sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Jorge Jesus de Ontem para Hoje

Não vou aos tempos do Amora recuperar o trio de centrais de Jorge Jesus, importa-me somente perceber o Benfica nas mãos de JJ.


Na sua primeira passagem pela Luz apresentou-se ao clube com a forte afirmação que a equipa consigo jogaria o dobro. Dito e feito. Nas mãos de Jorge Jesus a nossa equipa começou a jogar muito mais.

Agora no seu retorno foi ainda mais ambicioso. Assim que chegou afirmou que a equipa iria jogar o triplo e que nos ia oferecer espectáculo. Dito porém longe de ser feito. Este novo Benfica do Jorge Jesus tarda em carburar e tem reunido apáticas exibições atrás de enfadonhas exibições.

Verdade seja dita, o nome é o mesmo, o homem é o mesmo, mas o treinador está longe de o ser.

Jorge Jesus habituou-me a um futebol aberto, rápido e muito desequilibrado. Só quando a equipa estava muito bem trabalhada é que o dito desequilíbrio nos favorecia. Mas acima de tudo, Jorge Jesus habituou-me a uma equipa forte no jogo sem bola, expert na capacidade de defender com poucos e extremamente potenciadora da criatividade ofensiva.

Com o seu 4-2-4 fazia evoluir os seus centrais, elevava a estrelas os médios com que segurava o meio campo e espremia todo o talento dos criativos da frente, procurando um Benfica dinamizador e goleador.

Partir o jogo e lançar ataques rápidos sempre foi uma característica do futebol de Jorge Jesus. Isso não mudou. Desaproveitar a formação, casmurrar com certos jogadores por si escolhidos e arrogantizar por aí fora, também são características que se mantêm. Aliás, a arrogância é a sua característica mais visível e muitos dissabores nos tem dado, tanto por certos comportamentos quanto devido à cegueira que esta lhe causa na hora de mexer no jogo.

O problema é que o essencial que fazia de Jorge Jesus um potencial magnifico treinador parece estar desvanecer-se com o tempo.

- Extrair futebol de talentos.

- Defender bem com poucos.

- Atacar com criatividade.

A expectativa de ver certos jogadores nas mãos de Jorge Jesus tornou-se numa pura desilusão. Chiquinho, Pedrinho, Jota, Pizzi, Darwin, Waldschmidt, Everton, Krovinovic, Florentino e Gonçalo Ramos. Pouco se espremeu, muito pouco se lapidou.

A velocidade do Rafa, a qualidade de um jogador feito como é o João Mário e um super jogador como é o Weigl, têm sido o destaque individual deste Benfica.

Dedo do Jorge Jesus só mesmo em zonas mais recuadas do terreno. Viu-se logo uma forte melhoria no posicionamento do Rúben Dias e estamos a ver um Otamendi muito mais seguro do que aquele trapalhão que cá chegou.

Quanto ao processo defensivo ficou evidente o fracasso de Jorge Jesus na época passada. A equipa defendia mal e o treinador do Benfica para contrariar isso só teve uma solução: colocar mais um defesa em campo. Foi assim que passámos para os 3 centrais.

E nada tenho contra um sistema de três centrais. Contudo não gosto quando é usado por estes motivos e somente com o objectivo de tapar a baliza, de encher a área defensiva.

Por fim temos a pouca criatividade que o ataque do Benfica tem demonstrado nas mãos deste novo mais velho Jorge Jesus. Não é por acaso que praticamente todos os jogadores criativos têm falhado. Este treinador nunca valorizou a posse de bola mas também nunca descurou do ataque apoiado, mesmo jogando em transições rápidas.

Hoje vemos um Jorge Jesus a fazer das suas armas ofensivas a força e a velocidade – o ataque à bruta. Três homens na frente para correrem de frente à defesa adversária, chocando nela até a partirem.

Para mim assim se define o retrato deste Benfica. Ao menos finalmente temos uma equipa com uma identidade de jogo. Jorge Jesus encontrou o seu 11, finalmente encontrou o seu (novo) futebol. Funciona? É bonito? É prazeroso? É espectacular?

De forma muito simplificada podemos dizer que o 4-2-4 deu lugar lugar a um 3-4-3 - com 3 centrais a servir de tampão na área, com 3 atacantes a baterem-se com os defesas contrários e com 4 homens em compensações.

Os adversários com alguma facilidade conseguem criar várias aproximações à nossa área contudo são constantemente levados ao espaço nas alas tendo de recorrer a cruzamentos que facilmente os nossos 3 defesas conseguem limpar. Jogo partido e o tampão defensivo a funcionar.
Lá na frente é constante o ataque á profundidade e a velocidade vertical dos nossos 3 avançados coloca as defensivas adversárias em constantes sobressaltos. Colocamos igualdade numérica nos ataques e os adversários a correr atrás da bola mas depois falta-nos a criatividade, a técnica e os apoios – o Yaremchuk pode fazer este papel mas não é o seu futebol natural; o Darwin é feito para este jogo mas peca pela fraca qualidade técnica na recepção e condução da bola.

