domingo, 12 de agosto de 2012

O benfiquismo traumatizado

Ontem li algumas coisas absurdas que pensei terem sido ditas na loucura do momento, na irracionalidade clubística, na cegueira da proximidade com os acontecimentos.

Mas não. Há mesmo gente que acredita que aquilo que ocorreu ontem teve mão de Pinto da Costa. Não se riam muito.

Quando é que deixámos de ser um clube orgulhoso em si, sempre voltado para dentro e para a evolução pelas entranhas para passarmos a ser um clube com adeptos tão demencialmente apaixonados por um líder demencialmente traumatizado com o Porto que são capazes de defender, com ar sério, coisas tão absurdas como esta?

Quando é que o Benfica volta? 18 anos é muito tempo.

34 comentários:

Luís disse...

Também não estou a acreditar no que leio...
Não acho que o Luisão tenha cometido uma agressão gravíssima.

Dentro de mim há um "conspiracionista" que vê os jornais e a opinião pública de um modo geral contra o Benfica, e que sabe que os corruptos a usar tudo isso e o muito mais para condicionar os árbitros.

O Benfica não pode de forma alguma pôr-se a jeito para permitir isto aos corruptos!

O candidato disse...

Ricardo, acho que estás a ser um bocadinho fundamentalista nesta questão. A atitude do Luisão foi exagerada e reprovável, mas ficou longe de ser uma agressão. Vês atitudes destas todos os fim de semana na tv, no campeonato português ou em noutro qualquer. Não vês é nenhum árbitro a fazer a figura ridícula que aquele senhor fez.

Anónimo disse...

O ricardo agora a culpa do luisao dar um encontrao no arbitro e o arbitro fazer aquele espetaculo todo `e do vieira! Por amor da santa, a raiva esta a toldar-te as ideias ou entao apanhas-te muito sol na moleirinha! abraco

Ricardo disse...

O candidato, mais do que a (reprovável - é reprovável, deixemo-nos de merdas) atitude do Luisão, o que critico é o pagode de jogadores, treinadores e dirigentes do Benfica depois do ocorrido e a forma como muitos benfiquistas defenderam o indefensável.

Quanto ao Luisão, não vês disto em todo o lado, não. Aquilo é normal cá (especialmente com jogadores do Porto) mas na Alemanha é logo causa para expulsão e, se for preciso, mais do que isso. É tudo de um descontrolo emocional que deprime.

Ricardo disse...

Anónimo, lê outra vez. E depois outra vez. E ainda outra vez. Abraço.

SLB4EVER disse...

LOLOL isso tb já é exagerar um bocado.
Um arbitro alemão secundário sem grande nível e com manias de superioridade a querer brilhar com o seu caseirismo e jogadores que fervem em pouca água e que mostram não ser preparados para estas situações e aí está, uma tempestade num copo de água, algo que era perfeitamente evitável até por ser o ultimos jogo de preparação.
Claro que o incontinente currupto rápido se deleitou com o acontecimento e prontamente soltou uns gases bastante apreciados pelos merdias, tudo normal.

Ontem do SLB em futebol pelo menos valeram os golaços da equipa B, em especial o do Luís Martins, grande momento!

PluribusUnum7 disse...

Ricardo. Passa pelo site espanhol AS e lê a maioria dos comentários que por lá estão. Acho que os espanhóis nem conhecem o Vieira para estarem tão demencialmente apaixonados por ele.

http://www.as.com/futbol/articulo/arbitro-aleman-demandara-brasileno-luisao/20120812dasdasftb_17/Tes

P.S. Começa a fazer também uma auto-análise. Pergunta a ti mesmo se não és tu que podes estar errado.

Unknown disse...

A questão é mesma essa.
Acho que o Luisão o atinge com o ombro nos queixos inadvertidamente, repito inadvertidamente.

Acho que um capitão se deveria preocupar em puxar os seus colegas para ser ele a falar cordialmente com o árbitro.

Mas falar cordialmente não é impôr a presença física como acho que tentou fazer e lhe correu mal.

Deveria ter sido expulso e deveria apanhar uns quantos jogos para ver se os jogadores do Benfica abrem os olhos.

O Javi deveria ter sido expulso, pois mais uma vez não mostrou cabeça, deixou que a fúria lhe toldasse o espírito.

Mas o papel do Benfica através dos seus técnicos e pior que isso duma carraça indigna é o mais degradante do processo.

Unknown disse...

Quando um árbitro toma uma decisão, muito dificilmente voltará atrás (talvez só no mostrar cartão a outro jogador que não o inicial por se ter equivocado) e de nada adiantam os protestos.

