quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Em vez da estátua do Eusébio, que tal a inscrição "Arbeit macht frei"?





Tenho lido por aí que a entrevista de Vieira foi vazia de conteúdo, que o Presidente do Benfica se defendeu, chutou para canto e não disse nada. Permitam-me que discorde. Vieira disse muita coisa, directa e indirectamente. Aceito a opinião que defende que Vieira está mais polido - é verdade, já não diz o que lhe vem à cabeça, agora leva tudo estudado. O que pode ser problemático porque, se antes dávamos o benefício da dúvida às coisas absurdas que dizia, hoje sabemos que tudo o que diz tem um pensamento e uma ideologia como base. E, tendo em conta o que disse, é coisa para não me deixar nada tranquilo. Vejamos então o que disse o grande líder:

- Rui Costa - não manda nada mas está ao seu lado. Mas tem alguma influência no Benfica? Não, quem manda é ele. Então o que está Rui Costa a fazer no Benfica? Vieira não consegue explicar, não sabe explicar e não quer explicar. É compreensível: Vieira não vai dizer aos benfiquista que Rui Costa está, neste momento, amarrado a um posto que não lhe dá liberdade para agir directamente pelo clube nem sequer o potencia como possível futuro candidato à Presidência. Isto porque Vieira alterou os estatutos há uns anos, quando nem sequer quis ir a votos com outros candidatos. Mas Rui Costa tem culpa nisto. Se está amarrado, desamarre-se. Se lá se mantém e não bota faladura, lá saberá as linhas com que se cose. Sabendo que, quanto mais se mantiver atrelado a Vieira, menos hipóteses terá de vir a ser uma figura de destaque no futuro. É que, um dia, as pessoas vão ver o que Vieira vai deixar de pé no clube. E vão ficar chateadas, muito chateadas. Por ora, desfrutemos da paz dos anjos. 

- Enzo Pérez - Interessante o momento da doença da mãe do rapaz. Não ponho em causa, acho curiosa a coincidência. Mas pode, de facto, ser apenas isso, uma coincidência. Só que mães adoentadas de jogadores há algumas e os jogadores mantêm-se ao serviço do clube. Este, por aquilo que nos fez, não devia beneficiar de qualquer privilégio. Ver a mãe, sem dúvida, ficar uns dias, sem dúvida; não arranjem é forma de atirar o homem para a Argentina por 6 meses. Nesse caso, estaremos certos do que sempre esteve em causa. E serão mais 5,5 milhões de euros a juntar aos 30 e tal milhões que estão enterrados em jogadores emprestados. É a crise, dizem. Mas no Benfica não parece haver falta de dinheiro. A não ser quando há que justificar medidas que vão no sentido oposto ao que foi sendo dito anos a fio. Alguém consegue ainda perceber isto? Concordar com isto? Não criticar isto? Digam-me como se faz, se puderem, que eu preciso de dormir mais descansado.

- O Mandato desportivo - A 26 de Junho de 2009, Vieira falava aos crentes assim:  

“Falta-nos conquistar títulos. Posso garantir que este mandato será para fazer obra nisso. Temos serenidade para investir no nosso ‘core business’ e ganhar não um, mas dois ou três campeonatos seguidos” 

E, de facto, o primeiro ano correu como prometido. Um campeonato, futebol de excelência, público empolgado, o Benfica estava de volta. Mas... estava? Não, bastou vencer um troféu 5 anos depois para recomeçar o disparate e a bazófia. Verteram-se entrevistas megalómanas, Jesus e Vieira, os dois de mãos dadas na imbecilidade, prometeram mundos e fundos, informaram o país de que o Benfica estava para ficar. Resultado: uma Taça da Liga, humilhações contra o Porto em todas as competições, incluindo nesse manjar um campeonato perdido em casa e uma meia-final da Taça depois de termos ido vencer por 2-0 ao Dragão. Afinal, o mandato desportivo não era para "dois ou três campeonatos seguidos", era para um e a masturbação consequente. 

Vieira, então, veio a terreiro: "tenho a culpa, cometi erros", frase pela primeira vez ouvida ao sujeito embora o sujeito tenha andado a cometer erros desde que pôs os pés no Benfica. Mas os benfiquistas são corações amolecidos (pelo tempo e pelas tristezas) e acreditaram no líder. E ele vem hoje, mais uma vez de peito aberto, assumir o que esteve mal: "fui eu! tive a culpa", embora tenha deixado no ar a ideia de que o que mudou da época passada para esta foi Rui Costa e o que fazia/faz no Benfica. Foi assim um daqueles "mea culpa" que soa a coisa falsa: "sim, falhei, mas" que é aquele "mas" que, em filosofia, se estuda como o elemento apenas apaziguador na discussão para depois ferir de morte o oponente. 

Recapitulemos: este é o mandato desportivo de Vieira, disse-nos ele há 3 anos, apesar de no ano passado termos tido das épocas mais humilhantes de que há memória, mesmo que a equipa, sejamos justos, nem sempre tenha estado mal - teve até momentos de brilhantismo. Mas lá está: ao brilhantismo desportivo, correspondia sempre a cagança no discurso e nas acções. Lá se foram os "dois ou três campeonatos seguidos" para a sarjeta. 
 
E este ano? Faremos melhor? Começaremos um ciclo (o 132º de Vieira)? Sim, mas com precaução. E Vieira explicou muito bem explicado o que pensa nesta entrevista:

«Não nos podem estar a julgar pelos resultados. Vejo o nosso trabalho por um todo. Os títulos são muito importantes para o clube, mas primeiro houve que construir uma base sólida, que tem vindo a ser construída ao longo destes anos"

Mas... não podemos julgar Vieira e a sua equipa de sportinguistas e portistas pelos resultados? Mas então... o mandato desportivo não tinha começado há 3 anos? Primeiro uma base sólida e depois então resultados? Há quantos anos ouvimos Vieira dizer estas mesmas palavrinhas, iguaizinhas, pequeninas? Anos a mais. Mas não para todos. Para 90 por cento de nós, Vieira está correcto na avaliação que faz e nas promessas que vende. São só 10 anos disto, caramba, não sejamos injustos, estamos ainda "em construção de uma base sólida". Até porque, diz o nosso líder hoje, «só agora começo a ter tempo para pensar exclusivamente no futebol». 

 Na Alemanha também foi assim. O Reichstag já foi queimado. A perseguição dos malvados comunistas já começou. Falta agora acabar com a concorrência interna. Ah não, isso já aconteceu com a mudança dos estatutos. A História, apesar de estar aberta, é de muito difícil interpretação.

 
- Olivedesportos - Não se coíbe Vieira de dizer que é amigo, muito amigo, de Joaquim Oliveira. Não sei a que propósito vem tal afirmação, mas deve ter razões profundas e compreensíveis. A mim, que não gosto da personagem (embora, pelos vistos, o homem seja afinal apenas e só um empresário, parem com essas insinuações sobre corrupção, se fazem o favor, que o Fialho não gosta nada disso), interessa-me mais saber o que vai o Benfica fazer em relação aos direitos televisivos. Vieira não confirmou nem desmentiu, disse "nim", embora tenha ficado no ar aquela politiqueira forma de dizer "sim", parecendo "não". Mas Vieira disse algo que estará neste momento a preocupar Luís Fialho: disse, e cito, "Com a Marca Benfica não há riscos", respondendo à hipótese de o clube não renegociar os direitos televisivos com a Olivedesportos. Afinal, como é que ficamos, ó Fialho? Então parece que a Olivedesportos não é a solução "inevitável", parece que há "marca sem riscos" para além disso. Estamos todos muito confusos. Ou então não. É que Vieira e a sua equipa de sportinguistas e portistas já nos habituaram ao longo dos anos a frases que se desmentem umas atrás das outras. Recuperemos o que dizia Soares Oliveira a 21 de Abril de 2010 sobre a necessidade de venda de jogadores:

«Do ponto de vista prático, com este último instrumento que fizemos aqui estamos tranquilos do ponto de vista de necessidades de tesouraria para os próximos anos.»

Hoje Vieira afirma, com todas as letrinhas, que a gestão do Benfica está pensada a contar com a venda de jogadores todas as épocas. Em matérias de maleabilidade da espinha, Luís Fialho tem ainda muito a aprender com estes homens. Mas acreditamos que, pelo caminho que leva, terá mais que tempo, espaço e lugar para atingir igual nível de filhadaputice.
 

E o mexilhão Benfica é que se fode.

75 comentários:

Rui disse...

Caro Ricardo,

O tipo que puseste na fotografia caricaturado como Hitler é o presidente do Benfica. Podes não gostar do homem, mas a foto e, pior, o uso da frase que encimava o portão do lugar onde se cometeram das maiores atrocidades da história da humanidade, podiam ter sido usadas por um qualquer tipo que odiasse o clube. Custa-me vê-las usadas por um Benfiquista.

Às vezes tens piada, mas neste caso isto é pior que mau gosto. É revelador de uma insensibilidade histórica para a dimensão dos horrores do nazismo e, então associar isso ao Benfica, nem sei como o descrever. Prefiro não o fazer.

Enfim,

Anónimo disse...

nao sou vieirista ou anti vieirista simplesmente analiso factos , vieira fez muita merda fez mas fes muita coisa boa e ano apos ano com uns tropeçoes pelo meio o benfica cresce em nivel desportivo , sinceramente nao sei o que querem ao vieira e quando dizes que o vieira vai deixar pouco de pe no benfica tmabem n sei q queres dizer mas enfim no fundo parece q so criticas por criticares apesar dos erros e defeitos do homem

Bo0geyman disse...