E com a criação desta identidade de jogo surge um problema de plantel. Não temos segundas escolhas. De 11 jogadores só 4 podem ser substituídos sem se mudar o estilo de jogo – Guarda-redes, um Central, Ala direito e o Ponta de Lança.

O Grimaldo, o João Mário e o Weigl simplesmente não têm substitutos. De resto todas as outras opções de ataque são jogadores de posse, de controlo da bola, de jogo interior e futebol entrelaçado – não encaixam nesta ideia.

Os últimos 6 jogos parecem-me bem ilustrativos disto que aqui tenho divagado.

Barcelona – O Benfica foi dono do jogo sempre que o partiu. A defesa esburacada deste Barcelona transmitia insegurança a todo o colectivo sempre que apanhava com os nossos avançados. Com os nossos 3 centrais o catalães simplesmente não tiveram futebol para furar. Só não foi assim quando após o primeiro golo a nossa equipa decidiu recuar, permitindo tempo e espaço para o Barcelona subir linhas, respirar e tentar construir – sem jogo partido ficámos a ver jogar um triste Barcelona.

Portimonense – Em 90 minutos de jogo só durante 20 é que fomos ofensivamente avassaladores. Perante os algarvios bem recuados faltou-nos criatividade no ataque para criar mais perigo durante quase 4/5 da partida.

Trofense – Uma excepção pelo contexto do jogo e do adversário. Não há muito a analisar numa equipa sem identidade. O 11 titular foi mal gerido pelo treinador e tal foi reconhecido quando para tentar segurar o 1-0 se viu obrigado a lançar os habituais titulares.

Bayern – O jogo do Benfica ficou em exposto aqui. Incapacidade de ataques apoiados resumiu a ofensiva encarnada a 3 jogadas de ataque resultantes de 3 cavalgadas individuais. E logo na primeira as carências técnicas do Darwin foram evidentes. Sem bola a equipa foi incapaz de impedir o Bayern de facilmente criar inúmeras jogadas de ataque. Depois perante jogadores deste calibre não é um tampão de 3 centrais que vai impedir incontáveis sustos na nossa baliza – vários bem antes de qualquer um dos quatro golos concedidos.

Vizela – O jogo que confirma as fragilidades desta forma de jogar (e treinar). O Vizela recusou-se a partir o jogo e com isso o Benfica não conseguiu lançar as cavalgadas ofensivas, o que banalizou os seus atacantes. Por outro lado com simples tabelas os jogadores da casa iam criando várias aproximações à nossa área. Porquê? Porque a preocupação dos nossos centrais em fechar a área aumenta o distanciamento para os nossos médios.

Vitória – Em Guimarães, com algumas alterações ao 11 titular, tivemos outras confirmações.
Alternativas como o Meitê são simples aberrações de águia ao peito – há jogadores que simplesmente não têm substitutos.
As nossas alternativas ofensivas trazem um outro futebol à equipa, quebrando-se a tal identidade de jogo. Com Pizzi e Everton a equipa tem um futebol mais rendilhado, mais pensado, mais técnico, mais interior e apoiado. Enquanto quisemos ter bola e jogar fizemos dos nossos melhores jogos da época. Depois foi o descalabro, o desmoronar de uma equipa sem identidade e jogar no medo com jogadores inconcebíveis.
Neste caso o Vitória aceitou partir o jogo, ganhou-nos o meio-campo, meteu mais homens juntos à nossa defesa e não se preocupou com os desequilíbrios defensivos pois desta vez o Benfica não tinha sido montado para os aproveitar.

Agora voltaremos ao 3-4-3, ou melhor ao 3-0-4-0-3. A questão será perceber se o Estoril aceitará ou não partir o jogo. Se não aceitar o Benfica dificilmente sofrerá golos mas também dificilmente marcará.





8 comentários:

Anónimo disse...

"e um super jogador". Meu deus!!!

joão carlos disse...

o problema não é ele não ser o mesmo é precisamente o oposto é ele ser o mesmo já se sabia, só não viu quem não quis, que a maioria dos treinadores, cá do sitio, sabe perfeitamente como o anular e isso já era visível nos ultimo ano que ele cá tinha estado.
isto para não falhar que o futebol dele sempre foi mais frenético, que muitas vezes dava a ilusão de bem jogado quando não o era, do que especialmente bem jogado mesmo que em alguns momentos o fosse.

a outra táctica dele precisa de dois monstros no meio campo, e muitas das vezes nem isso era o suficiente, só que hoje esse tipo de jogadores não esta acessível à nossa bolsa por isso era mais do que esperado era preciso mudar.
na minha opinião o problema seria resolvido com tres medios mas ele recusa liminarmente isso ainda não percebi se por arrogância, ou preconceito, se porque não sabe trabalhar a táctica.

o não ter jogadores em alternativas aos titulares copias destes até seria uma excelente ideia já que permitiria mudar o sistema consoante as características que cada adversário apresenta.
agora jogar contra equipas que não dão espaço entre a defesa e o seu guarda redes como se estivéssemos a jogar contra uma equipa que o dá é só parvo, mesmo que mantenha a identidade o que quer que isso seja, e apenas um sinal de desorientação isso e em menos de vinte jogos já ter utilizado seis laterais direitos diferentes.

paulojcduarte disse...