A protecção que as equipas grandes têm em Portugal é negativa nos jogos europeus e quando isso não acontece a nível nacional, ou apanhamos mesmo com arbitragens desfavoráveis, os jogadores têm que saber comportar-se e evitar porem-se a jeito, como o fizeram no passado recente e pelos vistos nada aprenderam com isso.

Grave é a cultura que está germinando e que tem exemplos nas atitudes destemperadas de Lisboa, Trindade e pior que isso nas reflectidas de carraças e afins

Ricardo disse...

Pluribus. Passa pelo youtube e vê as imagens.

http://www.youtube.com/watch?v=JO11jDDvBPI

Começa a fazer também uma auto-análise. Pergunta a ti mesmo se não és tu que podes estar errado.

Ricardo disse...

Bcool, a carraça que está no Benfica é um dos maiores cancros. Um gajo que é lagarto, é incompetente e não sabe nada do clube num cargo de importância vital. A sério, esta novela acaba quando?

PluribusUnum7 disse...

Ricardo. Eu até ampliei isso no meu blog. Um encosto é uma agressão? Também ampliei uma acção do árbitro sobre Maxi Pereira bem pior do que o encosto de Luisão.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=t9WOs3UmOOY#!

Também aproveito para dizer que não gosto de jogadores do Benfica de volta dos árbitros. Mas crucificá-los como o têm criticado por isto acho inadmissível.

E eu depois do que tenho lido na CS e principalmente de alguns benfiquistas (felizmente uma minoria), já me questionei muitas vezes se estava errada. Já revi várias vezes o lance para ver se realmente aquilo foi assim tão grave e não consigo achar aquilo uma agressão. Felizmente tive a confirmação num site espanhol que afinal não estou maluco. É que nem com a noticia a crucificar Luisão a maioria dos leitores daquele jornal acharam que foi agressão. Criticam até ferozmente o árbitro. Mas devem ser todos benfiquistas admiradores do Vieira.

Ricardo disse...

Pluribus,

"Um encosto é uma agressão?"

Vai ler o texto que escrevi ontem. Diz-me onde lês "agressão".

Depois relê o texto todo, outra vez. Acho que falo sobre o árbitro. Só que a mim o que interessa é o Benfica e a forma como reage. No meu entender, nem jogadores estiverem bem nem o clube soube dar a resposta correcta aos acontecimentos. E os adeptos, boa parte deles, aproximaram-se perigosamente do portismo mais faccioso. É esta a minha opinião. Se me permitires tê-la, claro.

joão carlos disse...

B Cool é mesmo isso.
Não basta pedir aos jogadores para não protestarem depois é necessário que quando acontecem injustiças vir alguém a publico defende-los, o que não tem acontecido, e como não se sentem defendidos os jogadores acabam por ser eles a tentarem defender-se.

PluribusUnum7 disse...

Ricardo. Não estou a dizer que não podes ter a tua opinião.Apenas estou a demonstrar que não concordo com ela. Não acho que seja facciosismo. E uma prova disso é que num site espanhol maior parte das pessoas que comentam o lance ridicularizam o árbitro e nem sequer falam do Luisão. Aposto que se o árbitro não caísse no chão ninguém ligava aquilo. Quantas vezes já não vimos estas cenas no futebol português e só soubemos delas porque vimos os jogos?

Abrantes e Benfica disse...

felizmente nasci depois da ditadura em Portugal..não imagino o que terá sido e admiro quem passou por ela(não estou aqui a elogiar quem enriqueceu com ela, nem com o fim dela). mas isso são outros assuntos...onde quero chegar é que passei a maior parte da minha vida a assistir a uma ditadura no clube do norte, alimentada a vitórias e a muito dinheiro sujo. temo que a sul, no nosso clube, vamos pelo mesmo caminho, mas em vez de vitórias, alimentada a promessas...a ileteracia e ignorância são o terreno mais fértil para isto acontecer.não é por acaso que as ditaduras vigentes ocorrem em países sub-desenvolvidos...leio por aqui opiniões muito esclarecidas, a favor ou contra o presidente, o treinador e os jogadores e nada disso me preocupa. preocupa-se esta cegueira em atribuir tudo ao PC, inclusive o que se passou ontem na Alemanha...como dizes Ricardo, é realmente incrível e motivo de grande preocupação para todos os benfiquistas que querem um clube democrático, ler esse tipo de comentários. espero que o reino do PC acabe rápido e que no Benfica tal nunca venha a acontecer, para poder desfrutar de uns anos de vida sem nenhuma ditadura no meu país.