Não consigo chegaar a uma conclusão sobre este texto...

Ou o homem é teu padrasto, ou é o tal tio que te molestou ou então sentes necessidade de debitar fel a cada palavra da pessoa...

Se o homem faz o "Mea culpa" ah e tal mas...
Se não diz nada "Queremos um culpado"

A meio resolves falar da marca Benfica e no que o Presidente disse para depois o agrafares as palavras de Luis Fialho.

Sinceramente Post vazio de conteúdo com o simples dever de desdenhar, quises-te chutar para a baliza, mas não disses-te nada "de jeito"!

Mike Portugal disse...

"Sabendo que, quanto mais se mantiver atrelado a Vieira, menos hipóteses terá de vir a ser uma figura de destaque no futuro."

Mas quem que te diz que o Rui Costa quer ser uma figura de destaque. Ele pode lá estar simplesmente porque gosta do SLB e quer ajudar, mais nada.

"Ah não, isso já aconteceu com a mudança dos estatutos."

Não estou a par desta. Podes explicar?


Não comentaste o facto dele dizer que "os árbitros estão mais sérios". Quase que soava a "os árbitros são uns heróis".

Danilo Oliveira disse...

Absolutamente de acordo.
É deveras nojento o que estão a fazer à vista de todos. Por mais que queira, já não acredito nestas "sumidades" que governam o Benfica.
Olha... quem tinha razão era o Pimenta... e o Koeman também...

Rfa disse...

Sobre o Rui Costa nao entendo, entao quando falam sao papagaios, quando estao calados ja nao tem funcoes?? E a historia do velho do rapaz e do burro?
Sobre o Enzo parece-me obvio que tem a ver com a entrada do Djalo.
A partir dai deixei de ler o artigo porque comecou um jorrilho de picardias pessoais com o Fialho (quem e o Fialho?) que tornou o texto ilegivel.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Subescrevo inteiramente o artigo todo... o caso Enzo Perez soa-me a enorme hipócrisia - esquema montado, areia para os olhos de incautos... eu quero pegar nestas cenas para... quando identificamos o "mal" na casa dos outros, termos a consciência que "mal" e "bem" (falemos, de verdade, justiça e integridade, honestidade) existe e está disseminado por todo o lado - só naquela de sermos lúcidos...


A situação de Rui Costa é uma das mais estranhas nisto tudo... um homem educado e honesto metido com amigos de Joaquim Oliveira - espero que não se estrague :)))

Bola7 disse...

Excelente!

Ricardo disse...

O Bruno Carvalho é teu primo. Ingratos, la teras os teus 6% nas eleiçoes... Calado és um poeta!

Unknown disse...

Tenho uma duvida sobre os direitos televisivos e pode ser que algum de vós me consigo explicar...

Todos sabemos, quer gostemos ou não, que a empresa maldita tem a opção de renovar os direitos dos nossos jogos, bastando para isso que iguale qualquer proposta por nós recebida, certo?

Mas... E no caso de não termos nenhuma oferta de outra empresa? Ou no caso de decidirmos avançar sozinhos através da Benfica TV?

Acho que era importante saber ao certo o que diz o contrato, para sabermos se vale a pena ou não, andarmos com esta discussão...

Here Comes The Rain disse...

Não posso deixar de concordar contigo. São demasiadas vezes a enrolar a malta com os mesmos chavões e clichés. O que dizia em 2003 diz hoje. Sempre que ele diz "Vale e Azevedo", "recuperação financeira", "estávamos falidos", "recuperámos o nome/marca Benfica", etc...fico vermelho de fúria. 10 anos já é tempo de mais e nós, sócios, é que temos o poder de mudar isso...por enquanto.

Mas se há alguma coisa que aprendi é que o que se passa na blogoesfera é que é uma minoria sem expressão para alterar os rumos dos acontecimentos que devemos tomar. Ideais diferentes, oposições ao LFV ou uma simples manif fora de um estádio só chega a um número insignificante de Benfiquistas.

Claro que é bom debater e discutir o nosso Benfica, mas é frustrante ver tanta ideia perdida num recanto da web sem conseguirem serem ouvidas.

L. disse...

és de facto um óptimo portista.

ridículo. a entrevista foi boa.

rui costa? rui costa é team manager. está com a equipa. toda a gente sabe isso.

o teu post é um chorrilho de mentiras, manipulações de todo o tipo.

és daqueles que está cheio de azia por irmos à frente, e assim tem dificuldade em dizer "eu bem dizia", que é pelos vistos o que alimenta o teu benfiquismo.

quem abandona o navio são os ratos. e a imagem que colocas no post é um insulto a todos os benfiquistas e ao benfiquismo.

tem vergonha na cara e pára de contribuir para o insucesso.

et pluribus unum, é o que diz o lema.

vieira ganhou as eleicoes sem contestacao, em qualquer dos mandatos, e tem legitimidade para MANDAR. democracia não é ninguém mandar nem deixar o poder por exercer.

DEMOCRACIA É QUE TEM LEGITIMIDADE PARA MANDAR, FAZÊ-LO.

queres um exemplo do contrário? o sporting com o seu conselho leonino. queres ser um sporting? para um clube ter sucesso, tem que haver alguém que MANDA. mesmo que seja alguem de quem nao gostas ou que toma por vezes decisoes que depois se vêm a provar erradas.

a verdade é esta e indesmentível: fez globalmente um óptimo trabalho.

ou a tua memória é curta? ou és daqueles que acha que só seria um bom trabalho com dez títulos europeus em cinco anos e vitórias 15-0 em todos os jogos?

tem vergonha.

L. disse...

e achas que a conjuntura economica
e a mesma de ha 2 anos? vives mesmo no mundo da lua, ou em liliput?

pára de insultar o Benfica, que é o que fazes ao insultar quem o lidera de forma legítima, e torna-te sócio dos teus ídolos azulados.

Pedro disse...

Bom dia Ricardo,

Não acho que se tenha portado assim tão mal como interpretas...acho que a atitude de "One man show", intencional ou não, foi correcta e centra em si as atenções, assim resguarda a estrutura das habituais batalhas sujas que se adivinham em breve e que sucedem sempre que estamos por cima(tipo briguem comigo mas deixem a minha equipa trabalhar em paz) isto porque acho que é óbvio que numa estrutura da dimensão do Benfica nem todas as decisões podem passar por ele!
Quanto ao resto não podia ter feito de outra forma, só não gostei de ouvir, era mesmo escusado, que o Oliveira é amigo, mas, como é óbvio, nesta altura também não ia dizer o que quer que fosse de mal agora e criar ruptura!
Esteve mal no caso do Enzo, mas apenas por não ter dito que não permitirá mais brincadeiras, mas também não me parece que seja mentira a doença da mãe, mal do clube se não tivesse formas de saber a verdade!
Para terminar entendi que tanto no caso do contrato do Aimar como do Rodrigo as coisas estão tratadas ou muito bem encaminhadas e que eventualmente só não se alongou por causa das multinhas da CMVM, aqui considero que houve boas notícias!

Para finalizar acho que a entrevista foi desnecessária, mas também não foi nada demais como temíamos! Para já até ao anuncio da decisão sobre os direitos televisivos devemos esperar para ver até porque disse "os sócios serão informados da decisão que será tomada até final do mês"...espero é que cumpra a palavra...

Um abraço
Pedro

Unknown disse...

tanta acidez caríssimo, não sei se sabes mas se aparece por aqui um taliban do benquinhismo ainda faz tua queixa ao GL para que possas ser expulso, pois face aos estatutos indignos aprovados pela meia dúzia do costume, também temos os crimes de diferença de pensamento desde que eles ponham em causa os órgãos sociais ...

Permite-me discordar:
Rui Costa - desde a mudança no início da época e consequente entrevista que já sabíamos que o RC era uma personagem decorativa (nada de novo)

Mandato desportivo - quem ouviu as sucessivas declarações do GL às casas e conhece as contas, já sabia que o mandato desportivo, embora ainda possa ser atingido, e espero que sim, (2 títulos em anos é um sucesso mesmo que não sejam seguidos) terminava este ano, pois a crise está aí (nada de novo)

Olivadosporcos - Que o GL é amigo do wardrobe jaquim já sabíamos, como sabemos que é amigo do brita salvador, que a BTV é usada para ameaça, também já sabíamos, mas que ele vai assinar também já se sabia (nada de novo)

que se tem que vender jogadores todos os anos, também já se sabia, eu sei que para quem não domina a questão das contas pode não ter essa percepção, mas o modelo de negócio que passa pela detecção e potenciação de jogadores jovens sul-americanos em detrimento da aposta na formação de jovens portugueses também não é uma novidade ...

Sinceramente Ricardo, nada de novo

Pedro Ribeiro disse...

apesar de não encontrar falácias no que escreveste acho que é um bocado fatalista de um modo drástico. O Vieira não é nenhum anticristo; não é flor que se cheire, disso não tenham dúvidas, mas há vários méritos que podemos encontrar facilmente na gestão dele. Até posso dizer que é o melhor dirigente - por comparação - das últimas 2 décadas.

João Paulo Monteiro disse...

Bom dia!É a primeira vez que venho aqui comentar, apesar de seguir o teu blog há bastante tempo.E comento porque não concordo pela forma que tratas o nosso presidente.Eu sou um apoiante do LFV, mas todas as opiniões criticas, desde que de uma forma correcta, são válidas.Eu sei que existem várias correntes de opinião, mas postares uma imagem dessas não concordo.Bem ou mal, LFV tem levado o nosso clube de uma forma,julgo eu, meritória...Se pensarmos cm estava o clube há 10 anos...mas criticas são sempre bem vindas, desde que...Um abraço, e não leves a mal esta critica.Benfica Sempre!!!!

