terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Capristanos – Do Lado do Poder, Nunca do Lado do Benfica

Domingo ao final do dia resolvi ouvir o programa da CMTV denominado “Crise no Benfica”.

Lá estavam Vasco Mendonça, João Malheiro, Diamantino Miranda, José Manuel Capristano e António Salvador, a falar sobre o momento actual que se vive no clube. Isto ainda antes do jogo com o Farense.

Tinha de escrever sobre isto mas havendo jogo do Benfica respirei fundo e decidi só abordar este assunto no dia seguinte – Ontem. Mas lá veio o empate em Faro e tive de respirar fundo durante mais 24 horas.

Não irei falar sobre os novos defensores do #VieiraRua. Não irei falar do “boletim informativo” que o Vasco Mendonça dizia não receber. Irei sim ter obrigatoriamente de falar do José Manuel Capristano.

Este senhor é o mais perfeito exemplo do tipo de pessoa que está sempre do lado do poder, que defende sempre o status quo e que não tem em si uma pontinha de massa critica. Este é o benfiquista que não merece representar o clube, seja como dirigente ou como “comentador desportivo”. É o dirigente do Vale Azevedismo e um comentador fruto da Vieira TV. Sim, estes dois mundos vivem lado a lado de mãos fortemente dadas.

Vamos então escrutinar a participação deste Capristano. Pode ser cansativo pela falta de conteúdo e atropelos lógicos que a cabeça dele apresenta.

- Jornalista “José Manuel Capristano concorda que o maior responsável desta crise de resultados do Benfica é Luís Filipe Vieira?”

- José Manuel Capristano “Obviamente que não. O senhor que o disse parece estar em campanha eleitoral. Os senhores que perderam as eleições há 4 meses parecem não aceitar a derrota. Todos os candidatos na altura disseram que manteriam o treinador logo o treinador foi consensual a todos e então agora que as coisas não correm bem é o presidente, é a direcção, disparam em todas a direcções."

Começa bem. Quem critica a direcção está em campanha eleitoral. É assim que funciona este ser acrítico ao poder.
De seguida atropela-se. Caro Capristano, os candidatos não disseram que eram a favor da contratação do Jorge Jesus. O que disseram foi que já que estava contratado não o iam despedir em Outubro só porque ganhavam as eleições. Percebe a diferença?
E já agora, lá porque “foram consensuais” quanto ao treinador então não podem disparar ao presidente e a direcção? Querer defender o indefensável dá nisto.

- “Às vezes faz-me confusão as pessoas não pensarem que os benfiquistas têm muito mais coisas que os une do que coisas que nos desune. Os nossos adversários não podem estar dentro do clube, devem estar em outras áreas: no Sporting, no Porto, no Braga...”

Pois não podem. Mas estão. E se o Capristano gastasse mais tempo a olhar para dentro do seu clube e menos para fora já o teria percebido.

- Jornalista “Para si se não é de Vieira de quem é a culpa?”

- JMC “Olhe ainda hoje li aqui coisas sobre o Covid. O elemento fundamental do Jorge Jesus é o treino e ele não treina. Ele agora tem 3 centrais, podia treinar os 3 centrais noutro sistema táctico mas não tem tempo para treinar. Repare bem, o Benfica jogou Quinta-Feira em Roma, chegaram a Lisboa na madrugada de Sexta, Sábado partem para Faro para jogar no Domingo. Esta calendarização está correcta? Árbitros? Querem que diga os árbitros? Mas isto é que são coisas que os benfiquistas deviam com veemência protestar.
E estes senhores não veem isto que a gente vê? É atacar o Benfica atacar o Benfica? Isto é que é ser benfiquista?”

Cá está. Se o Benfica está bem é o presidente que tem uns grandes tomates. Se o Benfica está mal a culpa é das arbitragens, da calendarização, do Covid, do azar e dos astros. O trabalho de quem dirige o clube é sempre espectacular.
E quando o Capristano diz que é sobre estas coisas que os benfiquistas deviam protestar com veemência faz-me logo lembrar os outros da BTV. Mesmo discurso.

Portanto a culpa é do Covid. Porque sim, faltou sustentar. Porque não tem sustento.
A culpa é da calendarização que não permite ao Jorge Jesus treinar uma táctica com 3 centrais. Pois bem, o Jorge Jesus não tem só 3 centrais agora. Se o Jorge Jesus quisesse treinar uma táctica com 3 centrais já o podia estar a fazer desde Julho. Se era tão crucial mais um central porque esperar pelo dia 31 de Janeiro? E o mercado de Verão? E se o treinador não tem tempo para treinar este esquema táctico como o usou contra o Arsenal? E se quer usar este esquema táctico como base, porque não o usou com o Farense? Onde está a sua lógica Sr. José Manuel Capristano?
E já que é para bater na calendarização tão absurda e incorrecta, saberá o Sr. Capristano que o Benfica não jogou em Roma sozinho? Que o seu adversário também se deslocou a Roma? Que o seu adversário também jogou Domingo mas 4 horas antes do Benfica? E que jogou não contra um Farense a lutar pela manutenção mas sim contra um City dominador no 1º lugar?