Anónimo disse...

Agressão, era o Luisão ter dado um valente murro nos cornos, do animal apalermado vestido de árbitro. Agora a questão é esta: Será que o Luisão, cheira assim tão mal da boca, para o pseudo-árbitro ter desmaiado?
Santa paciência, para tanto fundamentalismo. Não estão fartos de ver, cenas bem mais graves, nos estádios portugueses, passados com aquela agremiação assumidamente corrupta do papa-pitas? Hà, a esses tudo é permitido, saem imaculados, dos insultos, agressões e corridas de cem metros livres. Dass, tanta parvoeira. Benfica SEMPRE

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Alguém abordou a hipótese de o árbitro procurar protagonismo... a hipótese de ficar inanimado é muito baixa... essa (a primeira) parece-me uma hipótese credível... mas convenhamos que o após incidente é tudo bizarro... mas a bizarria começa no árbitro, passa pelos dirigentes do Dusseldorf e acaba (ou começa) no Benfica... tudo lamentável!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

B Cool tenho por ti um respeito muito grande, porque escreves bem e sempre fundamentado!...mas... ou ainda...
Claro que: Eu acho que esta merda de contestar as decisões do árbitro são para ACABAR JÁ PORRA!
Mas... o Luisão de forma muito delicada estava a tentar afastar os colegas e depois ...pumba! Eh pá uma condenação exemplar não concordo... 1 ou 2 jogos talvez... porque eu não acredito minimamente na tese da agressão!

Mas que isto é uma demonstração (entre todas as outras que temos vindo alertar ultimamente)de que o barco tem o leme estragado é!!!

Para ficarmos todos calmos precisamos de mais uma ou duas alternativas credíveis a direcção!

Todos nós (os antis) estamos um pouco enervados e inquietos... bem, falo por mim... ver o nosso Benfica entregue a uma figura de regime ( e neste momento nem falo da competência ou incompetência)... PORRA... precisamos de democracia real... eu preciso!
E depois andam a falar de caganhólis, não que eu acredite, foi um pasquim que noticiou a cena...mas ... enfim!

abrantes e benfica disse...

Mas quem defende a tese de encenação já se perguntou o que e que o arbitro ganharia em fazer aquela figura num jogo de pré época a feijões? acho que o exagero esta em não ter recomeçado o jogo...mas sinceramente,acham que o arbitro fez aquele figurao para prejudicar o Benfica deliberadamente? sabendo que ia também ele queimar a sua imagem?os delirios persecutórios tem limites!o Luisão veio em velocidade,o homem tava parado,desequilibrou-se e caiu,bate com a cabeça no chão e perde os sentidos.Luisão ajudava-o a levantar,pedia desculpa,era expulso, dirigentes lamentavam o sucedido, devolviam o cachet recebido e end of story

John Wakefield disse...

Apesar de não ser fácil explicar racionalmente a atitude do árbitro em fingir uma alegada inconsciência (mas sempre com o cartão amarelo na mão), não acredito que isto tenha mão dos azulados...
Aliás, o Luisão é responsável pela atitude que tomou... É verdade que não se trata duma agressão bárbara, como muitos tentarão passar, mas decerto que será castigado. Foi imprudente e como capitão experiente, não se admitia uma atitude daquelas num... jogo amigável!
Rezemos agora para que ele apanhe apenas 3 ou 4 jogos de suspensão na Champions...

Unknown disse...

Engraçado é o Ricardo estar convencido e tentar convencer outros que insultos fazem-se só com palavrões! Meu caro, vá insultar quem quiser porque a mim e a muitos você já não engana. Os seus textos são insultuosos pelo conteúdo e pela mensagem (?) na sua maioria para quem não concorda com a sua corrente de pensamento. Andamos todos a dormir é? Só você e os seus seguidores pensam assim. Veja como hoje lhe respondi sem o mandar "dar uma volta ao bilhar grande"! Sem palavrões... Sim 18 anos são muito tempo, chegue-se à frente e diga presente, mostre um programa credível, não tem? Pois já o sabíamos à muito tempo, fácil é destilar... com opiniões fundamentadas em pasquins.

Benfiquista atento disse...

..." Sim 18 anos são muito tempo, chegue-se à frente e diga presente, mostre um programa credível,não tem? Pois já o sabíamos ha muito tempo, fácil é destilar... com opiniões fundamentadas em pasquins." ...

Ui, ui, agora é que o caldo entornou,lá vai o Ricardo dissertar sobre a origem do umbigo de um benfiquista narcisista !

Ricardo disse...

