sábado, 27 de outubro de 2012

Urge preencher o meio-campo

Hoje teremos um jogo de grande dificuldade. A forma bem organizada como o Gil Vicente geralmente defende contra os grandes (especialmente em casa) aliada à boa exploração dos espaços que os adversários mais ofensivos deixam nas costas da defesa ou entre o miolo e a zona mais recuada fazem antever um jogo perigoso para o Benfica. A acrescentar ao perigo, está a razia que o plantel levou, entre lesionados, castigados e postos na prateleira.

Para um jogo deste tipo, convém abdicar da táctica usual de Jesus e preencher o meio-campo com jogadores que tenham duas características essenciais: qualidade na posse e imprevisibilidade. Miguel Rosa, chamado de urgência e não por algum tipo de estratégia coerente, parece-me ser o miúdo da formação com mais capacidade para aparecer já a titular - André Gomes deverá ir entrando, mas em jogos com outro tipo de dificuldade. Rosa, mais do que um 10, parece ser um médio de transição - ganha facilmente metros com bola, bom remate, excelente movimentação e capacidade defensiva ao longo de todo o jogo. Pô-lo-ia na direita, em apoio a Matic e a Maxi - no momento defensivo - e, em ataque, a explorar espaços interiores e combinações com César, Cardozo ou Lima, deixando a ala para o lateral.

Na esquerda, Pérez, também forte no apoio ao médio defensivo e excelente na capacidade que tem de descobrir espaços e criar jogadas de perigo com passes de ruptura. Ponho pela primeira vez Melgarejo a titular, porque é hoje um jogador com alguns princípios defensivos bem assimilados - ao contrário dos primeiros 3 meses, em que fez muita borrada. Alguns erros tiraram-nos pontos, outros não, mas existiram e decorreram de um risco escusado que Jesus optou por correr.

No meio, César. Não é ala, nunca será ala. A jogar, tem de ser no meio. E como Aimar parece estar a ser encostado...

Artur
Maxi, Vítor, Garay, Melgarejo
Matic
Rosa, Pérez
César
Cardozo, Lima


1 comentário:

Unknown disse...

Duvido desse 11, mas duvido ainda mais da intelig~encia do Bruno César para jogar como 10. Deve jogar o Ola John eo César nas alas, o Rodrigo e o Lima à frente, o maatic e o Perez no meio, pois atrás nada de novo.