terça-feira, 21 de outubro de 2014

Qual é a sensação?




Por essa net fora, são muitos os textos e comentários inqualificáveis de gente que não consegue (talvez não saiba mesmo) escrever o nome dos adversários de forma correcta, porque para eles há os que estão com eles e… todos os outros. Esses “todos os outros” são presenteados, diariamente, com chorrilhos de má educação, estupidez e boçalidade.

As gentes do FC. Porto (facilmente se faz o arranjo básico para FC. Porco ou algo do género) é corrida a coisas como, “flatulentos” “corruptos”, “putanheiros”, “adeptos da fruta” etc. Tudo o que conhecemos e muito mais porque, há que reconhecer, imaginação (ainda que básica) para escolher trocadilhos ridículos e insultos, essa gente tem de sobra, como se fosse justo tomar todos os adeptos pelo presidente que têm.

Esta gente é gente que não consegue criticar o que há para criticar sem pelo meio bradar ao mundo a sua estupidez. Este é o tipo de gente que se acha conhecedor de futebol por saber inventar novos nomes aos adversários. Esta gente queria ter algo para dizer hoje, mas não está fácil.

E porque escreve assim esta gente? Primeiro, porque o faz atrás de um teclado; segundo, porque é o mais alto que a sua imaginação alcança; e terceiro, porque com esta linguagem a malta até se ri, a malta até adere, porque é popular e a malta até nem repara que acabaram de dar crédito a um básico.

Mas o que interessa isso? Pouco, muito pouco, mas gostava de saber a sensação dessa gente quando acordou pela manhã e soube que Vieira apertou a mão daquele a quem tanto jeito lhes deu chamar tudo e mais alguma coisa, afinal de contas, Vieira defende sempre o Benfica, não é mesmo?

Até agora? Só tenho lido silêncio, muito silêncio. No máximo um ou outro que se lembra da notícia que a SAD Portista apresentou um prejuízo líquido de 40M€ - “pode ser que se esqueçam” – devem pensar. Mas há pior, há ainda quem admita que o Benfica até pode ser um clube menos claro, mas é mais ganhador.

A sensação deles gostava de saber, mas não sei. A minha é de horror por ir sabendo no que transformaram o nosso Benfica

10 comentários:

Rennie disse...

é revoltante o que vejo acontecer...e não entendo que tenta justificar o injustificável.

Temo que seja um dia bastante negro para o nosso clube.

http://paremlacomisso.blogspot.co.uk/2014/10/promiscuidades-inaceitaveis.html

nelse disse...

Leio o teu Blog às vezes e hoje ao ler este post foi uma desilusão..... essa gente como que tu escreves e fala daqueles filhos da puta do norte, sou eu e muitos benfiquistas que durante anos foi ridicularizado, roubado, agredido e essa merda de pessoas desse clube.
O nosso Presidente fez muito pelo nosso Benfica, e que todos nós muito agradecemos! Mas, o nosso Presidente tem que se lembrar que o Benfica é dos SOCIOS! E de à 2 anos para cá tem dado uns tiros nos pés, relembro a situação do Gomes da FPF, que o nosso Presidente apoiou e dps foi ilibar o Porco do norte do apito dourado! Essa merda de gente do porto não merecem nada... e esse aperto de mão mete-me NOJO!

Calantrao disse...

Sou um gajo de outros tempos. Sou honesto e gosto que os meus também sejam. E, como César, acho que temos de ser sérios e parecer sérios. E o Benfica parece cada vez menos preocupado em parecer sério. Vieira já não quer saber se os benfiquistas gostam ou não gostam. Sabe que, no fundo, se ganhar será elogiado e se perder criticado e que tudo o que está no meio se desvanece perante uma bola ao poste ou um penalti roubado.

Mas e a História? Não podemos criticar os portistas pelo conteúdo das escutas e depois apoiar Fernando Gomes (o que arranjava bilhetes para as "deusas" com que António Araújo ia presentear Jacinto Paixão). Não podemos defender que o Porto controla o sistema e depois entrarmos em acordo com eles para eleger Luís Duque. É que Luís Duque é, para mim, um preconceito: sei que não o gramo, mas nem sei precisar porquê.

