domingo, 26 de julho de 2020

Candidatura de João Noronha Lopes

Foi a última candidatura a ser apresentada para as próximas eleições. E parece ser a candidatura que mais está a mexer com o apoio dos benfiquistas. 

João Noronha Lopes apresenta-se a eleições com mais vantagens que qualquer outro dos opositores à actual Direcção. 

Ainda é cedo para fazer uma apreciação mais definitiva mas por agora ressalvo as características desta candidatura que a favorecem no contexto actual: 

- Vice-presidente da Direcção de Manuel Vilarinho 

- Vários apoios mediáticos 

- Sem ligações ao actual dirigismo 

- Abordagem benfiquista e apelo ao benfiquismo 

- Experiência profissional 

- Inteligência do discurso 

- Controlo emocional 

- Insistência na vertente desportiva do clube 

- Destaque à necessidade de Credibilidade e Transparência 

- Ambição europeia 

- Abordagem à questão estatutária 

- (Re)Conhecimento de várias preocupações existentes no seio do benfiquismo 


A Candidatura de Noronha Lopes tem como primeiro grande mérito o vir afastar o fantasma Vale e Azevedo da narrativa da actual Direcção. O fantasma Vale e Azevedo, as pedras da calçada, o papel da impressora, o papel higiénico, etc, etc e etc. 

Noronha Lopes foi vice-presidente de Manuel Vilarinho. Foi Manuel Vilarinho que derrotou o Vale e Azevedo, foi a Direcção de Vilarinho que pegou no clube super-endividado, sem posse sequer sobre as pedras da calçada. Portanto Noronha Lopes é um nome mais presente e relevante nesse primeiro momento pós-Vale e Azevedo que o próprio Luís Filipe Vieira. 

Outro dos principais méritos desta candidatura é o de conseguir cativar o apoio de várias figuras públicas reconhecidamente benfiquistas. Apesar de tudo o que o que LFV fez ao longo destes anos para criar uma unanimidade pública à sua volta, a verdade é que Noronha Lopes tem conseguido apoios importantes, apoios de benfiquistas que têm voz nos meios de comunicação, que têm fãs e seguidores, apoio de personalidades que têm a sua opinião respeitada e admirada por milhares e milhares de benfiquistas. Vasco Mendonça com o Azar do Kralj e o programa Dia Seguinte, o Ricardo Araújo Pereira com os seus artigos na Visão, o programa Isto é Gozar com Quem Trabalha e o Governo Sombra e o Pedro Adão e Silva que é cronista do Expresso e comentador na SportTv. Além destes surge também por exemplo Pedro Ribeiro com a sua voz nas manhãs da Rádio Comercial e até muito recentemente no programa Mais Futebol. Entre outros que já se juntaram ou ainda se juntarão a esta candidatura. 

O mito dos paraquedistas também cai por terra com esta candidatura. Noronha Lopes tem um currículo rico, uma experiência profissional vasta e com reconhecidos méritos. As suas competências de gestão e liderança estão à vista. Não será certamente visto como um abutre ou um aventureiro. 

Por fim, na sua primeira aparição e no seu manifesto mostra um discurso cuidado, estudado e inteligente. Não ataca a Direcção de LFV à descarada, o que lhe causaria vários atritos entre muitos benfiquistas. Não. O que ele faz é tocar em muitos dos pontos negativos da actual Direcção. Fala neles e reconhecendo a sua existência, joga-os na praça pública onde os próprios benfiquistas os irão considerar e criticar. Oposição inteligente.  

Puxa pela emoção na hora de falar do sentimento benfiquista, dos feitos do passado e das ambições para o futuro, mas puxa pela racionalidade, pela ponderação, no momento de falar sobre os pecados de Luís Filipe Vieira. Com esta inteligência emocional, se a conseguir manter até ao dia das eleições, será também no debate a principal e mais séria oposição a Vieira.  

Há vários outros tópicos do seu discurso que merecem ressalva: 

- A sua posição sobre Jorge Jesus foi dos pontos mais altos. Noronha Lopes traz o seu benfiquismo à cadeira da presidência e aceita Jorge Jesus exigindo-lhe explicações. Vamos ser sinceros, com todo o lixo mediático no pós-saída do JJ do Benfica, uma palavrinha do treinador aos sócios sobre aquele momento seria muito bem vinda e possivelmente acabaria com grande parte do atrito que para já vai encontrar entre os adeptos do Sport Lisboa e Benfica.  

- Destaca a vertente desportiva como o principal foco do clube. Isto é algo que tem sido ignorado pela actual Direcção e que muito tem incomodado os benfiquistas. E na verdade é um ataque ao Benfica Negócio, ao Benfica Empresarial. O Benfica que Vieira tem criado e que tanto por aqui tem sido criticado. O foco do Benfica deverá ser conquistas desportivas e não dar lucros. O Benfica não deverá distribuir dividendos financeiros mas sim investi-los na sua actividade. O Benfica existe para competir e ganhar e não para criar fontes de receitas e alimentar todos e os mais variados negócios. 

