quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Golos do Zenit (e o porquê do meu mau benfiquismo)

Primeiro golo - Lançamento lateral pelo lado direito da nossa defesa. Maxi pressiona o jogador que recebe a bola, Gaitán o que faz? Está parado. Em vez de estar atento ao movimento do russo que aparece nas suas costas - mais ainda porque Maxi foi pressionar no espaço interior -, Gaitán olha a jogada como se fosse adepto. Quando vê dois jogadores sozinhos em situação de cruzamento, imita uma corridinha. Demasiado tarde.

Segundo golo - Bola nas costas de Emerson - Spalletti, afinal, sabia -, Garay compensa. O que faz Emerson? Em vez de acompanhar o movimento dos jogadores que aparecem nas costas, compensando o espaço do central que ficou vazio, Emerson continua a correr em direcção a Garay e ao jogador que Garay está a marcar. Demasiado mau.

Terceiro golo - Bola nas costas de Emerson - Spalletti, afinal, estava a par -, jogador com tempo e espaço para o cruzamento. Depois um erro inacreditável de Maxi Pereira. Demasiada ignorância e pouca clarividência.

A ver se nos entendemos: o meu Benfica, aquele em que eu acredito e o qual vive dentro de mim, não é o Benfica que se acomoda a vencer, em 10 anos, dois campeonatos. Não é o Benfica que, por ter bons jogadores, me deixa descansado por fazer boas exibições nem é o Benfica que aceita ter um jogador displicente e outro medíocre no onze titular. Não é, de certeza, o Benfica que tem uma treinador que, por teimosia, quer demonstrar ao mundo que pode ser campeão e ir longe na Europa com jogadores desta estirpe. O primeiro, Gaitán, não tem respeito nenhum, nem pelo jogo em si nem pelos adeptos que sofrem por aquele símbolo que ele leva envergado; o segundo é um bravo guerreiro, um trabalhador, mas um jogador limitadíssimo, que não pode, REPITO: NÃO PODE, fazer parte do plantel, quanto mais ser um titular indiscutível.

O meu Benfica é humilde e assume os erros. É um Benfica que, em Janeiro, depois de ver a borrada que fez com o lateral-esquerdo, tem já preparado um plano que resgate um jogador de qualidade inegável para a posição, porque sabe que terá, até ao final da época, jogos em que precisará não de 9 ou 10 bons mas de um onze em que não haja elos mais fracos. Para o Nacional e para o Paços de Ferreira, podemos entrar com 9 ou 10 em campo, que ganhamos, porque somos muitos melhores. Para o Porto e para a Champions League, onde além de grandes equipas há grandes treinadores (que vêem o que os outros não vêem), estamos sujeitos a isto. Não foi por falta de aviso.

O meu Benfica é um Benfica de adeptos exigentes. Não de adeptos que confundem "apoio" com cegueira. Não é o Benfica dos Robertos nem dos Emersons. Não é o Benfica que muitos daqueles que pedem "apoio" ao Emerson, como pediam "apoio" ao Roberto", e pedem "compreensão" para com Gaitán, acreditam. Porque esse Benfica estará sempre mais próximo de não ganhar absolutamente nada. De que vale ter um bom plantel se há falhas evidentes que não são supridas? Não ter contratado ninguém para a lateral-esquerda em Janeiro foi um erro. Um pouco como se tivéssemos mantido Roberto esta época e não tivéssemos ido buscar Artur. Por "apoio", por "compreensão" - no fundo, por parvoíce. 

Mas estes adeptos, além de não verem o óbvio, têm outra característica ainda mais interessante: não querem que os outros vejam e digam o que acham. Nem pensar, todos temos de calar perante a sabedoria dos que nos dirigem e treinam. Por muito que vos custe, esse não é o meu Benfica.

50 comentários:

Bobe disse...

100% de acordo

editor69 disse...

AUTO-DE-FÉ.
Já.
Terreiro do Povo (como alguns agora lhe chamam) :)

Constantino disse...

Ricardo,

Faltou (na minha modesta opinião):

1º golo - o Matic estava a marcar o cardozo no meio campo. Luisão e garay posicionaram-se a contar com o javi mas estava o servio em campo.

2º golo - compreendo o erro do Emerson: o gajo v~e o garay fazer-lhe tantas vezes a dobra que pensou que isso é normal. Vai dai e foi dobrar o garay em vez de acompanhar o qualquercoisov.

3º golo - durnate os festejos do nosso 2º golo o Maxi ouviu o Jesus gritar "é isso malta, agora na luz ja so temos que jogar para o 0-0". Como grande benfiquista que é, o uruguaio obrigou o Jota JOta a meter o SLB a jogar à benfica, para emsigalhar.

Só mais uma coisa: ás vezes no fim dos jogos um gajo fica com uns feelings estranhos (pronto, se calhar sou só eu). Lembro-me de quando o SLB se deixou empatar no ultimo minuto com o marselha na Luz eu ter escrito que aquele golo ia-nos garantir a passagem, pois obrigava-nos a assumir o jogo em frança. No fim confirmou-se e fizemos um jogão no velodrome. Ontem tambem fiquei com essa sensação, aquele golo no ultimo minuto garante-nos a passagem. Não há cá margem para jogar para o resultado na Luz.

