quarta-feira, 17 de maio de 2017

Os 4 Indispensáveis



Todas as saídas de todos os bons jogadores são tristes; este ano não será excepção. Lá veremos alguns craques serem vendidos para o estrangeiro a troco de umas dezenas de milhões - ou nem isso.

Compreendendo que, no Benfica e ao contrário do que diz desde 2009 o sportinguista que manda nas contas do clube, todos os anos é essencial fazer duas ou três grandes vendas, consigo aceitar - apesar da tristeza - as saídas de Ederson, Semedo e Lindelof. Se possível, apenas dois deles, já que se os três saírem teremos de reformular mais de metade da zona mais recuada da equipa, o que é naturalmente um perigo.

Depois há jogadores de qualidade que poderão sair, embora o preço de venda não valha a sua saída: Júlio César, Lisandro, Samaris, Salvio, Carrillo, Cervi, Horta, Rafa, Mitroglou, Jiménez. Seria importante manter esta fornada porque, não sendo insubstituíveis, são jogadores experientes e muito importantes para criar e manter um plantel capaz de lutar em todas as frentes.

Por fim, os 4 indispensáveis. Tivesse eu orelhas grandes, bigode e três cartões de sócio dos três grandes na minha carteira, não venderia de maneira nenhuma estes 4 génios: Grimaldo, Fejsa, Pizzi e Jonas. Porque podem ter a certeza: com tanta qualidade, talento, inteligência e criatividade em campo, só por milagre o Penta escaparia.

14 comentários:

Miguel disse...

A realidade é que o Benfica precisa de vender (o maior número de jogadores possível, pela maior verba possível). Precisa o Benfica e precisam o Porto e o Sporting.

A meu ver, o Grimaldo faz parte do lote de jogadores com muito mercado e que poderão significar um encaixe significativo. Assim como o Ederson (embora o Benfica tenha apenas uma parte do passe), o Lindelöf e o Nelson Sem-medo.

O Jonas pela ideia não terá muito mercado (na minha opinião) e as ofertas que possam aparecer por ele serão sempre baixas, mas acompanhadas de grandes salários para seduzirem o jogador (por exemplo da China).

O Pizzi e o Fejsa são jogadores de que não se ouve falar muito no período de transferências, por isso eu manteria esse silêncio! :)

Anónimo disse...

Pizzi. Pelo preço que custa só se enganarmos alguma equipa inglesa.
Fejsa. Só não entrava direto em 2/3 equipas de topo. Mas penso que toda a gente tem dúvidas que ele aguente fisicamente a intensidade de um campeonato mais competitivo.
Grimaldo. Até me dá arrepios vê-lo a defender. Serve para ser campeão. Não serve para jogos de nível elevado.
Jonas. Espero sinceramente que ele mostre mais frescura que o final deste campeonato. Por ser um génio não quer dizer que tenha capacidade para o nível competitivo que se pretende do Benfica.

Para mim os jogadores com mais influência e mais difíceis de substituir são o Ederson, o Nelson Semedo e o Fejsa.

Unknown disse...

Ricardo... gosto muito do teu nome mas do que escreves, por vezes, nem tanto. Esta é mais uma delas.
Dando de barato o pores em causa o profissionalismo de alguém devido à sua pretensa cor clubística e passando à frente o constante relembrar de uma faceta de alguém que por mais que dê ao Benfica nunca poderá ser perdoado pelos supostos pecadilhos do passado, vejo-me obrigado a lembrar-te (e não deveria ter de o fazer pois acho que és inteligente o suficiente para teres este facto sempre presente) que por mais indispensáveis e insubstitíveis e intergaláticos e quaisquer outros adjectivos começados por "in" que queiras pôr a qualquer jogador, existe uma figura contratual chamada "cláusula de rescisão" que faz com que por mais "in" que um jogador seja, basta outro clube se chegar à frente com o dinheiro e ninguém no Benfica pode objectar um pintelho sequer.
Mais te digo, se por absurdo, o Porto, o Sporting ou até o Canelas tivessem largas centenas de milhões de euros para gastar, nada os impediria de neste defeso comprarem o plantel inteiro do TETRACampeão e não seria por isso que quem está à frente do Benfica neste momento seria melhor ou pior Benfiquista que qualquer um de nós.
Resumindo e concluindo, Ricardo... os tempos mudaram por isso ou mudas com eles ou morres preso no passado.

Tetra abraços

Ricardo disse...

Unknown, duas coisas:

- Não pus em causa o profissionalismo de ninguém;

- Dá-me o nome de 3 jogadores que tenham saído pela cláusula.

Dando de barato que és um homem inteligente, só podes estar a querer chamar burros aos outros.

Arrenka disse...

Gr: Emerson, Júlio, Ivan Zlobin (B), Lopes
DD: Pedro Pereira, André Almeida
Dc: Luisão, Jardel, Kalaica, Lisandro
De: Grimaldo, Hermes, Eliseu (só pela mota e benfiquista)
Mdef: Fejsa, Pelé (Filipe Augusto), P Rodrigues, Davidowiz
Mc/of: Pizzi, Horta, João Carvalho, João Félix
Md: Zivcovic, Carrillo
Me: Rafa, Cervi
Av: Jonas, Jovetic???
Pl: Jimenez, Ze Gomes

Saídas
Semedo, Lindelof (se possível só um), Samaris, Mitroglou, Salvio - mais do que suficiente para angariar o dinheiro necessário para equilíbrio financeiro, sem comprometer competitividade.
a contratar um defesa direito de valor ou defesa central conforme saia algum titular), avançado tipo Jonas (inteligente, destribuidor de jogo - Rafa pode fazer posição)
Mitroglou menos interventivo no processo defensivo, melhor finalizador, mas desequilibra mais na transição e organização defensivas (menos solidário nesses momentos) do que Jimenez. Samaris benfiquista, mas muito impetuoso e impulsivo, desequilibra equipa com facilidade
A considerar: Filipe Augusto, Muhktar, Danilo,

Plantel jovem mas com jogadores experientes. Muita inteligência, criatividade, vontade de vencer e Mística benfiquista.
Aposto em maior utilização do horta e afirmação dos jovens (Gomes, Carvalho e Rodrigues)
Penta, Taça da liga, taça de Portugal e oitavos/quartos das Champions s - as aspirações legítimas para este grupo de trabalho.

