sexta-feira, 30 de abril de 2010

No túnel do absurdo só entra quem quer

Deixemo-los com os seus devaneios, a sua falta de lucidez, os seus motivos desculpabilizantes, cegos, irracionais, cheios de ódio ao Benfica, incapazes de olharem para um futebol superior e acharem nele a justiça de um campeão certo.

Deixemo-los com os coletes reflectores e os túneis, os Hulks e Sapunarus vítimas, coitadinhos, dos stewards maldosos que o Benfica estrategicamente colocou no C4 para que um cavalo à solta os viesse comer. O que é que nós queríamos, benfiquistas? Que o Hulk, depois de perder o jogo, se dirigisse calmamente para o balneário? Era só o que faltava! Mas isto agora já era novamente um campeonato limpinho, sem abeis em túneis nem esterco e fezes nos balneários adversários? Essa é de rir! Se o Porto perde, o Porto paga. Com juros!! O Hulk fez muito bem em pontapear o Steward! E brando foi ele, que noutros tempos - oh gloriosos tempos de Coutos, Pintos, Paulinhos, Andrés, Jaimes Pachecos! - ia o steward, iam os jornalistas, ia aquela escumalha moura toda a pontapé e murros que era para ver de que raça são feitos os filhos da Invicta!

Mas... e a vergonha de penalizarem o nosso Hulkzinho, coitadinho? Mas se é assim, vamos dizer todos em uníssono, as vezes que respirarmos: é o campeonato do túnel, É VERGONHA, É O ANDOR, É O JUSTICEIRO COSTA AO SERVIÇO DOS MOUROS! para ver se ainda nos beneficiam até ao fim do campeonato. O que foi feito daqueles tempos, oh gloriosos tempos, em que nas primeiras 10 jornadas os árbitros - excelentes árbitros aqueles - nos davam 6, 7, 8 pontos de vantagem sobre os rivais para depois gerirmos tranquilamente o campeonato e apostarmos nos dinheirinhos, quinhentinhos, das Europas?

Vamos agora, que a coisa está perdida, armarmos a máscara dos que verdadeiramente amam futebol e vamos todos dizer: sim, o Benfica joga melhor mas se não fosse isto e se não fosse aquilo e se não fosse o outro e o outro ainda...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Barça, Mourinho e Inter

  1. O Barça é a melhor equipa do mundo, e como me dizia um amigo adepto do Real, (irritantemente) perfeita. É a mais simpática, mais espectacular, com a Unicef ao peito, treinador elegante e bem-falante. O Barça é um bastião de arte, de artistas, franzinos e elegantes. O Barça é superlativo, é inatacável, mais, deve ser defendido!
  2. O Inter é feio. Cinge-se ao útil. É como os carros orientais. É cínico. No Inter tudo é necessidade - eu desconfio que o Mourinho só deixa os jogadores peidarem-se quando em tarefas defensivas, para perturbar o adversário; ou na eventualidade dum sprint.
  3. Torço pelo Inter. Deu-me tanto prazer assistir à arte de neutralizar os melhores, a baldadas de suor e rigor, daquele bem humilde, de quem sabe ser pior.
  4. O Barça já venceu tudo o que podia, este ano não precisa do meu apoio. Para o ano voltarei a estar do lado do belo e da arte, isto é, de Guardiola e dos seus artesãos.


P.S.: Um dia destes ouvia Cruyff comentar o Mourinho, atacando o óbvio, dizendo que o futebol não é só ganhar. Mais do que opiniões, dei comigo a pensar que o Barcelona tem uma vantagem enorme sobre, julgo eu, a maioria dos clubes. Tem um decano, quase que um treinador sénior, que paira sobre todo o seu futebol. Por isso me parece óbvio que nunca num futuro próximo o Mourinho será treinador do Barça; isto porque tem uma concepção do futebol contrária à do mentor ideológico dos Culé. No entanto, a verdade que isto é uma vantagem do caraças. Havendo uma ideologia, um conceito de futebol independente do treinador, nunca se começa do zero. Bingo! Ou acham que o Guardiola teria tido o sucesso que teve logo na primeira época se o treinador anterior tivesse sido – for argument’s sake – o Trapattoni? Pois (e isto não tem nada a ver com o mérito do Guardiola, que considero enorme, bárbaro!).
Assim se consegue repetir ciclos com a rapidez com que o Barça o fez, mudando de treinador e de bússola do seu futebol (Rijkaard/Guardiola – Ronaldinho/Messi)!!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Faca de dois legumes

Como é possível o melhor marcador do benfas, e para já da liga, me irritar tanto! Como é possível chamar tantas vezes tranbolho a um gajo que marcou 5 golos nos últimos 4 jogos?
Como é possível ter tantas vezes a certeza que o gajo não merece, não tem qualidade, não tem vontade, e depois perceber que o gajo é chave a resolver os jogos!
Como é possível assistir a tantos lances que por si só pedem a substituição, um atrás do outro, e depois perceber que foi fundamental ter ficado em campo...
Como é possível...
Já perceberam, não?

