segunda-feira, 22 de julho de 2013

Os vampiros e a trova do vento que passa


Tudo na vida tem ciclos. Até o Benfica tem os seus ciclos. Com maior ou menor optimismo uma nova época se aproxima. Neste momento o grande factor de mobilização é a Benfica TV. O Benfica segue as suas etapas de preparação. A partir de quarta-feira a equipa estará no Algarve para disputar três jogos. Enquanto a equipa, espera-se que a principal, anda pelo Algarve, a Direcção do Benfica, ou a Administração da SAD, inaugurarão o Museu Cosme Damião, que será outro factor de agregação e motivação dos sócios e adeptos.

E é isto o Benfica de hoje, no mesmo dia que o Benfica joga a mais de 250 km da Luz, a Direcção opta por inaugurar o Museu. O Benfica de hoje é aquele que vai disputar uma competição oficial com um misto de reservas com jogadores com pouco ritmo e abdica de ganhar uma competição oficial. Porque o Benfica está doente. Eu vou repetir: O BENFICA ESTÁ DOENTE.

O Benfica está doente porque aquilo que é a mola real do clube ficou para trás. Normalmente dizem, mas o Benfica está bem, tem um estádio novo, um centro de estágios, pavilhões, piscinas,a Benfica TV, vai finalmente inaugurar o clube, tem credibilidade financeira, as modalidades voltaram a ganhar, há títulos na formação, há fundação Benfica, as casas foram revitalizadas, há muitas escolas de futebol, enfim todo um manancial de coisas boas que mostram o trabalho da direcção do Luís Filipe Vieira, além de que no futebol principal estamos cada vez mais perto do sucesso. E é isto.

No Benfica de hoje em dia o critério do sucesso deixou de ser os títulos do futebol profissional que se atingem ou não. Por isso o consulado de Luís Filipe Vieira enquanto presidente é marcado por 2 campeonatos, um taça de portugal e 4 taças da liga. Mas Luís Filipe Vieira antes de ser presidente já tinha sido Director Desportivo durante 2 épocas sem qualquer resultado relevante. Mas estamos melhor, costumam argumentar, até acabámos a época passada em 9.º lugar no ranking da UEFA. E títulos ?

O mal é só de Vieira ? Não, o Benfica já vinha agonizando há muito. Vieira trabalhou bem o clube em certos pontos, mas não percebe nada de futebol e nos seus consulados raramente tem quem o ajude. O Benfica já não consegue passar disto, de dar luta, de chegar às decisões, porque os negócios e tudo o que envolve o futebol ultrapassam em importância o futebol. Temos quase 100 jogadores sob contrato e mesmo assim temos um plantel desequilibrado para as necessidades desportivas.

Há quem viva no mundo da lua, que fale no sucesso financeiro e que não precisamos de vender jogadores. Sinceramente não sei se é ingenuidade ou má-fé. Os jogadores não saem do Benfica porque são bons negócios, os jogadores saem do Benfica porque o modelo de gestão do Benfica exige isso mesmo, caso contrário acumula prejuízos brutais.

Não acreditam ? Quando sair o relatório e contas de 2012-13 façam o seguinte exercício, cheguem ao Resultado Líquido e retirem o valor de mais-valias com os jogadores ao resultado líquido e vejam qual o resultado final. Mas senão quiserem esperar olhem para as 4 épocas anteriores e se retirarem o valor dos proveitos com transferências ao resultado líquido verificarão que o prejuízo ultrapassa sempre os 30 milhões de euros.

Basicamente é isto, se o Benfica não vender ninguém acumulará prejuízos atrás de prejuízos, por isso é preciso vender e vender com mais-valia. Em 2012-13, os proveitos de transferência rondarão os 40 milhões de euros e fica aqui a previsão que o Resultado Líquido, se não tiver antecipação de lucros associados à renovação dos contratos de patrocínios, será inferior a 10 milhões de euros de lucro. Mas como é de 2013/14 que interessa falar, podem ter a certeza que as eventuais saídas de Cardozo e Garay não chegam para cobrir o desequilíbrio estrutural, por isso terá que sair mais alguém.

Mas isto é pouco relevante e não e por isto que o Benfica está doente, o Benfica está doente, porque se está a perder a mística e a substituir por um enorme sentimento de cagança que pouco ou nada tem a ver com o Benfica. Enquanto enchemos a boca com os maiores do mundo, com o clube com mais sócios, o estádio que será o palco da final da Liga dos Campeões 2013/14, esquecemos que perdemos o primeiro título oficial da época 2013/14 e a atitude em vez de ser de indignação foi de indiferença ou de desvalorização.