Abraço

lawrence disse...

Dou razão ao Constantino na questão de jogar para o 0-0!
Esse medo já eu estou a ter em relação ao jogo com a porkalhada em que o empate nos interessa se não perder-mos pontos até lá.
Como foi com a história do 2-0 no antro e depois nos lixámos na Luz!
Quando deixamos de jogar para ganhar, cagamos sempre os pés!
Para mais tendo jogadores demais que não sabem defender!

Unknown disse...

Jogar com o Emerson, faz com que, na altura em que defendemos, se lixem as posições dos outros 3 defesas...

Garay é quase sempre mais defesa esquerdo, Luisão passa de central-direito para central-esquerdo e Maxi para o lugar de Luisão... Dá borrada!!!

Fui só eu que vi, que contra o Maritimo e com Capdevilla, a equipa esteve sempre bem mais compacta a defender?!?!?

Ricardo disse...

Constantino, os golos surgem por vários factores: erros individuais, colectivos, mérito do adversário (que às vezes nos esquecemos de reconhecer), tudo junto, só alguns desses, enfim, é desavisado explicar um golo sofrido apenas e só pela acção de um jogador. O que quero aqui exemplificar não é o erro esporádico (sim, Matic esteve mal), mas o erro recorrente. Gaitán é aquilo, não foi aquilo uma vez. Aliás, há 5 dias atrás Gaitán tinha sido aquilo também, no lance que origina o golo do Nacional.

Tal como Emerson é aquilo. Não foi aquilo. É aquilo. Sempre. E isso, para mim, é inadmissível.

Tenho alguma dificuldade em aceitar essas teorias mas compreendo-as. Assim, temos mesmo de entrar para ganhar. E, em dia sim, não só ganhamos como goleamos. Os gajos a defender são péssimos.

JC disse...

Esta acutilância não deixa grande espaço para comentários. O teu Benfica é o meu Benfica.

Constantino: Senti o mesmo. Se há coisa que me apavora é pensar que o Benfica vai jogar para defender o resultado, porque raramente sabe fazê-lo com clarividência. Desta forma não nos resta outra alternativa senão fazermos aquilo que melhor sabemos: atacar. Esmagar. Trucidar aqueles russos. Temos equipa para isso e muito mais.

Há, no entanto, uma incógnita nesta eliminatória: ninguém sabe que tipo de mazelas (físicas ou mentais) poderá trazer o jogo importantíssimo que antecede o do Zenit.

Bo0geyman disse...

Fantástico este Post...
Façamos todos um grupinho engraçado e apesar de estarmos em primeiro lugar no campeonato e não termos deitado nada a perder na Champions, vamos para a luz no próximo jogo assobiar o Emerson e o Gaitan porque eles não são jogadores para o benfica...

Meu caro posso ser um Imbecil mas você é claramente um Perfeito Anormal!

Ricardo disse...

Parecendo que não, saber ler não é só juntar letrinhas. É preciso mais qualquer coisa.

Luis Rosario disse...

Passam por aqui uns cromos a visitar e comentar no tasco que só visto.

Percebam 2 coisas:

Queremos sempre um SLB maior e melhor e isso implica corrigir o que está menos bom ou mau

Na altura da verdade, no momento do jogo, em casa ou fora, não falhamos com o nosso apoio, o nosso envolvimento. Não assobiamos e aplaudimos no fim o nosso Benfica

Se o Benfica tivesse sido sempre conduzido por gente como esta ainda jogávamos descalços, nada se mudava mas era tudo muito mais feliz e alinhado.

Elogiem o que está bem, apontem o que está mal e exijam melhorias, porra.

E se acham que o Emerson é bom para o Benfica não venham comentar aos blogs, internem-se no hospital psiquiátrico mais próximo...

Unknown disse...

Pessoal, acho que o Jesus falhou essencialmente porque não deve ter visto o zenit-porco, onde o porco alves disse que não queria jogar e portanto lhe causou a perda definitiva da titularidade, recuperada agora pelas promessas (cumpridas) de agressividade contra o Benfica.
Dizia eu que não deve ter visto o zenit-porco, porque também nesse jogo, os russos apostaram nas laterais e depois, mais do que servirem os avançados, serviram os médios que entraram de trás, nomeadamente o shirokov (que me fez lembrar o tiago dos melhores tempo, o porco do maniche ou o ramires) com aquelas chegadas atrás dos avançados para concluir devido à falta de acompanhamento dos médios.

No primeiro golo então é gritante, Matic está com o russo, ele começa a correr e Matic fica a pensar na morte da bezerra, quando se lembra de correr, azar do caralho o russo já rematou e matic chegou 1 segundo atrasado, o suficiente para mamarmos.

