quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Que venha o Proença que eu já estou cansado.

Valerá a pena continuar, ano após ano, a acompanhar um futebol viciado? Cada erro absurdo a favor do Porto distancia-me mais e mais da paixão que sinto pelo futebol, apetece-me desistir, deixar de ir ver o Benfica, aproveitar o tempo para tantas outras coisas que valem realmente a pena - tempo que desperdiço a ligar para um futebol adulterado, do início ao fim da época. Épocas atrás de épocas disto. 

Quem me lê sabe a importância que dou aos erros que cometemos porque acredito não que o Benfica tenha de ser sempre melhor do que o Porto, apesar dos prejuízos, mas porque gerar competência dentro do nosso clube é aquilo que podemos controlar. Numa larga escala, poderíamos pelo menos tentar evitar os consecutivos escândalos a que assistimos. Mas também já sabem o que acho disso: nem há competência no clube para criar uma mentalidade forte nem há capacidade de eliminar os prejuízos e ainda há, pasmemo-nos todos de espanto ainda que alguns o aceitem como coisa normal, apoios inequívocos a personagens responsáveis pelo actual e passado deplorável estado do futebol português. É análise que raramente (nunca) vejo debatida: não será também na capacidade de lutar verdadeiramente contra o sistema um dos atributos que devemos valorizar e analisar num Presidente do Benfica? Pois este que temos é pouco mais do que zero nesse aspecto, para além de tantos outros. Ninguém se questiona sobre isto, pelo menos eu não vejo em parte nenhuma alguém afirmar: «Não votei nele porque não soube destruir a teia de benefícios ao Porto». E e é fundamental acabar com esta vergonha.

Mas deixemos o ventoinha para outras núpcias. Que futebol é este? E valerá a pena acreditar nisto? Gastar alma, esperança, dinheiro, tempo a acompanhar uma equipa que não tem as mesmas armas do seu principal rival? Vale, claro. Vale porque neste turbilhão que é o amor por um clube, mais do que em gesto calculado e metódico, avançamos todos os anos por devoção, ternura, irracionalidade. Mesmo que não acreditemos um segundo sequer numa igualdade de direitos entre Benfica e Porto em termos arbitrais. Confesso-me, no entanto, cansado.

Escrevi há uma semana e tal que se for Proença o nomeado para o jogo de Domingo deixarei de ver competições nacionais até sentir que o futebol está limpo desta nojeira. Por um lado, tenho muito medo de ter de cumprir a promessa; por outro, confesso, antevejo uma existência mais feliz e serena. Se tiver de ser, que seja: venha Proença que eu vou embora. O bilhete que já está comprado será dado neste blogue ao gajo que escrever o melhor poema sobe futebol. Que é outra coisa, não é isto:



nem isto:


nem isto:


nem isto:


e tanta, tanta, mas tanta coisa que se passa, época após época, ano após ano, roubo após roubo. Pus estas porque foram as primeiras que apareceram. Podia passar aqui um ano a meter lances absurdos a favor do Porto. Claro que há outros a favor do Benfica, claro que é fácil colocar 3 vídeos de lances absurdos, qualquer um o pode fazer. Mas eu não pretendo convencer ninguém; quem vê este futebol de há 30 anos para cá e acredita seriamente na possibilidade de o Porto não ser pornograficamente beneficiado em relação a todos os outros clubes não é sério ou é cego - é assim muito simples. E não são só os lances postos aqui num post, sem qualquer método. São os "critérios", essa palavra que dá para tudo. Os critérios que, em lances iguais, preservam uns e prejudicam os outros. Quando é que o Benfica foi beneficiado num jogo do titulo? Quando é que o Benfica foi beneficiado nas Antas/Dragão? Quantos penalties tem a favor o Benfica na casa do Porto? Eu digo-vos: nos últimos 35 anos, tem um. Num jogo que o Porto ganhava confortavelmente. Um.