Como também se desvaloriza a perda da Taça de Portugal, porque não é uma competição que dê dinheiro quando comparada com a Taça da Liga. A perda da Taça da Liga foi desvalorizada porque não é uma competição importante. a perda do campeonato desvalorizou-se porque foi um azar aos 92 minutos, assim como foi a perda da Liga Europa. E o treinador que perdeu isto tudo no ano passado, teve o contrato renovado para entrar em 2013/14 a perder perante a indiferença dos sócios e adeptos pois fez passar a imagem que era só um treino.

O Benfica está doente, porque os benfiquistas perderam a noção do que é o Benfica. O Benfica perde e está tudo bem porque estamos melhor, por ficámos perto. E o grave disto é que os benfiquistas que viram o Benfica bi-campeão europeu, a ganhar 8 títulos em 10 épocas, em vez de 2, acham que estamos no bom caminho.

No entanto, sei que há quem não se conforme, quem veja para lá da propaganda de um treinador perdedor e de um presidente que por muita boa-vontade que tenha, é incapaz de levar o Benfica a outro nível. Há quem perceba que o Sport Lisboa e Benfica tem sido espoliado de tudo e mais um par de botas em nome de uma SAD na qual o Benfica ainda e vou realçar, ainda tem a maioria do capital. Há quem já não embarque na cantiga da credibilidade. Há quem perceba que o Benfica está mais pobre, enquanto outros que gravitam à volta do clube estão muito mais ricos.



Há quem não se resigne, há benfiquistas que não aceitam que as Assembleias Gerais sejam um mero proforma, apesar de hoje em dia assim estarem consagradas nos estatutos. Há quem questione porque diabo o estádio raramente está cheio, sendo que na maioria dos jogos apenas está meio. Há quem não entenda que com 14 milhões de adeptos, desde 2005 que estamos à espera dos 300.000 sócios ou alternativamente do cumprimento da promessa. Há quem entenda que renumerar de 10 em 10 anos é acumular muitos sócios-fantasma só para dizer que temos muitos sócios. Há quem entenda que ter um clube que é campeão nas vendas e mesmo assim é duvidosa esta afirmação, mas não campeão no campo tem pouco valor.

Na blogosfera temos vindo a ver o desaparecimento de vários bloggers que cansados pela acefalia generalizada que apenas se consubstancia em insultos a quem pensa de maneira diferente, a quem questiona, a quem faz pensar, a quem critica e a quem aponta soluções diferentes, chega à conclusão que não vale mais a pena. Eu sei que contar outra versão que não a da verdade oficial é incómodo.Que relembrar os nossos valores e verberar comportamentos indignos como os da Alemanha ou do Jamor na época passada é incómodo para uem defende o status-quo. Que comparar o sucesso, falemos do internacional para não virem com a eterna desculpa da corrupção, alô apoiantes inequívocos do Facturas, do Porto com o do Benfica é demonstrar o falhanço de uma presidência, porque chegar à final da Liga Europa também o fizeram o Sporting e o Braga.

Eu tenho a certeza que haverá sempre quem saiba o que é o Benfica, mesmo que muitos não o saibam, pois para eles o clube apenas tenha cerca de 20 anos e outros já o tenham esquecido. Por cada um que tombe, que outro agarre a bandeira e continue a luta por um Benfica à Benfica.



18 comentários:

Unknown disse...

Sublime e incómodo, porque infelizmente, verdadeiro.

M disse...

sim, é verdade, concordo infelizmente.

Manuel Santos disse...

1 - A taça de honra competição oficial? Passou a ser desde Sábado? É que quando foi para dizer que o Porto nos passou em número de titulos essa não aparecia nas tuas contas.

2- Achas que uma equipa ficar a 30 pontos do titulo é a mesma coisa que ficar a 1? Achas que fazer pontos suficientes para ser campeão em 95% dos campeonatos anteriores é a mesma coisa que fazer 50? Achas que chegar constantemente a Abril a disputar as competições europeias é a mesma coisa que ir de vela em Dezembro? Achas que um clube que chega à 4 épocas consecutivas no minimo aos quartos de final das competições europeias anda à deriva? Sabes o que devias pensar? Porque é que a equipa campeã dos ultimos 2 anos foi eliminada das competições europeias por Apoel, Zenits, Manchester Citys (por 6-1 no total) e Malagas. Porque é que essa equipa sempre que tem pela frente um adversário mais forte na Europa e ainda tem de lutar pelo titulo, baqueia sempre com estrondo.

Mas numa coisa tens razão. Isso não são titulos mas se não fores cada vez mais forte também não os vais ter. E se não consegues ver a evolução é porque essas palas anti-vieira não deixam.

