quinta-feira, 31 de maio de 2012

Desorientação

O maior problema do Benfica por alturas de Dezembro era bem visível. Não existia lateral esquerdo. Primeiro porque Capdevilla não contava e depois porque Emerson não prestava.

O que se fez em Dezembro ? Dispensaram-se Ruben Amorim e David Simão, acabando com a alternativa a Maxi Pereira na lateral direita, pois rapidamente se constatou que André Almeida estava demasiado verde, bem como se abriu um buraco no meio, pois para 3 posições (6, 8 e 10) Jesus apenas contava com 4 jogadores, Javi (6), Matic (6 e eventualmente 8), Witsel (8 e às vezes 2) e Aimar (10). Não que o Benfica não tenha nos seus quadros jogadores como Airton, Nuno Coelho ou Carlos Martins que podem fazer essa posição, apenas não foram considerados necessários. Consequência óbvia - equipa estoirada em Março.

Mas para além disso assinou-se com Djaló. Para quê ? Ainda hoje estou para saber, pois nas alas Jorge Jesus contava com Nolito, Gaitán e Bruno César. É certo que 3 jogadores para 2 lugares é curto, mas o Enzo que também foi dispensado nunca chegou a ser verdadeiramente uma opção.

Que estratégias para a nova época ? Nas laterais, Wass e Carole fizeram boas épocas em França crescendo o interesse nestes jogadores. Serão aproveitados ? Não se sabe ... Quem se contrata então ?

Ola John. Um sonho molhado do Jorge Jesus que custa 9 milhões para extremo onde temos Nolito, Gaitán, Bruno César, Enzo Pérez, Djaló e Urreta. Não está em causa o valor e o potencial de mais um jogador que só vê o Benfica como trampolim, é que efectivamente a grande lacuna do Benfica é a posição de extremo esquerdo.

Então e para defesa esquerdo ?Rojo ? Ansaldi ? Siqueira ? Não. Contrata-se Luisinho, um médio português de 27 anos que tem jogado adaptado a lateral e aproveitando a onda também Michel, um avançado brasileiro de 25 anos (ambos por 5 anos) que tem a particularidade de ter marcado menos golos que o avançado de 21 anos que o Benfica teve emprestado ao Paços de Ferreira, Melgarejo.

Mas não ficamos por aqui. Fala-se recorrentemente em Salvio, com uma insistência daquelas que já vimos que vai acabar em casamento, tipo Ola John. O holandês custou 9 milhões de euros, o argentino custará na ordem dos 8 milhões de euros. Supostamente a venda de Gaitán irá cobrir estes investimentos e a venda de outro jogador poderá libertar recursos para o abate do passivo.

Mas, quem é que deverá ser vendido a confirmar-se a entrada de Salvio ? Nolito ? Bruno César ? Nada disso, dizem os especuladores que sairá do trio Javi, Witsel ou Cardozo. Ou seja, entram 2 extremos e sai um extremo e um jogador da faixa central (trinco, médio de transição ou avançado).

Bem sei que estamos a falar de especulações, excepto o Ola John, o Luisinho e o Michel, mas será que não estaremos a assistir mais do mesmo ? Desorientação ? Ou comichões orientadas ? É assim que se projecta o Benfica campeão ? No reino da fruta fala-se da saída do Lolk e da entrada de um jogador cujas características são decalcadas - força, rapidez e facilidade de remate. Já nem vou falar de flores, mas continuemos neste ritmo e depois venham-me dizer que é só uma questão de fruta da época.

11 comentários:

Jugador disse...

David Pinto??? Isso é uma mistura entre David Simão e Ruben Pinto??? Saudações benfiquistas!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Ricardo eu de facto não consigo compreender... eh pá não consigo... temos uma equipa quase equilibrada e de repente tau... para te ser sincero a saída do Cardozo compreendo devido à situação financeira do clube e para se fazer dinheiro com o "activo" tem que ser agora... porque depois tau... e porque é que acho que saindo agora a coisa compreende-se... é que com o modelo de jogo que temos o Cardozo não indo para novo a coisa complica-se - a falta de velocidade e tal - só isso!

