quinta-feira, 6 de agosto de 2015

BENFICA-SPORTING: O ÚNICO JOGO PELO QUAL VALE A PENA MORRER


Deixemo-nos de merdas: por mais que o Sporting admiravelmente perca jogos e campeonatos uns atrás dos outros e goste de fazer intervalos sabáticos de 18 anos entre títulos nacionais, o jogo dos jogos é o Benfica-Sporting. O Benfica-Porto só é interessante porque explora o lado bondoso e solidário da espécie humana: queremos sempre que o Bem vença o Mal; por isso toda a gente olha para este jogo como se fosse um filme, sempre à espera que o Herói consiga vencer os criminosos e mauzões e no fim leve a miúda para casa. Ninguém morre pelo Benfica-Porto porque o Porto está corrompido, está sujo, tem muitas sombras. Não há nada de mais desinteressante e chato do que um clube cheio de sombras liderado por um beato com problemas psicológicos. O argumento até tinha potencial, mas os actores são medíocres. Ninguém vive pelo Benfica-Porto, ninguém morre pelo Benfica-Porto.

O Benfica-Sporting é outra coisa, é uma obra-prima. O Benfica-Sporting não tem sombras, é honesto, é a campo inteiro, é a céu aberto. O Benfica-Sporting é futebol puro e duro. Rivalidade que corre no sangue de todos os adeptos. É a vida toda desde que nascemos até ao apito inicial que nos inunda. São memórias de jogos antigos, desacatos familiares por uns serem do Sporting e outros do Benfica que acabaram numa guerra com garrafas de vinho pelo chão, pedaços de bacalhau e batatas a murro pelo ar, a avó que se escondia debaixo de uma cadeira, o puto que saltava para cima da televisão e voava para as costas do sportinguista, primo mais afastado que tinha vindo da França para o Natal, e acabou cheio de puré e doce de ovos nos cabelos. Benfica-Sporting é a vida toda com os nossos amigos: as bezanas nos tascos, nos bares, nos casamentos. Nós a gozarmos com eles; eles a serem gozados por nós.

Às vezes o Sporting ganha. Acontece o Sporting ganhar. E então isso também é Benfica-Sporting porque nos mostra, até de forma ternurenta, a alegria do nosso amigo, todo orgulhoso no seu clube. Ou o sorriso da nossa namorada leoa e aquela forma que ela tem de gozar connosco mas sem nos ferir muito porque ela, mais do que ninguém - afinal, é do Sporting! -, também sabe como dói perder estes jogos. O Benfica-Sporting é o Gabriel Alves na televisão e um «oooooooooooooooooooooh» com remates que ora vão para fora ou vão para dentro da baliza do Sporting. O Rui Tovar e o Mário Zambujal a anunciar no Domingo mais uma vitória do Benfica em Alvalade. O resumo a começar com a alegria de um estádio leonino cheio de esperança e a acabar com os jogadores do Benfica a saltar para os adeptos gloriosos e um final de imagem com adeptos sportinguistas a sair do estádio, desolados. Benfica-Sporting é Domingo, é o dia da folga e da festa. O dia da vida toda que se junta para gritar golo.

No trabalho há sempre, junto à máquina do café, no elevador ou entre cigarros, a rivalidade latente. Encontram-se um benfiquista e um sportinguista. A malta consegue passar uns segundos sem falar de bola mas depois, de mansinho, ainda com tons educados e de cordialidade, vai começando a discorrer o seu fanatismo clubístico e acaba tudo a apontar erros arbitrais inqualificáveis e a relembrar goleadas históricas. Se não houver mais argumentos, passa tudo para a batatada, com o Antunes já de gravata vermelha esgroveada e o Serafim todo pintalgado de verde dos tinteiros da impressora. Depois vão calmamente para as suas cadeirinhas em frente ao computador, onde jogam Solitário e ficam a pensar no resultado do Benfica-Sporting.

Não me venham cá com Benfica-Porto quando estou a falar de futebol. Quando falo de rivalidade. Quando o assunto é sério e entre gente séria. O Benfica-Sporting é que é. Nenhum Benfica-Porto consegue transformar uma semana inteira num autêntico festival de preliminares. São 7 dias em que benfiquistas e sportinguistas se lambem, se tocam, se lambuzam todos, se recriam, se provocam, se insultam gentilmente, se odeiam e se amam, se vivem. E aquele ar trocista que também está ansiosos e nervoso. E aquele ar gozão que também tem expectativa e receio dentro. Não medo, nunca medo. Medo não faz parte do Benfica-Sporting. Medo só faz parte do Benfica-Porto porque sabemos que é muito provável que o árbitro nos assuste.

O Benfica-Sporting é uma foda, um orgasmo, um vaivém espacial que vai e vem, que vai e vem, em loop eterno que nunca pára. Há no Benfica-Sporting uma espécie de sentimento de eternidade que só se sente quando estamos a foder. Como se nunca o mundo fosse acabar enquanto as duas equipas estiverem em campo a jogar futebol. E o jogo engravida e nascem golos do Benfica.

14 comentários:

Fernando Reis disse...

É tudo muito bonito diga-se.
Corroboro quase na totalidade o que diz!
Mas diga me...o SCP ás vezes ganha?
O SCP não é um Arouca ou um Paços de Ferreira! (não querendo faltar ao respeito a estes clubes)
O SCP tem muitas vitorias sobre o SLB!
Quem o ler e não conhecer pensa que o SCP raramente ganha ao SLB!
Não é verdade!

