terça-feira, 16 de julho de 2013

À espera do equilíbrio

Tentando pensar que há uma estratégia coerente e lúcida na forma como o Benfica planeia o plantel para a época (sonhemos um pouco): a contratação do Fariña faz sentido se, por exemplo, Gaitán estiver de saída - relembro que o Jesus na época passada finalmente começou a utilizá-lo em zonas mais interiores, mesmo que não propriamente a 10, mas num falso segundo avançado em apoio a Cardozo. 

Pelas características de Fariña julgá-lo uma solução a Enzo parece-me forçado, até porque teria de ser adaptado e nesse caso passaríamos por mais um processo de evolução e aprendizagem em competição; já chega as várias que temos tido e teremos. Já como opção para ser o médio ofensivo num 4231, titular ou suplente de Djuricic, faz sentido, até porque, além do sérvio, não temos mais ninguém que seja claramente um jogador talhado para a posição 10 - isto num 4231; num 4132 as diferenças, mesmo que com os mesmos princípios de jogo, são substanciais. Não só de posicionamento mas sobretudo de saída de bola: não é igual, por mais que tentem vender a ideia, que um jogador venha iniciar o processo de construção a zonas mais recuadas ou que esteja mais colado ao primeiro avançado, à espera de bolas entre-linhas e desmarcações no espaço. Sobretudo não é igual a forma como o jogo é pensado. Com um 10, a equipa respira de uma forma; sem um 10, corre de outra. Dizer que é só substituir jogadores e que a dinâmica se mantém é, no mínimo, duvidoso.

Aceitando que é esta a ideia de Jesus - Fariña para médio ofensivo -, resta saber que outras opções haverá para o meio-campo. Para a posição 8, há Enzo - com alternativas como Amorim e Gomes. Para 6, há Matic (que deverá sair), Almeida (que tem estado a ser preparado para a lateral) e Amorim (que não considero que traga benefícios claros jogando como pivot). Se Matic não sair, precisamos de um médio defensivo; se sair, precisamos de dois.

Nas laterais continua o problema na esquerda. Cortez, opinião pessoalíssima, não serve. Para jogar Cortez, joga Melgarejo. O que devia ter acontecido, e não aconteceu, era a contratação de um jogador capaz de entrar de caras e não, como dizem muitos adeptos, um jogador de 26 anos que nas mãos de Jesus deverá apreender conceitos básicos que qualquer puto com talento e escola conhece desde cedo. Confesso: acho Cortez fraco, demasiado fraco. Só espero que, à semelhança de Emerson, não jogue um ano inteiro a titular para provar que não serve. A teimosia tem limites. Ou não.

Falta ainda um central, se Garay sair. A dupla titular seria Luisão/Lisandro e nenhum dos outros do plantel tem qualidade suficiente para ser uma primeira opção que garanta um rendimento sustentado, sem oscilações. 

Na frente, saindo Cardozo, precisamos de alguém com as mesmas características. Quase impossível. Mantenham Cardozo, promovam um jantar entre ele e o Jesus e deixem-se de merdas.

(Abriu sondagem ali à direita sobre o Cortez. Se estiverem para isso, avancem)

14 comentários:

Anónimo disse...

Percebes tanto de futebol e de avaliação de jogadores como eu de adubos químicos. O que vale é que não decides nada.




PP disse...

Se o "Farinha" vem para jogar a "10" ou a "9.5" e para suplente do Djuricic, então porque carga de água é que não se poupa os 3 ou 4 M€, que se fala dele ter custado aos cofres do Benfica, e dar a oportunidade que o Miguel Rosa tanto lutou para ter?!

Estou tão farto desta política desportiva do Benfica. É que já mete nojo!

Anónimo disse...

Infelizmente, o Benfica vai re-editar a epoca de 2010, à 5a jornada a liga já foi ao ar, bem como o treinador.

Artur vai tremer como varas verdes e cometer cada vez mais erros. Oblak, pirou-se.

A lateral direita está um pouco melhor: A esquerda, a kriptonite do Benfica, continua exactamente na mesma.

Nos centrais vem Lisandro para substituir Garay, mas não há ninguem a fazer sombra a Luisao que tem 32 anos.

Matic vai sair e ficamos sem ninguem, repito ninguem (só temos 100 jogadores, compreende-se) para a posição 6.

