domingo, 19 de julho de 2009

Previsões (venham de lá esses euros, se os tiverem no sítio)

Vivemos tempos estranhos. Parece que agora um jogador de 27 anos é um velho em final de carreira, acabado para o futebol. Mesmo quando passou 7 ou 8 dos 9 anos da sua (longa?) carreira a marcar golos de todas as maneiras e a dar outros de maneiras várias. Mesmo quando esse jogador, o tal velho perigosamente a caminho dos 28, se mostrou ser um privilegiado para a arte de afagar a redondinha. Mesmo quando, de velho, só tem em si a cultura ancestral dos que nascem com jeito para o futebol. Porque é disso, ou desse, que se trata: capacidade intrínseca - muito além do treino e da procura por rotinar movimentos ao longo da sua carreira - para pensar o jogo e executar mais rápido que os outros, os normais ou medíocres.
Este ano poderemos ver pelos campos portugueses um jogador que, há um ano atrás, seria uma miragem para qualquer um dos clubes que disputam o principal campeonato do nosso país. Um ano depois, é, para alguns mentecaptos, um velho em final de carreira. Este ano poderemos ver, isso sim, um jogador experiente, a meio da sua viagem pelos campos de futebol, mostrar aos que nunca o entenderam (a ele e ao próprio desporto) que velhos são os que procuram, a cada momento e conforme as situações e desesperos, a crítica acéfala e pouco fundamentada.
Previsão para a época de Javier Saviola em 2009/2010: no mínimo, fará 10 golos e 10 assistências. No mínimo.
Aos que vêem nesta previsão uma demência própria de benfiquista boçal estupidamente esperançado com mais uma promessa de pré-época, proponho que se cheguem à frente. E com dinheiro envolvido. Que é para que a opinião, à míngua de fundamento, tenha, pelo menos, a possibilidade de ser totalmente desfeita. E com um preço.

5 comentários:

paulo Cb disse...

Boas,

Eu dira mais, em termos de privisão, 15 Saviola e ...
Talvez sim talvez tenhamos um bota ou viçe-Bota...
TACUARA.
Fico-te, ricardo a dever um almoço, caso se realize estas minhas provisões.

Glorioso Abraço.

Paulo Cb

S.L.B. disse...

Eu voto nos 15 golos! Abraço.

Jotas disse...

Hoje é moda os invejosos falarem do SLB. Parece até que está na moda falar mal, aconteça o que acontecer, faça o Benfica o que fizer é sempre desculpa para se falar mal.
Mas a esses só digo, fod..., fod... é a indiferença.

Americano disse...

Acredito, e digo mais, tem obrigação de fazer entre 15 a 20 golos, jogadores com salários daquele nível têm de ser sempre decisivos, como era aquele craque que hoje vou aplaudir na Luz apesar de jogar no adversário :)

Algarviu disse...

Em que pé é que está a iniciativa relacionada com o José Torres?