segunda-feira, 11 de outubro de 2021

E assim está encontrado o novo presidente do Sport Lisboa e Benfica.

 Rui Costa – 84,48%

Francisco Benitez – 12,24%

Pelas minhas expectativas não foi um mau resultado. Benitez conseguiu um apoio significativo perante o contexto actual e Rui Costa não conseguiu os tão profetizados mais de 90%.
Um bom resultado seria Benitez conseguir os merecidos 20% e Rui Costa ficar com uns amargos 75%. Com 84% há uma vitória clara mas longe do conforto da unanimidade que Rui Costa estaria confiante em obter.

Ao longo destes últimos 15 anos muito temos nós aqui, e outros por outros espaços, alertado e apontado aos atentados da direcção presidida por Luís Filipe Vieira.

São mais de 15 anos a chamar a atenção para:

- O Demagogo populista

- O Mentiroso compulsivo

- As envolvências estranhas e suspeitas

- Os jogos de bastidores

- A movimentação de ódios

- O à deriva da política desportiva do clube

- Os negócios duvidosos

- As ligações dúbias a agentes

- O comportamento aparentemente mafioso.

Mais de 15 anos e nós aqui a ver e a apontar. A justiça acabou por nos vir dar razão. A justiça acabou por vir comprovar que tínhamos motivos para questionar e suspeitar. A justiça “ainda” não provou os delitos mas já demonstrou haver actividades que merecem a maior atenção.

Mas enquanto nós aqui de fora fomos capazes de ver, todos lá dentro não foram. Rui Costa não viu nada, não soube de nada, não percebeu nada.

Sabemos que a grande maioria dos adeptos não olha para o clube. Foram ensinados pelo vieirismo que ser benfiquista é odiar os rivais, é atacar os rivais, é viver para bater nos rivais. Foram ensinados que um benfiquista olhar para dentro, preocupar-se com o seu clube, ter sentido critico e estar atento, é simplesmente dar armas ao rivais. Dar armas ao rivais, que cena idiota. Gente que vive o futebol, o desporto, pelos comentários televisivos e de Facebook e não pelo desporto em si.

Vieira reuniu as armas – João Gabriel, Rui Gomes da Silva, Hugo Gil, Pedro Guerra, José Marinho, Calado, e outros pela BTV e redes sociais – e colocou-as a disparar ódios, a disparar mentiras, a disparar distracções, demagogias, insultos e a total depravação do que é e deve ser o Benfica. E assim um benfiquista que desmascare um José Marinho torna-se aos olhos dos outros benfiquistas um simples dragarto.

E qual a posição de Rui Costa perante tudo isto?

Vimos Vieira tornar o Benfica num entreposto de jogadores dominado pelos interesses de agentes. Dezenas de jogadores contratados para não jogarem. Dinheiro a sair por um lado, a entrar pelo outro e os agentes sempre a tirarem as suas comissões.
Vimos a Liga dos Campeões servir como montra para valorizar os miúdos do Seixal – tal e qual a estratégia de Vieira para os apartamentos em Alverca sobre os quais diz que basta colocar na montra que logo aparecem compradores.
Vimos Vieira passar de uma política de aposta na formação para não aposta na formação, de poupança para despesismo, e sempre sem uma justificação desportiva. Jorge Jesus sai porque não serve os interesses do Benfica mas depois volta porque o Benfica perdeu. Uma política desportiva à deriva, ao sabor de resultados, contestações e de luzes.

Onde andou a influência de Rui Costa nisto? O homem forte do futebol do Benfica como se posicionou perante esta realidade?

Vivemos um Benfica profundamente anti-democrático. Um Benfica com os seus canais de comunicação transformados em meios de propaganda e ataque a benfiquistas. Estatutos desrespeitados, sócios insultados e agredidos. Vimos Assembleias Gerais do clube a serem brindadas com o total desinteresse do presidente da direcção. Vimos um clube sem espaço para Democracia, um clube que passou a atacar (quase sempre com mentiras) qualquer adepto ou sócio que criticasse a actual direcção, qualquer sócio que sequer ousasse concorrer a eleições. Eleições sem debates, sem cobertura das campanhas eleitorais, um clube sem a preocupação em defender a integridade da votação dos seus associados.

Como se posicionou o Director Desportivo, o Administrador, o Vice-Presidente Rui Costa perante tudo isto?

“Ontem” em campanha eleitoral Rui Costa não se coibiu de afirmar que queria um Benfica mais democrático, mais transparente, mais organizado e responsável nas suas politicas desportivas e mais atento a quaisquer práticas menos recomendáveis.

Contudo onde esteve este Rui Costa nos últimos 15 anos? Não tinha ele responsabilidade e obrigação de estar no Benfica a lutar pelo Benfica? Não deveria Rui Costa ter lutado contra tudo o que discordava, ter feito valer o seu estatuto, as suas ideias, o seu Benfiquismo e honestidade?