O caso Cardozo não está resolvido.

Os unicos pontos positivos desta pre-epoca sao a vinda de Djuricic, Silvio e o regresso de Amorim para dar descanso a Enzo. O resto é palha para os burros.

Por isso, mantenho a minha posição de sócio, mas nem pensar em gastar dinheiro que me custa a ganhar em Red Pass. E apenas me mantenho como socio para continuar a votar contra esta escumalha que só está no Benfica para fazer negocios e tratar da sua vida: LFV, JJ e quem diria, Moniz.

As melhoras meu Benfica,
PN

Anónimo disse...

Foda-se, nunca mais começa o campeonato para acabar a choradeira do Miguel Rosa. Esta época de estreia de um jogador de 24 anos na primeira divisão vai demonstrar claramente porque é que não sere para o clube.

Pedro disse...

"Esta época de estreia de um jogador de 24 anos na primeira divisão vai demonstrar claramente porque é que não sere para o clube."

Seria engraçado relembrar os argumentos que foram ditos em defesa da contratação de Nolito...

Adiante.

LDP disse...

"Infelizmente, o Benfica vai re-editar a epoca de 2010, à 5a jornada a liga já foi ao ar, bem como o treinador."

O ano passado li e ouvi as mesmas merdas e depois de quase 50 jogos sem perder "Eureka afinal esta merda é toda nossa!" Obviamente que o crédito continuou a ser dado ao tratador de relva e ao speaker e não a Jesus.

Acreditem e deixem-se de merdas.

PS: Malta tão assertiva devia lembrar-se melhor das primeiras 5 jornadas de 2010 e do respectivo baile que a apaf nos deu. Vergonha do caralho

pv disse...

Plantéis equilibrados... Isso existe, ou é um mito???
Vejam bem um qualquer Barcelona ou Real Madrid ou Manchester United e digam-me, claramente e sem mentir, que todas as posições têm pelo menos 2 jogadores de qualidade semelhante...

Pedro disse...

PV, cuidado. Não é por aí. Planteis equilibrados é uma coisa outra é ter duas opções da mesma valia para o mesmo lugar.

Esse é um erro que a maioria dos adeptos comete indo na conversa dos palhaços dos comentadores desportivos que não percebem nada do assunto ou estão a defender interesses de alguém.

Não se pode dizer que no SLB não há uma alternativa à altura do Matic pq, pura e simplesmente isso é impossível. Nenhum clube do mundo terá um substituto do nível do Matic. Se tiver terá sérios problemas pq um gajo do nível do Matic não quer ficar no banco. O SLB tem um substituto para Matic (Almeida, Amorim, etc). Podemos gostar mais ou menos, mas tem. O plantel está a ser construido com esse equilibrio, essa opção. Agora é impossivel ter substitutos do mesmo nível de Garay, Matic, Cardozo, Sálvio, etc. Não só nenhum clube do mundo o consegue como o SLB não tem dinheiro para suportar jogadores de igual valia no banco.

Quem é que o Real tem para substituir o Ronaldo ou o Ozil, ou o Barça para substituir o Xavi ou Iniesta? Têm substitutos mas não ao nível dos titulares.

É isso que os benfiquistas têm que perceber.

"O ano passado li e ouvi as mesmas merdas e depois de quase 50 jogos sem perder "Eureka afinal esta merda é toda nossa!" Obviamente que o crédito continuou a ser dado ao tratador de relva e ao speaker e não a Jesus."

Se os 50 jogos são crédito de JJ as derrotas e fracassos tb são.

Nuno Pinho disse...