Caraças, não sei o que sentir em relação ao paraguaio-cara-de-prisão-de-ventre-goleador-do-caraças...

Dura realidade

A constatação enche-me de tristeza, mas é incontornável. É impossível ao Benfica vencer o Sporting sem estes serem roubados pelo árbitro. É impossível! Não há derrota do SCP aos pés das águias que não tenha germinado num erro de arbitragem. Uma única...


P.S.: Para o Moutinho um só lance marcou o jogo - a não expulsão do Luisão. Isto é dizer que o Sporting contra o Benfica, e contra onze, não vai lá; ou expulsam alguém no devido tempo ou então mais vale arrumar logo a trouxa...

P.S.2: A entrada de Costinha como dirigente foi uma lufada de ar fresco no futebol português. Inova pelo discurso e postura que, quer no contexto do clube quer no da liga, são uma mais-valia.

Final

Encontrei-o!!

terça-feira, 13 de abril de 2010

sábado, 10 de abril de 2010

Quem é que arranja um bilhetinho a este bípede?

A situação é a seguinte: estou longe de Lisboa, logo não posso ir ao Estádio; fui à página para comprar bilhete, mas não dá porque é preciso cartão de crédito (coisa que não tenho, porque não gosto que me chulem comigo a ver); liguei para a menina da linha Benfica, mas também aí preciso de cartão de crédito.

Será que alguma alma caridosa tem um bilhetinho para este sócio?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Agora, Sporting!

Derrota justa, nada a dizer.
Não tira valor à equipa, nem ao treinador, a ninguém. Acontece. Agora que ganhe o Liverpool.

Entretanto, umas considerações ao jogo:
1. Não fomos a equipa que costumamos ser. Talvez a principal causa tenha sido o cansaço. Se sim, não me custa ter trocado a Liga Europa pelo campeonato (assim espero!). Mas gostava de saber em que dia teríamos jogado com a Naval, não fosse a tacanhice de não haver jogos no dia de Páscoa (!). Gostava de saber...
2. Uma grande equipa europeia constrói-se em anos, não em meses. Defrontámos uma equipa que não tem saído destas lides nos últimos anos. Umas vezes ganhou outras perdeu. O que é mesmo importante é que o Benfica se habitue a andar nestas andanças.
3. A má forma do Cardozo é confrangedora! Aliada à falta do Saviola expõe todas as suas lacunas, que são algumas! Acho que chega bem para consumo interno, mas nestes jogos já se sente falta de algo mais.
4. O Di Maria é o jogador que mexe mais comigo. É o mais talentoso da equipa, mas também é aquele a que chamo mais nomes. De qualquer forma, não foi o que esperava dele nesta recta final da liga Europa. Por enquanto, acho que está mais perto do Quaresma do que do Messi(a comparação é um disparate, mas já a vi feita), e acho que anda aí muita gente a querer queimar etapas, começando nele e no seu empresário. Mais um ano de Benfica não lhe fazia mal nenhum. Digo eu...

Importante, importante é o campeonato e, do mal o menos, agora já nos podemos concentrar a fundo. Venha o Sporting e venha o título para a melhor equipa portuguesa em 2009/2010.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Messi

Adoro ver jogar o Messi. Aliás, gostava de saber jogar o que ele joga. Não para ter um grande salário, não para ser rico e famoso ou mesmo para coleccionar títulos. Nada disso. Queria saber só por saber, só para conhecer a sensação de jogar o jogo daquela maneira! É fantástico ver aquele futebol; deve ser do outro mundo vivê-lo na primeira pessoa...

Benfica

Formidável!
Espantoso!
Desde os tempos de Mourinho que me debato com a questão da sorte, da felicidade e outros pózinhos que certos treinadores parecem saber manejar com mestria, jogo após jogo.
É como quiserem ver a coisa: fezada do caraças ou equipa do caraças! Eu inclino-me para a segunda.