O segundo golo é exactamente isso, a burrice do emerson é tão grande, tão grande, como a burrice dos apelos ao apoio para nãos e fazerem críticas no blog.

O terceiro é mais um buraco do emerson, em que o maxi faz merda (fez uma merda numa zona que nem era a dele, aliás se estivesse lá o javi, ele estaria no meio dos centrais e quem atacaria a bola seria o luisão e não o maxi, mas quantas vezes fez merda o emerson ?), mas o cancro lá estava.
O Maxi tem que ter ajuda, pois está constantemente a levar a equipa para a frente com qualidade.´

O Emerson, mal lhe cortam uma linha de passe borra-se todo.

Estou contudo optimista pois parece que está a criar uma solução, fingir-se atrapalhado e quando o adversário o ataca de lado (não de frente) aproveita para sair a correr. Se o atacarem de frente, então não tem solução e normalmente passa com o pé cego para o garay ou o matic/javi, deixando-os em maus lençois.

O problema foi que o spalletti veio ler o blog e o Ricardo deve ser crucificado por lhe ter transmitido as tácticas tão claramente para derrotar o Benfica.

redsun11 disse...

Tirastes da gaveta a 2ª parte da crónica....

A ver se nos entendemos: tu só acreditas na tua sapiência.
Talvez apenas gostes de futebol, mas não és adepto.
Talvez só gostes do tal "Benfica de adeptos exigentes", mas não és verdaeiramente do Benfica.
Na verdade, o que tu aparentas ser, é um lagarto. Que apela às vitórias, mas não sabe ganhar. Que apela à humildade, mas não é humilde na forma como trata os outros e os assuntos. Que fala de inteligência e exigência, mas que o é menos com ele próprio do que com os outros. Na verdade, essa mania da diferença só sublinha o lagarto que há em tí.

O Benfica é de todos. Mesmo que isso signifique ter adeptos que não sabem apoiar e o não saibam compreender.
E é por isso que o Benfica também é teu. Mesmo que seja dessa forma infeliz como revelas a tua forma de benfiquismo.

RESPEITA-O. É o mínimo se pode pedir a um benfiquista tão exigente e humilde com tú.

edgar_slb disse...

Lol.
É a Marta Rebelo a bater no Óscar, e este moço a bater no Emerson.
Pronto: o Emerson é o culpado pela seca que irá afectar o país, rapaz!
Haja paciência...

Joase disse...

@ Luís Rosário,
Mas quem és tu para achar que o teu julgamento é o que está correcto?

Mas quem és tu para para chamar doente mental a quem por acaso não acha o Emerson, tão mau como aquilo que querem fazer dele?

O disparate disto é que o nosso Maxi é que comete dois erros infantis e sofremos dois golos, e tu vens cascar no Emerson e em quem o defende?

Isto de apelidar os outros de atrasados mentais, quando no fundo só nos estamos a ver ao espelho é do caraças...mas enfim, continua na tua.

Ah só para avisar eu acho que o Emerson não é jogador para o Benfica, mas daí a fazer dele um Rojas, vai uma grande distância. Mas isto sou eu a dizer e não percebo nada de psiquiatria.

Constantino disse...

Não quero estar aqui a ser o guarda costas do Ricardo, ate porque não quero que ele se faleça todo apinhado de comprimidos como a outra... a morrer que seja de overdose alcoolica... mas...
Causa-me impressão que por vezes os benfiquistas baixem tanto os niveis de exigencia que cheguem ao ponto de achar que criticar um jogador nosso é mau benfiquismo. É certo que a 2ª metade dos 90's (nineties) e a 1ª metade dos 00's (zeries?) levaram a que os nossos niveis de exigencias andassem pelas horas da morte. Concordo que para quem viu um escalona, um rojas ou um cristiano a sacar fifias na esquerda, possa olhar para o Emerson como um chocolate praliné (sem racismos, atenção), mas na verdade ele esta abaixo do nivel minimo do que deve ser um jogador do SLB. para que não haja duvidas, o nivel minimo, para mim, já é baixo, mas anda à volta, talvez de um beto: muito mau mas não o suficiente para impedir a sua equipa de ganhar a um campeão europeu. ora eu olho para o Emerson e vejo um tipo que é suficientemente mau para o SLB ter dificuldades em bater um zenit. Mas digo-o (e o Ricardo faz o mesmo) não baseado em opinião bacoca. Digo-o baseado nos sucessivos erros que ele comete (empirismo?). Agora, dizerem-me que por eu achar que o Emerson é um nabo estou a ser mau benfiquista... eu peço desculpa mas não concordo. Mau benfiquista, ou taliban é aquele que acha que o nosso Clube está bem é com Emersons. Se estamos cá todos para dizer "olha, aquele Garay é um jogador do caralho" porque não podemos dizer "olha o Emerson devia era ir para o caralho"? Até porque, meus amigos, desenganem-se todos os que acham que o que é escrito nos blogs desestabiliza em 1% que seja a nossa equipa... a maior parte deles nem portugues fala...

João disse...