Anónimo disse...

É só um desabafo
Rui Costa- o que é que o RC já mostrou desde que deixou de jogar, é um grande gestor económico ou de pessoas? Um excelente pedreiro não faz um bom empreiteiro.

Enzo Perez- é como teres um sobrinho a quem pagas os estudos e ele não vai ás aulas.

Mandato desportivo- em dois anos foste campeão uma vez ao terceiro vais bem lançado, e o ano passado não te esqueças das arbitragens, porque o tempo de se enforcarem árbitros nas balizas já lá vai.

Oliveredo- a falta de concorrência tem destas coisa, mas a solução pode passar por transmitir os jogos do GLORIOSO na Rádio Antena Livre ou na tágide.

ROYESLB

David Duarte disse...

Ricardo, numa coisa o Fialho tem razão : estàs a dar-lhe demasiada importância. Uma coisa é alguém que torce a espinha por fora (ele tem muita potencialidade e poderà torcê-la quantas vezes quiser que não corre o risco de partir), outra coisa é termos dirigentes cuja incoerência enfraquece claramente a estructura do clube (fraqueza bem escondida pelo opium que são as vitorias). E isto sim é preocupante.

POC disse...

Gosto sempre de respeitar as ideias dos outros. Mas quando elas interferem com o destino do meu grande amor, o Benfica, fico um bocado toldado e só me apetece mandar tudo para o caralho. Não são vocês caros benfiquistas, calma. Mas custa-me que estejam tão agarrados a Vale e Azevedo e outros. Olhar para cima pf!

Mas alguém aceita que o Querído Líder (para mim diferente de Grande Líder) nos esteja a enrolar há 12 anos?! Quem aceita é porque compara o actual Benfica com o pior de sempre! Porque não entende que o Benfica é algo muito maior...que não deve ser comparado com o que houve de pior, mas sim com o que houve de melhor, ou lá perto!

Vergonha! E indignação! É o que sinto!

A mim não me enganam. No Golpe Estatutário, em que apenas Vieira se candidatou, fui lá de propósito para votar em branco. Para estar em paz com a minha consciência.
Mas como amo o Benfica, não consigo ficar em paz quando vejo benfiquistas a defender esta GENTINHA que inundou o Benfica para subir na vida usando o nome do Clube.

2 títulos desde 2001 (quando entra o Querido Líder)? Ou mesmo 3 se este ano nos safarmos? Realmente...grande, enorme presidente. Façam-lhe a estátua...

Eu não sou do benfiquinha, sou do BENFICA!

http://simaoescuta.blogspot.com


PS: somos todos benfiquistas e queremos o melhor para o nosso Clube. Mas aos que mostraram ideias diferentes das nossas (minhas, do Ricardo e outros), peço-vos encarecidamente que pensem na quantidade de esquemas estranhos que se passam, nos negócios de cimento com Atléticos, nas centenas de jogadores, nos negócios absurdos e, principalmente, num Presidente que está no poder do futebol há 12 anos e tem 2 Campeonatos e 1 Taça.

PS2: podia emendar o texto, visto ter falado com o coração na boca, mas porra, exaltei-me, é o Benfica. Respeito-vos a todos (um dos meus melhores amigos vota Vieira), mas gostava que vissem as coisas doutro prisma.

Um abraço.

Anónimo disse...

CALATE URSO ANTI BENFIQUISTA FILHO DA PUTA

Anónimo disse...

RUI COSTA ESTA APRENDER PARA SER UM FUTURO E PROXIMO PRESIDENTE DO BENFICA E MAIS NAO DIGO...CARREGA BENFICAAAA

Constantino disse...

Ricardo,

Antes de mais, conselho de amigo: assim não chegas a escritor do Jornal do benfica nem pago nem à borla. Esqueceste, no entanto, de referir que não foste pago para escrever este post (é de extrema importancia que o faças não vão as pessoas pensar que foste pago, quendo não foste e quando as pessoas pensam que fomos pagos mas não fomos...)

Relativamente às questões:

Rui Costa - realmente a gravata fica-lhe bem e o fato de alta costura é absolutamente necessário. Que pinta tem um candelabro maltrapilho?

Enzo Perez - felizmente para o Ruben e familia Amorim a mãe dele não esta mal de saude. isto tambem é positivo para a BenficaTV porque senão tinha que cortar tempo num programa qualquer para o mea culpa do rapaz antes de ele ter autorização para ir em socorro da progenitora. O facto de enviarmos um médico nosso para ver a mãe também esta bem apanhada... ou então é o Vieira que quer chegar à presidente da assembleia e esta a dar uma de AMI.

Mandato Desportivo - realmente tem sido o melhor mandato dele. Em 2 anos fomos campeões em futebol 1 vez e no ano passado vimos os corruptos limparem as modalidades colectivas quase todas... ah o ecletismo não é para aqui chamado? Pois mas também não queremos falar da epoca futebolistica deles no ano passado pois não? É que já não aguento mais 2 dias de choro só de me lembrar daquilo...

Olivedesportos - ainda só falei disto 3 vezes... já vou a tempo de dar 4 voltas à espinha dorsal e mudar radicalmente de opinião?

Só faltou o ponto Jorge Jesus - ah que fica mais 1 ano... fodasse, desde que o ruben amorim foi emprestado por 1 ano e meio que toda a gente tinha percebido que o Jesus era nosso até, pelo menos, 2013... e entre ruben e Jesus... o Salvador é o meu homem (não o do braga, esse é o homem do Vieira).

PS - tss tss piadas com Auschwitz... ainda por cima num meio de comunicação com tanta responsabilidade como a blogosfera... milhares de tipos importantes vão ler isto Ricardo, se calhar até o Machado da frente nacional....

Abraço.

Diego Armés disse...

Fialhices à parte, acho que estás a fazer uma análise claramente parcial do desempenho do Vieira e da entrevista do homem. Pior que isso, estás a tomar um todo complexo como uma situação simples onde estamos sozinhos: o Benfica tem, quer queiras quer não, adversários. E, por mais que entenda alguns dos teus protestos, não creio que o Vieira e seus pares sejam parte de uma entidade alienígena que veio à Terra para sugar lentamente o Benfica.

Em suma, falta-te clarividência. É legítimo, não tens obrigação de a ter. Porém, isso retira valor às críticas que fazes e aos defeitos que apontas. O que podia ser uma análise rigorosa toma os contornos de uma obsessão perseguidora.

Tenho de concordar que a montagem com que abres o post é descabida e penso que só pode ser resultado de não teres pensado no assunto (ó Ricardo, com estas merdas não se brinca...).

Repito o que já te disse: estejamos atentos e vigilantes, mas não cheguemos ao ponto da milícia, por favor. Apontem-se defeitos, sugiram-se correcções e soluções. Sempre tendo em conta que nisto do futebol e dos mercados não estamos sozinhos, existem mesmo regras e competidores.

Saudações (e vê se lá se tiras a foto, que aquilo é medonho...).

Ricardo disse...

Rui, em primeiro lugar não pretendo ter piada. Fiz uma análise séria a um assunto que me é caro: a incoerência deste que nos governa, a falta de respeito, a mentira constante, a falsidade, a hipocrisia. Estiveram sempre no discurso e nas acções de Vieira. Há quem não queira ver isso, eu não consigo fingir que não vejo.

Insensibilidade histórica? Pois, está bem. Mais sensível é não falar no holocausto, aliás, não falar em nada que mexa connosco. A Europa ganhou um trauma tão grande que ainda hoje é quase proibido falar no tema. E, por favor, dispenso juízos de valor sobre a minha sensibilidade ou insensibilidade histórica sobre o assunto. É um tema que me interessa muito e que não analiso de forma leviana. O que fiz aqui foi uma comparação por exagero, como é óbvio. Mas esse politicamente correcto mete-me um bocadinho confusão. Mas também prefiro não fazer mais comentários. Ficamos assim.

Mike, por todo o trajecto que tem sido o do Rui parece-me que ele quer mais do que "só ajudar". É a minha visão. Aceito que esteja errado. E, se for o caso, admitirei o erro. O futuro trará as respostas.

Nas últimas eleições, a medo da concorrência, angtecipou eleições e mudou os estatutos para impedir outras candidaturas que se perfilavam. Para mim, é uma mancha na história democrática do Benfica que, só por si, justifica a minha aversão a tê-lo como Presidente.

Sobre os árbitros, foi uma maneira de não criar polémicas desnecessárias. Claro que corre o risco de, a partir de agora, começar a ver o Benfica prejudicado sem margem para abrir a boca. Mas não acho que tenha estado muito mal nesse assunto.

Rfa, quando é que eu escrevi que o Rui Costa quando falava era papagaio? Não me recordo de tal coisa.

Sobre Enzo, enterramos 5,5 milhões de euros e está tudo bem, é isso?

Obrigado pela sinceridade no que concerne ao resto do texto. Parece-me que muita gente vem comentar sem ler os textos até ao fim. Só por isso já mereces uma saudação.

Ricardo, tira essa imagem daí. É um favor que fazes aos benfiquistas. E estás enganado: o Carvalho não é meu primo, é a minha tia. E é ela que me manda escrever estas coisas. Ao menos informa-te devidamente sobre a minha agenda para ganhar o poder. Bruno Carvalho é uma tia amorosa, extremamente solidária e muito querida.

