sexta-feira, 5 de julho de 2013

Estaremos mais tolerantes, ceguinhos ou conformados?

O paradigma do adepto benfiquista mudou: de um momento para o outro passámos do modelo de adepto que apoiava um plantel medíocre e exigia a cabeça do treinador ao mínimo desaire - às vezes até ao mínimo sinal disso -, para o adepto que desculpa, defende e acredita incondicionalmente num treinador que, apesar de ter ao seu dispor plantéis de milhões como nunca nenhum outro treinador teve, em 4 anos não conseguiu mais do que conquistar um campeonato e escrever algumas das mais humilhantes derrotas nas páginas da história do clube.

E explicações para isto?

6 comentários:

Gandy disse...

Esta direcção tem cometido muitos erros, o treinador nem se fala, e esta entrevista é surreal, tipo demissão do portas. No final da mesma devia ter alguém à porta a dizer para se por a andar, mas a questão da espinha dorsal, foi o novo Sacristão que o afirmou.

Anónimo disse...

não sei se concordo.

não me lembro de nenhum apoio a planteis onde pontificavam rojas, escalonas, pandurus, pringles, etc..

o que adepto apoiava, independentemente das caras que entravam em campo e que se sentavam no banco, era o benfica, a instituição com a sua história e cultura próprias. universalista, democrático, vencedor, orgulhoso, confiante, um clube que sempre quis ser aberto ao mundo, o melhor do mundo, sem bairrismo, e que desenvolveu esta forma de ser e estar a contra-ciclo com o resto da sociedade portuguesa, durante o período mais cinzento do século XX em portugal, em que a humildadezinha, a bufaria e os "brancos costumes" imperavam.

assim sendo, na actualidade, o problema é o apoio incondicional (veremos esse apoio se a equipa tropeçar nas primeiras jornadas.. na primeira vamos à madeira na terceira a alvalade..) a um treinador manifestamente incapaz e desconhecedor da cultura do clube, problema esse que é maximizado pela dependência que a direcção demonstra relativamente a esse mesmo treinador.

isto significa, uma vez que estamos a ser liderados por tipos que não sabem nem querem saber do benfica para nada, interessam-se antes por vendetas pessoais e em espalhar cagança e bazófia por tudo o que é órgão de comunicação social, que grande parte dos adeptos do benfica subscrevem e revêem-se numa forma de estar que é nova no benfica, independentemente de no passado termos ganho ou perdido muito, termos sido liderados por presidentes geniais ou corruptos. um benfica fechado sobre si próprio, que não preza a democracia e o diálogo, que procura copiar metodologias discutíveis de outros clubes e com uma estratégia de comunicação que visa apenas a ofensa gratuita.

como disse o ricardo, que escreve neste blog (penso que terá sido o ricardo), aquela que é para mim a frase que melhor define o benfica de vieira e jesus: atitude à porto, resultados à sporting.

é isto o benfica actual: atitude de merda à porto, sem respeito por ninguém, resultados à sporting, ou seja, derrotas atrás de derrotas, festejo de segundos lugares e de uma fantástica "vice-hegemonia".

JotaPê disse...

Enquanto não tiveres um PRESIDENTE e uma estrutura forte, nem o Mourinho ganha aqui nada.

Por falar disso, ainda bem que o Vale e Azevedo foi preso. Apesar de, na minha opinião, ter sido o bode expiatório por afrontar os poderes instalados, deixou de ser um entrave às vitórias do Benfica. Pelo menos, a julgar pelas palavras do orelhas...

Anónimo disse...

Já que falas nos milhões, é bom não esquecer que o Porto também nunca investiu tanto, além disso investiu mais que o Benfica.

joão carlos disse...

numa palavra é medo.
aquilo que ainda segura o treinador é o medo que os adeptos tem de que vá para o crac e que coloque os corruptos a ganhar muitos títulos como se não fosse isso que acontece com qualquer gajo sem curriculum ou curso completo sequer.

Miguel Rocha disse...

Epah, para mim a gota de água foi a Final da Taça de Portugal. Depois daquele espectáculo degradante tive de ir ver a parte final do Rambo 4 para acalmar. Ainda conseguiram pôr os miúdos a chorar...O mais difícil não é perder. O mais difícil é perder quando não se faz tudo para ganhar. Como aconteceu no Dragão e no Jamor. Isso é que é extremamente grave para um clube como o Benfica!

Alguns jogadores pareciam já estar de férias e quando isso acontece não é por acaso. É sinal de que não foram alertados pelo treinador. O estado de espírito da equipa é o reflexo do estado de espírito do treinador. O Jesus, quando foi ao Porto, estava todo borrado, coisa que passou para a equipa. Mas aquela final da Taça foi a gota de água.

Parece que o Benfica está transformado numa feira de vaidades. E sim, o treinador não preza a humildade para além de fazer uso de anti-jogo demasiadas vezes para um clube como o Benfica. Não combinam. E não me esqueço daqueles 4 dedos dirigidos ao Manuel Machado quando o Benfica estava a ganhar ao Nacional por 4 golos. É atitude demasiado repugnante e baixa para o Benfica.

Estou curioso por saber o que Camacho faria com orçamentos destes... Jesus tinha-se borrado todo naquela final da Taça contra o Porto de Mourinho...

Digo-vos já, como adepto do Benfica, no lugar do Jesus tinha-me chicoteado a mim próprio quando chegasse a casa depois daquela final de Taça....e se me fizessem o grande favor de me renovarem o contrato tinha reduzido o salário em 50% e entregue esses 2 milhões para prémios aos jogadores na próxima época...o Jesus não ganha nada sozinho.

Mas lá está, acho que a inteligência emocional não é o forte dele ao contrário do Mourinho que sabe muito bem o que é este tipo de inteligência...

Pede-se um plantel equilibrado para quatro frentes o que não aconteceu nestas três épocas passadas...mas não estou convencido que será desta...é muito grave não aprender com os erros...

Enfim, esperemos que me engane.

Cumprimentos! ;)