Amen!!!

Haja mais benfiquistas assim, capazes de pensar pela própria cabeça.

Dj Rumbero disse...

Deixo aquí o comentario q fiz no mágico pq vai totalmente de encontro com este post.
Já não me lembrava de ficar tão chateado com um jogo, que merda de jogo, merda de estádio, merda de campo merda de pais, podia ficar aqui o dia todo, correu tudo mal!!! y se houve um gajo neste jogo que me meteu nojo foi o Gaitan!! Este animal não sabe q neste tipo de campo é pra jogar a bola pra frente y fe em deus, a quantidade de bolas que esse animal perdeu que deram jogadas de perigo. E é obvio que o ultimo golo foi uma grande falha o Maxi mas ninguém se lembra que tudo começou por uma perda de bola daquela besta que joga a lateral esquerdo q nos últimos 10 minutos não deu uma pra caixa. Todos os anos temos de aturar uma besta, o ano passado o Roberto este ano o Emerson!!! Chiça!!!! e pra mim não cola a conversa do tempo, com essa idade ou se tem categoria pra jogar no Benfica ou não se tem y este gajo não tem! Ponto. A nível nacional ainda desenrasca mas na champions notam-se todas a debilidades. Fica também claro que não temos substituto para o Javi, acho o Ayrton bem melhor (para aquela posição) que o Matic.

Na luz o mínimo que peço pra ficar satisfeito é uma goleada. Este Zenit não é melhor que nos, a diferença foi as condições de merda para um jogo que se diz da champions e que se prepararam melhor para este jogo e é lógico não têm mais nada em que se preocupar!!!!

Unknown disse...

Para o palhaço do João Silva...

Mas alguém aqui falou em ir assobiar alguém?!??! Quer dizer que não podemos ter opinião própria, esteja ele certa ou não, sobre o que achamos bem ou mal no Nosso Clube?!?!?

Deixem de ver o Benfica como uma missa em que padre tem sempre razão!!!

Vitto Vendetta disse...

Emerson forever!!

João de Vimioso disse...

O teu benfiquismo não é mau, é uma merda, e tua maneira de ver os 3 golos que o Benfica sofreu ontem vale tanto como a forma como viste o jogo contra o nacional, ou seja, ZERO.
E não fales em "meu benfica", porque garanto-te que o Benfica não é teu e dentro de ti só vive estupidez, nem tu contribuis com NADA para o Benfica, a não ser os habituais posts fracos e de ataque ao que se passa no Benfica. Eu só gostava que explicasses porquê que continuas a perder tempo com o Benfica e a aborreceres-te se está (na tua opinião de pequenino) sempre tudo mal no Clube! E como o teu benfiquismo é uma merda, podias reservar os teus comentários (sempre depreciativos e vazios de conteúdo) para conversas com amigos no café ou no raio que te parta, mas não. Tinhas que fazer dum blogue o escape para as tuas frustrações em relação ao Benfica, porque se calhar na tua cabecinha é assim que se mostra o benfiquismo (que não sei se já te disse, no teu caso é uma MERDA). Por outro lado ainda bem que a acompanhar a tua escrita mesquinha trazes uma foto tua...

Unknown disse...

Ainda por cima um gajo que noutros blogs anda a aplaudir que se bata em Emerson, e aqui condena que se bata em...tchan tchan tchan tchan...Emerson!

ó João Silva... Pede pra sair e vai cagar pá!

JC disse...

Estou embevecido com a capacidade de argumentação do Vimioso. Isto sim, é discutir o Benfica como deve ser, caralho.

Ricardo disse...

Mentecapto, sem mentiras nem insultos, queremos saber o que achas. Caso contrário, não.

Constantino disse...

Ricardo, não me parece correcto que nos prives das baboseiras do mentecapto. É certo que o que tu escreves é bem mais interessante, mas eu penso que há um nicho de visitantes deste blog que vem em busca de comentarios do mentecapto... talvez seja só o antonio maia que o faça, mas mesmo assim...

dezazucr disse...

Esta equipa não sabe defender. Já o ano passado mesmo com o Coentrão em campo não sabia. Este ano quem tem disfarçado a coisa é o Artur com as suas defesas. Basta ver que sofremos golos em 2 de cada 3 jogos.
Há 2 anos raramente sofriamos golos, mesmo com o Quim à baliza.

Por isso mesmo, concordando com o Constantino, se calhar até foi bom sofrermos o golo. Impede o Benfica de jogar para o resultado, obrigando-o a atacar, algo que realmente somos bons. O único senão é a ausência de Aimar, fulcrar quando queremos jogar em ataque organizado. O Matic é claramente inferior ao Javi. Mas por isso é que é suplente e só joga quando o Javi não pode. Por acaso até preferia o Airton ao Matic, mas enfim, são opiniões.
Quanto ao Emerson, ainda bem que ele está lá, é preciso termos sempre alguém que possa ter sempre as culpas, mesmo que tenha sido Maxi a assistir para o 3º golo.