José Ramalhete disse...

Mas estamos a falar de um clube vir comprar com o dinheiro da cláusula na mala, ou das viagens pelos 4 cantos do mundo com uma mala cheia de propostas de venda, com o comissionista à perna?

R.B. NorTør disse...

Por cada milhão acima de 15 que conseguirmos meter no Sálvio, mais serve para segurar outros importantes.

Lisandro jogador de qualidade... Eh pá, se a Fiore o quiser pelos 8 ou 10 que já tinham oferecido era deixar ir.

Ricardo Fernandes disse...

Essa do Samaris dói. Até pode ser dado. E falando em inteligência, talento e criatividade... Samaris peca em todos!

Unknown disse...

Ricardo,

É verdade que não puseste explicitamente em causa o profissionalismo de ninguém, mas também é verdade que para bom entendedor meia palavra basta e sendo tu um grande Benfiquista que acredito que és, referires-te ao Domingos Soares de Oliveira por "sportinguista que manda nas contas do clube" não é nada abonatório para com a pessoa em causa.

Não dou por dois motivos: primeiro não mando nas contas do clube e por isso não sei de fonte segura por que valores saem efetivamente os jogadores do clube; segundo porque sei como se regem as leis de mercado e como o relatório de contas explicitamente refere o passivo gigantesco do Benfica, isso fragiliza a posição negocial da instituição face a propostas irrecusáveis em termos salariais para jogadores ainda que abaixo das clásulas de rescisão.

Termino por dizer que não chamei burro a ninguém (apesar de ser um animal que estimo bastante) nem explicita nem implicitamente, apenas quis frisar que o tempo dos jogadores "blindados" e do "amor à camisola" já acabou à muito e não podemos dar como adquirido e nem sequer esperar que as "joias da coroa" se mantenham de um ano para o outro.

Tetra Abraços

Ricardo disse...

José Ramalhete, lá vai o ventoinha bater todas as capelinhas chinesas de mala na mão. Espero que o Jonas continue a dizer NÃO! É sempre preciso alguém que diz NÃO!

Ricardo disse...

Unknown, fizeste uma extrapolação errada e não soubeste pedir desculpa. Ficas apresentado. De qualquer forma, eu explico: o verdadeiro problema de Domingos Soares Oliveira é o facto de ser um mentiroso compulsivo. Em todas as entrevistas, mente com quantos dentes tem aos sócios do Benfica. Ora, eu como sócio do Benfica, não gosto Que me mintam sobre o real estado do meu clube. Mas não é novidade; toda a estrutura o faz. E a malta gosta.

Por fim, falo no sportinguismo do homem porque me faz alguma confusão que, num universo de uma dezena de milhões de gloriosos, não encontremos um gestor competente. É uma impossibilidade estatística. Chama-me romântico, Ricardo, mas eu gosto de benfiquistas no Benfica. É uma poesia minha. Um lirismo.

Quanto às cláusulas de rescisão, ficaste mudo. Normal. Da próxima, não fales em cláusulas de rescisão porque elas na prática não existem. No Benfica vai tudo vendido a preço de saldos. Prepara-te para o Verão.

Miticoneto disse...

Falaram do Samaris, mas nao menosprezar a importancia que ele tem no balneario Benfiquista. Domina a lingua como ninguem e e'um exemplo de profissionalismo. Um dos capitaes...

Unknown disse...

"Unknown, fizeste uma extrapolação errada e não soubeste pedir desculpa."

Fiz a mesma extrapolação e pedi as mesmas desculpas que tu prórpio quando afirmaste "Dando de barato que és um homem inteligente, só podes estar a querer chamar burros aos outros"

"Quanto às cláusulas de rescisão, ficaste mudo"

Se escrever:
"Não dou por dois motivos: primeiro não mando nas contas do clube e por isso não sei de fonte segura por que valores saem efetivamente os jogadores do clube; segundo porque sei como se regem as leis de mercado e como o relatório de contas explicitamente refere o passivo gigantesco do Benfica, isso fragiliza a posição negocial da instituição face a propostas irrecusáveis em termos salariais para jogadores ainda que abaixo das clásulas de rescisão."

é ficar mudo, então não sei o que é ficar mudo.

Eu estou preparadíssimo para o Verão porque só sofro por antecipação sobre as entradas e saídas no plantel quando vejo gente incompetente a gerir o clube, e isso é algo que já não vejo à largos anos.

Ricardo disse...

Unknown, "HÁ largos anos". Deixei passar a primeira vez; não posso deixar passar mais.

No resto, é um argumentário vieirista: "ganho e estou a cagar para tudo". Eu tenho de dizer não. Gosto muito do Benfica. Eu não sou um portista dos nos 90. Repara: eu gosto muito do Sport Lisboa e Benfica. É por isso que aturo pessoas como tu (que até nem estás minimamente próximo de um verdadeiro grunho, mas que és, à tua forma submissa, só um pouco). É por isso que tenho de levar com esta gente, que não faz a mínima ideia de quem é Vieira. O meu amor é o Benfica. É uma grande maluqueira. Nunca vais perceber. Mas não tens culpa, Ricardo. Todo o cérebro humano tem limites; o teu é só mais curto.