domingo, 18 de agosto de 2013

Sport Lisboa e Benfica: as minhas prespectivas para esta época.



Já aqui escrevi o que, enquanto adepto puro, espero para a nova época, por isso, agora, e a escassas horas do início do campeonato, proponho-me escrever o que espero da nova época, mas desta vez, tentando ser frio e o mais racional possível.

Depois de ver o Benfica deixar fugir os dois últimos títulos de campeão nacional para uma equipa sem ponta-de-lança (época 2011/2012) e para uma outra sem “banco” (época 2012/2013), sendo ambas orientadas por alguém sem o mínimo espirito de liderança, não posso, racionalmente, ter muitas esperanças na conquista do ceptro de campeão nacional perante uma equipa que, desta vez, se apresenta com um plantel equilibrado (até com excesso de opções em algumas posições) e recheado de qualidade.

Não obstante, e porque a diferença de qualidade entre Benfica e Porto para os demais é abissal, espero nova luta entre ambos, ombro a ombro até às derradeiras jornadas do campeonato.

Pelo seu passado no Benfica e pelo que o próprio disse na entrevista à Benfica Tv de abertura da nova época, acho que posso contar, no mínimo, com um Benfica de Jorge Jesus, ofensivo e entusiasmante durante boa parte da época. Ainda assim, esse futebol entusiasmante, pode não ser suficiente para uma luta real pelo título, isto porque, na minha perspectiva, muito do que será o Benfica da nova época, se vai definir neste início de prova, uma vez que, por um lado, tivemos um “sorteio” algo adverso e que nos obriga a deslocações complicadas nestas primeiras jornadas, mas sobretudo pela relação difícil que existe, neste momento, entre adeptos e Jorge Jesus.

Por tais factos, considero que se chegarmos à primeira paragem do campeonato (entre a 3ª e 4ª jornadas) com 7 ou 9 pontos (e aqui já conto com o habitual empate na jornada de abertura), penso que a equipa pode “embalar” e, no mínimo, deslumbrar no futebol praticado entre as 4 linhas, ainda que isso, como todos bem sabemos, não queira significar o título no final. No entanto se, por outro lado, chegarmos a essa tal paragem com 3 ou 4 pontos (aqui somo o habitual empate na estreia a um mau resultado em Alvalade), acredito que a época se torne bastante difícil, não pela possível diferença pontual para o mais directo adversário, mas pelo tal factor emocional da relação dos adeptos com Jorge Jesus.

Ainda assim, aconteça o que acontecer com o actual plantel até final do mercado (e acho que vai acontecer muita coisa), se a época correr bem, lutaremos pelo título, se correr muito bem, seremos campeões, mas se correr mal, seremos 2º, ainda que para muitos o 2º lugar seja fantástico. Menos que isto, nem coloco em equação.

5 comentários:

Benfiquista Atento disse...

O que é um adepto puro?


O que é que distingue um adepto puro de um outro adepto que é racional e frio ?

O que é ter espirito de liderança?

Esqueceu-se de mencionar os imponderáveis que existem em todos os desportos, e o futebol não foge à regra,tal como não referiu os factores que desiquilibram os pesos que colocados na balança da verdade desportiva, tem funcionado regra geral só para um dos lados, e infelizmente isso não sido tem sido levado na devida conta pelos tais "benfiquistas puros" que preferem escolher outros alvos para soltar as suas diatribes ...

ZEDASCOUVES disse...

BLA BLA BLA BLA

E soluções tens??

Apresenta-as!!

Projecto mal acabado de treinador!!

Anónimo disse...

Mais um texto à comentador da sporcotv. Ao menos escreve uma coisa mais literária para a malta aliviar os olhos!

José Moreira disse...

Benfiquista preocupado

quando refiro o termo "adepto puro" não pretendo estabelecer niveis de "pureza" dos adeptos, apenas tento representar a ideia de um adepto no seu estado mais emocional, nada mais... porque a emoção é o estado de partida de qualquer adepto.

José Moreira disse...

oh Zé das couves, soluções para que???

se não gostas do que digo, seja a favor ou contra, para que ainda lês e, mais, para que comentas??? mais burro sou eu que te respondo, nisso dou-te razão.

Anonimo

até escrevia algo mais literario, mas se assim não entende, nem imagino se o fizesse