Os critérios explicam-se de forma simples: imaginem o jogo do título no Dragão, 2-2 a poucos minutos do fim e um cruzamento para a área do Porto que dá golo do Benfica de um jogador na, vá, duvidosa linha em que estava Maicon. Agora pensem se algum fiscal de linha deixaria passar a jogada. É isto o futebol português.

Estou cansado, farto, enojado. Ver os jornalistas à volta do pintinho, babando-se das suas idiotices, olhando uns para os outros, admirando aquele ser repugante, corrupto, boçal. Farto deste país de ladrões e mentirosos, gente hipócrita, falsa, baixa, mesquinha, torpe; gente adorada por uma chusma de atrasados mentais, rindo-se das piadas, afagando os egos, baixando a cabeça. Farto dos adeptos que aceitam a podridão intelectual e ética, limpando para o lado as evidências porque ganham títulos. Gente que na sua vida é trabalhadora, decente, educada, bela, que ao fim-de-semana vai clamar por um cacique corrupto. Gente que diz que as escutas não são válidas - e o que é que isso interessa, caralho? O que lá está se não chega para a Justiça não deve chegar para os corações, para o instinto, para o carácter? Que merda de conceito é este? Ah o gajo é corrupto mas como em tribunal não podem usar as escutas está tudo bem? Foda-se.

Estou cansado. Venha o Proença de vez. E façam um poema.


23 comentários:

Hugo disse...

Pois isso é tudo muito bonito, mas por exemplo quando no jogo com o Nacional não marcam um penalti, já acham tudo normal

Vasco disse...

O texto é bonito e puxa ao sentimento, mas não sejamos intelectualmente desonestos... O Porto ganha mais porque é melhor. Ponto. Aqui ficam exemplos de clássicos com decisões contra nós em jogos que vencemos! É essa a principal diferença meus caros

Porto 4 Benfica 0 - 00/01 taça de portugal
https://www.youtube.com/watch?v=9jcwNYZcAY0

2 penaltis perdoados na Luz
https://www.youtube.com/watch?v=U8Di8PbZIyk

Agressão de Cardozo a Sapunaru (nem falta foi marcada)
https://www.youtube.com/watch?v=pc3KGCo-CdU

Peixoto pisa e repisa Varela (nem falta foi marcada)
https://www.youtube.com/watch?v=ABih8kaSPho

Javi Garcia pontapeia Varela (amarelo)
https://www.youtube.com/watch?v=S6Lhsp3sG8A

Luisão agride Belluschi (nem falta foi marcada)
https://www.youtube.com/watch?v=-uRm21VYTLs

Luisão agride Sapunaru (nem falta foi marcada)
https://www.youtube.com/watch?v=kiCUnBqMEwE

Penalty de Cardozo perdoado (nada assinalado)
https://www.youtube.com/watch?v=Kl7JXAPyx_U

Maxi pontapeia cabeça do Lucho (nada assinalado)
https://www.youtube.com/watch?v=gKoW16OGE_c

Deixemo-nos de coisas, todos somos favorecidos e roubados em igual proporção... (já sei que o comentário não será aprovado)

Abraço

Pedro disse...

Vasco, nao acredito que sejas benfiquista. So adeptos do Fcp mantem uma lista actualizada com todas as faltas que ficaram por marcar a favor do vosso clube contra o Benfica. Falar de desonestidade intelectual e convenientemente esquecer o argumento final do post, as escutas, e'... Desonesto. Pelo menos assume a tua preferencia clubistica. Ok? Acho estranho que os dois primeiros comentarios venham de adeptos de outro clube, num blogue sobre o Benfica. Nunca me passou pela cabeca ir visitar blogues portistas, a meio da noite.

Anónimo disse...

Deixemo-nos de coisas: nem todos os presidentes recebem árbitros em casa. Também está no youtube.

Hugo disse...

Eu não visitei este blogue a meio da noite, mas sim no começo da manhã...

Pedro disse...

" Hugo disse... (...) 10 de Janeiro de 2013 02:35"

então deve haver algo de errado com o relógio. 02:35 não é o começo da manhã.

