terça-feira, 21 de abril de 2009

Andrés

Bola no meio campo, um anão com o pé em cima dela, 21 jogadores a correrem em direcção a pontos diferentes do relvado, uns mais do que outros, e os olhos do anão a ver aquilo tudo. Quase arrogante, o anão segue, pé ante pé, olhar ante olhar, fingindo ser difícil a arte de ver o que mais ninguém vê. A bola, no entanto, não precisa de óculos, fica ali, debaixo, de lado, à frente dos pés do anão e ele, como um oráculo, antecipa-lhe a dança. De repente, ainda os outros dançarinos continuam a correria sem fim, o anão aplica na bola um passe de linha recta (todos os passes do anão são em linha recta, mesmo quando são curvos) que encontra um dos outros que correm e, surpreendido este, atira para golo. Nas bancadas, louvam-se a ciência e o toque mortífero do marcador, os jogadores festejam junto à bandeirola de canto e o anão vai, saltitando, recolher o abraço de agradecimento. Ali agradece-se não só o passe mas o nível de q.i., não só a visão mas a superioridade moral para passear em campo. O anão tem direito a estar em campo porque ele é, mais do que os outros, o dono da verdade. Ele não é grande nem é forte, não é rápido nem sabe driblar 5 jogadores numa cabine de peep show; mas é ele quem, no fim, sai de campo com tristeza. Porque queria mais. Mais duas horas de jogo, mais tempo para lançar os dados, ver as cartas, rir-se do bom que é jogar futebol.
Como em tudo, há os medíocres, os bons, os muito bons e os melhores do Mundo. O anão faz parte daqueles que nunca será o melhor do Mundo. Porque é tão bom que o Mundo não teve tempo de olhar para ele.

8 comentários:

Anónimo disse...

O Iniesta vem ano após ano fazendo épocas extraordinárias. Concordo contigo, o Mundo não sabe olhar para ele.

Bom post. Abraço.

Victor Silva

Jorge Nuno Pinto da Costa disse...

Oh Benfiquistazinho de trazer por casa além de teres um péssimo gosto ainda chamas nomes a um grande jogador chamado Iniesta! Devias ter vergonha. Anão deves tu!!

Aprendam a ver futebol carago!

Mais um 3o lugar. Estão satisfeitos? Ahahahah

Puuuuuooooooooooorto!

Ricardo disse...

Sem dúvida, Victor. Abraço.

Jorge Nuno, quando vejo comentários desses lembro-me sempre daquela frase: "quanto mais conheço os homens, mais gosto dos cães."

rogerAjacto disse...

Sinceramente ainda não tinha percebido... Epah, mas o meu fraco discernimento/conhecimento, não conta para aqui.
Realmente esse rapazinho é um jogador do tamanho desse mundo que não sabe mesmo olhar para ele. O colega Xavi também não é mau... Eu, que ainda dei uns toques numa bola, gostava de ter sido um jogador desse estilo. Daqueles que não sabe como se erra um passe nem como se perde uma bola. Parece que faz tudo como tinha de ser. Nem mais, nem menos.

O Jorge Nuno é que coitadito... Aponta-se para a lua e ele olha para a ponta do dedo...


Abraços malta.

Balentone disse...

Mas que raio...

Ai o Bufinhas pá...

Que grande joga do Barça ontem. O meu aplauso.

Águiadouro disse...

Um texto diferente. Um bocadinho rebuscado, sem fluidez,... Tenta melhorar esse aspecto.
Quanto ao Iniesta, encontra a glória merecida no Barcelona. Poderia eventualmente aspirar a uma transferência para o nosso Benfas mas, com a grandeza do nosso meio-campo, talvez o anão ficasse a aquecer o banco, com as patinhas no ar.

Ricardo disse...

Roger,

De vários gajos com quem joguei e que vi jogar, tu és do que estás claramente, à escala, mais perto desse tipo de jogador que "não sabe como se erra um passe nem como se perde uma bola. Parece que faz tudo como tinha de ser":)

És o nosso Iniesta!

Balentone, mais um jogão. Devem andar a bater todos as estatísticas de mais jogões por época e mais goleadas.

Ricardo disse...

Águiadouro,

"Um texto diferente. Um bocadinho rebuscado, sem fluidez,... Tenta melhorar esse aspecto."

Concordo totalmente. Obrigado pela sinceridade.

Quanto ao resto, um grande LOOOOOOOL! É isso. O Iniesta ao pé do Yebda é um menino.