Na Luz é para ganhar, mas para mim interessa bem mais a postura que a equipa terá no jogo com os corruptos. Aí sim, espero que todos os tiques de soberba se esvaiam e que o Benfica se mentalize para ganhar com ou sem nota artística, com Emerson ou apesar do Emerson.

Esse sim, será o jogo que decidirá o resto da época.

João Duarte disse...

Granda Vimioso!

É assim mesmo pá!

Mas já agora, consegues dar a tua interpretação dos lances dos 3 golos? Ou é tudo deus ex machina, em que nem vale a pena tentar perceber o q se passou?

SLB4EVER disse...

Até concordo com a análise aos lances dos golos, mas para mim eles só acontecem devido ao espaço livre que se concedeu no centro do terreno.
Na minha opinião o JJ armou-se em pato bravo e arriscou em demasia, estamos a falar de um jogo dos oitavos da champions em casa de uma equipa milionária que ganhou o campeonato russo e que andou semanas a preparar-se exclusivamente para este jogo, isto não é a mesma coisa que jogar contra os mija na escada do campeonato nacional. Ainda para mais com as condições do relvado e estado do tempo.
O nosso meio campo não tinha nenhum médio defensivo de raíz, da defesa para a frente não havia nenhum jogador que seja grande especialista a defender nem o Barcelona joga com uma equipa tão ofensiva como a que foi usada ontem. É natural que quando seja necessário recuperar a bola e fazer contenção existam dificuldades, o Javi fez muita falta neste jogo mas isso já se sabia que assim ia ser, era preciso minimizar o problema e não ainda o por em mais evidencia. Acredito que num bom relvado a coisa até resulta-se bem pela boa forma recente da equipa, mas nas condições que se jogou a escolha pareceu fora do contexto e se a intenção era surpreender o Spalleti acho que saiu completamente ao lado.
Este era jogo para um 433 e para o Nolito ser titular, este ser relegado para o banco foi mesmo a decisão de pior gosto, apenas rivalizada por não trocar o Gaitán logo ao intervalo, se ele quer brincar que jogue playstation, já começa a fartar assim como o protecionismo que tem por parte do treinador.
Felizmente nada está perdido mas não podemos pensar que é fácil dar a volta á eliminatória com o Zenit na retranca e a apostar no contra, é preciso que o JJ desça á terra e faça os trabalhos de casa.

p.s. epá deixem-se de guerrinhas estúpidas e incosequentes de quem é o maior benfiquista ou do que é ser bom benfiquista. Os alvos a abater são os corruptos e o seu mercenário porko albes, cada um é livre de ter a sua opinião e o resto é conversa.

Bo0geyman disse...

Caso se tivesse ido atrás das vozes da discordia dos iluminados de sempre, talvez neste momento o nosso capitão fosse mais um qualquer Edcarlos que passou pelo clube...

ou a vossa memoria não vai até À primeira época de Luisão??..
Eu não digo que se desculpe tudo a Emerson , mas que não se faça dele um martir...
Ainda mais dentro da época que está a fazer o NOSSO Benfica...

Não me sinto dono da verdade apenas tenho dado a minha opinião, sendo que não percebo toda esta ostilização, até parece que me chamo Bruno Alves...

Já agora caro Ginha não descarregue as suas frustrações em cima de mim só por ter uma opinião diferente da sua.

os melhores cumprimentos

Unknown disse...

Foda-se, se não gostam do que aqui é escrito, têm bom remédio, ou argumentam tentando provar o vosso ponto, ou então passem para outro que ande a debitar ossanas aos emersons do Benfica e a achar que está sempre tudo bem e que a única coisa que temos de escrever é carrega Benfica ou repetir as notícias do site ou seja lá o que fõr. foda-se, ó joão do vimioso, mete a cabeça na sanita e puxa o autoclismo porque aí só há merda nessa cabeça

Unknown disse...

As debilidades foram identificadas à priori, dessas debilidades nasceram os golos dos adversários e mesmo assim esta corja de camelos insiste em dizer que está tudo bem ? Eles tiveram atitude, aliás o emerson é um poço de atitude, exemplar no comportamento pessoal e profissional, ninguém o critica por isso.
Mas também o rojas, o pembridge, o scot minto e aquele preto que alternava com o fyssas que também tinha vindo de frança o eram e não valiam um caralho

Mentecapto da Silva disse...

Mentiras?! INSULTOS?! Adiante...

Primeiro golo:
Já foi apontado o "principal" culpado: Matic. Disse-te que Javi ia fazer muita falta. Matic não tem culpa que o ponham a jogar naquela posição, assim como Gaitán não tem culpa que o ponham a jogar nas alas (e com responsabilidades defensivas), assim como Emerson não tem culpa que o ponham...a jogar. Incrível como JJ passa entre os pingos da chuva sem se molhar.
"Quando vê dois jogadores sozinhos em situação de cruzamento".
É isto: Gaitán está sozinho, em situação defensiva, com dois jogadores do Zenit. Culpa do Gaitán?!

