sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dos estrangeiros no futebol português: Um Estudo de Caso(s)

Muitos adoram ser "muito à frente" e dizer que jogar sem portugueses é moderno! O "Mestre" postulou que é a era da Globalização e que o jogador "tuga" é caro, logo esta raça pouco interessa. Se por meio Pizzi pagámos 6M, é lógico que o técnico tem razão. E é certo que Sílvio recebia bem menos cá, antes de ir lá para fora. Gostava de ver o que JJ diria se esta estória da Globalização afectasse os treinadores, mas ok...
E se, supostamente, não sai material de qualidade desses escalões, de quem é a culpa? Dos abutres? Ou de fraca prospecção e de fraco corpo técnico? Para não falar da demagogia dos responsáveis do clube que dizem que apostam na formação e depois compram o Lolo e o Uros...
Mas perante a convicção de muitos "experts" em benfiquismo que essa coisa de jogar com jogadores nacionais é coisa do passado, eu fiz um estudo. Peguei nos dois primeiros classificados dos 10 principais campeonatos europeus. Peguei nos 11 titulares de cada um à 30ª jornada da época 2013 e contei os jogadores nacionais dessas mesmas equipas. Vejam as conclusões:

Espanha: Barcelona: 8 / Real Madrid: 5
Inglaterra: Man. United: 5 / Man. City: 3
Itália: Juventus: 9 / Napoli: 5
Alemanha: Bayern: 4 / Borussia: 6
Holanda: Ajax: 4 / PSV: 6
Grécia: Olympiakos: 4 / PAOK: 6
Bélgica: Anderlecht: 6 / Zulte: 8
França: Paris SG: 4 / Marseille: 6
Turquia: Galatasaray: 5 / Fenerbahçe: 5 
Rússia: CSKA: 6 / Zenit: 5

Perante estes resultados, o que dizer? Será que é o futebol português que está bem?  Em particular, o nosso Benfica? Analisem vocês os resultados. Amanhã faço um post com as minhas ideias...

9 comentários:

Anónimo disse...

vá...

agora faz um post com o número de sérvios dos principais clubes dos 20 campeonatos mais competitivos do mundo.

quem é que fica em primeiro?

benfica! vieira! jesus!

Anónimo disse...

Sem dizer que uma coisa seja consequencia da outra, mas da-me que pensar... Dois casos: Roderick na Antas. Carlos Martins com o Estoril. Porque falharam rotundamente os jogadores portugueses nos momentos chave do campeonato?

PP disse...

Gosto muito da forma como abordas as temáticas! Parabéns RedSpecial, por trazeres essa visão.

É preciso desmistificar essa ideia de "globalização" que começou com a desculpa da lei Bosman.

Seria também interessante questionar se a lei Bosman, sendo uma lei para jogadores comunitários, porque é que fez com que recorrêssemos somente aos mercados sul-americanos... Desculpas!

;)

Hélder disse...

Caro


Gostava muito que o glorioso estivesse recheado de trutas nacionais e sinto que a direcção do futebol, não tem tido a aposta mais correcta para gerar valor nacional.

No entanto, temos de nos enquadrar no estado das coisas em portugal porque temos rivais contra quem competimos.


Se tivessemos passado os ultimos 5/7 anos a depender de jogadores portugueses, tinhamos visto o porto a rechear-se de craques sul-americanos e ia-mos lutar com o sporting pelo 2º lugar...

Repara no dinheiro que fizemos com os estrangeiros ao passo que nacionais apenas vendemos o coentrão. Será que com uma aposta séria na formação e contratação de jovens valores nacionais alcançariamos esses resultados?



Outra questão que se levanta é a permissividade da Liga em inscrever estrangeiros: Dos paises de topo, portugal é o unico que não limita sequer extra comunitários, ou melhor limita, 25 ou 30!!

Como podes concorrer com porto que todos os anos tenta ir buscar as maiores trutas sul-americanas e viver do viveiro cá da tuga? É como pescares no piscina ou no Rio Tejo.


Não me identifico nada com esta abordagem do clube, mas repara que quando falta materia-prima o Real também importa e o Ath Bilbau passa mal.

Tomcat disse...

Esta campanha pelo jogador português já enjoa.

Anónimo disse...

Esta campanha pelo jogador português já enjoa assim como também enjoam as mentiras. Porque não colocas o número de jogadores portugueses também aí? Quantos portugueses tinha o Benfica? Paulo Lopes, Luisinho, André A, André G., Roderick, Carlos Martins. Eu conto 6 por enquanto, mais do que MU, RM, MCity, Nápoles, Ajax, PSG, Fener, Zenit. Qual a diferença?

Este post é uma fraude e uma mentira!

vicente guedes disse...

os jogadores portugueses que se fodam! O sporting passou muitos anos a apostar nos jogadores da formaçao e/ou jogadores portugueses e o que ganhou? Casos de indisciplina e faltas de lealdade como nani, veloso e moutinho e agora bruma. Tal como nos tivemos com o manuel fernandes, o amorim, o miguel e hugo leal, como o porto esta a ter c o rolando, ja teve com o quaresma e poderia dar mais exemplos. Claro que estes casos tambem acontecem com jogadores estrangeiros mas quando falamos em ter mais portugueses nao se trata de um tique chauvinista. A partida os portugueses indentificar-se-iam muito mais com os clubes e teriam muito mais orgulho em chegar a um dos nossos grandes do que um argentino, brasileiro ou colombiano. Mas a verdade e' que os jovens portugueses tem-se reveldado meninos mimados, cheios de manias e julgam-se grandes estrelas mal fazem 10 jogos na primeira liga.

Anónimo disse...

Já agora convido-te a fazeres um post a enunciar os jogadores portugueses que jogam nos três "grandes".

Ou então mais simples,diz hà malta onde estão os jogadores portugueses que interessem ao Benfica para ganhar alguma coisa em Portugal e até esqueço a nívelinternacional.

Rafael Ortega disse...

Má ideia fazer essa análise para os clubes à 30ª jornada.

À 30ª jornada alguns desses campeonatos já tinham o vencedor anunciado, outros estavam muito longe do fim.

O Bayern, por exemplo, não usa só 4 alemães no 11 na maioria dos jogos, e o Real Madrid certamente não usa 5 espanhóis na maior parte das vezes.

A meu ver a análise deveria ser feita vendo quem foram os 11 jogadores mais utilizados dos planteis.

A minha questão quanto à nacionalidade dos jogadores é uma: qualidade.

O Garay ou o Matic são melhores que qualquer português nas suas posições? SIM! então têm lugar.

O Jardel ou o Emerson (na sua altura) são melhores que qualquer jogador português nas suas posições? NÃO!!
Então se o português for acessível financeiramente vai-se buscar o português.

Estrangeiro só quando é melhor.