Ginha, tenho a mesma dúvida. Não sei se, ao optarmos por avançar individualmente, cancelamos a cláusula. Não me parece realista mas espero que seja esse o caso.

Here, concordo totalmente.

L., chamaste-me portista, mentiroso manipulador e dizes que eu estou "cheio de azia por irmos à frente". São coisas pesadas, essas. Seria de esperar que uma pessoa que insulta de tal maneira outro benfiquista conseguisse rebater o que aqui escrevi. Não rebates. Não argumentas. Insultas. É um caminho. Eu também posso dizer que tu és um imbecil que não vê o insulto que é Vieira a governar este clube. Mas prefiro não. És só parvinho e muito bem amarrado à trela. Good dog.

Obrigado pela opinião, Pedro. Abraço.

Bcool, não discordamos assim tanto.

PR, respondo-te o que respondi noutro lado: O Vieira é nefasto para o clube. Limito-me a dizer isso, Pedro. Não me interessa o "por comparação". O "por comparação" já foi usado durante estes 12 anos de Vieira. Já chega. Já passou o prazo de arranjar bodes expiatórios. Se houvesse competência, não havia o "por comparação", porque ganhávamos de forma sustentada. Como não ganhamos, o "por comparação" aparece sempre.

João, obrigado pela crítica saudável. Gostava que, em vez de me apontares o dedo pela imagem, me desses argumentos contra o que escrevi. Se és apoiante de Vieira saberás de certeza como fazê-lo. Abraço e não levo nada a mal.

Red Sniper disse...

Fiquei um bocado baralhado, pois ás tantas dei por mim a pensar se era o Ricardo ou a Moskovskaya a falar por ele...

Como parto do principio que irás acompanhar o S.L.B. a São Petersburgo, sugiro-te que faças uma visita ao Memorial Piskaryovskoye ,talvez deixes de usar certas piadas de mau gosto !

POC disse...

@Diego Armés, tens razão, em parte (minha opinião, claro). Temos adversários. Mas não precisamos dar tiros nos pés.
O que sucedeu após o último título é completamente aberrante, não faz sentido. Tinhamos tudo para quebrar, finalmente, a hegemonia. Quebrámo-nos a nós próprios, novamente.

Não acredito que tenhamos uma boa condição financeira. Também sei que ninguém a tem. E também sei que, provavelmente, Vieira foi engenhoso e conseguiu forma de financiar muita coisa.

Mas resumo a coisa aos títulos: são claramente insuficientes.

Abraço

Ricardo disse...

Anónimo (11:39), isso sim era de nível. Rádio Tágide em parceria institucional com o Benfica. Boa ideia. Vou enviar um email à direcção a abordar o assunto.

David, não tenho essa visão da "demasiada" ou "pouca" importância. No caso do Fialho, doulhe importância por duas coisas:

- admirava a forma como expunha as suas ideias, concordando ou discordando dele

(mais importante) - ele não escreve só no blogue. O texto que fez foi no órgao oficial do clube, o Jornal do Benfica. O que ele fez foi nojento, branqueou, indo contra as suas próprias ideias, a imagem do Oliveira para poder defender o indefensável. Não aceito e disse-lho no blogue. Como escrevi aqui o que pensava. E é só. Quanto ao que dizes da incoerência dos nossos dirigentes não posso estar mais de acordo.

POC, é exactamente por aí. Felizmente ainda há quem veja para lá das orelhas. Abraço.

Constantino, não devia, de facto, ter brincado com coisas sérias. O país está horrorizado com este meu post. Os piegas, então, nem se fala. As pessoas não discutem mais nada: o post do Ricardo naquele blogue com um nome estranho. O próprio Passos Coelho amanhã dará uma conferência de imprensa a falar no assunto.

Mas devo dizer uma coisa para que fique bem com a minha consciência: NÃO FUI PAGO NEM ESTOU A FAZER FRETES A NINGUÉM.

Adeus, Jornal do Benfica. Nunca serás meu.

Abraço, companheiro.

Diego, já falámos sobre o assunto e continuaremos a falar. Eu respeito a tua postura politicamente correcta. Respeita a minha de levar isto a peito. Não há "obsessão perseguidora" nenhuma. Ainda há uns dias, contra quase todas as opiniões dos benfiquistas, fiz um post a elogiar a contratação do Djaló. Tudo o que critico no Vieira é o que sinto e tento fazê-lo do melhor modo que entendo: fundamentando o que escrevo. Não vejo argumentos, como os que dou, do outro lado. Não vejo. Lê esta caixa de comentários. Tens insultos, discordâncias sem aprofundar nada e apenas isso. Tu próprio não rebateste nada, disseste que tenho uma obsessão e para não chegarmos ao ponto da milícia. Não há milícia nenhuma, há a minha posição frontalmente contra esta Direcção. Não me impede, no entanto, de elogiar o que acho que é de elogiar. Mas, peço desculpa, não aceito, repIto:NÃO ACEITO, que um Presidente do Benfica minta descaradamente aos seus adeptos, entre em contradição mês sim mês não e que antecipe eleições e mude estatutos para não ter concorrência. Não aceito.

Quanto à imagem e ao que deve ser ou não uma brincadeira (ou, neste caso, uma hipérbole), estou 100 por cento discordante. Já o expliquei em cima. É um dos fenómenos que mais estudo desde que sou puto. Não aceito lições de sensibilidade histórica por meter aqui uma imagem do Vieira em tons hitlerianos.

Se me permites, e porque o fazes também com a mesma generosidade de vernáculo: vão-se foder mais a sensibilidade histórica. Façam por conhecer as coisas para lá da rama e não vejam numa imagem razão para frases apocalípticas.

O Holocausto foi das tragédias maiores da humanidade. Não falar nele, ter medo dele, querer escondê-lo, sob a capa do politicamente correcto, é a pior homenagem que se pode fazer às vítimas do mesmo.

Ricardo disse...

Red Sniper, vai pró caralho. E remeto também para a resposta que está em cima: vai-te foder.

Argumentos que é bom está quieto, mas "ai não se pode meter uma imagem relacionada com o Hitler, ai ai", isso é que é bom. É fácil, não é?

Também é fácil ficar no quentinho. Olha, ando a ver se arranjo forma de ir a São Petersburgo. Como sou portista, quero ir lá assobiar os jogadores do Benfica. E, já agora, também ir cuspir sobre as tumbas das vítimas da Segunda Guerra Mundial.

Vão dar banho ao cão.

Diego Armés disse...

Quanto à imagem, é apenas uma questão de mau gosto. Porém, os gostos não se discutem. Ponto para ti.

Quanto ao resto, e vai também para o POC, parece-me que não me interpretaram bem. E é por isso que vou explicar por extenso, se me permitem: as críticas que apontas, da maneira como o fazes, soam SEMPRE a ataque ao Vieira, só por ser o Vieira, como se isso fosse bastante para levar com elas. Não disse que eram erradas, descabidas, sem sentido ou inconsequentes. Pelo contrário, estamos de acordo numa série de coisas. O que é que, não aprecio o tom e acho que te prejudica mais do que te ajuda. Uma vez mais, o tom é teu e o blogue também, ponto para ti.

Agora, e como sabes que te tenho estima, isto não ficará assim: vou responder-te decentemente a esta porra. Mas não por aqui. Uma caixa de comentários é uma brincadeirinha e qualquer anónimo acéfalo pode chegar aqui e chamar-te filhadaputa e sair de fininho, todo contententito. Eu não sou desses. Em assuntos sérios, sejamos homens, ponhamos os tomates na mesa e à frente de toda a gente. Terás réplica à tua medida.

Pedro disse...

É extraordinário a enchente de insultos que foste alvo mas nenhum dos indefectíveis apoiantes de Vieira foi capaz de contra-argumentar o que escreveste. Isto é impressionante pq é esta malta q amanhã irá apoiar cegamente o próximo presidente do SLB. E se esse presidente disser raios e coriscos de Vieira, esta malta irá apoiar cegamente apesar de HOJE defender Vieira... a história está repleta de situações destas. Nada a fazer.

Ricardo disse...

*dou-lhe

João Duarte disse...

Imagem - tinha mais piada a comparação directa com o regime norte-coreano. Acho q se aplica mais às vieiradas.

Direitos televisivos - estou cansado de andar a debater em todo o lado este assunto. Resumo: acho q devemos assinar, por um prazo curto, e acho q arrancar com um projecto da BTV em ppv podia ser uma enorme buracada q nos ia arrastar para o abismo.

Dito isto, vamos ao que interessa: detesto o Vieira. O homem não tem categoria para ser Presidente do Benfica.

Desde a mudança de estatutos, até à cascata de empréstimos que nos tem alimentado, passando pelos negócios mal explicados de Varzim, Braga, Atletico, Zaragoza, etc... já não sei o que dizer.

Alguem se lembra do que era ter um presidente que sabia ser presidente do Benfica?
http://www.youtube.com/watch?v=s4OGfQIdcFE
ver a partir do 1,30.

Era diferente...fez vários erros, é claro, mas tinha classe.

E o que me aflige é não haver ninguem com capacidade (pilim) para assumir a presidência.

Como sou um fatalista, escrevam o q vos digo, o clube já é do Vieira e a divida é tão grande que estamos comprometidos a ter q ficar com ele até qdo ele quiser.

Sobre o Fialho a resposta ja a devias ter dado, Oh Fialho, vai pró caralho!"