Mas lá está Sr. Capristano. É falar por falar. É fazer barulho para branquear. É nunca sustentar porque não há qualquer sustento.

 - Jornalista “ José Manuel Capristano como é que entende o facto de Vieira ainda não ter vindo dar uma explicação sobre estes maus resultados?”

- JMC “Então se o Rui Costa que é vice-presidente há 2 semanas fez declarações públicas então passado 8 dias vai o presidente falar por cima do Rui Costa? Não faz sentido”

Só para ser um pouco picuinhas, vou lembrar que nem 2 semanas são 8 dias nem o Rui Costa tinha falado há 2 semanas mas sim quase há 3.
E para descascar esta lógica da batata basta dizer que o presidente, o líder, é o Vieira e não o Rui Costa. Os vices é que não têm de falar por cima do presidente. Portanto o Vieira tinha obrigação de não andar escondido, de já ter falado fosse antes do Rui Costa, no lugar do Rui Costa ou já depois do Rui Costa.

 - JMC “Eu só chamo a atenção que está-se a pôr tudo em causa por estarmos mal no futebol. Mas eu pergunto, o Real Madrid está bem? O Barcelona está bem? Há lá convulsões como aqui? O Liverpool foi campeão o ano passado está bem? Ainda hoje perdeu 2-0 com Everton. Por amor de Deus, põe-se tudo em causa.”

Debitar cartilhas sem sequer se pensar no que se diz dá nisto.
Primeiro esta ideia de que o facto de um grande clube europeu não estar bem relativiza um mau momento do Benfica. Tudo serve para se ser acritico. Não importam contextos, não importam motivos e nem sequer importa a realidade. Importa desculpabilizar.
O Real Madrid está bem? Não. Mas não está a 15 pontos (na altura 13 pontos) da liderança. O Barcelona está bem? Está péssimo. Mas sim, há convulsões como aqui. Maiores até. Não basta falar de cor Sr. Capristano.
Sim o campeão Liverpool não está bem. Mas vamos ter em conta a razia de lesões que desde o inicio da época têm arrasado a defesa da equipa? Ou vamos só dizer que não está bem? Vamos sublinhar o facto de serem os campeões em título ou vamos ignorar isso? É que a comparação sai ao lado quando diz que o Liverpool é campeão pois o Benfica não é. Há 2 anos o Liverpool foi campeão europeu e no ano passado foi campeão inglês depois de um jejum de 29 anos. Ia o clube estar em convulsões por este ano o campeonato não estar a correr bem?

- JMC “Por isso é que sou grato, eu sei como é que o Benfica estava quando o Luís Filipe Vieira lá chegou e sei como é que o Benfica está.”

Vou só corrigir um pouco esta afirmação. O senhor não sabe como o Benfica está nem sabe como o Benfica estava quando lá chegou o Vieira, o que o senhor realmente sabe é como entregou o clube ao Vilarinho – isto sim o senhor Capristano sabe.

- JMC “Vejam o que acontece nos grandes clubes europeus, não é só no Benfica. E agora eu pergunto, o Sporting há 19 anos não ganha nada. Já tinham morrido todos. Com esta filosofia que o Benfica está mal, o Sporting esteve mal 19 anos então já tinham desparecido. Aí estão eles na ribalta agora. Tenhamos paciência, sejamos sensatos. O Benfica não pode ganhar sempre. Mesmo assim nos últimos 10 campeonatos o Benfica ganhou 5 e o Porto outros 5. Isto é muito mau? Por amor de Deus.”

Respirar mais um pouco...

Este senhor realmente recorreu ao Sporting para banalizar os nossos insucessos? Este senhor realmente usou o exemplo do Sporting que ficou 19 anos sem ganhar nada para dizer aos benfiquistas que também devem ter paciência. Eu acho que ele não faz ideia sequer daquilo que diz.
Acho não. Sei que não faz. Alguém diga a este senhor que o Dias da Cunha já não é o presidente do Sporting. Alguém o informe quantos presidentes, dirigentes e treinadores caíram naquele clube nos últimos 19 anos. Alguém lhe diga que a contestação a Vieira é uma brincadeira quando comparada com aquela que o actual presidente do Sporting – Frederico Varandas – sofreu nos seus 2 anos e meio de mandato.

Pelas palavras de Capristano ficamos também a saber que a bitola deste Benfica super consolidado é dividir a meio os campeonatos com um Porto falido e intervencionado pela Uefa.

- JMC “Só para dizer o seguinte. O outsider é o Sporting. Se o Sporting tem feito a campanha do costume estaria em 4º lugar. O Benfica está a 3pts do Porto e a 2pts do Braga”.

