domingo, 23 de julho de 2017

Ideias que ficam do Algarve



Como tinha escrito no final dos dois jogos em solo Suíço, os sinais mais preocupantes dados nestes jogos de pré-temporada têm sido colectivos, e estes sinais agudizaram-se nestes dois particulares disputados no Algarve.

O nível dos adversários subiu relativamente aos dois primeiros, e aqui foi possível ver a pior versão do Benfica em termos ofensivos.

Como ficou evidente (como tem sido desde a chegada de Rui Vitória), a equipa tende a esconder-se do jogo sempre que enfrenta adversários que tenham um pensamento do jogo que vá para lá do defender com linhas baixas e sair em ataques rápidos.

Na verdade, sempre que defrontamos equipas que gostem de ser algo afirmativas, por muito ténue que seja essa vontade, o Benfica remete-se a um bloco compacto, procurando o erro adversário para sair em rápidas transições. E este, para mim, é o maior calcanhar de Aquiles da nossa equipa.

Mas se não há uma grande qualidade no processo ofensivo da equipa, como é que o Benfica faz campeonatos com um elevado número de golos marcados e, a espaços, com jogadas colectivas de qualidade? Para mim, isto deve-se a dois factores:

         1 – A liberdade que Rui Vitória concede aos seus jogadores: Visto de fora, sem estar minimamente por dentro do processo de treino ou sequer das ideias que Rui Vitória transmite ao plantel, fica-me a clara sensação que, a partir de uma certa zona do terreno (diria que à chegada ao último terço ofensivo), os jogadores gozam, por parte do treinador, de total liberdade criativa, isto aliado à excelente qualidade dos executantes que temos ao dispor cria, à primeira vista, a ilusão de que temos um processo de ataque posicional bastante forte. No entanto, quando os melhores jogadores, os jogadores mais criativos e assertivos na decisão saem da equipa, tudo o que parecia colectivo desaparece e nada do que os melhores jogadores fazem, aparece. O melhor exemplo disso mesmo é a comparação entre o que fizemos numa primeira fase frente ao Hull e o que se fez na última meia hora, quando se juntaram em campo os melhores.

         2 – O perfil individual bastante próximo dos nossos melhores jogadores: No Benfica há um perfil bem identificado do que deve ser o seu jogador, sobretudo ofensivo – jogador criativo, capaz de fazer mais do que uma tarefa no mesmo jogo, móvel e muito assertivo na decisão. Quando os melhores jogadores nestes itens se juntam, a coisa flui e tende a subir vertiginosamente de qualidade. Quando se associam jogadores como Jonas, Pizzi, Zivkovic, Seferovic, Rafa e até Cervi, juntando-se-lhes Fejsa que garante uma enorme qualidade desde o primeiro passe, o carrossel criativo tende a aparecer com frequência, pois são jogadores que falam todos a mesma língua, ainda que não haja um idioma colectivo bem vincado.

Outro dos sinais do défice de qualidade ofensiva é a (in)capacidade que a demonstra para sair com bola controlada, quando pressionada logo à saída da sua área. A juntar a esta dificuldade, há a ausência de Ederson e a sua capacidade para colocar a bola a média/longa distância com qualidade.

Isto é excessivamente preocupante para a nova época? Não, primeiro porque estas dificuldades existem desde que Rui Vitória assumiu a equipa e não foi por isso que deixamos de conquistar 2 campeonatos em outros tantos disputados. Desde que a qualidade individual se mantenha claramente acima da média e desde que essa qualidade se mantenha dentro do tal perfil referido acima, os problemas não deverão ser transcendentes. E depois porque em Portugal, frente aos grandes, são muito poucas as equipas que procuram jogar um futebol de qualidade ofensiva e, tão pouco, pressionar alto a saída de bola dos maiores clubes. Por isso, para lá dos jogos com os restantes candidatos ao título e mais um ou outro adversário, cujo treinador decida optar por uma ideia fora da caixa Portuguesa, deverão ser poucos os jogos onde estas deficiências sejam 
impeditivas para se ir chegando às vitórias com maior ou menor dificuldade.

Por tudo isto, e porque Felipe Augusto (pouco capaz de ser criativo entre as linhas adversárias) demonstrou não ser uma opção válida para a posição de médio de ligação (e Krovinovic ainda demorará o seu tempo a entrar em competição de forma capaz) reveste-se de decisiva a permanência, e em boas condições físicas, de Pizzi. O transmontano parece ser o único jogador capaz de desenvolver este papel em campo de forma absolutamente competente e com qualidade suficiente para dar à equipa capacidade criativa no momento da ligação entre a construção e a criação. Horta poderia ser outro jogador com esta capacidade, mas os sinais que me ficam dos jogos disputados até aqui, não são os melhores relativamente à sua permanência no plantel.

Importante também seria que este fosse o ano em que Rui Vitória desse a Zivkovic o espaço de afirmação definitiva que o jovem Sérvio merece e o seu talento reclama.