Hugo disse...

Pedro, sabes que existem portugueses que vivem no outro lado do mundo, certo?

Ricardo disse...

Hugo, qual foi a parte do texto que não percebeste? O texto todo, não foi, Hugo? Deixa, não te martirizes mais.

Vasco,

Intelectualmente desonesto é quem pensa que os outros são parvos. O Porto ganha por duas razões essenciais: tem uma estrutura competente e porque é mais favorecido pela arbitragem do que todos os outros clubes. Pensar que a segunda não tem influência nos resultados ao final da época, mesmo aceitando que o primeira existe, é ser cego. A principal diferença são duas: são mais competentes e são mais ajudados. As duas juntas dão os títulos que têm ganho. Há, porém um problema: serem ajudados não é legal.

Primeiro link que puseste: vejo que o Miguel devia ter sido expulso e uma falta fora da área do Meira. Isto numa altura em que o Benfica não constituía perigo para ninguém e vocês ganharam por 4-0. Ainda assim, David Luís levou vermelho. Procura quantas vezes levam vermelho os jogadores do Porto em clássicos (podes ver neste blogue; fiz um estudo sobre isso há pouco tempo).

Segundo link: não consigo perceber os lances, as imagens não são claras.

Tercero link: chamar agressão a um afago com o cotovelo é capaz de ser exagerado. Dava-lhe amarelo. Se não foi marcada, foi um erro. Mas queres mesmo mostrar-me lances destes, quando tiveste Bruno Alves a despejar porrada com cotovelos épocas a fio e quase nunca foi expulso?

Quarto link: inequívoco: Peixoto devia ter sido expulso.

Quinto link: não é agressão nenhuma, é uma parvoíce, mereceu amarelo.

Sexto link: verdade, devia ter sido expulso. Tal como Belluschi, que entrou de sola.

Sétimo link: Vermelho óbvio que ficou por dar ao Luisão.

Oitavo link: penálti que ficou por marcar. Como um do Janko no mesmo jogo. Não esquecer como este jogo foi resolvido.

Nono link: Não pontapeia ninguém, passa com a perna na cabeça dele. Merecia amarelo.

Eu no post falo da existência óbvia de lances em que o Benfica é/foi/será beneficiado. Só um imbecil acha que o seu clube nunca é beneficiado. Outra coisa é a constância dos eros e a tendência. Ela é, há 30 anos, a favor do teu clube. Mas não de uma forma relativa, é uma evidência clara e radical. Não tenho pachorra para links, até porque isso iria demorar meses. E, como digo, não quero convencer ninguém. Curioso, mesmo, é leres o post, vires aqui apresentar 9 links em que alguns tens razão outros nem isso mas sobre a questão das escutas nem uma palavra. Claro, como responder, não é? Faz por esquecer, pode ser que um dia acredites nisso, que são todos favorecidos e roubados em "igual proporção". E, olha, foste aprovado.

Pedro, acho que fica claro que o Vasco é portista. Claro que o Vasco "esqueceu" o argumento final do post. O Vasco, como a generalidade dos portistas, o máximo que pode fazer é apresentar uns links (em que metade nem sequer tem razão; vejam-se os exemplos parcos que têm - nós podíamos aqui meter 100 e ainda ficavam a sobrar outros 100). Sobre as escutas... silêncio, claro.

E, mais uma vez, não pretendo convencer ninguém de nada. Respondo a tudo neste post e esmiuçadinho porque para já pode ser dos últimos posts que escrevo nos próximos largos anos sobre o futebol português e depois para que nem sequer deixar qualquer espaço ao equívoco. Venham mais Vascos. Se possível, sem a desonestidade intelectual de não abordar o fundamental: as escutas que todos ouvimos.

Daniel disse...

O Mourinho quando chegou a Espanha para treinar o Real Madrid, disse o seguinte: Aqui em Espanha existe um clube que quando joga bem ganha e quando joga mal perde. E existe outro clube que quando joga bem ganha e quando joga mal ganha.