Segundo golo:
"Bola nas costas de Emerson - Spalletti, afinal, sabia -, Garay compensa".
De referir que Garay só tinha que compensar pois o gajo que recebe saiu da sua àrea de jurisdição (centro) para a ala (e em "off-side", ao que parece...).
"Em vez de acompanhar o movimento dos jogadores que aparecem nas costas, compensando o espaço do central que ficou vazio, Emerson continua a correr em direcção a Garay e ao jogador que Garay está a marcar. Demasiado mau".
És demasiado benévolo. Não se percebe tamanha estupidez em Emerson. Deste quilate, somente a jogada (recorrente) em que domina a bola e fica com espaço à sua frente. Fica parado. Continua parado. Entretanto o jogador adversário aproxima-se. Continua parado. O jogador adversário já está em cima dele. Confia na opção tomada e dá um chutão em frente, neste caso sempre com resultados imprevisíveis. Pensará ele que há-de haver uma altura em que fará uma assistência primorosa.
Referir, por uma questão de elementar justiça, que a bola passa depois por Garay, Luisão e Maxi, em três momentos distintos. Mais uma vez, responsabilidade colectiva.

Terceiro golo:
Maxi "principal responsável".

Tudo isto para dizer que com alguma habilidade nas palavras podes transformar erros colectivos em erros individuais e vice-versa.

Eu poderia dizer que os 3 únicos lances de perigo criados na segunda parte foram da autoria do "jogador que mais assistências tem na prova" e de duas "portentosas arrancadas do lateral esquerdo", uma das quais resultou em golo.
Sabes que estou contigo na "questão Emerson", não se percebe como a camada adiposa de Cap nem ontem em condições propícias tenha sido levada em consideração.
Transformar um jogo com as características do da Rússia num ensaio sobre a cegueira de dois jogadores é "forçado". Quando um desses jogadores é Gaitán é absurdo.

M disse...

o emerson é um jogador que, pelas suas características, por tudo aquilo que apresenta (ou não) em campo, não considero que esteja dentro do parâmetros de qualidade para jogador titularissimo de nosso clube.

para membro do plantel...mesmo assim, em tempo de crise, pode ser que desenrasque..e a questão passa por aí!
sim, o Luis Felipe era sofrível, mas TODA a malta sabia que era um desenrasque, que só entrava quando não havia mesmo mais ninguém....

na minha opinião, defende mal (e defender bem não é não comprometer), ataca mal (ia dizer que atacar bem não é subir por ali acima, porque até isso, ele faz pouco) e apresenta uma série de pormenores que não o favorecem....raramente faz simples drible para resolver situação apertada, tem um sofrível domínio da bola (alguém se lembra do pequeno Léo, que recebia a bola disparada do outro lado do campo, à primeira, sem olhar e a redondinha morria logo ali?), tem muita dificuldade em passar a bola sem ter linha de passe direta (ou seja, caso avançado se posicione logo à sua frente, ele borra-se e mete no Garay, que em 2 toques, revoluciona logo tudo com passe imediato)...e depois, sem bola, é complicado gostar de um gajo que, defensivamente compensa com dificuldade os centrais ou médios laterais e ofensivamente até doi ver corredor vazio, Gaitan ou quer quer que seja para lá do meio campo e o Emersom a ficar alinhado (2 metros vá) com o Garay, sem ganhar posição para este lhe endossar a bola, em progressão...lá sai charuto para um gaitan sem apoio nenhum que já se sabe, em 5, faz magia 1 e perde a bola em 4....

não gosto do Sr. acho que está uns furos abaixo daquilo que é exigivel para o SLBenfica.

Agora, digo isto...sou sócio desde que me lembro, pago contas desde que posso, tive cativo na Luz anterior, tenho REDPASS desde que este estadio existe, vou ao estádio quase sempre, vou a alguns jogos fora, vou ao estrangeiro quando bolsa permite, nunca ninguém me ouviu apoupar (tirando umas caralhadas, fdx, é futebol) nem assobiar nossa equipa no estádio (e já tive e tivemos concerteza dores de alma do caralhão na Luz)...

Agora termino com isto, PÓCARALHO todos aqueles que me acham mau Benfiquista por criticar jogador de nosso clube...

Pedro disse...

Boa tarde,

Isto é o cúmulo, quer dizer que já ninguém pode sequer achar que exista algo de mal feito, ou algo errado, no Benfica que é apelidado de mau Benfiquista, ou ainda pior de anti? A fé tem de ser expressada incondicionalmente num "tudo bem e siga o aplauso"? Se não, são anti?

Meus amigos, os esforços de melhoria fazem-se de dentro para fora, começando por identificar quais as nossas franquezas e corrigindo as mesmas!

Que eu saiba o Ricardo, e outros que aqui são criticados, nunca deixaram de apoiar o Benfica! Agora, só porque identificam problemas que acham que devem ser corrigidos ou práticas que devem ser alteradas são...como alguém disse "és um Portista Ricardo".