A gente até engole a Olivedesportos, agora não ponham é açucar por cima para ser mais fácil. Um gajo que é gajo, mas mesmo homem à séria, até quer que seja o mais dificil possivel o engolir do sapo. Para não se esquecer.

JC disse...

Foda-se, isto está lindo!
(vou só ali buscar mais um balde de pipocas e já volto)

João Duarte disse...

Se ainda viessem dizer que era uma vergonha comparar um bigode tão portugues como o do Vieira com uma mariquice "comá" do Hitler, ainda percebia. E apoiava.

Agora pq tiraste uma imagem do "Grande Ditador", para quem não sabe é uma paródia ao Hitler feita pelo Chaplin em 1940, e meteste o Vieira só prova humor. Mais, só prova o ridiculo do próprio hitler.

De qlqr forma, repito o que já tinha dito. Tinha mais graça metê-lo na cena norte-coreana, com as coreografias de massa, os "apagamentos" nas fotos, a histeria colectiva e as infindáveis paradas.

Mais, revelava uma faceta que ainda não vimos do Vieira, mas vamos ver...a dinastia da liderança!

Penso que terás pensado tb numa cubanização do nosso Lider em Revolução Permanente, mas caramba, se ouvir o Fidel já custa, imagina 5 horas de Vieira a discursar às massas...

Vai-te a eles tigre!

Red Sniper disse...

Se não gostaste da marca, e preferes antes a Stolichnaya lá por isso não se corta o cordel ao chouriço!

Quanto ao argumentar o teu texto, já foste suficientemente criticado daí abster-me de atirar mais pedras...

Quanto ao ficar no quentinho e ao assobiar os jogadores do Benfica, enganaste-te no nº da porta,
porque ainda tu borravas as fraldas já eu era bicampeão europeu ...

E vê se fazes uma pausa, e trocas a qualidade da beberragem para bem da tua saúde :-)

Pedro disse...

Ricardo,

Só para te dizer que apesar do que escrevi, não sou um apoiante incondicional de LFV, como por certo já tiveste oportunidade de perceber por comentários noutros posts, sou apoiante incondicional sim, mas do Benfica, considero que LFV teve um papel importante na recuperação do Benfica pós "Vale" com coisas boas e com coisas más!

Nesta perspectiva, não sou própriamente um bajulador nem um crítico, aponto méritos e defeitos quando acho que o devo fazer!

Quanto ao que o futuro nos possa trazer, espero que seja risonho, mas analisarei enquanto sócio, não só a recandidatura pelos mandatos passados, como também analisarei eventuais outras candidaturas e deciderei em consciência...

Isto só para te dizer que apesar de o timing não ser feliz para a entrevista, não achei que pudesse ter feito muito melhor, disse coisas que gostei (Aimar, Rodrigo e Benfica TV como opção válida) e coisas que não gostei (Enzo e o tratamento de "amigo" ao Oliveira), mas não é o momento para o avaliar profundamente e pensar que deve ou não continuar, neste momento existem prioridades e batalhas a ser travadas e fazendo jus ao nosso lema:

E Pluribus Unun!

Um abraço!
Pedro

Ricardo disse...

Diego, não esperava outra coisa de ti. Venha essem tomates na mesa para serem decepados decentmente.

Pedro, é isto que temos. O texto em vez de gerar uma discussão saudável, gera merda. Talvez o Diego tenha razão num ponto: se é para criar um debate sem insultos, devo ser moderado. Mas nem assim acredito. Esta gente tem um ódio muito grande. Não vê nada à frente.

Argumentos? Zero. Insultos? Muitos, alguns muito bons. Até agora temos:

- Tenho mau gosto.
- Sou um insensível histórico.
- Sou portista.
- O Vieira ou é o meu padrasto ou é o meu tio que me molestou.
- Não disse nada de jeito (isto disse o Hoão Boogeyman da Silva, que fez um comentário cheio de sumo, incluindo até um acordo ortográfico que ainda está por acontecer, criando novas palavras como "quises-te" e "disses-te").
- O Bruno Carvalho é meu primo.
- Nas próximas eleições, terei 6 por cento.
- Sou mentiroso.
- Sou manipulador.
- Sou daqueles que está cheio de azia por irmos à frente.
- A imagem é um insulto aos benfiquistas e ao benfiquismo.
- Contribuo para o insucesso.
- Insulto o Benfica
- Tenho de tornar-me sócio dos meus "ídolos azulados".
- Sou um urso anti-benfiquista filho da puta.
- Tenho de calar.
- Uso piadas de mau gosto.
- A Moskovskaya poderá estar a falar por mim (isto é um elogio).

Está aqui uma boa forma de argumentar contra o que escrevi, não está?

E vocês estão contra a imagem. Porra, isto está feito um regime e dos bons. Os cães de fila estão numa actividade que é uma maluqueira.

Se este texto é tudo o que dizem, por que razão ninguém consegue fundamentar uma opinião decente contra ele? Será porque o que escrevi aqui é... verdade? Pensemos nisto um bocadinho.

Marley disse...

Felizmente que a grande maioria dos que (como eu) perderam tempo a comentar mais esta descarga de ódio à direção do SLB mostraram repúdio pelas palavras e imagens do post. Se for uma amostra do que vem aí nas próximas eleições vai haver gente (uma minoria) que vai ter uma azia muito (mas mesmo muito) grande.
Só digo ao autor do post que espero nunca o ver no estádio da Luz... nem ontem, nem nunca. E porquê? Porque benfiquistas destes não fazem a minima falta ao meu Clube. E acho que tenho autoridade para o dizer, não tivesse eu mais de 30 anos de sócio.

Hattori Hanzo disse...

Cuidado Ricardo... parece que arranjaste mais inimigos. A guarda de honra está sempre alerta. Sobre a entrevista nada de novo.
Sobre o teu texto:
1 - Gostava de ter a tua esperança (ainda alguma) em Rui Costa. Para mim é uma carta fora do baralho. Já teve as suas oportunidades, optou por ficar sempre calado. Demonstrou bem a sua posição.
2 - Só tenho pena que o Ruben não tenha família em Braga e que a sua mãe também não tenha adoecido lá. Parece-me que esta estória foi uma forma de se atirar areia para os olhos do pessoal. Há uns anos o Anderson também tinha problemas com o filho, precisava de voltar para o Brasil e fez escala em Lyon. E entretanto 5 milhões e meio perdidos. E se com estes 5 milhões e meio a mais já não se achava "pode-se renovar com Aimar sem ser megalómano".
3 - Se se ganhar este ano o Campeonato pode-se dizer que até cumpriu no Futebol o mandato desportivo (nas modalidades de pavilhão ficou-se muito longe disso. É bom que não se esqueça disso, pois o clube não é só futebol). O problema mesmo são sempre os novos ciclos.

David Duarte disse...

Porra, mas anda tudo com as susceptibilidades bem sensiveis. Cuidado com isso! Correm o risco de passar a vida com ferimentos graves.

Mas não sabem o que é uma caricatura? Não sabem para o que serve? Eu explico : serve para exagerar traços, manias contudo reais (basicamente é isso) que passam a ser manifestas pelas caracteristicas do objecto utilizado para a caricatura.

O que é que eu penso quando vejo a foto aqui posta? Não, não penso nos milhões que morreram por causa do "objecto Hitler", não penso que o Vieira vai agora fazer da Luz um campo de concentração para os judeus.

Penso, isso sim, na centralização do poder que vai contra a tradição democràtica do Benfica (unico clube - e Instituição (?) - com eleições livres durante o fascismo). Penso sobretudo na falta de espirito critico de muitos benfiquistas que graças ao opium das vitorias aceitam o que o LFV diz (também os alemães apoiaram Hitler enquanto este conseguiu restabelecer a economia alemã... o facto de tal ter sido à custa de uma ideologia destruidora da propria Alemanha não lhes causou problemas).

Por isso em vez de se falar da fotografia, talvez avançassemos mais se falàssemos de conteudo. Mas pelo que vi aqui, poucos estão dispostos a argumentar preferindo a preguiça intelectual da demagogia através da foto.

David Duarte disse...

Ricardo, jà tens uma ideia para a proxima sondagem : entre os insultos de que foste alvo com este artigo, qual o que se apropria melhor à tua pessoa ?

Eu voto no "Sou um urso anti-benfiquista filho da puta." Certo, falta-lhe originalidade, mas tem tudo aquilo que um insulto deve ter enquanto tal : difamação (anti-benfiquista), utilização de um animal transmitindo a essência da pessoa insultada (urso), e finalmente a formula que todo o bom português utiliza para acabar na perfeição o insulto ("filho da puta").

João Duarte disse...

Marley,

"Só digo ao autor do post que espero nunca o ver no estádio da Luz... nem ontem, nem nunca. E porquê? Porque benfiquistas destes não fazem a minima falta ao meu Clube. E acho que tenho autoridade para o dizer, não tivesse eu mais de 30 anos de sócio."

A sua antiguidade de sócio não lhe dá direito nenhum sobre qlqr outro sócio. Muito menos autoridade para o que quer que seja.
Felizmente no Benfica sempre imperaram outros valores.

Apenas na tropa a antiguidade e a estupidez são um posto, e geralmente quande se puxa de uma, a outra vem atrás.

Ricardo disse...

João Duarte, tens toda a razão. Devia ter enveredado pelos norte-coreanos. Fica para uma próxima.

Quanto aos direitos televisivos, tenho lido o que escreves e, como diz o Shankly, tu és um guru nesta matéria. Tiro-te a barba em forma de vénia.