SLB - 128 Vitórias
SCP - 105 Vitórias
Empates - 61

SLB a jogar em casa : 86-32-31 (V-E-D)
SCP a jogar em casa : 74-29-41 (V-E-D)

Existe alguma vantagem do SLB mas longe da diferença que o seu texto demonstra...

Cumprimentos

Nau disse...

Ó Fernando, vá lá, estão atrás! Foi o que o Ricardo quis dizer.

nonameslb disse...

Neste momento o sporting de Lisboa esta ao nivel do oporto.

António Madeira disse...

Um grande aplauso para um texto lindíssimo, que só quem sabe o que é ser benfiquista compreende em toda a sua magnitude.

Vou já guardá-lo para a posteridade, não vá alguma calamidade apagá-lo da rede.

Pena é que senhores como Fernando Reis olhem para o dedo quando se aponta para a Lua...

luis disse...

Já nem sei a quantos Benfica - Spoting assisti...
Ainda ontem estava a visitar um espaço com 2 jogos de matraquilhos e analisei que o jogo Benfica - Spoting tinha uma emoção superior ao Benfica - FC do Poto. Em resumo, o Benfica vendia nos 2 campos com uns varões oleados. É sempre importante olear o vender.

Tu vendes Romantismo, acendes sempre uma réstia de esperança que estas grandiosas Instituições não sejam corrompidas pelas sad´s.
Este Glorioso texto merece um hattrick de vénias

BTT

POC disse...

Grande prosa. Abc.

Fernando Reis disse...

Meus amigos mas eu disse que concordo com tudo o que foi dito sobre este magnifico jogo!
O SCP vs SLB é "O JOGO"
Apenas, do meu ponto de vista o autor do texto deu um enfase de tal forma ás vitorias do SLB sobre o SCP que parecia que era uma vantagem avassaladora!
O que não acontece!
Apenas e só!
Quanto ao resto concordo palavra por palavra!
Já sinto a atmosfera do derby no ar!..

Saudações leoninas

Gonçalo Mano disse...

Grande Texto Ricardo, não posso concordar mais...

Este é O JOGO.

Que ganhe o melhor.


Saudações leoninas,

il _messaggero disse...

Belo texto.

Aproveitando a boleia, deixo a minha percepção (texto já com dois anos) acerca de um Benfica - Sporting.

"Reconheço que um Porto-Benfica tem sido nos últimos anos muito forte em termos de animosidade. E para muitos dos benfiquistas que estão fora de Lisboa (e são imensos), esse será porventura o jogo que mais mexe com os mesmos. E concordo que haverá certamente muitas histórias e o sentimento com que o jogo é vivido é igualmente especial.
Eu próprio terei as minhas histórias.

Mas vivendo na capital (pese orgulhoso das minhas raízes insulares), tomando a mesma como a "minha" cidade de facto (a minha “Grande Alface”) é inegável que a carga que se sente com este derby é muito maior. Pelo menos para os adeptos dos dois clubes em causa.
Porque o espaço de onde descendem os dois clubes é comum. Porque temos que "levar com eles". E também "eles" existem em grande número. Porque o "outro" faz inegavelmente parte do microcosmos desta grande cidade.
Porque há uma electricidade especial no ar.
Um “je ne sais quois”.
Porque a uma semana anterior a um derby cheia de bazófia de ambos os lados, a fronteira entre uma semana seguinte cheia de moral ou de depressão no emprego, no tasco ou na rua a cruzar-se com o vizinho, poderá estar à distância de uma vitória ou de uma derrota."

http://desbobina.blogspot.pt/2013/08/footy-tunes-3-mais-que-um-simples-jogo.html

Afonso disse...

Excelente texto. Saudações Leoninas.

LeãodeMilfontes disse...

Um benfiquista escreveu isto? Epá... Algo está errado com a alinhamento do Universo.

Mas sim, enquanto Sportinguista reconheço: este é O jogo.

No Domingo não haverá praia cá por casa, haverá um churrasco regado a Sagres e Super Bock (para agradar a ambas as facções). Sportinguistas e benfiquistas aguardarão a hora do pontapé de saída com igual ansiedade, mas sem nunca demonstrar nervosismo...

Ah... Como é formidável o dia do derby!

Ace-XXI disse...

Sou SPortinguista e tive conhecimento deste texto através do forumscp e queria dar os parabéns ao autor porque está muito bem escrito ( apesar das óbvias diferenças de perespectivas).
Cumprimentos e que no domingo corra tudo pelo melhor.

Anónimo disse...

Belo texto, algo anormal vindo de um lampião! Vou "olhar para o céu" e esquecer as provocações fraquinhas... :)
É mesmo um jogo à parte, que em minha casa divide filho (eu) e pai, sempre com um abraço no seu final, depois de 1 semana de picardias. Ontem voltou a acontecer isso mesmo, independentemente de quem ganha.

Saudaçōes leoninas

Anónimo disse...

Giro e tal, mas voltem lá ao modo reivindicativo que isto não está para poesias. Esta é uma fase delicada da vida do clube e, face à histeria generalizada, este vai sendo ainda dos poucos pontos de resistência e incisão numa avaliação pertinente da vida do clube.

Abraço, Redmist (http://quemdizequeme.blogs.sapo.pt/)