3 - O Benfica terá prejuizos se não vender. É verdade mas se preferires podemos fechar modalidades ou nem sequer pagar-lhes. Se preferires fazemos equipas fraquinhas para pagar pouco. Aí não vamos precisar de vender ninguém. Até porque vamos ter um plantel tão fraquinho que ninguém os vai querer.

4 - O Benfica ainda tem a maioria da SAD. Tem e vai continuar a ter. Só o deixará de ter se os sócios assim o quisessem. Ninguém vai alterar isso sem o consentimento dos sócios.

5- Estamos a espera dos 300000 mil sócios desde 2005? Uma coisa engraçada é que todos os clubes do mundo andam à espera de chegar aos 250 mil sócios, mais ou menos o número de sócios que temos. Sermos o clube do mundo com mais sócios num dos países com maiores problemas financeiros é mau. Mau de mais... Se calhar é sinal de afastamento dos adeptos tal como estarmos no top 20 dos clubes com maiores receitas do mundo mesmo não recebendo quase nada pelos direitos televisivos,

5 - Blogues a fecharem na blogosfera? Já vi muitos cansados de lutar contra o que tem sido a podridão do futebol português e depois desse trabalho verem benfiquistas a cagarem para tudo o que nos fazem e criticarem qualquer passo que seja dado no Benfica. Nem que hoje defendam uma coisa e amanhã completamente o oposto. O que interessa é criticar, criticar, criticar. Ninguém presta. Campeonatos dados como perdidos em Agosto é que é de benfiquistas.

Outra curiosidade é ver alguns blogues benfiquistas infestados de anónimos (porquê anónimos???) a dizerem barbaridades atrás de barbaridades contra o Benfica. Vocês se calhar não têm noção mas neste blogue comentam tantos adeptos dos corruptos e lagartos como benfiquistas. Mas vocês ficam todos contentes. Pensam que é uma multidão a partilhar das vossas ideias. Depois chegam eleições e é mais uma cabazada.

Para terminar é triste ver meia duzia de supostos benfiquistas a baterem palmas aos posts que aqui são colocados. Como se ouvesse algo de novo aqui. O que se escreve aqui é a mesma coisa que Pinto da Costa já disse em entrevistas. E isso é muito triste. É muito triste ver um adversário desesperado para que Vieira saia do Benfica e alguns não perceberem isso.

Bomba do Isaías disse...

Grande texto! Concordo plenamente.

Nuno Pinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É noticiado hoje que o Carlos Martins começou a treinar com a equipa B. Há menos de um ano atrás renovou por 4 (!) épocas.

Como qualificar uma coisa destas?

Nuno Pinho disse...

Anda uma impaciência pelos blogues sobre o Benfica e são poucos os que vejo a olharem para o lado. Tantos anos disto e ainda acreditam em coincidências no caso do novo modelo de avaliação dos árbitros?
Estão a perceber o rumo que as coisas estão a levar? Promessas de Fernando Gomes quanto à profissionalização, depois da trapalhada na aritmética. Fiquemo-nos pela aritmética e ignoremos secção é essa do CA da FPF que tem responsabilidades (“públicas” – ler as declarações do Vítor Pereira: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=416017) pela avaliação dos árbitros…
Desculpem a interrupção. Está mais do que visto que é melhor falar do novo sistema táctico do Jesus, da incompetência de alguns reforços, ou de como alguns putos da formação do Benfica esbanjam oportunidades.
http://s14.postimg.org/7ygw3plxr/roderick_canto.gif

Não digo que isso não seja importante, mas queiram fazer o favor de abrir os olhinhos, de perceber como as coisas são feitas nesta Liga e depois não caiam na mesma ladainha dos comentadores da Sport Tv.

Bandarilheiro Mor disse...

Manuel Santos, está tudo bem. Não ganhamos nada, mas temos um grande futuro.

Anónimo disse...

Manuel Santos,

A tal equipa que baqueia com os Zenits, Citys e Apoel´s, ganhou nos ultimos 10 anos 3 taças europeias.

A tal equipa que baqueia com os Citys, ganhou os 3 ultimos campeonatos.

A tal equipa que baqueia com os Citys, ganhou ao Benfica de Jesus para a liga 5 jogos, empatou 2, e apenas perdeu 1 jogo que foi o 1º.

Porque afinal este Benfica está como nunca esteve:

Manuel Santos, anos 90 com 4 presidentes e instabilidade, na decada de 90 o Benfica ganhou 2 Campeonatos e 2 T Portugal.