Não diz uma coisa inteligente. Não diz uma coisa com conteúdo. Não diz uma coisa que engrandeça o Benfica.

Ficamos então a saber que o Benfica estar 3pts do Porto e a 2pts do Braga é algo com que este senhor vive bem. Mas mais engraçado é fazerem-se estas contas ao campeonato tirando pontos a quem o lidera. O Sporting não devia contar para esta discussão porque está a fazer demasiados pontos. Não é que o Benfica devesse fazer muitos mais pontos, os pontos do líder do campeonato é que não deviam ser considerados.

- Vasco Mendonça “Eu tenho a sensação que se ficarmos aqui mais 2 ou 3 horas com o Sr. Capristano nós vamos descobrir que também perdemos o Penta por causa da Covid-19, eventualmente vamos descobrir que a primeira variante do vírus não apareceu na China mas em Portugal aqui há uns anos. Ou que se calhar foi por isso que fizemos repetidamente figuras tristes contra o FC Porto nos últimos anos.”

- Jornalista “Quer responder a Vasco Mendonça?”

- JMC “Não vale a pena. Ele acusa as pessoas inclusivamente está-me a chamar atrasado mental. Quando diz que eu penso que a Covid não vem da China e que começou em Portugal... Não vale a pena. O sr. Vasco Mendonça defende a sua dama e eu tenho o direito de defender outra dama.”

E agora vem a vitimização. O usual também. A parva da vitimização.

Mas só quero lembrar ao sr. Capristano que não é suposto andarem a defender damas mas sim o Sport Lisboa e Benfica. O suposto não é benfiquistas andarem a defender os seus presidentes mas sim o seu clube. Mas o Sr. Capristano não sabe fazer essa distinção.

- JMC “Deviam dizer é aquilo que eu digo. Cuidado com as arbitragens, estamos a ser roubados”.

- VM “Esses boletins informativos do Carlos Janela epa tenha paciência. Eu conheço isso tudo de uma ponta à outra. Recebi o boletim informativo semanalmente”.

Aqui esperei ver o Capristano negar a existência da cartilha, desmentir que a segue. Mas não. Não o fez. Deixou passar.

E o José Manuel Capristano termina a sua participação a dizer ao João Malheiro:

“Não recebo lições de benfiquismo do senhor.”

Pois não sei se recebe ou não lições de benfiquismo do João Malheiro. Mas talvez devesse. Do João Malheiro ou de qualquer outro benfiquista. É que lhe falta muito benfiquismo na palavra, no pensamento, na preocupação e no comportamento.

Mas percebo. Quem andou a defender o Vale e Azevedo até este cair, fará o mesmo com o actual presidente enquanto este lhe der guarida. É que não é o benfiquismo que o move, é a atracção pelo poder instaurado.

E sendo o Capristano um perfeito exemplo do que o Vieirismo alberga, já passou da hora dos benfiquistas se questionarem se quem nos dirige se preocupa com o clube ou somente com os seus compadrios.

É que apesar de este Capristano ser único, há dezenas e dezenas de outros Capristanos por aí.




5 comentários:

Águia Preocupada disse...

Também tive a curiosidade de ver esse programa já que tinha lá os tontos dos outros clubes a calcar e a gozar como se nunca tivessem passado por uma crise idêntica!
E fico de pele arrepiada só de me aperceber que há benfiquistas tão patéticos, tão incultos e sobretudo tão cegos!
E hoje aparece mais um que andou a defender o aldrabão até às eleições e ao que tudo indica votou nele e agora passados quatro meses já exige a demissão. Falo de Gaspar Ramos outro que mais valia estar calado.
Outro que devia estar calado é o Calado... Minha nossa, como é possível haver canalhada tão fraca, tão estúpida, tão inculta!
Quanto ao canal CMTV só por momentos me detenho detenho ali. A única preocupação deles é gerar a polémica, a confusão, empolar as situações a pontos circenses. A verdade para eles é o que menos interessa!

fvbd disse...

O Sr capristano é um graNDE BENFIQUISTA E UM HOMEM SÉRIO.

joão carlos disse...

muito curioso que dois dos homens de mão do vale sejam agora acérrimos defensores do vieira, o outro é o antunes, porque será mesmo.

mas basta ver outros como o antunes era um grande critico, até se candidatou contra, mas depois passou a ser um defensor teve logo um tacho andamos nisto.
depois temos o sentido contrario gente que durante oito anos está lá dentro depois é corrido e de repente vê a luz.

Santanoco disse...

calado capristano antunes guerra são ratazanas. chamar aquilo de benfiquistas é pios que o covid..........o que se faz p receber uma avença........

Luis disse...

Grande Daniel Oliveira, não podia estar mais de acordo. Vamos à luta pelo NOSSO BENFICA, contra este tipo de atitude sigo-o e uno os Benfiquistas para irmos onde for preciso