sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Franco Cervi

Chegou ao Benfica no Verão de 2016 para substituir Nico Gaitán e trazia no seu pé esquerdo esperanças benfiquistas de muita fantasia.


Com a alcunha de Chucky e com a facilidade com que enfrentava os adversários Cervi apresentava-se como um extremo repentista capaz de barafustar a ala direita de qualquer defesa.

Este puro extremo infelizmente rapidamente perdeu a sua magia. Jogo após jogo, época após época, Cervi foi-se tornando cada vez menos fantasista. Por quebra de confiança, por perda de habilidade ou até por culpa dos seus treinadores, a verdade é que num instante se percebeu não ser o extremo que o Benfica precisava.

Mas houve algo que Franco nunca perdeu – a garra, a vontade, a determinação e a capacidade de trabalho. São aquelas características que conquistam os adeptos e que lhe abrem espaço no plantel.

Cervi não pode ser o extremo do Benfica porque simplesmente perdeu o seu ímpeto ofensivo. Incapaz de ir no um para um, Cervi banalizou o seu jogo.

Isto juntamente com a sua postura aguerrida fizeram dele uma opção mais defensiva para os treinadores – até como extremo é utilizado numa visão mais de retranca, de cobertura ao lateral.

Assim começamos a descobrir o Cervi lateral. Mas sejamos honestos, o argentino não é forte defensivamente. Ter garra, correr muito e lutar intensivamente, não é saber defender. Tem maus posicionamentos, más abordagens e a maioria das vezes simplesmente corre atrás dos atacantes.

Cervi não só não é o extremo que o Benfica precisa como também não é o lateral que o clube necessita.

E por isto sempre tenho defendido que não tem lugar no 11 do Benfica.
E por isto tanto tenho defendido a sua venda.

Mas há contextos e contextos. E hoje o Benfica precisa de Cervi.

No início da época deveria ter saído pois não contava – Havia Nuno Tavares para cobrir Grimaldo e principalmente a possibilidade do clube se reforçar. Mas agora, a fechar Janeiro, não faz qualquer sentido a saída do argentino.

- Grimaldo vive a inconstância das lesões.

- Nuno Tavares já demonstrou não ter qualidade para jogar no Benfica.

- Jorge Jesus parece começar a apostar na possibilidade de uma táctica com 3 centrais, criando-se assim a posição de Ala esquerdo no 11 titular.

Sem que o clube tenha recorrido ao Mercado de Inverno para reforçar a lateral esquerda, com as actuais necessidades do plantel, a possível alteração táctica e a entrega do jogador apesar de mal ser opção, deixar sair Cervi é só mais uma falha estratégica desta direcção.

Só um desespero financeiro é que o pode explicar. Isto e uma contínua cegueira de quem nos dirige.

Cervi que saia mas só no final da época.



4 comentários:

daniel duarte disse...

Mesmo isso! Pode ser uma opção mto válida num esquema com 3 centrais... se for essa a ideia do Jesus... todavia será sempre péssimo sair nesta janela... mas o planeamento desportivo não é o forte daquela malta...

Pedro disse...

Caro Daniel fala nas inconstâncias de Grimaldo devido a lesões...
Explique por numeros?
É que se bem me lembro Grimaldo Tirando uma Pubalgia e duas lesões musculares e a do tornozelo já este ano foram as que demoraram mais tempo a resolver de resto são lesões normais, dai ele ter uma média de pelo menos 26 jogos na Liga (não contabilizo as outras competições) sempre a titular desde que chegou em 2015/2016 que foi quando chegou ao Benfica....pode consultar aqui este link para comprovar https://www.transfermarkt.pt/alejandro-grimaldo/verletzungen/spieler/193082

É Frágil ao toque, sim, é baixinho, sim....muitas lesões época tirando aqueles casos que referi, até o Rafa e o Gaitan na altura dele se lesiona mais

melhores cumprimentos

joão carlos disse...

mas a adaptação a lateral esquerdo já devia ter acontecido à mais tempo com a possibilidade de corrigir os defeitos que ele tem a defender.

e ele só não foi adaptado por este treinador, que é especialista nisso, alias tinha muito mais hipóteses ou perspectivas que diogo gonçalves, porque ele é preconceituoso em relação a altura, alias a mesma razão porque descartou florentino.

eu até percebia a saida do cervi para libertar vaga para um defesa esquerdo ou mesmo um direito, porque como já vimos só temos o gilberto, mas não é só porque é uma oportunidade de negocio que é a real competição que pelos visto o clube esta empenhada.

Diogo disse...

Daniel,
Completamente, ou quase completamente, de acordo com o texto. Só alterava uma coisa... tal como o Nuno Tavares, também o Grimaldo não tem categoria para ser a primeira opção do Benfica para lateral esquerdo. Defende muito mal (para não me alongar mais)... e daí a necessidade ou importância de teres o Cervi, para equilibrar aquela ala, nascendo assim, o "amor" que tantos benfiquistas têm ao Cervi.
Este são apenas dois, de alguns jogadores banais que o plantel do Benfica tem!