O Cortez foi mais um voto de confiança directivo à capacidade do Jesus em fazer omeletes sem ovos. Pede-se ao treinador que transforme um lateral de 26 anos, sem a mínima noção de jogo, num defesa de topo. Boa!
Reconheço qualidades ao brasileiro, mas é desgastante pensar que vamos entrar numa nova temporada sem que o nosso ponto fraco esteja devidamente tapado.
Na outra lateral, também não vi um único sinal que me deixe mais descansado. Quero pensar que os dois desastrosos jogos do Sílvio se devem à falta de condição física...
Destes dois jogos, gostei do voluntarismo do Amorim (bem melhor a decidir que o Almeida ou Martins), do André Gomes que mostrou argumentos para disputar o lugar com o Enzo (espero que o Fariña não o venha tapar), da classe do Markovic (tem que se dar mais ao jogo), do Djuricic (ainda lhe falta intensidade), do Sulejmani (não se apresentou na melhor forma física), do Lisandro (não foi precipitado como o Mitrovic e apareceu bem nas bolas paradas), do Lima (gostei de o ver mais próximo da área) e do Salvio. Ainda há muito para ver.
Quanto ao Cardozo, estou mais inclinado para o lado dos que apoiam a venda. Haverão alguns jogos com equipas mais fechadas em que sentiremos a falta de alguém forte, como o Cardozo, para marcar presença na área, mas confio mais em Lima como solução na frente. É daqueles que joga e faz jogar. Parece-me que o Jesus também vai por esta ideia e não acredito que o Cardozo esteja disponível para um papel menor na equipa (Suazo?). A somar a isto não consigo ignorar o feitio temperamental, a idade e o facto de haver jogadores promissores a estagnar (Rodrigo).

Anónimo disse...

Também fiquei assustado com o Cortez. Além de ser muito feio, mostrou falhas defensivas inadmissíveis num gajo com 26 anos. Aparenta ser melhor do que Emerson, tecnicamente, mas no global, e apara já, é inferior a Melga.

Como é que não se aposta num gajo verdadeiramente bom para esta posição?

De resto, ficaria com as expectativas em alta se Cardozo ficasse. Seria sinal que no Benfica se protegem os activos, que o treinador é homem para perdoar um momento infeliz (e ele que já teve tantos, deve saber que sabe bem ser desculpado) e que a equipa iria contar com um bacano que marca golos como ninguém. Parecendo que não, é importante.

Diogo disse...

O pior, Ricardo, e' que a teimosia esta' para ficar:

- Cardozo vai sair porque o iluminado fez birra e, depois do que deveria ter sido uma cabecada para partir a cana do nariz e acabou num empurrao de garoto, decidiu (o iluminado) que 30 golos por epoca e' para turcos e que Cardozo nao tem lugar na equipa. Mas o Mora, o Nelson Oliveira, o Hugo Vieira, o Kardec, e outros escolhidos por ele tambem nao eram bem o que ele queria. 30 golos e' muita fruta, mas a teimosia e' ainda mais fruta.

- Cortez parece-me um tremendo erro de casting. Tao grande como Emerson. Pode ser que me engane, mas a teimosia vai deixar um gajo que claramente nao tem estofo para a coisa a ocupar a lateral. E quando nao servir, adapta-se o Silvio. Ou seja, perdemos um lateral direito e ganhamos um adaptado lateral esquerdo. Espera... Nao temos ja' uns quantos destes?

- Farina nao sei muito do rapaz. Mas nao e' substituto do Matic, que e' o que precisamos. Mas como nao temos substituto para o Matic, adapta-se. Porque um 10, um 8, um central, ou um ala podem ser adaptados a trincos, com a competicao a andar. Porque a bola e' redonda.

A teimosia tem destas coisas. A minha previsao e' que JJ nao aguenta ate' 'a 3a jornada. Mas a teimosia do rei sol vai fazer com que fique ate' 'a 30a, independentemente do que conseguir fazer.


eusebiomais10.blogspot.com

Anónimo disse...

"Seria engraçado relembrar os argumentos que foram ditos em defesa da contratação de Nolito..."

Pois seria. E depois relembrar a carreira de Nolito na primeira divisõ, outro jogador de fogachos muito querido dos adeptos que já recolheu a um clube da segunda metade da tabela, que é o lugar dele e de Miguel Rosa.

pv disse...

No ano passado não ganhámos nada e acabou por nem ser do mau planeamento, que o houve...
No final houve falhas de marcação, houve frangos, houve jogadores acagaçados à imagem do seu treinador... que acabou por esconder por completo o tal mau planeamento...
Em relação a jogadores é complicado... queremos um lateral esquerdo titular?? Quem??? Temos dinheiro para ele?
O Fariña? Desconheço e concordo que, em princípio, e como está o plantel não faça falta...

Pedro disse...

Se tens tantos milhões para gastar na frente de ataque penso que tb arranjas milhões para a lateral esquerda...dinheiro não pode ser desculpa.