quarta-feira, 28 de julho de 2010

É preciso é sair da área

De facto, e sem margem para quaisquer dúvidas, este é um clube grandioso. De tal forma o é que se auto-impõe gerar-se a si próprio auto-problemas, mesmo quando eles não auto-existem.
A época tinha terminado em glória, uma Taça da Liga, uns quartos-de-final na Europa, um Campeonato Nacional, um futebol lindo, apaixonante, golos atrás de golos, o universo adepto todo em comunhão com um mesmo objectivo, uma mesma voz, um mesmo - no fim - grito de vitória. Tinha corrido tudo bem e não havia problemas.
Mas... não haveria? Havia, claro! Como é óbvio, o Benfica precisava de um outro ponta-de-lança e, claro como água cristalina numa qualquer baía da América Central, de um novo Guarda-Redes! À desculpa esfarrapada de um pobre coitado que defendia, com factos, que o Cardozo teria feito uma época notável, com 38 (!) golos, logo o avisado adepto respondia com aquela análise profunda, fundamentada na subjectiva sapiência das coisas que não se explicam (nem entendem), que, sim, de facto marcou 38 mas por que razão não terá marcado 50, 60 ou mesmo 100 golos? Sem que o pobre adepto factual pudesse responder, o teórico logo veio esclarecer as gentes: "o homem é um cepo, pá, precisamos de alguém que saia da área!". E pronto: estava encontrado um auto-problema para felicidade geral e regozijo dos mais práticos. Afinal, o que é o Benfica sem areia na engrenagem?
Ao ouvir o argumento - perfeitamente imbecil, estulto e só possível em determinadas mentes tacanhas e limitadas pela natural erosão de cérebros ervilhentos - de que Quim fez uma belíssima época, que sofreu apenas 20 golos e que se encontrava na melhor fase da sua carreira, para além de estar totalmente entrosado com os colegas e com o sistema de jogo de Jorge Jesus, o visionário rebolava de riso, chorava de incredulidade, sufocava ao arrepio de ouvir tanta barbaridade junta e respondia, do alto da sua sapiência de cátedra: "o homem é um cepo, pá, precisamos de alguém que saia da área!". E pronto: estava encontrado o desígnio: o Benfica do que precisava mesmo era de encontrar um "que desse pontos!". Afinal, qual é a graça de ganhar os jogos todos por 4-0 ou 6-1? O povo precisa é de levar 3 para depois marcar 5, como na década de Eusébio.

Os pontos, descobriu o estúpido meses mais tarde, e por isso mesmo fez uma vénia ao génio, estavam direccionados não para o próprio clube mas para os adversários.

Somos mesmo grandes.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um sportinguista lúcido? Oh god!

Ora bem, este espaço é de benfiquismo, puro e duro. Mas também por isso, vou dar voz a um sportinguista que escreveu estas coisas acertadas num fórum leonino:


"Experimentei então olhar a realidade sem os óculos do anti-benfiquismo primário. Se fizerem o mesmo agora, o que vão ver não é bonito:



- Passaram oito anos desde o nosso último título. Os últimos quatro em segundo lugar atrás do Porto. Será que não nos estamos a enganar sobre o nosso principal adversário neste momento?



- Pensem nos últimos 15 campeonatos. Os lampiões, esse inimigo pérfido e temível, afinal ganharam tantos campeonatos como nós: 2. O Porto, esse, ganhou 12. Será que não nos estamos a enganar sobre o nosso principal adversário neste momento?



- Pensem no Apito Dourado. Ficou provado que houve um clube que ganhou o campeonato de 2003/04 subornando árbitros – sendo o seu principal adversário nesse campeonato o Sporting Clube de Portugal. Que clube era esse? Será que não nos estamos a enganar sobre o nosso principal adversário neste momento?



Uma coisa é gostar de dar alfinetadas no Benfica – algo de saudável. Outra é assumir as balelas do Porto, por mais absurdas que elas sejam, com um ardor de fazer inveja a qualquer Super Dragão. É o Vandinho que é um mártir (apesar de as imagens que o mostram aos pontapés ao treinador adjunto do Benfica). São cabalas contra o Braga para os impedir de inscrever substitutos para o mesmo Vandinho (apesar de, à época do castigo, já terem esgotado as vagas de Inverno). É o Hulk que é provocado por um steward (apesar de nenhuma imagem o mostrar). É o Ruben Micael que é vítima do túnel da Luz (apesar de só se ter lembrado disso quando chegou ao Porto e de, quando a Liga o chamou para investigar, ter ficado calado a conselho dos advogados do Porto). É o Benfica que controla Liga (apesar de ter sido o único “grande” que não apoiou a lista que agora cessa funções). É o Falcão que leva um amarelo para o impedir de jogar com o Benfica (apesar de a única dúvida nesse lance ser se é para amarelo ou vermelho)



