sábado, 25 de abril de 2015

Ponto de Situação no Futebol Nacional




Faltam 5 jornadas para o fim do campeonato, estamos a um mês do fim das competições nacionais e passaram 8 jornadas desde o meu último ponto de situação sobre o futebol português. 

Volvidas estas 8 jornadas o que temos?

O Penafiel substituiu o R. Quinta pelo Carlos Brito.
Continua em último lugar tendo só ganho um jogo, é a pior defesa do campeonato e a manutenção é já um sonho bem distante, até porque dos 5 jogos 3 serão fora, com o Nacional, Benfica e Porto.

O Gil Vicente conta com zero vitórias e 5 derrotas nestas últimas jornadas, quebrando assim o bom momento que atravessava. Está em penúltimo a 5pts da linha de água. Com 3 deslocações e dois jogos caseiros, Belenenses e Benfica, dificilmente conseguirá a manutenção.

Os quatro lugares acima da linha de água estão já reservados para o Setúbal, Arouca, Académica e Boavista.
O clube de Coimbra voltou a respirar com a entrada do José Viterbo, tendo subido 3 posições e só perdido na deslocação à Luz e Dragão.
O Boavista é uma das boas surpresas do campeonato. O Petit estabilizou a sua equipa no 13ºlugar e está já a 9 pontos dos lugares de descida. 

Depois de duas grandes campanhas, esta época o Estoril desiludiu e está em 12º longe de qualquer luta. O Couceiro deu lugar ao Fabiano Soares e a equipa só venceu 2 dos últimos jogos. Contudo essas vitórias foram nas últimas 2 jornadas o que pode indicar uma subida de rendimento para o resto do campeonato. 

O Moreirense, Marítimo, Nacional, Rio Ave e o Paços de Ferreira estão separados por 3pts, podem ambicionar ainda o 6º lugar mas dificilmente um lugar europeu. 

O Moreirense é outra boa surpresa do campeonato e disputa um lugar no top 10.
O Marítimo trocou o L. Pontes pelo Ivo Vieira e está numa série de 4 jogos sem derrotas. Entretanto eliminou o Porto e marcou presença na final da Taça da Liga. 

O Nacional, Rio Ave e o Paços estão num nível acima e têm ambição do 6º lugar e o sonho do distante lugar europeu.
O Nacional não confirmou o seu bom momento e só venceu 2 dos últimos 8 jogos.
O P. Martins manteve o Rio Ave no bom nível e nos últimos 6 jogos venceu o Benfica e só perdeu com o Porto. Está também nas meias da Taça mas longe do Jamor.
O Paços com o P.Fonseca é também uma das boas surpresas do campeonato, depois da quase despromoção da época passada. Apesar de zero vitórias nos últimos 4 jogos, a equipa está em 7º e com ambição. 

Na luta pela Europa e em 6º lugar está o também surpreendente Belenenses. Apesar da saída do Vidigal, substituído pelo Jorge Simão, os azuis do Restelo ainda sonham com a Europa que está só a 4pts. 

O Rui Vitória mantém o Vitória no 5º lugar e apesar de a equipa já não mostrar a constância do início da época, está perto de assegurar um lugar europeu. Apesar da vitória no Derby do Minho da última jornada, o 4ºlugar está já a 7pts. 

O Braga entretanto já estacionou confortavelmente no 4º posto, estando a 10pts do 3º. A época poderá terminar em beleza para o S.Conceição com a confirmação da presença do Braga no Jamor.

O Sporting de assumido candidato ao título passou a conformado com o 3º lugar. Neste momento está já a 8pts do 2º e a equipa estará já com a final do Jamor na cabeça. Nestes últimos jogos só conseguiu uma vitória convicente, na recepção ao Vitória.
De destacar a afirmação do reforço Ewerton, o regresso do Miguel Lopes à lateral e os 11 golos que colocam o Slimani como o 6º artilheiro do campeonato. 

A luta pelo título está ao rubro entre Benfica e Porto e na próxima jornada há um decisivo Clássico na Luz.
Este jogo traz pressão para ambos os clubes. Ao Porto só interessa a vitória e o Benfica vê, após ter desperdiçado a possibilidade de uma vantagem de 9pts, o Porto com possibilidades de subir à liderança já neste jogo.
O Benfica é o favorito na luta pelo título, tanto pelos 3pts de vantagem, como pela vantagem no confronto directo como pela recepção ao rival azul e branco.

Nas 8 últimas jornadas o Benfica passou a ter o melhor ataque da Liga após ter conseguido marcar 26 golos, ultrapassando o Porto que marcou 17. Nas mesmas jornadas o Porto passou a ser a melhor defesa após só ter consentido 2 golos, ultrapassando o Benfica que sofreu 5.

Após o clássico o Porto terá só um jogo de elevada dificuldade, deslocação ao Restelo. Terminará a época a receber o Penafiel.
O Benfica também só terá um jogo de grande dificuldade, deslocação a Guimarães. Contudo, vendo as dificuldades nos jogos fora, também a ida a Barcelos é de risco. Termina a época na Luz com o Marítimo, o qual também irá enfrentar na final da Taça da Liga. 

Nas últimas jornadas não se confirmou o regresso do Helton à baliza, o Quaresma melhorou, o Casemiro mostrou estar fadado para os jogos mais exigentes e o reforço Hernâni provou ser uma mais valia.
No Benfica pouco mudou. Continua a adaptação e evolução do Samaris e Pizzi. O Jonas confirmou todas a sua classe e qualidade. 

O Jackson continua a liderar a tabela dos melhores marcadores, conta com 17 golos. O Lima e o Jonas aproveitaram a lesão do colombiano e aproximaram-se, contanto com 14 e 16 golos respectivamente. 

Resumindo. Penafiel confirmado como último e o Gil afundou-se. A despromoção deverá estar definida.
O Setúbal confirmou as fragilidades, a Académica e o Arouca subiram de rendimento e o Boavista terminará a época sem sobressaltos.
O Estoril, o Moreirense e o Marítimo mantiveram as suas posições mas o Estoril não confirmou o potencial que lhe adivinhei.
O Nacional não manteve a sua boa forma e juntamente com o Rio Ave e Paços estabilizou no top 9 e afastou-se da Europa.
O Belenenses não quebrou e mantém o 6ºlugar e ambições europeias.
O Guimarães estabilizou no 5º lugar e viu o Braga confirmar o 4º lugar.
O Sporting parou mesmo de olhar para cima mas, ao contrário do que previ, também não terá de olhar para baixo. O Porto confirmou que a luta pelo título seria acesa.

Venha daí o Clássico!

3 comentários:

  1. Entretanto o Braga já recebeu o Belenenses e o jogo ficou 1-1.

    Possibilidades para o Vitória cimentar ainda mais o quinto lugar e para sonhar com a possibilidade do quarto.

    O Nacional, Rio Ave e Paços olham agora com mais apetite para o 6º lugar, apesar de um empate em Braga ser um bom resultado para a equipa do Restelo.

    ResponderEliminar
  2. Nem de proposito o Gil venceu em Coimbra e vao-se superar para nos pararem sábado que vem.

    ResponderEliminar
  3. Eurico Ricardo,

    Esta vitória dá um novo fôlego ao Gil e uma confiança renovada mas não tenho muita fé numa equipa treinada pelo José Mota.
    Mas isso será uma análise para outra altura que agora nesta cabeça só dá Clássico.

    abraço

    ResponderEliminar

Vai ao Estádio, larga a internet.