Em campanha, não sei se pressionado por sondagens, que obviamente estariam muito longe da realidade que se veio a verificar, Luís Filipe Vieira jogou mão do trunfo das transmissões televisivas deixarem de ser efectuadas a partir da época 2013/14 pela Sport TV e passarem a ser feitas pela Benfica TV.
O gáudio instalou-se entre os benfiquistas, finalmente iríamos cortar com um dos tentáculos do poderoso sistema que enviesa a verdade desportiva há mais de 30 anos. Mais ainda, voltaria a ser o Benfica quem determinaria os horários dos seus jogos, permitindo que os jogos se voltassem a disputar à tarde, preferencialmente ao Domingo, conforme a tradição.
Questionado entretanto sobre o mesmo assunto, Luís Filipe Vieira disse: "Vale o que disse durante a recente campanha eleitoral. Mas não vou avançar nada mais em relação a esse tema. Há momentos em que o silêncio é de ouro e este é um deles. Estamos a trabalhar e a estruturar mais esse projecto mas, para já, dispenso publicidade."
Olhemos então para os regulamentos da Liga para percebermos como pode o projecto ser desenvolvido na Benfica TV.
"Em cada jornada e por competição oficial, poderão ser autorizadas duas transmissões televisivas em directo e em canal aberto." - n.º 1 do Art.º 69.º do Regulamento de Competições da LPFP.
"As transmissões televisivas em directo e em canal codificado não estão sujeitas a um número limite de autorizações."- n.º 2 do Art.º 69.º do Regulamento de Competições da LPFP.
Além disso e por decisão da Comissão Executiva da LPFP:
"Assim, ao nível do número dos jogos a transmitir, em cada jornada só são autorizadas, no máximo duas transmissões televisivas em directo e em sinal aberto sendo que cada Clube tem direito, na qualidade de visitado, à transmissão de 3 jogos por época e, se estiver apurado para as competições europeias, a 2 jogos adicionais."
"Já no caso de transmissões em diferido estas só podem ser efectuadas findo o jogo a que se referem. Se a transmissão dos jogos for em sistema de “pay per view” ou “pay TV” só serão autorizados se disponíveis aos espectadores 15 minutos após o término do referido jogo."
Adicionalmente,
"A difusão de imagens de um jogo nas 48 horas seguintes à sua realização e por período superior a 20 minutos depende da autorização prévia da Liga e está sujeita ao pagamento de uma taxa fixada pela Comissão Executiva no início de cada época desportiva." - Art.º 71.º do Regulamento de Competições da LPFP
e
"A transmissão para o estrangeiro, em directo ou em diferido, total ou parcial (resumos superiores a quinze minutos) de jogos de clubes que participem em competições oficiais carece de autorização da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol." - Art.º 72.º do Regulamento de Competições da LPFP
Quanto à famosa questão da definição de horários, e de quem é a responsabilidade pelos mesmos, os regulamentos são claros, estes são os horários permitidos para os jogos nos quais existam transmissões televisivas:
Jogos da I Liga:
i. Às sexta-feiras – 20h15;
ii. Aos Sábados – 17h00; 19h15 e 21h15 (preferencialmente para canal aberto);
iii. Domingos – 18h00 e 20h15;
iv. Às segundas-feira – 20h15;
O que resulta daqui ?
A Benfica TV só pode transmitir 5 jogos em canal aberto por época. Se quiser utilizar os regimes de ppv ou pay tv, só poderá fazer a transmissão em diferido. Para fazer transmissão de jogos/resumos para o estrangeiro só o poderá fazer com autorização da Liga.
O caminho é portanto só um, a transmissão em sinal codificado dos jogos e só o poderá fazer nos horários definidos pelo regulamento de competições. Tudo o resto são ilusões. Ou seja, visto que as transmissões irão quase de certeza ser em canal codificado, há que pensar em qual o valor a cobrar pelas transmissões, ou alternativamente, quanto cobrar pelo canal se este passar a ser permanentemente codificado.
Eu não conheço os estudos efectuados pelo Benfica, mas tenho uma ideia muito clara da audiência actual da Benfica TV, que é um canal de cabo, mas de sinal não codificado. Além disso, convém recordar que a Sport TV não transmite apenas os jogos do Benfica e não estamos a falar de 1 mas de 4 canais de desporto que detêm os direitos das maiores competições mundiais de desporto.
Sinceramente, gostava de ser surpreendido pela Administração da SAD, mas cada vez mais estou convencido que o caminho a seguir a médio-prazo pela Benfica SAD vai constituir uma surpresa para muita gente, ou então não.