Em tempos idos, o Benfica perdeu um campeonato por duas faltas de comparência (as únicas da sua história, mesmo contando com os tempos do amadorismo). E perdeu-o numa decisão consciente para se impor contra negociatas escuras na Federação. Hoje em dia, ninguém aceitaria colocar a honra acima da vitória num campeonato mas pelo menos tentem disfarçar. Tentem convencer-nos que ainda há por aí um pingo de vergonha. A postura sportinguista parece mais limpa. Sei que, no fundo, o que queriam era serem eles a mandar mas pelo menos disfarçam. E isso já é qualquer coisa.

Calantrão

http://analiseajornada.blogspot.pt/

Anónimo disse...

"como se fosse justo tomar todos os adeptos pelo presidente que têm."

Pois aqui é que está o ponto. Como é possível não tomar pelo todo os adeptos de um clube que elegeu o mesmo corrupto várias vezes seguidas e por margens nunca inferiores a 95%? Qual foi o adepto do porto que alguma vez se revoltou com os títulos conspurcados ou com as manobras mafiosas? contam-se pelos dedos de uma mão.

José Moreira disse...

Muitos ou poucos é diferente de nenhum.

Tal como no Benfica é injusto olhar-se para que defente ou discorda de Vieira pela percentagem das eleições.

Mas a questão nem é bem essa, a questão é que não se conseguir argumentar e apontar o dedo às falcatruas de A ou B sem lhes rebaixar o estado. Para dizer que Pinto da Costa é corrupto, não preciso de lhe trocar o nome próprio pelo adjectivo.

Rafael Ortega disse...

Esta história é uma ópera bufa.

Os meus votitos vão servir para ajudar uma alternativa séria a apear o "Rei-Sol".

MSilva disse...

Não concordo com o texto. Por uma razão muito simples: quem cala consente. É que desafio-te a encontrares um portista que diga, sem reservas de qualquer espécie, que é contra pinto da costa. É que não deve haver nenhum.
E é aí que a tua comparação ao Benfica e a LFV falha: há bastante oposição a LFV, apesar dos 83%. Encontras muito benfiquista que não se revê em LFV, e não se coíbe em dizer isso. Lá por cima não se passa a mesma coisa.

José Moreira disse...

M Silva

Como deves imaginar, não conheço todos os portistas deste mundo, nem perto disso.

Podia até falar-te em amigos imaginários ou tão só em Miguel Sousa Tavares mas, como digo acima, esse não é o ponto.

O ponto é a necessidade de trocar nomes e partir para o insulto barato e básico para se apontar o dedo. Não é por saberes mais nomes insultuosos para dizer sobre alguém que chamas a razão a ti sobre algo.

JotaPê disse...

Mau era o vale e azevedo. Este é que é bom. A maioria dos sócios e adeptos merecem o clube que têm. Um dia torcem a orelha e não vai sair sangue.

Na lavagem cerebral, como no resto da vigarice, Vieira teve grande mérito... Não foi só o estádio e a btv.

luis disse...

Isto é melhor ir buscar a receita do polvo macio, sem ir à panela de pressão que deixei no NGB:

Luis 22 Outubro, 2014 23:47
Um polvo para não ir à panela de pressão e ficar macio, precisa de um segredo.
Segura-se pela cabeça com um garfo. Colocam-se os tentáculos devagarinho na água a ferver e sem nunca deixar cair a fervura... lá se vai introduzindo o "sistema" do animal irracional para a cozedura fatal.
Ficam a saber que se o garfo for curto, até o vapor queima.
Para compor o ramalhete colocam 18 sádicas batatas à sua volta, com um tinto ou branco da "quinta das lágrimas".
O padrinho do polvo...

Temperos,
bes : nota, pt : anexo

Benfica Todos Tempos