13 comentários:

João Gaspar disse...

Gostei da análise.
força

joão carlos disse...

só não concordo com a parte em que dizes que vitoria não deu oportunidades ao zivkovic, não podemos esquecer que o jogador quando chegou o ano passado vinha de mais de 6 meses sem jogar isto aliado a um período de adaptação e a sua juventude explica e muito os primeiros 6 meses de ausência nas escolhas, nos últimos meses foram dadas oportunidades mas a ele aconteceu o mesmo que a cervi apareceu mas depois teve um apagamento.

José Moreira disse...

joão, quando falo em oportunidades, falo, sobretudo, em continuidade. colocar a jogar e dar continuidade. E isso não foi feito com Zivkovic. Sem continuidade, as oscilações de rendimento são mais do que naturais. o anormal é quando acontece o inverso.

Abraço

R.B. NorTør disse...

Moreira olha que o ponto 1 traduz não só RV, mas também JJ. Vai lá ver o que era o nosso colectivo atacante com JJ (e os seus titulares como Cardozo, Saviola, Rodrigo ou Lima contra aqueles atentados futebolísticos que faziam de reservas a estes) e a questão da liberdade no último terço, ou no último quarto do terreno, e a avaliação não deverá andar longe. Onde diferiam era mesmo na questão do encolherem-se. E JJ, no último ano, ano e meio, já se encolhia e bem contra os grandes.

Anónimo disse...

Outra vez a novela fantasiosa da "ausência de processo ofensivo"? hahaha
É só jogadas individuais onde um jogador finta 6, 7, 8 adversários e chuta para a baliza, querem lá ver?

"Visto de fora, sem estar minimamente por dentro do processo de treino ou sequer das ideias que Rui Vitória transmite ao plantel"
É isto! É com isto que devias começar todos os teus textos, quando te lembras de fantasiar sobre a suposta "inexistência de processo ofensivo dependente única e exclusivamente do génio dos melhores".


WalterG

O Cabinda disse...

Não percebo no que o Filipe Augusto é melhor do que o André Horta....será a defender? Porque a criatividade atacante e execução ofensiva do FA parece-me muito limitada. Alguém me pode elucidar sobre esta questão? Ou então eu nao percebo nada disto, o que também é possível.

José Moreira disse...

R.B.

Acho precisamente o contrário. Acho que JJ tem um processo muito vincado e que isso disfarça em muito as limitações criativas dos gajos que insiste em escolher. Aliás, acho que esse é o calcanhar de Aquiles de JJ, tem colectivo, perde-se nas escolhas individuais. Prefere sempre os factores atléticos aos técnicos/criativos e isso nota-se nos jogos de maior dificuldade onde é necessário decidir fora da caixa.

José Moreira disse...

O Cabinda

Na minha opinião, não há nada em que o FA seja melhor que o Horta.

joão carlos disse...

mesmo com continuidade os jogadores tem oscilações de forma, no caso do cervi aconteceu isso e ele saiu de cena, e foi por isso que o zivkovic também saiu.
não podemos é andar a criticar o vitoria por o salvio jogar sempre mesmo em má forma e depois pedir para o zivkovic jogar mesmo em baixa de forma.

O Cabinda disse...

Obrigado José Moreira, já somos dois que não percebemos nada de bola :)
Por vezes comento o assunto do André Horta com amigos e vejo toda a gente a encolher os ombros sem saber o que dizer.

Chalana disse...

Boa análise!
Quanto ao Horta vai ser emprestado. Mais informação no site E Pluribus Unum
Abraço!

Benfiquista Primário disse...

O Zivkovic teve oportunidades, mas quase todas à esquerda, onde rende um terço...por causa do Red Pass de Dom Salvio na direita!

Ziv só precisa de ser titular à direita, consistente e repetidamente, um par de meses...

Benfiquista Primário disse...

Belíssimo texto, que globalmente subscrevo. O último parágrafo então, não só subscrevo, como reitero, reforço e até sou capaz de dar um urro ou outro.

O momento em que temos ainda muito a melhorar, para estar à altura da grandeza do Benfica - que nunca se fez SÓ de resultados, embora estes sejam obviamente o mais importante - é mesmo, como o post indica, o ataque posicional. E com Seferovic na frente, que junta o melhor de Mitro ao melhor de Jimenez, alimentado pelo quinteto mágico Grimaldo, Pizzi, Jonas, Rafa e Zivkovic, é mesmo difícil não melhorar!

Agora, se Dom Salvio vir o seu Red Pass no onze renovado, lá vamos ter que levar outra vez com os seus tratados de autismo táctico, olhos no chão e para a frente é que é caminho...

Mister, do Fejsa para a frente não tem nada que saber: Pizzi a 8, Ziv falso ala direito, Rafa falso ala esquerdo, Seferojonas na frente. Será uma questão de (pouco) tempo até todos os nossos adversários ficarem mais estrábicos que o Pizzi!!