No resto, concordo, claro. Há aí uma coisa que dizes que é importante estar presente: a questão da dinastia. Não abordei no texto mas foi uma das ideias mais importantes que passaram ontem: Vieira disse claramente que está a preparar a sucessão e disse também, para quem quis ouvir, que o Rui Costa não faz parte do plano. Mas ninguém ouviu isto. Estavam entretidos a pensar na final da Champions e na entrevista futura.

Red Sniper, obrigado por não argumentares mais por já termos argumentos suficientes. A noção dos argumentos serem insultos diz muito de ti. Isto apesar de tu seres um enorme benfiquista apenas e só pelo facto de... seres mais velho. Espectacular dedução. Volta sempre.

Pedro, percebi perfeitamente e respeito, claro, a tua visão. Abraço.

Marley (nome tão bonito, de herói e de filme querido), sim, tens autoridade, claro. Afinal, tens 30 anos de sócio. Sendo assim, tens legitimidade para dizeres tudo o que quiseres. Eu é que não. Porque pus uma imagem muito indecente. Faz sentido, Marley.

Hanzo, concordo a 3000 e tal por cento.

David Duarte, obrigado. Do fundo do coração, obrigado. Sabe bem ver que se escrevem coisas que encontram eco nos outros. A demagogia é uma coisa muito feia.

Ricardo disse...

Red Sniper comentou. Desta vez, em modo simultaneamente insultuoso e apaziguador. Chamou nomes, disse que o David Duarte é mentiroso e agora vem dizer que foi piada a frase:

"Como parto do principio que irás acompanhar o S.L.B. a São Petersburgo, sugiro-te que faças uma visita ao Memorial Piskaryovskoye ,talvez deixes de usar certas piadas de mau gosto !"

Confusos? Sim, também estou. Pelo sim, pelo não, cortei-lhe o pio.

Unknown disse...

Comno já esperava os diligentes inspectores benfiquinhistas apareceram em grande número e estão já a preparar a pira para te ver fenecer no inferno meu azulado Ricardo, AHAHAH, esta do azulado foi a melhor do dia ...

POC o Querido Líder era o filho do Grande Líder ... Também podíamos falar do Grande Timoneiro, mas ainda pensavam que nos referíamos ao homem dos barcos que lidera uma nau que mete água por todos os lados ...

Aos defensores do GL pergunto:

-Temos uma SAD que dos 115 M€ de capital social a 30/6/11 nem 1 M€ tinha de capital próprio - quem é o responsável
-Temos mais de 70 atletas profissionais sob contrato, para uma equipa que no máximo tem 27, sendo que a maioria dos remanescentes, não tem, nunca teve, nem nunca terá capacidade e/ou qualidade para jogar no Benfica - porquê, para quê e quem é o responsável
-Não se fale nos 12 anos por causa do que fez o Vale, certo. Desde 2004/05 quando fomos campeões, em 6 anos só voltámos a ganhar 1 campeonato, sendo que a única Taça de Portugal do Benfica nos mandatos do Vieira até é anterior 2003/04 - há explicações ? quem é o responsável
-já estou como o Constantino, quase que nem vale a pena ir para o ecletismo, pois quase sempre que um treinador tem sucesso é corrido - Alex Donner, Henrique Vieira, André Lima - porquê ?

Fez Vieira tudo mal ? Não ... Fez coisas boas - voltou a ser campeão (2 vezes) e podemos voltar a ser novamente, ele e o pessoal do cimento construiram o Estádio (apesar de micróbio) e o Centro de Estágios, criou-se a Btv, aumentou-se significativamente o número de sócios.

Chega para definir o Vieira como bom presidente ? Acho que nos devemos ater ao mandato em causa, em que desportivamente esta época ditará a balança, mas financeiramente pôs o clube/sad à beira da falência técnica.

Só voto nele se este ano me trouxer a Liga dos Campeões. Se só me trouxer o campeonato (não conto com a taça da liga) e na ausência de uma alternativa credível abstenho-me. Se nem o campeonato trouxer, espero que exista outro candidato para votar contra ele. Acho que em 10, 11 ou 12 anos 3 campeonatos é pouco.
Mas pior que isso foi o golpe estatutário ... As amizades com personagens sinistras como o wardrobe jaquim ou o brita salvador, já para não falar do cerezo, acho que é o nome da alimária, são algo que não me agrada num presidente do Benfica. O ter uma Sad pejada de lagartos e tripeiros, alguns dos quais responsáveis pela ida de jogadores bons para os corruptos é a gota de água que não me leva a poder apoiar Vieira a menos que ganhe uma Liga dos Campeões. E digo isto porque não acredito que recorra aos métodos do flatulento seminarista, pois se alguma vez houver essa dúvida sobre qualquer dirigente do Benfica, só espero que a cegueira dos títulos não impeça os sócios de saber que acima de tudo estão os princípios.

POC disse...

@Bcool973, arranja um blogue, foi de mestre este comentário.

Bom, e já que estamos todos de acordo com o Bcool973, damos por encerrado o tema.
Os benfiquinhistas que fujam de vergonha. Está tudo aqui, em pratos limpos. Ou sujos, muito sujos.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Ui tanta gente zangada com o Ricardo... ó meu foda-se então tu não apoias um gajo que é amigo de um dos que andou a distribuir fruta ?

É estratégia meu... deixa-te disso... nesta vida vale tudo até dizer que um gajo é um ganda trafulha e depois dizer que é um ganda amigo... a isso se chama estratégia, não é vender a alma ao diabo, porque isso nós Benfica não fazemos, somos moralmente pessoas Maiores... e andámos a dizer isso anos a fio a toda a gente foi só na reinação deixa-te de merdas, também não sabes brincar pá?!

O que me fode é a hipocrisia... porque assim a humanidade não consegue levantar-se do chão lamacento... é andar anos a dizer que os Pintinhos são uns malvados e de repente Kaput, são nossos amigos... caralhos ma foda esta humanidade!

Peço Honestidade, Coragem (ter os tomates no sitio), Verticalidade... pronto sei que peço muito... desculpem...

Rui disse...

Ao suposto "nazismo" do grande líder, responde-nos o "intocável" Ricardo, com uma coleção de supostos insultos, supostamente entre os quais se encontra "pedaços" dos textos dos que se atrevem a discordar da opinião expressa neste artigo. Como acho que o artigo é mau, muito ao contrário do que aqui se encontra habitualmente, vou descrever a atitude subjacente como prenhe de tiques de Hugo Chavismo, porque o nível não dá para mais.
Registo, com um certo sabor irónico, que neste blog ou se é "chavista", e merecemos abraços e outras merdas que tais, ou somos todos membros do NSDAP. Ironia fina, sem dúvida, porque se acaba a fazer aos outros aquilo de que o dono do blogue os acusa. Enfim.

A liberdade é uma coisa engraçada. Com bom ou mau gosto, eu nem o SLB do Vale e Azevedo identificaria com ideologias totalitárias, quanto mais este. Esta opinião não tem nada a ver com Vieirismo. Apesar disso serem velhas histórias, a modificação dos estatutos foi vergonhosa e há muitas asneiras feitas pelas direções de LFV, entre as quais se contam algumas bem recentes: o empréstimo de Amorim, a convivência com os miseráveis esbirros do Salvador, a situação do Enzo, com a cedência ao que ele afinal sempre quis, anunciada ontem, as aquisições em grosa de gajos de duvidosa qualidade para a equipa B, enfim, muita merda. Mas daí até associar o presidente do Benfica ao nazismo, caro Ricardo, vai uma enorme distância.

E não Ricardo, desculpa lá, recuso-me a uma divisão simples entre chavismo e o nazismo. Essa visão redutora, de que aliás dás outras sintomas quando recorres ao insulto ao Luis Fialho, apesar da mais canina fidelidade ao chefe que ele revela e de isso o classificar como um "yes man", é talvez o mais forte defeito do teu texto.

Enfim, todos temos dias infelizes.

Ricardo disse...

Bcool, para bem das mentes dos excelsos benfiquistas, esperemos que tu não ganhes o concurso "Cadeira de Sonho". Fazes perguntas muita complicadas, pá. Isso pode causar ataques cardíacos.

eupenso, admiro essa galhardia. É assim mesmo.

Rui, essas metáforas que foste para aí fazendo sobre política parecem-me confusas. Mas deves ter razão, claro. Eu é que não concordo contigo.

"a modificação dos estatutos foi vergonhosa e há muitas asneiras feitas pelas direções de LFV, entre as quais se contam algumas bem recentes: o empréstimo de Amorim, a convivência com os miseráveis esbirros do Salvador, a situação do Enzo, com a cedência ao que ele afinal sempre quis, anunciada ontem, as aquisições em grosa de gajos de duvidosa qualidade para a equipa B, enfim, muita merda."

Ou seja, concordamos com tudo. Menos na questão de

"associar o presidente do Benfica ao nazismo"

que tu achas uma afronta e eu apenas um veículo para um retrato hiperbólico. Estamos conversados. Concordamos no essencial. Mas preferes discordar mais veementemente naquilo que, de facto, pouco interessa.

Parece-me que podes gostar do último e excelente post do Diego. Vai aqui

http://227218.blogspot.com/


e obtém algum conforto no coração. Depois volta, porque gostamos de ti.

Ricardo disse...

Red Sniper voltou para alcançar o pior insulto do dia: chamou-me Oliveira e Costa.

Como é evidente, Red Sniper não calça mais nesta equipa.

POC disse...

Epá...epá epá. Estavamos todos aqui, em amena cavaqueira, a discutir pontos de vista, todos benfiquistas, e aparece aqui alguém a dizer "és um Rui Oliveira e Costa"??