Porque não o fez? Porque é que foi tudo feito ao contrário daquilo que ele agora defende? Porque é que ele não viu nada? Porque é que ele não percebeu nada?

Esteve Rui Costa estes 15 anos somente a auferir no Benfica de estatuto? Esteve somente a enfeitar totalmente desinteressado daquilo que se passava no clube? Se sim, como pode ser ele a pessoa para presidir o Benfica?

Ou será que Rui Costa viu, quis, falou mas ninguém lhe deu importância? Alguém incapaz de fazer valer as suas ideias e de lutar pelos seus ideais, de se fazer ouvir, é alguém com capacidade para presidir o Sport Lisboa e Benfica? E não sendo ouvido, não sendo valorizado e assistindo sem nada poder fazer a tanta coisa que discordava, ficou porquê?

Rui Costa nunca se irá livrar destes últimos 15 anos porque eles são a sua identidade enquanto dirigente do Sport Lisboa e Benfica. Nunca se livrará destas perguntas. Por mais que ele insista que só tem de ser avaliado pelos últimos 3 meses (a menos que estejamos a falar dos sucessos) ele será sempre julgado por todo o seu tempo no clube.

Até que ponto irá Rui Costa lutar pelos direitos dos sócios? Pela democracia do clube? Até que ponto irá Rui Costa impor uma política desportiva no clube? Até que ponto irá contribuir para o bem-estar no clube e no futebol nacional?
Arrisco-me a dizer que a sua luta já acabou, foi forçada em campanha eleitoral e foi terminada com o resultado final.

Rui Costa irá continuar a permitir que este seja o clube dos Guerras e Marinhos? Continuará a promover uma BTV em modo propaganda e fechada a toda e qualquer critica e discordância?

Uma coisa é certa, Rui Costa irá sim trazer uma maior competência ao clube em termos de pensar e viver o futebol do Sport Lisboa e Benfica. Rui Costa é um apaixonado pelo jogo e é um entendedor do mesmo. Rui Costa não viverá (porque não sabe como e talvez porque não queira) na mesma rede de agentes e interesses alheios ao Sport Lisboa e Benfica – pelo menos no que a contratações diz respeito. Rui Costa saberá perceber e planear o Futebol do clube com muito mais qualidade. Até porque Vieira além de nada disto perceber também não tinha assim tanto interesse.

Mas e quanto ao resto da vida do clube? O meu receio, a minha convicção, é que Rui Costa andará aos papéis, entregue às decisões e interesses dos dirigentes do costume. E tudo será feito com o seu aval mas desconhecimento, tudo será feito perante a sua passividade.

Rui Costa não conseguirá montar uma teia mafiosa como Vieira montou e irá deixar-se ser engolido pela mesma.

Apesar de tudo isto Rui Costa é o actual presidente do Sport Lisboa e Benfica. Mas não nos distraíamos. Olhemos para o Rui mas sem nunca tirar um olho do Luís.

Vieira quer e tem de voltar ao Benfica. E Vieira no dia das eleições já começou a preparar o seu regresso. Já anunciou que começará a estar mais presente, que vai lavar roupa suja e que irá impor-se. Isto nada mais é que uma declaração de guerra, uma guerra para a qual irá apontar os sócios contra inimigos internos para os tirar do seu caminho e voltar à sua teia. Vieira planeia colocar todas as desconfianças que há sobre si em outros, voltará a usar o Benfica como escudo e irá procurar popularidade suficiente para voltar.

A questão que fica é se Rui Costa será um obstáculo ou um facilitador. Aposto na segunda.



3 comentários:

jose disse...

FICOU , esperou e teve paciência para engolir sapos, para HOJE ser PRESIDENTE.
Dos que saíram, com toda a razão que lhes assiste, nenhum voltou para ser PRESIDENTE do Glorioso...

Frank disse...

Vieira pode estar a preparar o seu regresso mas so se os benfiquistas quizerem e acho que nao sao tao tapados como isso para consentirem tal,mas francamente gostei da parte em que dizes vamos ter um olho no Rui outro no Vieira por sinal ate um adepto me disse hoje que o Rui vai presidir mas com o Vieira a aconselhar,foram 13 ou 15 anos a trabalhar juntos o Vieira estava-o a preparar para ser seu sucessor agora segundo o que sei e que o Vieira nao se pode aproximar nem da sad nem do Rui e isso e bom,mas atençao o analfabeto do pulha talvez nao seje tao analfabeto como o pintamos e como dizes olho no Rui olho no pulha.

joão carlos disse...

e como se pode ver pelo apoiante acima não só votaram num ceguinho como ainda, segundo eles, num dissimulado que ficou lá só para ser presidente mesmo que pelos vistos à custa do clube.