terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A nossa corrupção chama-se... futebol.

O país estava tão habituado a ver um Benfica moribundo que não sabe, não quer, não pode aceitar um Benfica maravilhoso. Até os próprios benfiquistas se questionam sobre a realidade: "Será possível estarmos a meio de Fevereiro a liderar o campeonato, numa final e ainda em prova nas competições europeias, com óbvias possibilidades de os vencermos?". Confesso que é surpreendente, mágico, quase alucinogénico e que, lá no fundinho, reside um medo do síndrome Peseiro: a um passo de tudo, com nada nas mãos.
Os últimos jogos têm revelado uma equipa com alguns jogadores a perderem gás, os adversários a conseguirem mais facilmente neutralizar aquele arrastão futebolístico que no início da época devorava e assaltava qualquer defesa e, este para mim o maior perigo, já está em marcha, numa coligação Braga-Porto, a tentativa de passar a ideia que o Benfica tem sido "levado ao colo", numa sequela ainda mais ridícula que a de 2004-2005. É um facto: a possibilidade de o Benfica ganhar o campeonato não deixa ninguém indiferente; uns, nós, por antevermos já a loucura épica, o desvario, o caos e a desordem morrisoniana de um país em loucura geral se chegarmos À 30ª jornada em primeiro; outros, eles, por lhes doer tanto na alma essa possibilidade que nada mais lhes resta do que apontar supostos favorecimentos, na ineficaz tentativa de esconderem os seus próprios erros e as suas (ainda) visões do passado (Bruno Alves queixa-se, e com razão: "a arbitragem não nos tem favorecido". Estou com Bruno Alves: realmente é estranho a arbitragem não favorecer o Porto. Eu, quando vejo futebol português, não espero outra coisa).
É por isso fundamental não nos desviarmos do caminho. Irmos deixando pedacinhos de pão pelo chão para não nos perdermos. E seguirmos. Seguirmos em frente. Porque o Aimar merece, porque o país merece, porque nós merecemos. Porque temos sido melhores, mais espectaculares e porque será a melhor prova de que um Benfica forte não tem de estar preocupado com a nomeação do árbitro para o próximo jogo.
Sermos campeões e dizermos "a arbitragem não nos tem favorecido" porque isso para nós é normal. O que nos tem favorecido tem sido o excelente futebol que temos praticado.
Corrompermos o sistema com espectáculo. A nossa corrupção chama-se futebol.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

BENFICA 2009/2010 (em todas as competições)

JOGADOR - GOLOS / ASSISTÊNCIAS (TOTAIS)

CARDOZO - 22/7 (29)
SAVIOLA - 18/7 (25)
NUNO GOMES - 4/3 (7)
WELDON - 2/0 (2)
AIMAR - 2/7 (9)
C. MARTINS - 6/4 (10)
DI MARÍA - 4/10 (14)
COENTRÃO - 3/8 (11)
RAMIRES - 5/0 (5)
RUBEN AMORIM - 1/0 (1)
JAVI GARCÍA - 3/1 (4)