A sério, é nestas alturas que devemos colocar a mão na consciência. O Ricardo não merecia isto. Nem o Ricardo nem ninguém.

Ricardo, grande abraço. Aguenta-te e sê forte. Não nos revemos numa afirmação destas. Antes mandarem-nos para a puta que nos pariu.

Diego Armés disse...

Ora aí está mais um assunto em que sou sensível: mal por mal, prefiro sempre que me mandem para a puta que os pariu a eles.

John Wakefield disse...

Se ganharmos este campeonato, fazemos 2 campeonatos em 3 anos de mandato do sr. Vieira. É claro que ainda não ganhamos nada, mas se por ventura vencermos o título, não é boa altura para iniciarmos um novo ciclo/projecto visto que o actual poderá já estar a trazer os resultados que desejávamos e exigíamos à actual direcção.

Agora se a dupla Vieira/Jorge Jesus falhar este ano, então isso já nos levará a outra discussão no final da época.

Por isso, aguardemos e não vale a pena pedir ao Rui Costa para que se revolte por ter um papel secundário porque isso só traria instabilidade neste momento decisivo do campeonato e os portistas agradeceriam. No final de época, podem e devem dizer o que vos aprouver sobre a direcção mas não criem tensões nesta fase que será decisiva. Daqui até lá, vamos apoiar todos. Equipa, técnicos e dirigentes...

Ricardo disse...

Agora num registo menos bélico: é triste que não possamos debater o Benfica civilizadamente. Muito triste.

Eu devo ter culpa também, certamente. A verve esventra-se num vilipêndio sem cessar. Moderadamente, talvez fosse melhor. Mas como moderadamente tratar desta gente?

É um pouco triste e é só.

POC disse...

Verdade. Mas eu sou apologista de que se nos sentarmos todos, com o emblema e a Águia por cima, podemos debater o tema construtivamente.

Isto faz-me lembrar o célebro relato sobre a Guerra em África. As tropas dos dois lados paravam para ouvir o relato do Benfica. Como é que se podia estar em guerra com alguém que tinha a mesma paixão que nós?
Dá que pensar.

Abraço a todos. E que daqui por 3 meses, possamos estar a apanhar o 33 para o Marquês.

http://simaoescuta.blogspot.com

Constantino disse...

Eu acho que um blogguer percebe que esta a fazer as coisas como deve ser quando se vê obrigado a moderar comentarios para filtrar um pouco os insultos. Por acaso nunca cheguei a este ponto mas para me armar aos cágados houve uma altura em que tambem moderei comentarios. Na verdade nem haviam insultos (pronto ha sempre aquele semanal só para dar um empurrãozinho para continuar a escrever), mas no fundo deu um ar importante ao blog...não passou mesmo de um ar que se lhe deu...
No teu caso Ricardo, estas um pouco como o SLB, és vitima da tua qualidade. Isto do Benfiquismo é uma coisa bastante democrática... desde que sejam todos da mesma opinião.

Abraço

David Duarte disse...

Também jà sou alvo de insultos? Deve admitir que senti um certo orgulho ao sabê-lo.

João Duarte disse...

1. Rui, não percebi nada da cena Chavista e de quem é Chavista leva abraço. Eu no outro dia levei uma palmada nas costas aqui no blog e, para referência, sou de direita. E da pior. Marialva e trauliteira, fadista e para quem o sinónimo de solidariedade se esgota na esmola que largo enquanto engolo a seco a hóstia dominical. E nota-se que sou um benfiquista de direita porque uso o cachecol da melhor forma possivel (para um benfiquista), ao passo que um benfiquista de esquerda até à volta da barriga o mete. No fundo, é o nivel de bandalheira que nos separa, sendo que ambos estamos uns pontos abaixo de qlqr sportinguista na colocação do cachecol. Os lagartos usam umas bombas de vacuo, daquelas para aumentar o penis, para retirar o ar entre a pele e o cachecol e ao colocarem o blazer por cima a coisa fica mesmo catita. Eu apesar de sempre ter estudado nos melhores colégios e universidades, e ter amigos sportinguistas que colocavam o cachecol de forma irreprensivel, nunca consegui fazer a coisa sem uma pinga de bandalheira.

2. Se me chamassem Oliveira e Costa dava um tiro na cabeça. Deve o único sportinguista que não sabe colocar o cachecol.

3. Não moderes demasiado. Quer dizer modera, mas mantém a coisa rasgadinha.

Ricardo disse...

Red Sniper voltou: quer almoçar comigo no Alentejo. Estou disponível. Tens o email. Dia, hora, lugar. Leva vinho.

Ricardo disse...

Constantino, a ti ninguém te chateia com as imagens e o caralho. Ah não tens imagens? Pronto, mas, se tivesses, chatear-te-iam com as imagens?

Essa da qualidade é muito boa. Pena ser um afago solidário de quase amigo. Abraço.

Davis, és! E deves sentir orgulho nisso.

João, falas de um assunto crucial. Ando há anos para perceber como é que se mete o cachecol daquela forma, aquela curvinha e depois a elegância, quase gravata, que surge de dentro do casaco. Não percebo. Sou estúpido, claro, mas ainda assim: alguém que explique. E esta merda é um fenómeno recente. Antes ninguém usava o cachecol assim. Ou atiravam as pontas cada uma para um ombro ou deixavam cair sobre os colhões. Mas, confesso (deve ser o meu lado Lagerfeld, não dos livros mas dos modelitos de moda), agrada-me aquilo. Ainda ontem vi imagens de Vieira à entrada da RTP. Que elegância, que sofisticação. Eu, no máximo, consigo um nós ali à altura do peito, mas muito mal enjorcado, uma ponta de fora, cabelitos da outra para o lado, a etiqueta à mostra. Não sei, não consigo. Uma vez a minha namorada fez-me algo digno. Mas ainda não era aquilo. Algum sportinguista que por aqui ande que explique a técnica, se puder.

Não modero? Man, o que passa aqui é o fraquinho. Não queiras saber o que anda aqui neste cemitério de comentários apagados. É demasiado deprimente.

Unknown disse...

Cachecóis ? No pulso, atado com um nó simples ou atado ao pescoço por cima do casaco com um nó simples, tudo o resto são mariconices

Rui disse...

João Duarte,

Eu não quero chatear muito mais o Ricardo com a analogia usada. Só quis dizer que da mesma forma que os que pensam de acordo com a atual Direção do Benfica, seriam alinhados com o nazismo presidencial, aqui parecia vigorar uma ditadura em sentido contrário, apontando os partidários presidenciais de dedo em riste, com algum vernáculo à mistura. Chamei a essa ditadura Chavismo :).

Mas pronto, eu até gosto do que o Ricardo escreve e é claro que ele vive também esta situação com o habitual fervor Benfiquista, que tão bem exprime. Como diz o Diego, que também visito com regularidade, embora não tenha ainda comentado, a paixão aqui retira-lhe clarividência e explicam alguns excessos de linguagem.

A mim incomodou-me, e incomoda-me a associação do Benfica ao nazismo, ainda que figurativamente, mesmo não gostando particularmente do presidente. O Benfica é intocável e quem lá está não deixa de ser o presidente do Benfica. Quando se faz esta associação e depois se fala em debater o Benfica civilizadamente...

Unknown disse...

Parece que voltámos ao tempo do pato com laranja ou do programa do herman que foi censurado por gozar com figuras históricas ...

Ricardo disse...

Rui, ó meu caralho (não leves a mal, é tradição de Coimbra para cima, é quase um "meu amor"), por o Benfica ser um clube popular e historicamente democrático é que me fode (não leves a ma, é tradição das pessoas do mar para a direita e de Espanha para a esquerda, é quase um "lixa-me", mas em melhor) ter de levar com um gajo que antecipa eleições para não ter concorrência, mesmo que a concorrência seja aquela gente abortiva dos Varandas e Veigas. Aqui não vigora ditatura nenhuma, além da ditatura que vigora. Que é uma ditadura do "eh pá, diz alguma coisa de jeito, não sejas tronco de eucalipto". E é por isso que tu continuas a ter os teus comentários publicados, mesmo que discores e mesmo que discorras alucinadamente sobre Venezuelas e Cubas.

Eu vivo com fervor o Benfica porque não sei viver o Benfica de outra forma. Mas isso não faz de mim um atrasado mental (nesta discussão; noutras, aceito que sou e até agradeço que mo relembres). Vivo o Benfica com fervor mas também com cabecinha. E tu, que tens cabecinha, ainda não me demonstraste que este texto estava errado. Falaste numa imagem que te "incomodou". A sério, incomodou? Uma merda de uma imagem a gozar com o Vieira a fazer de Chaplin que por sua vez fazia de Hilter? É isso que te incomoda nisto tudo?

"O Benfica é intocável"? Não, não é. O Benfica é tangível. O Benfica somos nós. Intocáveis são os ditadores.

"Quem lá está não deixa de ser o presidente do Benfica"? E Vale e Azevedo e Damásio e Fernando Martins? Foram Presidentes do Benfica. E agora? Temos de gostar deles? Ou o presente não é passível de discussão? Daqui a a uns anos (guarda isto no Word), vais assistir a uma chacina deste Presidente em praça pública. E depois, Rui? Vais ter medo de imagens ou vais pensar o Benfica para além disso, como, claramente, tens capacidade?

Larga o preconceito. Lê o texto e rebate aquilo com que não concordas. Aquela merda ali é só uma imagem, aquela merda ali é só um título. O que está no texto é que conta. E tu concordas com o que está escrito. Larga a primeira barreira que o teu cérebro te dá. Vem para além disso.