Um jogador lamp leva com um isqueiro, pega nele,finge que o vai atirar de volta e deixa-o cair - a Liga é vermelha pois não lhe dá um castigo igual ao Hulk! Entretanto o Braga mantém-se na corrida do título graças a uma arbitragem vergonhosa contra o Guimarães e um golo milhas fora-de-jogo contra o Paços, mas isso não merece um comentário. O CJ da FPF iliba um jogador de uma suspensão justa com uma decisão hilariante que equipara um steward a um espectador – mas está é “descoberta a careca lampiã do Ricardo Costa!”. Desde que se arranje ruído – e se o Porto é especialista nisso! - e se repita o mantra: “este campeonato é roubado pelo Benfica”, tudo estará bem.



Desculpem-me se não alinho nisto. Desculpem-me se me entristece ver adeptos do Sporting a festejarem efusivamente golos do nosso principal adversário, quando caminhávamos para a 8ª derrota e para o 17º jogo sem ganhar da temporada. Desculpem-me se me entristece ver, na homenagem a um símbolo do Sporting, incentivos a um treinador que um dia disse que em circunstância alguma vestiria a camisola do Sporting. E desculpem-me se acho que este anti-benfiquismo primário e a sua manipulação por Direcções incompetentes tem tido um papel importante no adormecimento do clube.



E, antes de me atirarem as pedras, não estou a tentar a dizer a ninguém o que deve sentir. Estou a relatar o que eu sinto. Em mim, o anti-benfiquismo primário desvaneceu-se e não me peçam para o sentir de novo tão cedo.



Infelizmente, o Benfica vai ser campeão esta época. Vai custar-me muito, claro. Mas não mais do que se tivesse sido o Porto a ganhar. Não mais do que qualquer ano em que o Sporting não está no seu lugar devido: o primeiro. E não mais do que quando penso no tempo que desperdiçámos, enquanto celebrávamos a comédia da Luz."

 
 
Fossem todos assim e o Sporting não andava de coleira.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Perguntas para alguém responder

- Qual é a lógica do apoio institucional por parte do Benfica a Fernando Gomes, ex-dirigente portista e amigo íntimo de Pinto da Costa? Relembro que o Benfica apoiou este candidato e o Porto não, premissas mais do que suficientes para o clube do norte poder exercer a sua influência sem que o Benfica possa, com propriedade, contestar o que quer que seja. Mais: a cada diferendo, lá teremos de ouvir o Pinto dizer "não fui em quem apoiou estes dirigentes". Será que nunca mais aprendemos?

- Na mesma linha de apoio e contactos com gente ligada aos piores anos do futebol português é o suposto contrato com a Olivedesportos até 2019. Então mas, depois de andarmos anos a pregar sobre a estupidez de Vale e Azevedo em ter-se exposto ao Joaquim Oliveira - esse corrupto! -, agora pensamos assinar um contrato com ele por mais... 6 anos (o actual acaba em 2013)? E, aceitando que os valores morais não são fundamentais para esta presidência de Vieira, será normal e justo que recebamos os 25 milhões/ano de que a imprensa fala? Não seria possível negociar com outra empresa um contrato que realmente fizesse justiça à capacidade mobilizadora do nosso clube? Se o Porto e Sporting receberão 16 e 15 milhões de euros/ano, respectivamente, tudo o que for abaixo de 40 milhões é pouco, meus caros. Tenham juízo.

- O que é a Benfica Stars Fund? Que interesses serve, para que serve e se serve para nos prejudicar ou beneficiar? Quando vejo o passe do Ramires ser vendido a 50 por cento por 6 milhões de euros, fico sem perceber o que raio estamos nós a fazer. Um internacional brasileiro, que neste momento está na África do Sul, jovem, com um potencial fantástico, com todos os clubes atrás dele, vale, na lógica do Benfica e da Benfica Stars Fund... 12 milhões de euros? Então quer dizer: agora que vendemos metade do passe por 6 milhões, e imaginando que um clube chega e o leva pelo valor da cláusula, 30 milhões, nós só receberemos 21 (os 6 que já recebemos+15 de 50 por cento que ainda detemos) milhões de euros. Em vez de 30, em dois meses, receberemos 21 milhões. Grande negócio.

Quem me quiser explicar, quem puder ou souber explicar estas coisas, faça favor. Se eu tiver dito algum disparate e tiver sido injusto ou burro sobre alguma matéria, estão desde já habilitados aos insultos à minha pessoa. Mas ao menos expliquem-me bem as coisas porque eu realmente não entendo.

...

Em relação a isto:





só tenho um singelo comentário:



VÃO PRÓ CARALHO!!!!!!!!!!!!!!