Isto é de uma gravidade tal que não pode merecer por parte do Benfica outro tratamento que não seja o de, caso sejam falsas as acusações, obrigar Jorge Baptista a divulgar as fontes e a ter de provar o que disse em tribunal.
Dito isto, não me espantaria nada que fossem verdadeiras as palavras de Jorge Baptista. Quem tem ausência de benfiquismo ao longo de toda a estrutura, quem permite ter gente no clube há anos na prospecção sul-americana para quem o Porto "é uma religião", pode muito bem ver Falcao e outros voarem para o rival.
É algo para que tenho alertado há muito tempo: ter benfiquismo no clube não é nenhuma odisseia fantasista ou utopia ultrapassada. Benfiquismo dos agentes que dirigem o Benfica significa defesa intransigente, apaixonada, competente dos nossos e signfica também a não existência de bufos e agentes infiltrados. Quem acha que pedir benfiquismo no clube é utópico mais vale entregar o cartão de sócio ou queimar as camisolas que tem em casa e desistir.
O benfiquismo tem de ser sempre a premissa primeira, juntamente com a competência, para avaliar se uma pessoa é ou não apta a entrar na estrutura. Isto não é nenhuma ideia louca de um desvairado que pensa coisas impossíveis, é o que é lógico e o que me espanta é que haja tanta gente para a qual o conhecimento de existirem sportinguistas e portistas na Direcção (e restante quadro estrutural) do Benfica seja irrelevante e até aplaudido. Será que estas pessoas sabem o que é o Benfica?
Adenda: Já alguém reparou que mudaram o símbolo do Benfica, apagando-lhe o azul da faixa? Mas esta gente não pára de ser incompetente? Parece que estou a ver a reunião, o Vieira levanta-se: "eh pá, os adeptos não páram com a cachada da mancha azul, apaguem o azul das camisolas!". Chegado à tipografia, foi azul da mancha, foi azul do símbolo, foi tudo. E mexe-se no símbolo e pronto, está tudo bem, não é preciso dizer nada? Eu sugiro que em vez da bicicleta metam lá um pneu. É o SL Bieira.
19 comentários:
Concordo plenamente com este post. Inclusive no meu blogue lanço um repto aos benfiquistas para lutarmos pelo nosso clube. Abraço http://24dafarmaciafranco.blogspot.com/
Saudações Benfiquistas
Se isso for verdade, trata-se de espionagem industrial e se fosse provada na sua totalidade o fcp poderia sofrer um castigo pesado.
Mas vcs não percebem q não é do interesse da direcção do Benfica q isto se saiba???
Não percebem q o Vieira fica coberto de ridiculo se se souber q foi alguem por ele nomeado e escolhido que anda a bufar???
Quem é q tem as escutas? quem é q as tem vindo a libertar a conta gotas? Pq não liberta a escuta de que o Jorge Batista fala?? Não será a direcção que as tem?
Nunca vamos saber quem era o bufo, mas o Jorge Batista já tem a cabeça a prémio.
o batista é um suposto jornalista é um mentiroso que em voz off só sabe desrespeitar o Benfica e os seus adeptos!
o que ele diz são fábulas com base nos rumores que todos ouvimos! ele não sabe nada em concreto! apenas especulou! e não disse nada de novo, que outros vendidos não tenham já insinuado antes!
Mike, se com as escutas e vários outros elementos claros de coacção e tentativa de corrupção o Porto passou impune, achas que é um caso destes que vai criar alguma justiça? É lógico que não.
Tiago, o que o Baptista é não quero saber nem tem de interessar a ninguém. O que ele disse é que pode ou não importar. A mim importa, não por aquilo que ele disse - que não é grande novidade - mas por tudo o que isso significa: gente não-benfiquista na estrutura do clube.
Já falei várias vezes neste assunto: é impossível um clube conseguir ter sucesso sustentado se não tem nos seus postos mais importantes gente que o sente, que o defende e respeita. Enquanto não houver uma equipa totalmente benfiquista desde o Presidente ao mais inferior cargo de dirigentes, continuaremos neste caminho enviesado de títulos de 4 em 4 anos.