A saída eventual de Witsel é no meu entender um real tiro nos pés! Até porque se o Benfica para o ano fizesse uma boa época o jogador valorizar-se-á muito... para mim vendem-se o Gaitan e Cardozo = 40 milhões ... o salvio sendo bom jogador a sua contratação é muito discutível... e a porra do lateral é que nada (e já agora também falo no direito, mas o Wass já se encarregou de dizer que não quer voltar - que nunca mais falaram com ele patati patatá, onde andam amerda dos directores e funcionários do clube que não são capazes de mensalmente falar com cada um dos atletas[?], ora porra!)... neste momento com a entrada de mais estes 4 atletas já devemos ir em 12 milhões 354 jogadores sob contrato, eu acho demasiados jogadores sob contrato, bem mas isso sou eu...claro...

Voltando à vaca fria acima - mesmo sendo vá lá 50 jogadores 5 minutos x50= 250 minutos a dividir por 60 - dá 4 horas de converseta mensal - até o Rui Costa podia fazer esse trabalho - do estilo: boas, tudo bem? Está tudo a correr Bem? Boa integração? E dificuldades? eh pá 5 minutos ou 10!!!

Enfim sós!

Anónimo disse...

é assim o luisinho para suplente ate dou o desconto , agora o mitchel deve ser para matar as saudades dos benfiqusitas do doutor makukula , é muita parvoice junta puta que pariu , ou entao é algum interesse estrategico para manter o paços como clube amigo ou qq coisa do genero , porque sinceramente , sao mais duas contrataçoes ao acaso .

Stranger disse...

Por acaso até acho muito bem "comprado" o Luisinho.Tem idade madura, desempenha muito bem a função de lateral, e ser médio-ser ou saber ser, é uma mais valia, como alias o Coentrão o Miguel e outros, nos serviram de exemplo.Pode ser que até venha para a equipa B, mas acho uma boa opção-tambem so vi 4 ou 5 jogos e não o disseco como o Freitas Lobo.Quanto ao Melgarejo penso ser uma opção de caras para o plantel e irá colmatar varias dessas situações que explanas. Salvio e Ola John são 2 putos com muito futebol naquelas cabecinhas.Agora é esperar que o Rui...perdão, que o Jesus os aproveite:-)

John Wakefield disse...

Luisinho até não é mau e até poderia dar um suplente digno para o lado esquerdo da defesa, mas para isso, era mais acertado se tivessem apostado no Rúben Ferreira do Marítimo, uma das revelações deste campeonato e titular nos sub-21.

Quanto a Michel, não consigo perceber nada da sua aquisição. Jorge Jesus quererá um jogador tipo Wéldon, causando "efeito surpresa"? Continuo a achar que os dirigentes do Benfica se enganaram no brasileiro. O jogador que deveriam ter adquirido alinha noutro clube a Norte e tem o nome da capital do Perú...

Anónimo disse...

Mas o treinador vai ser o JJ? De certeza?!

Miguel disse...

B Cool, desculpa lá, concordo com o texto, mas quem é o David Pinto? Não será o David Simão?

Unknown disse...

convém a bem da verdade referir que também eu já ando tão desorientado que me esqueci do hugo vieira esse avançado móvel/extremo que pode ser usado como rodrigo / saviola / jara / melgarejo na posição de apoio ao ponta de lança. Efectivamente outra posição onde estávamos claramente carenciados

Unknown disse...

Para quem acha que estou a exagerar, leiam:

os craques

Unknown disse...

Com jogadores emprestados em número (e qualidade) suficiente para fazer uma equipa que disputasse as competições europeias, torna-se realmente extremamente difícil de entender estas contratações. Para além disso, se levarmos em conta que a "vantagem" de ter uma equipa B é permitir um emagrecimento do plantel principal.
E nos B's, relembro que só lá podem jogar 3 jogadores com mais de 23 anos...

luis disse...

A Equipe A, já vendeu alguém???

A Equipe B vai ganhar os jogos todos;) e depois pode subir???

A Equipe C ganhava um campeonato sul americano!!!

A Equipe D , bem com o investimento feito, ficava a meio da tabela da Liga do "Nosso Quintal"e podia ganhar a Taça de Portugal!!!

...tempo.