- A abordagem ao Benfica Europeu é também mais um mix de ataque à actual Direcção e de partilha da preocupação de todos os benfiquistas. 

Algo muito positivo é não apontar a títulos europeus, até porque hoje em dia não é isso que está em causa. O Benfica Europeu não é o Benfica campeão europeu. O Benfica Europeu é o Benfica presente e com relevância na Europa do futebol. Vieira aponta à conquista da Champions mas nem consegue criar condições para um Benfica de Top-8 nesta competição.  

- Transparência e Credibilidade são dois chavões que qualquer candidato, qualquer presidente, de qualquer clube, partido político ou associação de estudantes, fala. Aqui a questão é o timing. A sua importância é intemporal mas neste momento torna-se crucial. O contexto é tudo e o contexto judicial que a Direcção de Vieira está envolvida e tem envolvido o clube é um verdadeiro escândalo à história e valores do nosso clube.  

- A questão estatutária é outro ponto muito interessante. Pode parecer uma questão menor para quem vê de fora mas para quem vive o dia a dia do clube por dentro sabe a sua relevância. As alterações estatutárias que Vieira protagonizou de forma a se eternizar no cargo são um atropelo à democracia do clube. A revisão estatutária é urgente. E Noronha Lopes, nome por quase todos desconhecido, aparece claramente conhecedor das inquietações mais profundas do benfiquismo. Portanto uma candidatura que se relaciona com as preocupações mais privadas dos benfiquistas. 

Destaco também a inteligência desta candidatura com a insistência no Agora. Isto é um claro apelo a todos os benfiquistas que se sentem obrigados a votar em Vieira por gratidão. É uma forma de criar um fim de ciclo a essa gratidão, a esse reconhecimento generalizado do trabalho da Direcção de Luís Filipe Vieira. É um dizer "Ok eles fizeram a parte deles mas agora é altura de dar um passo em frente, de começar um novo capítulo". 

Até à data tínhamos uma candidatura de alguém parte da estrutura de Luís Filipe Vieira que recentemente decidiu abrir guerra ao seu "antigo" ídolo. Tínhamos uma candidatura de Facebook, de piadas, de ideias copiadas e focada nos amigos e bajuladores da caixa de comentários, um candidato ao sabor do vento das redes sociais. E tínhamos uma candidatura por agora ainda sem qualquer relevo, de adeptos que ainda não se chegaram realmente à frente (aguardam o término da época). 

Se até ao momento via a actual Direcção a ter o seu primeiro incómodo em todo o seu reinado perante a agressividade da candidatura de Rui Gomes da Silva, com a candidatura de Noronha Lopes já acredito na possibilidade de termos umas eleições bem mais competitivas e capazes de colocar em risco o conforto da cadeira do actual presidente. 

A candidatura de Noronha Lopes faz um apelo ao romantismo das antigas glórias do Benfica, do Benfica do Ontem, um Benfica do antes de Vale e Azevedo e Luís Filipe Vieira, com projecção para o Agora. O recomeçar, o retomar Agora a paixão do benfiquismo de Ontem. 

                            Imagem relacionada

Contudo, ainda é cedo. Muito cedo. Por isso digo-vos que hoje sei em quem não vou votar. Hoje tenho o voto branco como garantido. Hoje ainda aguardo por mais desenvolvimentos para poder dar cor ao meu voto. Mas hoje estou mais feliz, mais realizado, com as novas possibilidades que vão surgindo.


16 comentários:

pereira disse...

voto em branco nao isso e votar vieira

nelse disse...

Fui lvf até à assembleia geral da agressão.... aí vi o tipo de pessoa que é.... e dps tem uma a maquina de propaganda que gigante que mentiram para desculpar o sucedido! O JNL tem tudo para ser o nosso Presidente e espero que o seja!

MP disse...

Vieira nunca mais. Quero um presidente benfiquista.

Nau disse...

Que reunião foi aquela que o candidato teve a semana passada com gente da atual estrutura? Também gostei da apresentação, mas espero para ver.
Também estou curioso pela reação de RGS, amanhã, no blogue do costume.

fvbd disse...

LFV ainda é o meu presidente.

joão carlos disse...

para já com jnl existe esperança e isso já é muito positivo.

agora resta esperar que essa esperança cresça e se consiga transformar em algo mais.

e não o mestre da porcalhota nunca ira fazer nada disso que dizes a sua bazofia é muito maior que isso, alem de que ele se esta a cagar simplesmente para os adeptos, como sempre fez.

Anónimo disse...

Falam da ditadura do Vieira, e vocês em 2020 ainda a "banir" pessoas no facebook por expressarem comentários contrários aos vossos. Contradição, não?

Anónimo disse...

Nau,

Tudo o que sei é sobre ter-se realizado um almoço anual. Um evento entre um determinado grupo de benfiquistas que acontece todos os anos e entre os quais está o Noronha Lopes e alguns dirigentes do Sport Lisboa e Benfica como é o vice-presidente Nuno Gaioso.

