditaduras.

    Se quiser até lhe posso recomendar um texto muito interessante escrito em outro blog sobre o assunto

    ResponderEliminar
  23. Este texto poderia ser útil se estivesse em papel.

    ResponderEliminar
  24. Ricardo,grande Benfiquista, tens prestado um bom serviço ao Benfica. Dás lições de benfiquismo a muitos anormais como este anonimo da 0h37, que nem sabe o que é o Benfica,nem o hino deve saber. Infelizmente a maioria dos benfiquistas é como este anormal, e é por isso que somos dominados á 30 anos por um clube de provincia. Saudações

    ResponderEliminar
  25. "Qual é a alternativa? Esta gente continua aqui a achar que descobriu a pólvora, ao dizer que o Vieira é mau presidente. A sério? Que surpresa. Mas qual era a alternativa melhor? Bruno Carvalho, com o excelente Carlos Azenha? Rui Rangel, a marioneta do Veiga? Tenham dó, pá. Superioridade moral, a esta hora, não."

    Cá está. Só não adivinho os números do totoloto...

    ResponderEliminar
  26. Concordo com tudo, mas acho que há ali uma gralha. O Camacho nunca foi propriamente demitido. De ambas as vezes saiu porque quis.

    Só mais um ponto: o Vieira é o presidente que, ao não conseguir manipular um grupo de sócios do Clube, manda a PSP carregar sobre eles.

    ResponderEliminar
  27. Camarada pau e bola, mesmo sem muito tempo,fui como é habito visitar os "alertas da blogosfera Benfiquista". Primeiro fui ali à tasca da novaGeração, agitei-me... como é óbvio com a gaita da música , um impulso, deitei lá um comentário que em parte abrange a reflexão que tenho andado a fazer a este teu post. Vou deixar também aqui neste cestinho do ontem, com umas pequenas correções, para memória futura ;)

    «Servir o Benfica ou servir-se do Benfica, eis a questão!!!
    O caminho suportado naquelas frases emblemáticas,
    "Ganhamos credibilidade, pagamos , cumprimos,fazemos...", ou aquela ameaça mais radical,
    "Querem é o presidente azedo de volta " ;)

    A maior derrota da Instituição , está na abertura ás sociedades anónimas desportivas. Aqueles 51% precisavam de alternativas!!
    Quem está no poleiro, não pode vender o sabonete da marca e ignorar que o presidente que foi preso, foi acusado de querer ser proprietário do Clube;)
    Querer imitar o corrupto desportivo pinto da bosta em longevidade no poleiro é uma coisa... Fazer o Sport Lisboa um Clube igual ao clube do corrupto presidente tripeiro ainda agrava mais a coisa!!!
    Desunir o Clube que representa, alianças com todas as cores, e alimentar as capas dos pasquins e afins, o velho lá da 2ª cidade de Portugal, não o faz !!!
    Não esquecer que o catedrático JJ, também ajudou à festa, ao afirmar que estava preparado para perder jogadores ;), acrescentando que fazia campeões do mundo.

    Nota: Aquela entrevista no canal publico de televisão, com um entrevistador de gravata azul em pleno museu, foi o arranque anual, para no silêncio do costume, colocar-se com dono do projecto, dono do clube, e respeitar as co-propriedades com muita simpatia ;)

    «Trair ou não trair, naquela palavra da "ingratidão", estará a solução !!! », a ancora está presa.
    ...este imbecil, de "boca a boca", faz questão desde 2003 de confrontar em Si, cada Lampião.

    Vivas ao eterno Benfica !!!

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  28. É triste porque é verdade.
    Aquele indivíduo devia envergonhar os benfiquistas e a tradição democrática do clube.
    Infelizmente há uma maioria parola que critica o Pintinho sem ver que aplaude outro igual.

    ResponderEliminar
  29. Boas noites caro Ricardo. Antes de o felicitar por mais um bom post, queria fazer o meu 'historial' por aqui.

    Já acompanho este blog há uns bons anos, dia sim dia não venho cá sempre ver o que vocês caros escribas escrevem. Queria agradecer-vos. Foi graças a vocês, e outros companheiros que me acompanham enquanto corremos atrás do amor das nossas vidas, que me abriram os olhos.

    Sou sócio, com cativo, e não falho uma AG nos ultimos 2 anos.

