quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dou-te oito doces em troca de um melão salgado

Do jogo, já quase tudo foi dito. Uma viagem grátis e fabulosa ao Benfica, com direito a hotel de 8 estrelas e visita guiada a um futebol desarmante, explosivo e louco. Obrigado.

Quero destacar 4 momentos da noite:

- Aimar, com o Setúbal em posse de bola à saída da sua área, antecipa um erro de um jogador setubalense e, sempre em velocidade e voltado para a baliza, ganha a bola, fá-la voar sobre o último adversário, recebe-a na coxa, depois ampara-a no pé como veludo e, à saída do guarda-redes, um toque ligeiro devolvendo a bola à sua pátria, a baliza. Aimaravilhoso.

- No mesmo lance, Saviola, que assistia a tudo não como jogador mas como adepto - como se apenas ali estivesse porque pagou bilhete mais caro, para a zona do relvado -, vendo o seu espaço, que era de fora-de-jogo, invadido pelo tsunami aimaresco, recusou o brinde e abriu alas ao protagonista. Saviolúcido.

- Saviola, em momento de delírio, finta 3 jogadores como fintava há uns anos as crianças do bairro argentino onde vivia e, de frente para o guarda-redes, decide rematar em vez de passar a bola a dois jogadores isolados. Má opção, porque o golo estaria sempre mais perto através do passe e não do remate. Mas quantos de nós, em peladinhas, depois de deixarmos 3 gajos para trás, passamos a bola? Há na vertigem da jogada perfeita o dilúvio do egoísmo. E, estando já 6 bolas no saco, aceitamos a teimosia, Javier. Da próxima, passa a bola.

- Jorge Jesus, a ganhar por 6-0, via-se no banco como que enfurecido, exigente, louco, sedento de golos, mais golos, de jogadas de ataque, de futebol. Começa no treinador a impressão digital da equipa. Quando, dentro de campo, a ganharem por 6 ou 7, os jogadores vêem o seu técnico na linha lateral a barafustar e a exigir mais, fica mais fácil a uma equipa tornar-se melhor. E este Benfica é-o, de facto. Muito pela qualidade dos jogadores que tem, evidentemente, mas inequivocamente pela qualidade do treinador que tem. E isso, para alguns que faziam a análise não ao seu trabalho mas à sua gramática, espero que esteja a ser um bom sapo de engolir. Ou oito sapos, se quiserem.

4 comentários:

pv disse...

Atenção que o saviola estava em posição perfeitamente legal. Essa do fora de jogo é só para os ressabiados...

Pedro disse...

Já contra o Poltava o homem com 4-0 não parava de refilar para dentro do campo.
Ganda Jesus...

E como Saviola merecia marcar aquele golaço!!!!

Anónimo disse...

o saviola está em jogo no lance do golo de aimar

Jotas disse...

Meu caro, para além dos destaues por ti falados e que são o exemplo deste novo Benfica, quero destacar ainda aquilo que só no estádio nós nos apercebos. A inteligência táctica de Javi Garcia. 2 situações que me ficaram na memória: David Luiz saí com a bola controlada e perde a bola no meio campo, Javi, recua de imediato para junto de Luisão, para compensar a ausência do Central e diz-lhe para ocupar a sua posição; depois César falha um cruzamento e o Setúbla lança de imediato a bola para um companheiro já adiantado no lado esquerdo do seu ataque, e quem já ali estava a fazer a compensação do seu colega? Javi, simplesmente fabuloso.