sexta-feira, 28 de julho de 2017

30 minutos de Porto



Ainda não havia visto nada deste novo Porto de Sérgio Conceição. Os muitos comentários elogiosos forçaram-me a curiosidade e acabei a ver meia-hora do Portimonense-Porto. Dos 45 aos 75 minutos. Espero, com todas as forças gloriosas, que aquela seja a ideia de Sérgio Conceição para a época 17/18.

Uma equipa que, sem bola, pressiona com 4 e 5 gajos em cima da defesa adversária, os jogadores em estado histérico, deixando crateras atrás dessa primeira linha de pressão. Bastará ao adversário ter qualidade na saída para, em dois ou três toques, meter superioridade numérica já no meio-campo portista. O que, aliás, aconteceu 4 vezes nestes 30 minutos que vi: valeu ao Porto estar a jogar contra uma equipa sem qualidade para definir bem. Estivesse a jogar com uma equipa com os talentos que o Benfica tem, seria goleado.

Depois, com bola, parece um grupo de alucinados a correr para a baliza. Conceição confunde sentido ofensivo com demência pela linha de fundo. Quer chegar ao golo o mais rapidamente possível e com o menor número de passes. Sim, vai dar para golear muitas vezes num campeonato como o nosso. Mas quando apanhar as 5 ou 6 equipas que não vão nessa cantiga, vai sofrer. Isto se aquilo que ontem a sua equipa apresentou é o conceito que Conceição prepara para a nova época.

Se ontem a segunda parte foi diferente de tudo o que o Porto tem jogado na pré-época, peço desde já desculpa e começo a ficar preocupado. Se é aquilo, posso descansar e olhar apenas para o Sporting como adversário a temer. Este Porto, o que jogou ontem,  vai marcar mais de 100 golos no campeonato. Mas vai sofrer 40.

4 comentários:

alexanderson disse...

se fosse so a imprensa era na boa, mas mesmo no lateral esquerdo falaram que ele tinha boas ideias de jogo e interessantes pelo menos a nível ofensivo, eu não vi nenhum por isso não opino

Anónimo disse...

Fico contente em ler isto! É que tem havido muitos elogios, inclusive no Lateral Esquerdo. Dizem que finalmente o Óliver tem a bola no pé e que o ataque é finalmente feito com qualidade posicional, aproveitando o que de melhor têm os seus executantes. Daí os 100 golos! Mas também dizem que as tarefas defensivas já não são só de Danilo para trás mas que começam logo nos avançados, aproveitando a força e movimentação dos dois.
Estava a ficar com verdadeiro receio, sobretudo vendo que o Benfica não se reforça na defesa.
Fica ainda assim a questão, para Portugal se calhar chega uma máquina defesa se o ataque for demolidor, até pode perder os jogos grandes mas ganha os outros todos!
Miguel

Anónimo disse...

A corroborar a tua opinião:
https://blogvisaodemercado.pt/2017/07/lacuna-da-pre-epoca-azul-branca/

Miguel

Anónimo disse...

Que fazer quando dois blogs que admiramos e onde buscamos conhecimento entram em dissonância?
Quem tem razão, vocês ou o Lateral Esquerdo? (Quanto queria que fossem vocês!!)
http://www.lateralesquerdo.com/pt_PT/2017/08/01/um-novo-velho-porto/