Anti, espero que nunca digas mal de nenhum político. Ou do sapateiro. Ou do polícia. Ou do gajo que te vai tratar da sanita. Caso contrário, espero que tenhas logo ido à Loja do Cidadão entregar a tua candidatura.

Luís disse...

é por isto que consideram o Ricardo um bom escritor...
não porque escreve muito mas porque consegue muito com poucas linhas. ;)

agora em vez de andarmos às turras uns contra os outros a ver se o Luisão tem ou não culpa, vergonha, legitimidade ou o que quer que seja devíamos estar preocupados em explanar a nossa opinião e argumentar um pouco enquanto é caso disso... um dia inteiro já é demais.

Está feito... É esperar pelas conclusões.

Se levar um catanada, não está mal, pôs-se a jeito para tal... apenas gostava que fosse igual para todos

em situações idênticas por parte de jogadores dos nossos rivais (Pedro Silva e Belluschi) não vimos nada de especial a acontecer. Esperemos para ver...

Conde de Vimioso disse...

Vendo as imagens depreende-se que não há agressão do Luisão mas sim uma colisão , casual, que acontece quando Luisão pretende meter-se à frente dos colegas e aí da´-se a colisão de 195 mts. contra 1.75/1.80.
Falhou o ABS aos dois.

Agora o que eu acho é que a estrutura e staf do Benfica são de um amadorismo confrangedor.

Estava a ver o jogo a comecei a aperceber-me que a coisa ia acabar mal pois o recurso constante á falta, algumas até violentas, por parte dos alemães, não augurava nada de bom e era aqui que o Luisão deveria ter chamado a atenção do árbitro para o antijogo ou alguém do banco que lhe sugerisse isso.

Não prever dá isto e depois lá voltamos nós a ficar com o rotulo de vilões como normalmente tem acontecido pela tal falta de de atenção coisas menores que geram pormaiores.

PS-Li em um dos postes anteriores uma homenagem ao Grande Vitor baptista e o convite a quem pudesse relatar alguns episodios da vida dele.

Eu andei com ele na tropa e ficamos amigos e depois disso ainda nos encontramos algumas vezes.

Tenho algumas passagens que se continuar a merecer interesse poderei aqui relembrar.

Ricardo disse...

Luís, o apelo que fazes é muito digno. Gosto.

Conde, o amadorismo na estrutura do clube é, mais do que evidente, sanguíneo.

Quero muito essas passagens. Se quiseres, fazemos assim: escreves um texto e eu passo-o no blogue. Ou de outra forma qualquer. Queremos essas pérolas.

abrantes e benfica disse...

Anti anti...curioso que quem critica os que criticam fa-lo de duas formas:ou insultando grosseiramente ou insultando subtilmente.e muito raro os que conseguem escrever umas linhas com argumentos validos...como benfiquista aberto as diferentes perspectivas gostava que me des 3,não peco muito,3 razões porque achas que o Benfica está no rumo certo.acredita que os terei em conta na hora de votar.espero não te estar a tirar muito tempo com isso

Anónimo disse...

A mão é a mesma que enfiou proençadentinhos numa final Europeia.Vocês,pseudos,não estão cegos.Vocês são fingidores.

Márcio Esteves disse...

Abrantes. Vou colocar-me no lugar do anti anti. Uma tv do clube. Muitos apelidam-na da tv do Vieira. O que me interessa como benfiquista é que lá já vi programas com várias escutas que ninguém conhece. Coisas que vão mesmo à raíz do apito dourado que começou com jogos das divisões inferiores. Para além disso a tv pode num futuro próximo ser o veiculo para a exploração dos direitos televisivos.

Os titulos que vamos arrecadando em várias modalidades. Principalmente nos escalões mais jovens. O que aconteceu nesta época de basket é sinal de que vamos ter anos de hegemonia na modalidade. Também em hoquei no escalão de juniores conseguimos o titulo para além do de seniores. Futsal fizemos o triplete. O Benfica está cada vez mais competitivo. Apenas no hoquei e futebol tem mais dificuldades devido ao estado de corrupção actual em que se encontram. No Andebol também temos muitas dificuldades mas aí acho que por culpa própria.

A fundação Benfica. Para quem está a par tem de ser obrigatoriamente um motivo de orgulho.

A formação. Muitos acham que nunca dá nada. A primeira fornada do caixa futebol foi a de Miguel Vitor e Miguel Rosa. Um está na equipa A e outro na B. Posteriormente tivemos Roderick e Nelson Oliveira que estão a rodar neste momento. Mas acho que pelo menos Nelson Oliveira ninguém tem duvidas de que vai ser um grande jogador do clube. Agora já se avistam Cancelo e pelo menos Helder Costa. 2 jogadores que vão dar que falar.

