quarta-feira, 29 de maio de 2019

E Zivkovic?


Zivkovic foi um dos jogadores mais subaproveitados durante o reinado de Rui Vitória no Benfica ainda que, em abono da verdade, tenha sido com o técnico Ribatejano que o jovem Sérvio melhor revelou o que pode dar, quando teve alguma continuidade enquanto escolha para o onze.

O ex-técnico Benfiquista nunca demonstrou saber entender o que de melhor Zivkovic tem para aportar ao jogo da sua equipa, tendo sido recorrentes as saídas do jogo ou das escolhas nos momentos em que mais se pedia a sua presença. Alturas em que a anarquia e correria tonta tomavam conta do colectivo, Zivkovic aparecia a ensinar a todos o melhor caminho a seguir, porém, foi nesses mesmos momentos em que Rui Vitória abdicou dele vezes sem fim, ora substituindo-o, ora deixando-o de fora das escolhas para o jogo ou a conserva-lo ao seu lado no banco de suplentes.

Sobre o jovem talento dos Balcãs, Rui Vitória chegou mesmo a afirmar faltar-lhe “rasgo”, signifique isso o que significar. Em boa verdade, a única coisa que faltava/falta a Zivkovic é… jogo! Apenas e só jogo! Jogar mais, mais e mais, porque tudo o resto o jovem Sérvio tem de sobra e a mais que a esmagadora maioria.

Com a chegada de Bruno Lage ao comando da equipa principal, ainda sem saber o que ele queria para o jogo, alimentei a esperança de ver, finalmente, Zivkovic jogar integrado numa ideia de jogo colectivo e com continuidade.

Porém, os jogos foram passando e os minutos de Zivkovic não foram aparecendo e o próprio jogador foi desaparecendo gradualmente das opções, dando a ideia de ter sido ultrapassado por tudo e todos dentro do plantel.

Percebendo que o sistema de jogo escolhido não é o que melhor pode explorar Zivkovic (sendo óptimo para Félix, por exemplo) e entendendo que Bruno Lage vê em Pizzi um jogador para o corredor direito e que pretende um homem no corredor esquerdo que seja capaz de provocar a profundidade constantemente, não sobram lugares no onze para o Sérvio, é uma verdade.

Ainda assim, e tendo em conta que Bruno Lage optou sempre por alguma rotatividade nas provas paralelas ao campeonato nacional, é-me difícil compreender que o Sérvio nunca tenha entrado verdadeiramente nas contas do técnico. Porque se é verdade que Zivkovic não é o homem certo para uma ideia de alguém que explore a profundidade com ropturas em movimento de forma consistente, também não deixa de ser verdade que me parece a melhor opção para, pelo menos, o segundo plano do homem que procura mais o jogo interior em apoio, sendo muitas vezes o 3º médio, isto é, se entendo que a rotatividade na posição de Rafa não passe por Zivkovic, não entendo que a mesma rotatividade de Pizzi não passe por ele.

Se há coisa que o Sérvio faz como ninguém, é mesmo o jogo associativo, criativo e com elevado recorte técnico associando-o a uma enorme qualidade de decisão. Ou seja, todos os critérios para se ter sucesso em terrenos interiores, onde o espaço escasseia e cada bola assume uma importância fulcral, estão reunidos em Zivkovic para que ele tenha impacto positivo no jogo colectivo e com isso aproxime a equipa do sucesso.

A juntar a isto, sobra ainda a ideia veiculada por Bruno Lage na entrevista dada no final da época a vários jornalistas, referindo que opta por dar liberdade de decisão aos jogadores, ficando para ele a definição de posicionamentos. Ora, dando liberdade de decisão, quanto a mim, faz ainda mais sentido que se opte por quem é capaz de tomar as melhores decisões e nisso não há como não destacar Zivkovic nos melhores do nosso campeonato.

Esta, quanto a mim, foi a única grande questão que ficou por responder na mesma entrevista. Numa segunda metade da época carregada de jogos, porque não foi Zivkovic utilizado com alguma continuidade? O que lhe falta? Em que lugar Bruno Lage o enquadraria e porquê?

Não sei por onde passará o futuro do Sérvio, mas seja por onde for, que tenha jogo, porque o Jogo precisa de Zivkovic.

5 comentários:

joão carlos disse...

sim quase todos vemos qualidades no zivkovic, tal como no krovinovic, que alias mostrou com o rui quando jogou num meio campo a três no lugar do croata quando este se lesionou.

e se é verdade que ele precisa de jogos também não é menos verdade que os jogadores no nosso clube tem poucos para mostrar a sua qualidade porque existem mais que os podem substituir.
e zivkovic teve hipóteses com o lage, poucas, só que nunca produziu como nas mesma condições também não o fez com o rui.
e já são dois treinadores a não o aproveitar o que pode indicar outro tipo de problemas, como por exemplo falta de empenho como as declarações do rui parecem fazer crer.

é verdade que ele apostou no felix mas este começou logo a produzir coisa que o zivkovic nunca fez a não ser quando jogou no meio no tempo do rui.

mas o lage para falso extremo tinha o pizzi, o krovinovic, o zivkovic e o taarabt.
começa por ter jogadores a mais e logo reduz o tempo de utilização para os não são titular.
depois a seguir ao pizzi a preferência dele foi sempre o taarabt, que sinceramente acho inferior aos outros dois, mas todos os treinadores tem a sua panca.

Ricardo Fernandes disse...

O Sui Costa responde um pouco a isso, mas como alternativa ao Rafa e não ao Pizzi no Podcast Entrelinhas.

Benfiquista Primário disse...

Ora bem. O Zivkovic, se tivesse apanhado outro treinador quando chegou, hoje já seria o novo Gaitán...mas como andou um ano e meio entre banco e bancada, e só depois teve continuidade a titular durante uns 3 meses, a médio interior após a lesão de Krovinovic, e apesar de ter rendido e bem, fora da sua posição, voltou para o banco/bancada, o rapaz desmotivou e 'desistiu'...

Zivkovic e Krovinovic são dois jogadores que teoricamente Bruno Lage apreciaria, muito adequados a este modelo de posse de bola e futebol apoiado com muito jogo interior, e que vão muito de encontro às características que ele deve valorizar: não propriamente o "rasgo" (lol, foi mesmo um dos piores treinadores que já tivemos...), mas a inteligência táctica, a tomada de decisão e a qualidade técnica na sua execução.

Mas será que andam a 'treinar a 1000"??...se calhar nem a 500...parece que ambos gostam muito de sair à noite e pouco de se aplicar nos treinos...o problema parece ser mais esse, de falta de profissionalismo...

O Bófia disse...

epa oh tetas deixa-te de dizer merda e sai de trás da secretária cheia de donuts e vai apanhar ladrões

indefectivel slb disse...

e krovinovic?