E o clube não responde, não quer saber que se digam coisas destas na praça pública? Ou há fundo de verdade? Não se compreende o silêncio neste momento, quando para qualquer coisa se emitem comunicados.
MM, grandes sportinguistas o Costinha e Carlos Freitas. Leões fantásticos! E na formação? Aquela gente toda sportinguista sócia do Benfica? Espectáculo! Será que tu consegues algum dia comentar um post sem entrares na parvoíce da generalização e petulância? Só um. Eu acredito em ti.
Ricardo, tens razão, e perdão.
Refazendo o comentário sem o off-topic, apesar de VERDADEIRO. Sobre o post, exclusivamente,
A partir do momento que Jorge Baptista afirma ser uma informação audível em escuta, tomemos como verdade que assim é. Ninguém seria tão tolo a ponto de inventar uma coisa desse tipo. Se assim não fosse, simplesmente diria, "Sei, conheço, disseram-me, dizem". Sabemos, por isso, que é verdade.
Gravíssimo, mas, seria preciso alguém "contar" ou espiar? Quantos e quantos dias passam sobre interesses de jogadores que andam pelos jornais tempo a fio - sem que os negócios se concretizem - até aparecerem contratados pelo FC Porto? "Assinei pelo Porto em 2 minutos".
Não creio que o FCP precise de espionagem para contratar jogadores. Se esse indivíduo estivesse em condições de ajudar a decidir sobre jogadores faria seguramente parte da folha salarial azul-e-branca, porque seria dono de um formidável talento. Porque é que o FCP - então - não roubou o Kardek, ou o Roberto, ou as dúzias de jogadores que o Benfica contrata por ano e nada acrescentam? Imaginam um clube gastar 7 milhões de euros com base num telefonema a dizer "comprem-no porque ele é bom"? Não, é absurdo. Os clubes conhecem-se n(os) passos, o máximo que tal poderá determinar é uma vontadezinha maior de deixar um rival a chuchar no dedo.
Serve assim?
Saudações e cumprimentos de um sócio da maior Potência Desportiva (e Social) Nacional.
"Enquanto não houver uma equipa totalmente benfiquista desde o Presidente ao mais inferior cargo de dirigentes,"
Não vou tão longe, não vejo problema em ter sportinguistas ou portistas nas Finanças ou no Marketing, mas o futebol (e restantes modalidades) devem ser tratados só por benfiquistas. É o coração do clube.
MM, folgo em ver que te tornaste sócio do Benfica. Nunca é tarde.
"Olha, que se foda o Sporting. Mas pacificamente, porque a maioria estará por trás do que escolheu. Não há nenhum problema. Na próxima oportunidade uma das primeiras passagens será Alvalade, e deixar o meu cartão de sócio ao cima das escadinhas."
MM (sócio da maior Potência Desportiva (e Social) Nacional), em Março de 2011
olá Ricardo
a questão nesta altura, ou melhor, já há muito tempo, não é os que não são benfiquistas, é "quantos é que são os benfiquistas" (desde directores até jogadores serão mto poucos, ou nenhuns, os que sabem o que é o Benfica e o defende por instinto; e os que sabem e lá se mantêm em silêncio já pouca vergonha têm...)
a sangria de alma e coração benfiquista tem sido eficaz e persistente e, inflizmente, muito ajudada e consentida por "novos-benfiquistas" que batem no peito para enfrentar outros que, criticando criteriosamente, só servem para "atrapalhar esta magnífica direcção"
eu diria que este, já há algum tempo, não é o meu Benfica (como sempre o vi e pensei), mas nem isso posso dizer, pq o que vejo é que isto já nem é um Benfica, é um clube frio e atrapalhado, governado e apoiado por gente oportunista que racionalizou o Benfiquismo até ao ridículo
um abraço
Carlos Silva (ex-Leão Eça Cana)
Shankly, temos de ser mais rigorosos do que isso. Claro que o que dizes é verdade - o futebol é o coração do clube - mas parece-me que, se queremos formar uma verdadeira equipa em toda a acepção da palavra, uma estrutura colectiva que siga a cartilha do benfiquismo e se proteja de influências exteriores, temos de apontar para a totalidade dos órgãos directivos.
Nas Finanças e no Marketing, não há gente benfiquista capaz? É lógico que há.