Que eu saiba ainda vivemos num país livre, se não gostam do que o Ricardo escreve, têm bom remédio não venham ler, agora enxovalhar alguém num espaço seu só porque tem um visão diferente da vossa, tenham lá paciência...para mais fazendo-o da forma que fazem, ao menos que fizessem justificando-o como pede o Ricardo!

Por mim apesar de não concordar com ele em algumas coisas, reconheço que tem muita razão em algumas coisas que diz, inclusive na questão do Emerson! Sendo assim, por mim Ricardo, podes continuar igual a ti próprio, era o que mais faltava era teres de vender a alma...

Abraço
Pedro

Hattori Hanzo disse...

Pois é Ricardo... Há também a questão do meio-campo. Com aqueles mecos lá aquilo foi um vê-se te avias. Infelizmente há uma ideia peregrina agora que um trinco tem de ter toque de bola. Matic nunca irá ser trinco mas Jesus achou que sim e ele é que sabe. Ontem viu-se a qualidade do sérvio para aquela posição. Se com o resto do meio-campo Javi iria já ter muitas dificuldades em o segurar então com o Matic não se podia esperar muito. Ainda temos possibilidades de resolver em casa. Mas atenção que os russos na 2ª Mão já terão mais ritmo de jogo e se irão fechar apostando no contra-ataque. E não têm um treinador cheio de caganças, mas depois como sabe tudo gosta de inventar para provar essa sabedoria.

Berrante De Encarnado disse...

De acordo.

Mas Ricardo, para seres mesmo justo devias dizer mais verdades do que aqueles que muito bem disseste.

Gaitán fez várias dobras neste jogo, algumas já dentro na nossa área. Não foram uma nem duas. Inclusive no último golo, era ele que estava em cima da linha de baliza a tentar salvar-nos do pior.

Sim é verdade que não fez essa dobra, mas há imensos jogadores no mundo que sentem dificuldades nessas tarefas e não é por isso deixam de ser importantes para os seus clubes ou que são postos de lado.

Se o nosso caro Ricardo está à espera que ele seja perfeito nessas fases do jogo, o melhor é arranjar uma cadeira. Nunca será.

Quanto ao Emerson, subscrevo tudo o que escreve, apesar de não me apetece malhar no jogador, até porque de nada isso me vale. Realmente parece que piora em vez de melhorar.

Cumprimentos benfiquistas

PauloLopes disse...

Falaram em ti neste blogue:
http://esperoportinomarques.blogspot.com/2012/02/imbecilidade-e-estupidez-nao-se.html?showComment=1329413032673#c8306241454815550927

Acho que a lição é de borla...

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Amigo Ricardo eu avisei... não quiseste apagar o post agora aguenta-te ...iak...iak...iak...iak...iak...

Eh pá é bem provável que tenhas razão... e mais... certamente que o clube tem condições para suprir de forma razoável as duas lacunas das laterais sem ser necessário gastar nenhuma pipa de massa...

Mas agora a janela de mercado foi-se; todos nós pedimos e imploramos por uma solução razoável... JJ levou a dele àvante agora é com estes que ele vai ganhar... de facto lamento profundamente que o Gaitan não olhe com determinação para Aimar... mas este miúdo tem futebol nos pés... a equipa tem que o incentivar a ser Maior.
Penso que é altura de Cap ter uma oportunidade séria!

Anónimo disse...

É espantoso, mas sempre que aqui venho este imbecil só escreve merda.
Muda de clube pá, se nem sabes o jogo da carica, como podes saber de futebol.
És um perfeito anormal.

Mentecapto da Silva disse...

Constantino, o que eu me ri...já paravas não?! Não há estômago que aguente tamanha cadência de piadolas. Não nos prives tu também desse humor popular, façamos deste espaço um divertido convívio. De Rans a Quarteira, qual Lotinor, demostremos que Portugal ainda é um país de Tinos.
E não te esqueças, não fujas desse teu registo humorístico, qualquer incursão pela análise séria (tipo F. Santos e o jogo com o Espanhol) pode não ser bem acolhida pelo nicho António Maia, porque manifestamente "descabelada".

Stranger disse...

Mudando de assunto para apaziguar estes desentendimentos entre benfiquistas-já viram quem está no camarote das Antas?Será o "Payment Day?

Nuno Pinho disse...

Não podia estar mais de acordo com o post...
Por muito que me pesem as palavras, é preciso perceber que isto é uma guerra! Ao outro, 3 golos, como no jogo da Taça da Liga, é a melhor comissão que lhe podemos dar. O meu clube não responde com bolas de golfe, como alguém sugeriu, e muito menos ensaia agressões à saída de hotéis.

benfiquista a serio disse...

também não suporto a displicência de gaitan e falta de qualidade de emerson mas quem os põe a jogar também não tem culpa? para mim o principal culpado da derrota de ontem além da uefa por permitir jogar-se naquelas condições, do arbitro que não expulsou a besta do alves, foi JJ ao apresentar, num batatal daqueles, jogadores como gaitan, bruno cesar e depois aimar. porque não apostou num 4-5-1 que facilmente se desdobraria num 4-3-3 em situações de ataque e contra-ataque composto por um meio campo coeso formado por matic, witsel e maxi pereira e um ataque composto com a velocidade e raça de nolito na esquerda e rodrigo na direita a apoiarem o sempre possante cardoso no meio. é necessário dar esta solidez defensiva à equipa principalmente nos jogos fora da liga dos campeões pois só assim chegaremos longe nestas competições.

