Mostrar mensagens com a etiqueta Manuel Bento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Manuel Bento. Mostrar todas as mensagens
sábado, 25 de junho de 2016
E tudo o Bento deixou
Manuel Galrinho Bento faz hoje 68 anos sentado no sofá glorioso do Quarto Anel. Enchia as balizas com o corpo franzino que esticava pernas e braços para o abraço com a bola. Lesto, louco, esperto, intuitivo, genial, romântico, era tão bom que o símbolo do Benfica adornava camisolas amarelas, verdes, azuis, sem traumas ou preconceitos. Era o Benfica num salto, a Mística num voo pela área, o Povo no bigode. Foi e é o número 1 das nossas balizas gloriosas.
Etiquetas:
Futebol,
Manuel Bento,
Memória e nostalgia
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Prioridade: Taça de Portugal
16 de Maio de 2004. Foi neste dia que levantámos o caneco
pela última vez. Com Camacho e muchas ganas levámos Mourinho de vencida. A
partir daí não só não vencemos como também desde 2005 que não voltámos a pintar o Jamor de
vermelho. É muito tempo sem ganhar. É uma eternidade sem pôr os pés na final
desta histórica competição. Antes de 2004, a última vez que a conquistámos foi em
1996. Ou seja, ganhámos duas taças em 16 anos e mesmo assim somos o clube que
mais titulado nesta competição (24 do Benfica contra 16 do Fcp).
Vocês não sei, mas eu nutro um carinho muito especial pela
Taça de Portugal. Pelas razões atrás expostas, e tendo em conta que temos uma
equipa limitadíssima para uma competição de fundo como é o campeonato nacional,
se fosse eu a decidir apostava as fichazinhas todas na Taça de Portugal.
Pessimismo? Derrotismo? Mau agouro? Nada disso. Trata-se apenas de um exercício
de honestidade para comigo mesmo. E honestamente acredito que temos mais
condições para vencer a Taça de Portugal do que o Campeonato Nacional.
Apostarmos no mais difícil em detrimento daquilo que está dentro das nossas
reais possibilidades vai levar-nos, na melhor das hipóteses, ao mesmo destino
das últimas duas temporadas: à conquista da Taça da Liga. Não menosprezando
esta menina, que em termos estéticos tem a sua beleza e fica muito bem na nossa
vitrina, é pouco. Não encararmos a Taça de Portugal como uma prioridade porque
queremos vencer o Campeonato Nacional é, neste momento, mais ou menos o mesmo que não encararmos o Campeonato
Nacional como uma prioridade porque temos a Liga dos Campeões para conquistar.
Claro que com um bocado de sorte podemos ganhar o Campeonato Nacional. Com
muito mais sorte ainda e doses industriais de fé, podemos também juntar-lhe a
Liga dos Campeões.
Compreendo que para muitos de vós seja difícil aceitar que
alguém vos diga que o Benfica não tem condições para se sagrar campeão nacional
esta época, ainda para mais quando divide o primeiro lugar com o seu principal
adversário. Pois desculpem: não tem. E digo-vos isto com algum conformismo, o
que me dói ainda mais. Em minha defesa posso alegar que a culpa não é totalmente
minha. O Benfica é hoje um clube cujos adeptos acham que para ganhar uma vez é
preciso ter-se muita fé. Mas eu juro-vos que havia um Benfica no qual os
adeptos tinham muita fé porque ganhava sempre.
Já vos disse que sou um apaixonado pela Taça de Portugal?
Talvez seja porque sempre que me lembro dela vêm-me à memória episódios da
minha adolescência. Ganhem lá uma agora que já sou um homenzinho, vale?
Etiquetas:
Manuel Bento,
Taça de Portugal 2012/2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)