Essa frase aplica-se na perfeição a Portugal. Se a justiça funcionasse o porto tinha descido de divisão. Subtrair 6 pontos, quando tinham 10 de vantagem sobre o segundo é gozar com tudo e todos.

No domingo vamos assistir a mais um escândalo (ou roubalheira). Espero estar enganado!!!

Carrega Benfica!!!

Fenómeno disse...

Grande post Ricardo!

Nunca terás portistas a responder às escutas que todos ouvimos, porque as escutas que todos ouvimos não existem em Portugal como não existem políticos corruptos, ou como, com sorte, teremos apenas 1 pedófilo (o Bibi).

Mas confesso que acho muito engraçado quando portistas abordam corrupção, lá está, na política, porque no futebol não há.

vb disse...

Partilho do sentimento. Na época passada após o jogo com o porto na Luz, já este ano no final do jogo em Coimbra, também me pergunto o que fazemos aqui?? Para que acreditarmos no futebol, jogo, puro que nos apaixonou em miúdos. Porquê seguirmos jornada a jornada, apoiar, gritar, sofrer, entusiasmarmo-nos se no fim vem um desses bandidos resolver tudo na nossa cara desavergonhadamente?!
Triste termos que temer constantemente os ladrões que por aí apitam antes de cada jogo e desejar simplesmente não sermos prejudicados.
Força Benfica!

Bruno Paiva disse...

"Subtrair 6 pontos, quando tinham 10 de vantagem sobre o segundo é gozar com tudo e todos."

portanto o porto de acordo com a justica só corrompeu arbitros,etc em 2 jogos lolol e se corrompeu não interessa se ganhou o campeonato, ganhou-o justamente excepto nesses dois jogos e portanto é campeao e nao interessa se é corrupto lolol

o porto corrompeu o seu primeiro jogo da vida e depois como funcionou bem corrompeu o segundo jogo, mas depois desistiu de corromper. Deve ter achado por bem parar lol já estava a abusar da sua sorte se calhar lolololol

Conclusãoo tira-se 6 pontos e está feita justiça e viva o melhor clube lol o corrupto pois claro

Mas os adeptos portistas em NENHUM blogue viu-os defenderem-se. Sempre que alguem do Benfica fala em corrupção atacam o Benfica nunca se defendem. Será do guaraná. APenas dizem que o Benfica já foi beneficiado e mostram lances em que os arbitros apitaram alguns lances mal. E pronto está resolvida a questão olha-se para o lado e siga !!!

ps: foi uma jogada inteligente dos corruptos dar ordem aos arbitros para beneficiarem o Benfica em jogos que não interessa para nada para depois serem acusados do mesmo! O esquema está mto bem montado meus senhores eles não são burros a sua estrutura como sabem é boa e isso espalha-se em como sempre foram acusados de tudo mas nunca foram condenados a nada ;)

Jorge disse...

"ps: foi uma jogada inteligente dos corruptos dar ordem aos arbitros para beneficiarem o Benfica em jogos que não interessa para nada para depois serem acusados do mesmo!"

Está tudo dito... trata-te.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Ricardo, gosto de te ler, gosto das tuas opiniões, gosto da paixão com que escreves e vives o Benfica, mesmo discordando de algumas (poucas) coisas que escreves.

És um grande benfiquista, tens algo de romantismo associado á tua paixão pelo Benfica, há algo de infância apaixonada em cada texto teu - mesmo quando te passas - e tens arte e elevação a correr te nas veias.

O Benfica não é o teu blog, o Vieira ou o sistema e nunca por nunca se diz adeus ao Benfica.

O Benfica é o equilíbrio na tua vida, na minha e de milhões espalhados pelos 5 cantos do mundo.

Entendo as tuas razões, entendo as tuas motivações a escrever um texto "final" mas não se coloca uma paixão incondicional nas mãos de nenhuma comissão de arbitragem ou na sua decisão sobre que árbitro vai apitar.