João Duarte disse...

O Anonimo das 17:56 é o António Maia?

Parece que não leu as recomendações que lhe deixem num post anterior...vou ter que começar a apontar à jugular.

Ulrich Haberland disse...

A tua dor é a minha dor Ricardo. Ver o Olimpo aqui tão perto e vê-lo fugir por... por quê caramba? Estupidez? Teimosia? O quê exactamente?... Escapa-me, angustia-me, frustra-me.

Porque amo o Benfica, porque é uma parte de mim, porque "o nosso destino é o de vencer", criticarei sempre tudo e todos que, na minha opinião, o estejam a impedir de ocupar o seu lugar. O maior entre os maiores.

E, no entanto, nunca assobiei (e até sei assobiar) qualquer jogador do Benfica.
Pode parecer difícil mas asseguro que é possível criticar em blogs e apoiar no estádio. Requer alguma destreza de raciocínio mas está ao alcance de qualquer inteligência mediana.

Anónimo disse...

O Gaitan é o jogador com mais assistências para golo nesta temporada na Champions, e um dos grandes responsáveis pela nossa boa carreira europeia desta época. É, a seguir ao Aimar, o jogador do Benfica com mais assistências para golo na liga. No dragão marcou o golo que nos permite algum desafogo na liderança.

No total das competições leva 11 assistências para golo em 22 jogos, mas para este iluminado fez o crime de hesitar numa manobra defensiva e corre-se já com o homem. Esse benfiquismo mesquinho, que se deleita a insultar os jogadores do próprio clube, que anda à procura do menor erro para denegrir um jogador com que se embirra, não é o meu.

Anónimo disse...

João Duarte não sou nenhum Maia. Vai apontar para o caralho, eu digo o que quero e o que me apetece. Tenha mas é juízo.

João Duarte disse...

Caro Anónimo e deixar-nos algum argumento?

É que dizer só o que quer e como lhe apetece é assim um bocadinho de inimputavel.

Ricardo disse...

Argumentos, João, mas tu ainda acreditas nisso? Tu não vês a demência desta gente? Só sabem insultar e dizer baboseiras. Mas compreende-se: são estúpidos. Depois há os outros, os gajos com capacidade para pensar mas preferem a via da demagogia bacoca. O Filipe é um deles. Para o Filipe isto é "benfiquismo mesquinho" porque eu, diz o Filipe, quero correr já com o homem. E depois dá-nos estatísticas ofensivas quando o que eu critico é uma coisa totalmente diferente.

A facilidade com que se inventam coisas, se mente, se insinua, se se deixa cair no insulto mais reles, continua a surpreender-me, confesso.

David Duarte disse...

A atitude de certos benfiquistas desilude-me e irritam-me bem mais que muitas bocas que possamos receber de portistas ou sportinguistas. Explico-me:

Uma pessoa faz uma analise do jogo. Analise!! Significa isto que a sua visão é a de um iluminado? Obvio que não. Mas porque se trata de uma analise existe uma argumentação com a qual podemos estar de acordo ou não. Se estamos de acordo, ainda bem (vimos o mesmo jogo). Se não estamos de acordo então argumenta-se porquê. Mas argumenta-se com uma visao contraria dos lances!

O que vejo aqui é gente que diz que não està de acordo com a analise do jogo e que apresenta como argumentos (tum tum tum!!!) que o Gaitan é o rei das assistências na LC (se é o rei das assistências então conclui-se, como é obvio, que não esteve mal no lance do primeiro golo... so um cego não percebe esta logica evidente de causa e de efeito). Mais, como jà vi neste e noutros blogs, que o Emerson não é assim tão mau porque até jà secou o Hulk (!!!!). Bora là contratar a defesa toda do Feirense que este ano jà secou o ataque do FC Porto (coisa que o Benfica jà não faz hà algum tempo).

E depois destes argumentos infaliveis, o que é que esses grandes benfiquistas dizem? Que logicamente a pessoa que faz a analise ao jogo e aos erros defensivos que provocaram os golos não apenas é um bronco como poucos, mas pior é anti-benfiquista. Aplausos por favor!!! Impossivel de resistir a tamanha demonstração de sabedoria e de saber estar com os outros!

Badamerda com vocês!! Prefiro mil vezes ver um jogo com um portista ao lado do que com um benfiquista que pensa que apoiar o seu clube significa meter palas nos olhos e não ver (e sobretudo não falar) o que de mal é feito.

Ricardo disse...

David, Obrigado. Obrigado, David.

É isso e nem mais um pontinho.