    Faço 'mea-culpa' por nas penultimas eleições ter votado no presidente actual, na altura achei que lhe devia dar 'mais uma oportunidade' e ver como corriam os 3 anos seguintes. Foram como foram. Nestas ultimas votei rangel, não por achar ser a melhor solução, mas por 'voto de protesto'.

    É pena mais pessoas não saberam o que se passa nas AG's e paparem tudo o que os pasquins debitam cá para fora, é pena a maior parte das pessoas não se interessar nem querer saber minimamente, como diz, o que se passa no benfica além dos jogos que decorrem de semana a semana, é pena a militancia benfiquista ter deixado de existir, é pena que 'quando se ganha, tudo está bem', é ver quantas pessoas estiveram presentes nesta ultima AG.

    Nada na vida é eterno, o pintinho há de sair da presidencia dos corruptos, o mesmo acontecerá com vieira, nem que seja quando morrer. Só peço para que no dia em que ele sair, o poder caia em alguém da oposição, para os podres virem todos ao de cima, e aí sim, levarem com o tratamento de choque. Porque todos sabemos o que acontecerá se o sucessor for alguém da 'lista' de vieira. As coisas até podem mudar, mas ficará tudo abafado eternamente..

    Enfim, sei que nada disto vos diz respeito nem sequer vos deve interessar minimamente. Mas ao fim de tantos anos a acompanhar este blog, sem nunca na vida cá ter dito nada, achei que vos devia congratular pelo trabalho árduo que têm feito ao tentar passar cá para fora o verdadeiro Benfica actual. Se um dia, num jogo em casa, quiserem beber uma cervejinha, é com muito gosto que vos pago uma rodada.

    Um grande abraço, e continuação de 'bom trabalho'.

    ResponderEliminar
  30. e no fim vão todos contestar o país na assembleia da republica. Muito Portugal em Portugal

    ResponderEliminar
  31. Os Benfiquistas nunca saberão acordar À tempo...Quem comeu com Vale e Azevedo durante anos e cegamente aceitou tudo e agora come agora com Vieira e engole tudo já mastigado, não merece mais...Vieira construiu uma maquina tal que qualquer Vieira que se oponho a ele é trucidada, e colocada em cheque. Ele só sairá quando quiser, ou quando os resultados o ditarem...A última época teria sido talvez a última fronteira entre a saída ou não, como ganhou, tem créditos para mais 5 anos ruinosos e negociatas e arranjinhos...Toda a estrutura eleitoral e de apoio das casas dão-lhe o respaldo que necessita...E mesmo quem o afronta, como algumas vezes as claques o fazem são logo colocadas em sentido e menosprezadas...Até ao momento em que ele se cansar de destruir o Benfica, vamos ver e sofrer...Só se ele cometer um erro tão claro e provocador como Vale e Azevedo fez ao dispensar JVP, é que talvez esta massa acéfala e amorfa que são os benfiquistas acordem...

    ResponderEliminar
  32. É um excelente post.

    O que mais me deparo no meu circulo social é adeptos tal e qual como descreveste.

    Ainda à umas semanas estava a debater o Benfica com uns amigos e a tentar explicar a situação financeira em que nós estávamos. A resposta era sempre a mesma e repetidamente: "No tempo do Vale e Azevedo devia ser pior, de certeza!".

    Nem sabem se foi se não foi. Nem lhes interessa pesquisar e informar-se. Assumem que assim o é porque o LFV o disse e os Pedros Guerras desta vida fazem esta propaganda constantemente na BenficaTV.

    É frustrante e cansativo tentar mudar mentalidades, mas não desisto.


    Ricardo, porque dizes que é o teu último post ?

    ResponderEliminar
  33. Hehe não sei o que esperam. Porque o estado faz o mesmo e mesmo assim os Portugueses não acordam!

    ResponderEliminar
  34. Estás não só a descrever o benfica como o Paí sinteiro, por isso não me admira em nada isso!

    ResponderEliminar
  35. Já dizia o outro:

    "E o burro sou eu?"

    Já nem me apetece pagar as cotas, pois sei que a continuar assim o meu Benfica e actual benfica, irá acabar .então esse senhor vai gozar á grande, na Angola que tanto gosta de ir visitar uma vez por mês (ups desculpem ele vive o benfica 365 dias por ano, sem receber nada em troca).

    ResponderEliminar

Vai ao Estádio, larga a internet.