Eu estou no estrangeiro, não irei ao Estádio da Luz no domingo mas o teu lugar é lá.

Com ou sem Proença.

Não é por acaso que no topo deste comentário está escrito "Vai ao Estádio, larga a internet" e quem te dirá na segunda feira "Ontem vi te no Estádio da Luz"?

Um abraço e com ou sem Proença o teu lugar é sempre ao lado do Benfica e sempre no Estádio da Luz.

Força Benfica

DeVante disse...

Esta frase é paradigmática:
"Aqui ficam exemplos de clássicos com decisões contra nós em jogos que vencemos."
São estas situações que têm branqueado os sucessivos roubos que nos têm arredado dos títulos pois dão cobertura ao discurso intelectualmente desonesto dos avençados de que "todos são beneficiados"...
A questão não são os benefícios em si mas sim os timmings dos benefícios. Isso é que faz diferença!
O Porto só é prejudicado nos jogos onde ganha e estes prejuizos não fazem mossa. O Benfica já não é assim.
Alguma vez na vida o Porto se viu prejudicado num jogo que pereu pela margem mínima? Claro que não!

Eu vi Deco a atirar a bota contra o árbitro e ouvi nas escutas o porquê de não ter sido castigado.
Se isso passasse com algum jogador do Benfica ainda hoje era motivo de debate.
Ouvi gente do Porto a clamar por sumaríssimo ao Luisão por este ter devolvido à bancada do Dragão um maço de papel que lhe fora arremessado. Os mesmos que clamam e justificam a agressão do Edo porque este foi "provocado"...como o foram Hulk e Sapunaru, sendo que este último, saindo dos limites fronteiriços lusos, confessou ter agredido.
O futebol português é um nojo e vai ser confirmado com a nomeação de Pedro Proença para a Luz...

David Duarte disse...

Para o Benfica sou eu : excelente comentàrio.

Mr. Vi disse...

Caro Ricardo, os meus parabéns por esta pérola apaixonada de Benfiquismo.

Mas não posso deixar de discordar ainda que concordando que um Benfiquista com esse amor e paixão pelo também meu clube desista!!!

Entendo o teu cansaço, é comum a todos nós mas nunca o foi o aceitar da derrota.

Por isso espero poder passar aqui segunda-feira para dizer:

Ontem vi-te no Estádio da Luz Ricardo.

Bem haja.

Pedro disse...

DeVante, com o grande pormenor que o Luisão "devolveu" para o chão e não para as bancadas.

Há um video que os andrades puseram a correr pela blogoesfera e youtube q "mostra" os lances em que o SLB é beneficiado. Aquilo é de rir. Mostra, de facto, lances em que os nossos bravos fazem falta mas todos tinham sido sancionados pelo árbitro. Há um do Maxi então q tinha recebido legendagem no vídeo e o nosso bravo até amarelo tinha levado nesse lance. LOL. Os corruptos são de rir.

Ricardo, pegando numa outra discussão, isto só prova q realmente o SLB é o mais prejudicado e mais prejudicado do q qqr clube pequeno. Mostra-me um clube pequeno, qqr um q seja, q tenha uma relação tão peculiar como nós temos com um Proença ou um Xistra?
É um mito q os clubes pequenos sejam mais prejudicados. São prejudicados qd jogam com o fcp e raramente se queixam...contra nós são, claramente, beneficiados. E basta fazermos uma análise aos jogos recentes com a Briosa como exemplo.

Shadows disse...

Ricardo, és do melhor que há no benfiquismo. Parabéns.
Pena que tão poucos sejam como tu.

Resolvi aderir à tua sugestão. A partir de agora, irei sempre referir-me ao FCP não como corruptos mas como 'FC Porto,clube condenado por corrupção'.
Assim satisfaço todas a sensibilidades.
Abraço!