Ricardo disse...

O "t" é um "d". Já não há máquinas de escrever.

Mario Rui disse...

Como sempre, nao desiludiste a malta, Ricardo! Uns, pq ja vinham com a faca afiada para tentar fazer sangue, outros pq concordando ou nao com tudo o que dizes, sabem que ha sempre materia para discutir o nosso Clube! Sim, as vezes a forma e toldada pelo amor ao Benfica, mas se nao fosse assim nao eramos do Glorioso.
Nao vi a entrevista pq aqui nao ha rtp, mas tb nao faz grande diferenca pq dando umas voltas por aqui fico a saber o mais importante.
Continua a moer-lhes o juizo.
Saudacoes

Rui disse...

Ricardo,

Tens a tua forma de ver o Benfica, que é apaixonadamente interessante e só isso justifica a minha visita regular.

Sobre o Benfica intocável, vai lá tu pró caralho, mas deixa-me ver o Benfica como eu sempre o vi, desde que por influência do meu avô e do meu pai, em tardes infinitas de ouvido colado ao rádio, aprendi a amar aquele que sempre vi como um clube diferente. Esse é intocável e a imagen, mas até mais do que a imagem, aquele infame "Arbeit Macht Frei" é tudo menos associável ao Benfica, ainda que com caricatura.

Isto não é uma questão de se gostar ou não de Vieira, é, antes do mais, respeitar o clube, a sua tradição de liberdade, aquilo que ele sempre simbolizou.

Não gosto particularmente de Vieira, mas gostei menos de Vale e Azevedo ou Damásio. A mim nem me incomodou tanto a antecipação das eleições, incomodou-me mais a modificação estatutária que dificultou candidaturas concorrentes. Isso é que acho que vai contra a história do Benfica e Vieira tem culpa, mas mais culpa têm aqueles que votaram a favor de tal mancha na história democrática do Benfica.

Eu concordo com muitas das coisas que escreveste, como já o disse, mas essa imagem do Benfica intocável, acima da merda em que este país é farto, levam-me a não apreciar em demasia a forma como o fizeste. Se quiseres, aceito que critico essencialmente a forma e não tanto a substância. Mas a forma não deixa de ter importância, caralho, quando é do Benfica que falamos, na minha modesta opinião.

Acabo por achar que a forma que escolheste, nos posts mais recentes, não faz justiça aos pontos de vista que defendes (e onde a maior diferença, em termos de opinião estará nas transmissões televisivas, o que é pena e nem sequer é habitual aqui no tasco.

João Duarte disse...

epá, e aquela malta do sporte que dá o tão perfeito tão perfeito que fica com o "logo" virado para a frente perfeitamente alinhado, e a fazer "pandant" com o monograma dourado do blazer.

Foda-se que pena não ter categoria para isso.

Ricardo, pela forma como descreves a tua utilização do cachecol...pendes mais para a esquerda benfiquista ao deixares a etiqueta à mostra.

BCool és o ultrabandalho benfiquista. Um nó ao calhas por cima do casaco é à 3º anel anos 80. Aposto que não tens namorada e vives para esta merda.

POC disse...

A verdade é essa: ninguém aqui conseguiu contrapor os factos dos que acham Vieira o Querido ou Grande Líder (é a mesma merda, continuo a dizer que prefiro o Querido).

Concordo que a melhor imagem para Vieira é mesmo esta, a de imagens com vietnamitas a fazer número e a dizer um "yes sir" na língua deles. É o que se passa por cá.
Mas estarem preocupados com uma sátira...não se justifica, penso eu.

Conde de Vimioso disse...

Deixem o Vale em paz que a beira do grande líder não passa de um menino de coro e por isso é que o f....

O Vale nunca foi amigo do corrupto, do olivadosporkos, dos xallabores e outros que te.

Preocupem-se é com o passivo, que alguém há-de pagar, com 2 campeonatos em doze anos., com uma politica covarde que deixa que qualquer zé ninguém goze com o Benfica.

Só me admira e dizerem-se tão Benfiquistas (se calhar Vieirista) e estarem contentes com uma mão cheia de nada.

Ah, o meu fez o estádio, o centro de estágio (vá lá que o outro deixou o terreno)e a Benfica TV.

A BTV não passa de um pombo correio de Vieira e programas aproveita-mse 1 ou 2, com pena o digo pois não me importava de estar muito mais sintonizado.

Seria até apoiante de Vieira engolindo o sapo do seu passado tenebroso para com o Benfica e as suas amizades (com o corrupto á cabeça,) que ainda perduram se o Estádio estivesse pago, que segundo ele disse em tempos já o deveria estar há dois anos, idem o centro de estágio. Mas não, pagamos por ano à banca 18M€ de juros desses e de centenas de jogadores que passaram pelo clube, outros nem isso, sem honra nem glória.

Parece-me haver gente, que possivelmente por desconhecer as capacidades do Benfica,se contenta só com isto quando o Benfica gerido por gente inteligente, audaciosa e corajosa poderá fazer fazer do top ten dos clubes europeus.

Analisem bem pois as vistas de quem nos dirige não são tão largas como muitos pensam.

Agora, primeiro desmintam o que escrevi e depois podem insultar.

POC disse...

@Conde de Vimioso, não há como desmentir. Existe coisas muito claras.

Ao fim de todos estes anos, devíamos ser Enormes e, para além de termos quebrado a hegemonia, a mesma já nos devia pertencer.

Quanto a Estádio e Centro de Estágios...vale zero. Todos o fizeram. Qualquer um o teria feito. Com maior ou menor dificuldade.

Repito o que já disse noutro lado: faça-se uma auditoria às contas. Uma auditoria com o Clube a facilitar a mesma. Sem a encomendar. Querendo ir atrás de tudo o que não esteja bem. Porque é para isso que as auditorias servem: detectar o que está menos bem e corrigir.

Se calhar haveria surpresa. Se não houver, agarro-me ao óbvio: 11 anos à frente do futebol e temos 3 títulos. Os mesmos dos corruptos o ano passado, sendo que tiveram um título europeu. Taça da Liga não é um título importante nem deverá ser nos próximos anos. Os clubes assumem-no. Por isso não entra na contabilidade. E mesmo que entrasse...

E o Golpe Estatutário? Fico por aqui...

Conde de Vimioso disse...

POC
Se eu fosse plantar aqui tudo o que sei tinha que tirar umas férias.

Pergunto? Porque é que estes seguidores do grande líder não nos dizem porque abandonaram as direcções pessoas como: Rui Santos (já falecido) Tinoco Faria, Mario Dias e o Colaço das Casas do Benfica?

Não sabem? também não o saberão por mim que até tenho vergonha de dizer algumas coisas publicamente, mas como bons Benfiquistas deviam informar-se.

Quanto ao Estádio e posso-o garantir. O projecto do vale era a remodelação e cobetura do antigo.

Custava 1/3 do que custou este, continuavamos com a imponência que este não tem e maior lotação.

Poderá haver quem discorde, tudo bem, mas era uma poupança enorme, já estava projectado, projecto que esta gente votou ao lixo e eu ainda guardo uma maquete, continuando a achar que teria sido a melhor solução. Do valor de 8M de contos ainda receberiamos a participação do estado que passva de 1/4.

Há muito Benfiquista que só quer campeonatos e nem isso tém mas mim tambem me preocupa e rentabilização e a suade finaceira do clube.

Os tempos de hoje fazem-me lembrar os de Fernando Martins mas quando também se pensava dono do clube a união dos Benfiquistas escolheu uma figura concensual e tivemos o Grande e saudoso João Santos.

Eu sei que Vieira estribado numa comunicação demagogica e paga ao preço do ouro levou as coisas ao extremo enredando os Benfiquistas mas um dia vai cair.

Poderá não ser já, não sairá pelo seu pé que esta gente não é disso mas como todos os "grandes líderes" cairá.

O Império Romano também caiu e os USA estão a definhar.

POC disse...

@Conde de Vimioso, vou sabendo algumas coisas, poucas. Não tenho ligações a ninguém interno. Mas gostava de saber mais do que falas (embora conheça razoavelmente algumas questões que colocaste. Questões não, afirmações). Se quiseres, passa no tasco, está lá o meu email. Mas compreendo que não queiras falar.

Digo mais: Vale e Azevedo foi um pulha. Quis aproveitar-se. Mas garanto, não é pior do que os outros. E tem uma diferença: lutava contra o sistema e veio dar um murro na mesa.

Não me revejo nele. Revejo-me nalgumas atitudes. E não o quero de volta. Quero alguém íntegro a todos os níveis. Porque merecemos.

Quanto ao Querido Líder, mais cedo ou mais tarde é descoberto. Ou não. Porque faz parte do Sistema, quer queiram, quer não.
Vale e Azevedo foi apanhado porque ia abalar o futebol em Portugal. Tramaram-no.

Um abraço a todos,

http://simaoescuta.blogspot.com

nunomaf disse...

Ia comentar mas já não comento.

Está tudo dito. A coisa bem feita e bem trabalhada e nesta caixa de comentários estaria um eventual programa para uma candidatura forte à liderança do Benfica.

Os insultos fazem parte da vida de quem escreve na net. O facto de as pessoas não se conhecerem, a cobertura do anonimato, permite que todos nos estiquemos um bocadinho.

Enfim... O pior vírus é aquele que se encontra habitualmente entre a cadeira e o teclado. Neste caso cada um substitui a palavra vírus pelo que bem entender.

Um bem haja a todos.