domingo, 10 de junho de 2018

José Boto

Chegou hoje, de forma oficial, ao fim a colaboração de um dos melhores olheiros do mundo com o Benfica. Confirmando os vários e piores sinais que vinham sendo dados, José Boto anunciou hoje, na sua página de facebook, a saída do Benfica, ficando ainda por saber, também de forma oficial, o seu novo destino.

Da mensagem de despedida, para além do agradecimento a Luís Filipe Vieira, importa sublinhar o seguinte pensamento:

“ (…) Se defendo que o que faz a verdadeira diferença entre os jogadores é a capacidade técnica, a inteligência e a forma como um jogador toma decisões em campo, também eu procurei sempre fazer o mesmo no meu dia-a-dia (…) ”

Esta é a chave de todo o pensamento sobre o jogo para José Boto. E se já era suficientemente grave perdermos um nome com a sua valia, o que significa a sua saída é ainda mais preocupante e as suas ondas de choque irão muito além da perda do nome em si.

Deixar sair José Boto, é deixar sair um estilo que foi pedra basilar dos sucessos da última década. Com a saída do categorizado olheiro Português, muito provavelmente e com sinais já dados nas recentes contratações, veremos a política desportiva do Benfica regredir a ponto de nos colocar no patamar de outros que têm perdido tanto nos últimos anos.

Voltar a um modelo de jogador assente em atributos pouco ou nada diferenciadores, será como voltar a acender a lareira com duas pedras.

É triste termos um clube tão grande e que, por isso, tem ao seu dispor tanta gente verdadeiramente interessante e disponível para colaborar com qualidade e insistirmos em querer tão pouco e tão igual a tantos.

Se é difícil perceber como não se procura melhorar o que está mal, é aterrador ver desperdiçar as melhores coisas que temos, em vez de as melhorar.

Quanto a José Boto, cabe-nos deixar um profundo agradecimento por tudo e tanto que deu ao clube e desejar-lhe o maior dos sucessos futuros, vá ele para onde for.

P.S. E nem me venham com a conversa do dinheiro que José Boto irá ou não ganhar fora do Benfica. Há coisas que o dinheiro, por muito que seja, não compra: Paixão e compromisso. E esses dois predicados só podem existir com um projeto. E esse… Não existe!

10 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Bom profissional? Competente? Pelo amor da santa, carradas de entulho trazidas por este gajo e tu dizes que é um profissional de excelência?
Ponham-me lá a mim crl, chiça, já vai tarde.

Pedro disse...

"foi pedra basilar dos sucessos da última década"

Bem, tendo em conta o que foi aqui esctrito ao longo dessa mesma década, deu para rir.

lawrence disse...

Discutir se José Boto é uma perda ou não, sabendo que o Mendes é que escolhe o entulho, seria a mesma coisa que achar a falta que uma viola faz num enterro!
Deverá provavelmente ser considerado mais no campo do assalto dos medíocres ao castelo!

Albuquerque disse...

As carradas de entulho tem um nome apenas:JORGE MENDES!!Ah e o idiota do LFV!!Embora o Presidente só fale no rui Costa para o responsabilizar pelos taarabts, basta ver a merda que entrou já este ano no BENFICA A PESO DE OURO(Vide castilho, Conti, ou a merda de mais um guarda redes ridiculo para um clube da dimensão do Benfica)...

Boto e Rui costa, trouxeram grandes craques quando eram eles a mandar no Futebol do Benfica e nas contartações..mas quando LFV e Mendes decidem extorquir milhões e milhões ao Benfica encher o plantel A e B de entulho como se v~e pelos 46 jogadores que aguardam colocação...algo num plantel vai mal quando em 30 jogadores o Benfica vai dispensar 16(!!)jogadores...

Anónimo disse...

LFV que se prepare que amanhã vaI ver a contestação que vai ter!!!Ah e bem pode levar os capangas habituais, mais o departamento de Boxe, Não temos medo de si!!Leve quem quiser..nós vamos também bem acompanhados....