M disse...

percebo. estamos em estados semelhantes, decidi algo parecido no fim da epoca passada, coloquei em prática esta. afastei-me, ganhei distância.
muito daquilo que diz respeito a futebol evito....vejo o meu Benfica, mas vejo os 90 minutos, nada mais, ouço relato quando não posso ver na tv e vou passeando por blogs, especialmente aqueles que me fazem rir..

isto tá podre...debates, jornais, é tudo uma treta.

ao evitar o futebol, perdi algo..mas ganhei qualidade de vida, nao me chateio tanto!!!

CondedeVimioso disse...


Há muito, que por mais que seja, que não me revejo nestas discussões.

O post é muito bom e no entanto bastou aparecerem aqui dois adeptos do clube de Contumil ((é assim que eu os trato porque estão sediados nesta respeitável Freguesia e também porque o seu suporte pouco extravasa os limites da mesma))para deixarmos de discutir o essencial.

E, para mim o essencial é porque o Benfica se permite ser o grande suporte e sustentáculo deste corrupto futebol e em vez de o combater ainda contribui com o seu apoio para o fortalecimento das instituições que o dirigem.

Como é possivel que um clube com esta dimensão e após provas concludentes se mantenha acomodado e timorato???

Queiramos eu não o Benfica foi inserido neste sistema porque outra justificação não há. Se após tão longo mandato e com total estabilidade nós vemos a corrupção reforçar-se mesmo que totalmente desmascarada que outra razão podemos aduzir????

Pois se me custa ver o meu clube ser roubado acreditem que ainda mais me compraz ver chorar esta baba e ranho quando a montante vemos pregar uma demagogia anestesiante.

Como alguém que andou metido até ao tutano neste sistema iria agora combate-lo???

Também é verdade que só daremos o peito às balas por algo que amemos sem limites e por isso este post expressa um sentimento tão lancinante.

Não aqui mas por aí a minha luta, para muitos icompreendida tem sido procurar alertar para o paradoxo da acomodação de um clube que em todos os parâmetros significa mais de metade do futebol deste corruptos País permitir que após trinta anos esta máfia de careca amostra continue a dar razão a posts como este.

PS-Perdoem-me mas o único comentário que aplaudo é o do ""Benfica Sou Eu"" pela lucidez e porque não acredito que um jovem como tu, Ricardo, leve avante essa predesposição que eu já com barbas brancas ameacei nmas que como tu nunca concretisarei.

Abraço

Ulrich Haberland disse...

Os meus 10 tostões:

É por tudo isso que o fcp continuará a ser referido por mim como crac.

O meu afastamento não resulta do que vem do exterior ao clube mas do que vem do seu interior. Isso, para mim, é o mais grave de tudo.

@O Benfica sou eu, grande comentário! (em qualidade ;))

A época do Benfica está-me a surpreender, pela positiva!!

O JJ é um grande treinador, e é nesta temporada que o está a comprovar, pelo menos a mim.

O JJ tem defeitos, e muitos.

A equipa precisa de reforços, mas para a equipa B! (quando precisa vai lá buscar)

O Benfica tem que refazer toda a equipa B, só se safam 3 ou 4 jogadores o resto não tem categoria nem para a 1ª liga portuguesa quanto mais para o Benfica.

O Norton tem que ser substituído!!!

O Lima está a jogar muito!!! (sim, eu critiquei ferozmente a sua contratação!)

O Melga passou a ser um jogador normal, nem grande defesa nem grande extremo.

O Ola é crack (sim, eu também critiquei a verba da aquisição)

O Nolito não está bem.

O Matic tem jogado muitoooo!

O Garay é monstruoso!

O Cardozo é histórico.

O Miguel Rosa não tem qualidade para a equipa principal.

O Luís Martins é grande jogador! Mas é um 10 nunca um defesa esquerdo!!!

Queria o André Lima de volta no futsal, estamos a perder alma...(Pedro e Arnaldo também poderiam voltar para a equipa técnica)

Aimar, saudades do perfume do teu futebol pá!!!

Estar calada tanto tempo dá nisto...

Rumo ao 33º!!!

Nuno Pinho disse...

Não estás só nesse sentimento.