Fala-se que nesse evento existiu por parte do Gaioso um objectivo de persuadir a oposição e os criticos mas que não foi muito bem sucedido.

Anónimo disse...

creio que o Gaioso tentou a ultima oportunidade de JNL não avançar, ser */- um novo Moniz.
teve azar e isso já é sinal de um timing bem diferente.
gostaria e muito de uma Candidatura única, agora votar em branco nunca - seria votar indirecta/ em vieira -.

NÃO quero que o dinheiro e a Btv por ex. sejam manipulados a favor de vieira. Seria mais uma vergonha para a Democracia e Liberdade que sempre existiu no Benfica.

Anónimo disse...

Anónimo das 09:41,

Mentir e misturas realidades não torna duas coisas diferentes em realidade iguais.

Primeiro, alguém não deixa de ser um ditador porque quem lhe aponta o dedo também é.

Segundo, quem lhe aponta o dedo não é.

Porquê?

1. Porque neste caso especifico quem lhe aponta o dedo não governa coisa alguma. Percebe porque é que a sua comparação, mesmo se fosse baseada em factos reais, não faria qualquer sentido?
Uma pessoa que não tenha a porta de sua casa aberta a qualquer um é portanto uma pessoa ditadora? Uma pessoa que não admita certas atitudes de terceiros na sua casa é portanto uma ditadora? Exacto. A página é a nossa casa e gerimos a nossa casa como entendemos fazer mais sentido. Vai-me dizer que o Benfica é a casa do Vieira?

2. Os seus factos são falsos. Portanto, uma mentira. Ninguém é banido por discordar de nós. Uma mentira já muito repetida principalmente por aqueles que são banidos e não têm tomates para assumir a verdadeira razão.

Está esclarecido?

Desejos Há Muitos disse...

Depois de ler o texto não me lembro que Noronha Lopes tenha afirmado tudo aquilo que é descrito no texto. Pelo que me leva a pensar que é um texto que não passa de desejos. Desejos não constituem bases de candidaturas. São apenas desejos.

JotaPê disse...

De acordo com tudo, especialmente com o golpe dos estatutos para o arguido se perpetuar no poder...

Só uma questão: porque é que JJ tem de falar aos benfiquistas por não ter aceite um projecto miserável que vieira lhe quis impor e ter ido à sua vida? JJ não tem que dar palavrinha nenhuma, aquilo que esta gente que assaltou o Benfica lhe fez foi um nojo. vieira é que deve muitas explicações aos benfiquistas, especialmente pelo facto de ser arguido e ter arrastado o Sport Lisboa e Benfica para a barra dos tribunais.

Anónimo disse...

Desejos Há Muitos,

Eu não sou candidato a nada portanto aquilo que eu escrevo não se vincula a candidatura alguma. É a minha opinião, é a minha interpretação, é a minha visão.

Para bem do debate pedir-lhe-ia que me disse o que é que imputo ao Noronha Lopes que na verdade ele não disse.

Anónimo disse...

JotaPê,

Vieira deve muitas explicações aos benfiquistas e não só.

Quanto ao processo de saída do Jorge Jesus do Benfica não irei agora opinar. Mas esteja descansado que eu também não como cartilhas.

Contudo é inegável que uma grande parte da massa benfiquistas ficou magoada com Jorge Jesus. E não falo da sua saída nem do seu ingresso no Sporting. Falo de comportamentos.

Ficaria bem a Jorge Jesus dar uma palavra aos adeptos, procurar uma paz com os adeptos. Não adianta simplesmente ter feito as pazes com o Vieira. Os mais magoados, os verdadeiramente magoados, foram os adeptos. Com ou sem razão. Com mais ou menos razão. Ficaria bem ao Jorge Jesus procurar criar uma maior empatia com a massa adepta.

Ruca disse...

Concordo. Branco não voto. Quero saber ao longo de Agosto e Setembro, quem segue Noronha Lopes mas ele parece ser a 3a via com solidez. O resto, são os milhões de Benfiquistas a fazer.

Ruca disse...

Parabéns a todos os que pensam o Benfica.
Pensar o Benfica é algo de pensar o indivíduo ainda que o abstrato e as ideias são espírito do sujeito.
Na minha opinião, o sujeito não foi capaz de entender a obra como obra que poderia sobreviver a si.
Pior,,, usou aparentemente e escrevo assim até transito em julgamento, o clube, o símbolo e as relações institucionais que o lugar confere, para uso próprio. Isso incomoda-me muito.
Projecto desportivo e conhecimento para gerir o processo, um nulidade completa.
Fica obra do Seixal e o estádio ainda que com Euro, Somague e dimensão do Benfica socialmente, o estádio seria sempre feito fosse quem fosse.
Termino com uma nota desportiva :perder o Penta com investimento de 9M em 17/18, é o trigger para a mudança que chamarei de premente.