Para chumbarmos a sua Presidência amanhã vai valer tudo Sr. Presidente, mas mesmo tudo!!O seu tempo acabou...e se não percebeu a nossa indignação amanhã verá que para os Benfiquistas esta Direcção acabou!!
De pouco lhe valerá a vergonhosa marcação para um dia de semana de uma ASSEMBLEIA GERAL,que já se sabia seria de enorme contestação á Direcção que abdicou do PENTA,que enlama diariamente o nome do Benfica com comportamentos indignos para dirigentes que deveriam representar todos os Benfiquistas..

sr. Presidente demita-se!RUA!O Sr. Já não é o Presidente de nenhum benfiquista..

Anónimo disse...


Por
Redação
Após dez anos ao serviço do clube da Luz, José Boto, funcionário do departamento de scouting, anunciou, através das redes sociais, a sua saída do Benfica.


«Uma década. Uma década de enorme alegria, crescimento e evolução profissional e pessoal. Como? Porque há uma década surgiu o convite irrecusável, vindo do Sport Lisboa e Benfica! Para falar de todos estes anos sou obrigado, no bom sentido, a falar de Benfica, pois foi este clube e foi este Presidente que me desafiaram e convidaram para aceitar um projeto com o qual nunca tinha sonhado. Neste caso, o convite foi muito melhor do que qualquer sonho, e a paixão pela descoberta e identificação do talento foi aumentando cada vez mais ao longo dos anos, sempre com o objetivo máximo de contribuir para o sucesso do Benfica.

Se defendo que o que faz a verdadeira diferença entre os jogadores é a capacidade técnica, a inteligência e a forma como um jogador toma decisões em campo, também eu procurei sempre fazer o mesmo no meu dia a dia, juntando a isto uma palavra fundamental, gratidão. E é com gratidão que quero fazer a minha despedida, muita gratidão para quem me recebeu, muita gratidão para com quem comigo trabalhou e enorme e inesgotável gratidão para o Presidente Luís Filipe Vieira que em mim apostou e confiou, sempre. O próximo passo na minha carreira não será no Sport Lisboa e Benfica mas continuarei a fazer como sempre fiz, com máxima paixão e profissionalismo!»


Limpa-te a isto, ó morcão!

ChakraIndigo disse...

José Boto é credenciado e com provas dadas.

Mas o Benfica vai ficar no caos porque saiu uma pessoa da sua estrutura???

Isso é admitir que estamos reféns seja de quem for, não faz sentido nenhum.
O Boto achou que estava na hora de procurar algo diferente para a sua vida e nós ´só temos de agradecer o trabalho principescamente pago e procurar igual ou melhor.

Até o Eusébio um dia deixou o Benfica e a vida continuou.

Viva o Benfica!

José Rama disse...

9 em cada 10 contratados não chegaram a equipar no balneário da Luz.

Anónimo disse...

Quem escreveu um texto destes não faz a mínima ideia de como o processo de scouting se processa em geral e em particular dentro do Benfica. O Boto estava apenas encarregado de um pequena parte geográfica do globo!
Como ele há muitos. E ele tem todo o direto de depois de 10 anos, testar outros destinos e desafios profissionais.
Todos os grandes profissionais o fazem! A escolha foi dele! Não vivemos numa ditadura, ainda!!

joão carlos disse...

sobre o teu ultimo paragrafo, e mesmo sem saber o que ele vai ganhar a mais completamente de acordo.

sobre o profissional as referencias eram muito boas, ainda que ninguém saiba concretamente quais os jogadores que ele foi responsável.
mas ele era apenas responsável pelo mercado europeu, e penso que mais propriamente de leste, e não seria o único de certeza.

mas a pergunta é que bons jogadores é que ele recomendou e do entulho que tens chegado ao clube quanto é que é da responsabilidade dele.