Podes não concordar com as minhas opiniões mas se quiseres vai ver os titulos da época passada e vais ver que o Benfica dominou claramente o panorama Nacional e que a mesmo assim ficou aquem do que pode ainda fazer

Conde de Vimioso disse...


Márcio

A tua linha de pensamento é respeitável mas nota:

A BTV, dá-nos as modalidades que pode bem como a formação mas poderia ter um gralha muito mais atraente e diversificada.

Tu Viste alguns daqueles 180 jogos que contrataram de paises cujo futebol não me diz nada??? Eu quando parava lá nem um minuto lá estava.

Modalidades: O Basket meteu uma lança em Africa, mas tambem porque a Federação não está tão domesticada como o Hoquei ou o futebol e até o andebol.

Agora nestas continuarás a ter a mesma fruto e no Basket possivelmente o corrupto fez um recuo estratégico.

Há quem diga que o silêncio é de outro mas eu prefico aquele que diz que QUEM CALA CONSENTE e tem sido essa a estratégia de Vieira.

Poderás dizer-me que ele está a tentar vencê-los pelo poder do capita mas mesmo aí eles tem fontes de rendimento não declaradas e muito rentáveis e depois neste país e mundo corrupto é possivel fazer tudo.

Numa guerra de guerrilha só há uma hipotese:

Arrasar tudo com napalm.

Precisam-se actos e não uma boca aqui e outra acolá, (((palavras levaas ao vento e os merdias fácilmente as desmontam)))actos que marquem, que mexam com status quo, que deixem estas instituições corruptas que dirigem o futebol encostadas à parede.

E, h+a tantas formas de levar acções a efeito e Vieira já teve tantas oportunidades.

Digo-te por fim e sei do que falo, Vieira nunca o fará nem afrontará os seus velhos e actuais amigos, os mafiosos que há muito dominam o futebol, mafiosos com quem em tempos privou de muito perto.

E deixem-se dessa dos Anti, anti porque também posso dizer que os anti só o são contra Vieira e nunca contra o Benfica enquanto os pró pelo que vou vendo estão mais preocupados é mesmo com o Vieira.

No futuro que espero curto e quando for lido o testamento de Vieira quero ver se esses pros continuam a aparecer.

Espero bem que sim...

Ulrich Haberland disse...

Deprimente, isto tudo é deprimente...

As teorias da conspiração, o argumentário "quantas x o crac não fez isto e pior"... como se o crac alguma vez nos pudesse servir de bitola para o que quer que seja, ou a vitimização alguma vez tenha sido factor para alcançar o sucesso.

Estamos a alta velocidade na "auto-estrada para o inferno" e a próxima época é "um acidente à espera de acontecer"...

Pela 1ª vez não tenho vontade nenhuma que os jogos oficiais comecem


P.S. - Obviamente a atitude do árbitro é despropositada e desproporcional ao ponto do ridículo mas isso não isenta o resto

abrantes e benfica disse...

Márcio...todos os aspectos que referes são motivo de contentamento para mim como benfiquista. não obstante, em relação ao futebol apenas focas a formação e aí acho que está uma das grandes falhas deste treinador...os ultimos, para mim, bons jogadores que saíram da formação e até deram algum retorno financeiro, foram anteriores a este treinador.quanto ao nelson, se achas como eu, que tem um enorme potencial, só podes estar tb descontente com este emprestimo...assim como com o do ruben amorim e o do carlos martins a época passada. mas aí até admito que a culpa maior seja do treinador...pena que no nosso clube o treinador tenha mais poder que o director desportivo e o presidente.
outro aspecto curioso analisando os diferentes blogues é que os que defendem o vieira têm como padrão de comparação os tempos traumatizantes do Vale e Azevedo. já os que criticam, têm como benchmark o benfica anterior ao jorge de brito(alguns inclusive).não achas que isto diz alguma coisa em relação à ambição de uns e outros?será que o meritório trabalho que a direcção do Vieira fez a recuperar o clube(caso n haja nenhuma surpresa nas contas quando ele sair), lhe garante um estatuto vitalício como presidente do benfica?
conde, não digo arrasar tudo com napalm, mas não apoiar portistas para a direcção da liga e federação, já era um princípio...

Mantorras Rei do Futebol disse...

O Benfica volta quando quisermos.
Quando algum dos milhões quiser mesmo mudar, mais do que escrever.
Até lá, só se vota em quem vai a votos...