Olá, Carlos. Há muito tempo que não comentavas por aqui.
É verdade tudo o que dizes. Os "novos-benfiquistas", além de contribuirem para este estado de coisas pela inacção e mudez, ainda possuem essa enorme forma de estar que é criticando quem aponta verdades óbvias. Imagino quando a coisa for a doer. Está na altura de abrir os olhos a muita gente.
Abraço.
"Nas Finanças e no Marketing, não há gente benfiquista capaz? É lógico que há. "
Claro que sim. O que eu acho é que nestas áreas podemos escolher os melhores, mesmo não sendo benfiquistas. Se forem os melhores e benfiquistas, perfeito :)
Shankly, e se nao me engano (porque é a forma de trabalhar que observo desde hà anos, e os seus proveitos principalmente) a estrutura do porto é toda ela assim. Feita de portistas (e de anti-benfiquistas, mas isto é outra conversa). O que nao bastaria para ter tanto sucesso e tao duradouro(!) se nao fosse o facto de existirem tantos portistas, mas tantos tantos, que extravasam para braços organizados como a Apaf ou a Liga.
Nao querendo arranjar desculpas para nada, até porque concordo com o Ricardo a 100%, se este "sucesso duradouro" do porto fosse abalado pela verdade de tempos a tempos - ou seja, quem é melhor leva para casa o campeonato, e nao somente aqueles que facturam viagens a àrbitros ao Brasil, hoje nao estariamos aqui a reivindicar "mais Benfiquismo" ou "Paixao a todos os nìveis"...porque...o Benfica ganharia mais vezes. Pelo menos o dobro do que ganhou desde 1980 até hoje. O dobro, sim. Parece-me realista e nao podemos esquecer que principalmente de 95 para cà, chegàmos a ter plantéis ridiculos, exasperantemente patéticos até. E em tantas vezes em que nao ganhàmos nòs, por manifesta incapacidade, também nao ganhou o sporting. E pelo menos uma meia duzia de vezes o sporting podia ter levado o caneco para casa nestes ultimos 25/30 anos.
Tudo isto serve para dizer o que? Que o grau de poluiçao daquele clube (clube?) é tao alto que contamina o mais infimo acessòrio do coraçao do Benfica (e do sporting, porque nao). Deixando-nos a debater tudo aquilo que temos debatido nos ultimos meses. Se nestes 30 anos tivessemos, sei là, 12 campeonatos para o porto, 9 para o Benfica, 8 para o sporting e 1 para o boavista...alguém aqui hoje falaria de falta de benfiquismo da/na direcçao, tecnicos e jogadores?
Benfica 2011 - 2012
Mora, Urreta e Rodrigo, entre outras opções mais consensuais, estão em vias de serem dispensados.
Reforços que ficam no plantel:
- Artur
- Wass
- Enzo Peréz
- David Simão
- Miguel Rosa
- Nolito
- Matic
- Bruno César
- Nuno Coelho
Se César Peixoto permanecer poderá sair um destes três: Nuno Coelho, Miguel Rosa ou David Simão.
A novidade nos avançados será Nélson Oliveira que irá colmatar as saídas de Nuno Gomes, Kardec e Weldon.
Acerca da adenda: acho que neste caso não terás razão, tanto porque não só o azul foi apagado (então e o verde e vermelho da faixa E Pluribus Unum?) como não é novidade deste ano - já o símbolo da camisola do ano passado não tinha estas cores.
Acho que a justificação é a mesma para o equipamento alternativo deste ano, a evocação dos "anos de ouro" do clube. Aliás, no 3º equipamento do ano passado (aquele horrível só utilizado 2 ou 3 vezes nas competições europeias) o símbolo continuava o mesmo de sempre e com as 3 estrelas, o que só reforça a minha ideia de que estas alterações são feitas especificamente para os equipamentos "revivalistas" das efemérides das duas TCE's.
Abraço.
Mago, bem-vindo.
Aceito a explicação, faz sentido.
Mas custava muito termos uma Comunicação que informasse os sócios e adeptos das razões pelas quais o símbolo muda? Será pedir muito?
Claro que não, nisso (tal como em muitas outras coisas) estamos plenamente de acordo.
Cheers!
Enviar um comentário