No seculo XXI, o Benfica com estabilidade, com Vieira no 10º ano como Presidente, 2 anos director desportivo, o Benfica fez a pior classificação de sempre o 6º lugar, esteve 2 épocas seguidas sem UEFA (inédito), e ganhou o Benfica em 13 temporadas 2 Campeonatos e 1 T Portugal, relembro que nas 10 temporadas da decada de 90 ganhou 2 Campeonatos e 2 T Portugal.

Manel Santos, este Benfica do seculo XXI apresenta piores resultados desportivos que o pior Benfica de sempre, o tal dos anos 90? Os registos dizem que sim, mas ele há quem ande enganado e manipulado pela mentira.

Manuel santos, afinal a culpa é do Proença

Ulrich Haberland disse...

Precisamos de dizer não.

Precisamos de quem queira honrar o passado no Sport Lisboa e Benfica e transportá-lo consigo para o futuro.

Anónimo disse...

Muito bom comentário Manuel Santos. Disseste tudo!

O anónimo das 18:56 é porco! O porco é a carne preferida deste blogue.




Anónimo disse...

Se calhar deviamos pedir ao Vale e Azevedo para voltar a presidencia do clube! Esses sim foram tempos aureos!

Anónimo disse...

E para o senhor que escreveu este texto so tenho uma coisa a dizer...nunca ouviu dizer: nao venhas ter comigo com um problema se ainda nao tiveres pensado numa soluçao! A critica barata é facil! E apresentar soluçoes e alternativas?

Unknown disse...

Quem acha que está tudo bem, continue a apoiar na net e a dizer carrega pode ser que ganhemos alguma coisa por isso. Anónimo das 20:21, das duas uma, ou não lês o blog há muito tempo e isso é a ignorância a falar, ou lês e estás só de má-fé, tu lá saberás.

Aos restantes obrigado pelos vossos elogios e continuem a resistir. O vosso apoio sempre foi uma forma de nos confortar quando certas abéculas só vinham dizer porcaria.

Espero que tenha contribuído para que questionem tudo o que ouvem e comecem ou continuem a pensar por vós próprios. A todos muito obrigado, foi um privilégio.

Anónimo disse...

Primeiro, nao me chames ignorante, pois em momento algum insultei alguem , pois se nao gostam que comentem aqui com insultos, nao sejam hipocritas ao ponto de fazer o mesmo!
Segundo, todo este blog é muito bonito, com grandes ideias acerca da mistica e o Benfica é nosso e tudo mais...mas sabes em que tempos vivemos? Vivemos num tempo em que são raros os jogadores que sabem o que é o amor a camisola! Amor á camisola tenho eu que faço 30km, 5 dias por semana para jogar numa equipa da minha terra e ainda tive de pagar a minha inscrição! Hoje em dia vivemos num mundo de abutres e enquanto todos nao percebermos isso e cantarmos a uma so voz na defesa dos interesses do Benfica, nao vamos a lado nenhum! E isso significa criticar mas construtivamente e nao como tenho visto algumas pessoas fazer por aqui! Esta tudo mal, tudo mal, mas voces fariam melhor?


Ass: Anonimo das 20.21

Unknown disse...

Volto a dizer anónimo das 20:21, se já acompanhas o blog há algum tempo, sabes que já foram apontadas soluções e caminhos, feitas propostas e inclusivamente se disse o que se deveria fazer em termos de política desportiva. Então ao ignorares isso estás de má-fé, ou que para mim é mais grave que a ignorância.

Se o teu problema for falta de conhecimento do que foi escrito no blog, então sim, és um ignorante que não sabes do que falas.

Tu é que sabes qual delas és.

ChakraIndigo disse...

Não faz sentido, para um Clube que no fim de contas é uma SAD, dizer para tirar os proveitos com a venda de passes de jogadores e verificar que está ou falida ou deficitária.A transacção de passes é, infelizmente, uma necessidade premente de todos os Clubes de nivel medio/alto EUROPEU, EXCEPTO AQUELES QUE PODEM COLOCAR-SE ACIMA DESSES, pela força da historia, como o Real, Bayern e outros, ou pela força do dinheiro, como o Chelsea, PSG e outros.
Quanto ao resto, a realidade pode na verdade corroborar muitas dessas analises, mas ainda não estou convencido que parámos a evolução desportiva do Clube-e não tenho 20 anos, já assisti a 4 finais europeias, infelizmente perdidas, mas não para um Monaco ou CSKA qualquer, mas para Clubes de nomeada,exscepção feita ao PSV, que era do nosso nivel.
Viva o Benfica!

Luis Marques disse...

É pá a sério proíbam comentários de anónimos, isto assim é uma selva pegada