O anónimo acima faz parte da equipa do Coluna, que suspiram por um Adonis meio campista, tal colegiais. Onde num meio campo onde estava Weigl e Taarabt o problema era o Weigl, que visão mais afunildada e distópica da realidade.

Em relação ao texto, "Jorge Jesus habituou-me a um futebol aberto, rápido e muito desequilibrado.", bota enfâse no desequilibrado, e com zero ideias a nível de ataque posicional, baseando o jogo no desiquilibrio e nas transições ofensivas.

Sou pragmático o suficiente para achar que no final contam as vitórias, independentemente do modelo. Mas acho que este modelo, funcionando com o Barça moribundo, não chega para o campeonato onde andará a maior parte do tempo a bater num muro nos últimos 30 metros do campo.

Por fim, não acho que JJ tenha mudado muito, no jogo do pedra, papel, tesoura, que são os modelos táticos, JJ é isto e sempre foi. Hapoel, Paok, Portimonense, Boavista... a ficha de jogo de Tel Aviv é de vir as lágrimas aos olhos com a qualidade desprediçada.

PAULO SANTOS disse...

Ter Jogadores como, Aimar, Saviola, Cardoso, Javi Garcia, Matic, Enzo Perez, Di Maria, David Luiz, Maxi, Luisão, Ramires, Coentrão, Rodrigo, Gaitán, Salvio , Witsel, Garay, Oblak, Siqueira, Markovic (em bom), Talisca, Julio César, Jonas ... entre muitos outros, e muitos que não aproveitou, ajudou de certeza, mas mesmo assim conseguiu não ser campeão.

Está ultrapassado. É muito previsível. A Equipa vive de rasgos individuais. O Benfica não tem plantel para jogar na tática/sistema de tres centrais...não tem extremos nem médios que suportem a tática.

Lin disse...

E não pode o Coluna ter razão? É que desde a chegada do weigl começámos a ter records negativos e nunca mais goleámos ninguém. E na verdade ele está diretamente ligado a muitos lances defensivamente decisivos e não foi porque os evitou, mas porque os permitiu. Mas pelos vistos é o único jogador do Benfica que merece adjetivos extra. Que hoje marque golo um e evite dois.

Mark Trencher disse...

Boas Daniel Oliveira, não só o Weigl é um "super-jogador" (infelizmente), como obviamente não é o culpado de todas as desgraças que têm acontecido recentemente. É "culpado" (atenção às aspas) pela forma como entrou na equipa com o tal estatuto de "super-jogador, sem que se tenha verificado algo de verdadeiramente positivo durante época e meia; mas não só não é ele quem se convoca a si próprio, como não é ele quem escolhe a táctica, escala os jogadores, faz as substituições, orienta os treinos, faz as palestras, etc; como também não é ele quem decide a política de contratações ou de comunicação; logo não é o maior responsável por estes quase dois anos deprimentes.
E mais, tivessem todos os nossos jogadores mostrado a evolução que o Weigl tem mostrado nesta época, e estaríamos talvez com os mesmos pontos, mas menos apreensivos em relação ao futuro.

Em todo o caso considero que o Weigl não é o jogador que precisamos para aquela posição, e que se aparecer alguma (literalmente alguma) proposta por ele, é vendê-lo e ir buscar dois trincos a sério, um para ser titular e outro para o banco, ou então contatar o tal trinco para titular e chamar o Tino de volta ou promover um miúdo da formação.

paulojcduarte disse...

Lin,

O Coluna usa um chorrilho de falácias, aquele gráfico que costuma meter com os passes laterais e para trás é completamente pateta sem comparar com outros 6 e com o que é pedido a um 6 neste século e pelo treinador. A hiper análise sobre apenas um jogador é outra, especialmente quando passou épocas com o Taarabt ao lado, o Otamendi e o Lucas podem fazer qualquer merda que têm sempre as costas respaldadas naquele blog.

O mestre da tática e reinventor do futebol moderno também nunca se engana, e a maior piada é achar que RV seguiu indicações que ele deu no blog.

Aliás, o Weigl é culpado do cabaz que trouxemos de Tel Aviv, com uma equipa que dá lágrimas só de lembrar.

O Grimaldo é o culpado por estar o Sef no banco, o Chiquinho em parte incerta, o Waldshmit vendido, e o Florentino a distribuir classe por esse mundo fora.

O Weigl também é culpado por haver zero ideias para ataque posicional e por só conseguirmos desbloquear jogos com o St Clara em contra ataque depois de estar a levar chocolate quase uma parte inteira

joão carlos disse...

@paulojcduarte

se fosse só nesse blogue existem outros igualmente alucinados.
e não são só falacias as mentiras abundam e são repetidas sempre que é para ver se elas se tornam verdades.