domingo, 26 de maio de 2019

2018-19 - O Milagre do 37

Não foi tudo péssimo até Janeiro - foi quase tudo - nem foi tudo perfeito em 2019 - mas foi miraculoso.

Não há dúvidas que a mudança de treinador é o momento da época. Não é o simples trocar por um treinador melhor pois só isso não faria diferença nem seria recomendável. Foi o retirar de alguém inapropriado para o cargo abrindo assim espaço para que um treinador de grande competência o agarrasse.

Portanto o momento da época foi sem dúvidas a chicotada psicológica, a saída de Rui Vitória e a afirmação de Bruno Lage.

E a figura da época?

Temos entre os jogadores vários potenciais "vencedores". Do divino Jonas ao puto João Maravilha Félix. Da revelação Ferro ao desequilibrador Rafa. Do capitão Samaris ao bota de prata Seferovic. Do cerebral Pizzi ao criativo Grimaldo.

Mas a figura da época terá de ser Bruno Lage. Mudou tudo. Mudou os sentimentos nas bancadas, mudou a mente dos jogadores, mudou a qualidade dos treinos, mudou o modo de estar em campo e de tratar a bola, mudou a táctica, mudou as opções. Mudou toda a gestão do plantel e a filosofia de jogo. Mudou o discurso. Com Lage o Benfica renasceu da apatia em que se encontrava. O Benfica jogadores, o Benfica adeptos, o Benfica sensações.

Foi tudo perfeito com Bruno Lage? Não. Houve jogos - Sporting e Frankfurt por exemplo - onde estivemos abaixo de medíocres. O final de época foi menos afirmativo, em vários jogos a equipa penou até a bola começar a entrar. Há muito trabalho pela frente mas agora também há toda uma pré-temporada para aproveitar.

Já o destaque negativo desta época só poderá ser de um homem: Luís Filipe Vieira.

O actual presidente do Sport Lisboa e Benfica depois de ter desistido do Penta optou por também abdicar da Reconquista. Manteve o treinador que já tinha provado não ser minimamente adequado ao cargo, reforçou o plantel com jogadores de menor qualidade e sem ter em conta as lacunas da equipa técnica, continuou a alimentar certos pardais tachistas que por aí vão voando e cagando o símbolo do Sport Lisboa e Benfica e nem sequer soube reconhecer os seus erros.

Foi forçado pelos resultados e pelos adeptos a despedir o Rui Vitória, contra tudo e contra todos resolveu voltar atrás nessa decisão afirmando que este ficaria até pelo menos o final da época e depois ao primeiro mau resultado lá o voltou a despedir.

E enquanto os benfiquistas desesperavam com o decorrer da época e com a escolha de um novo treinador, o presidente do clube foi jogar cartas para o programa da Cristina Ferreira. E aí, perante as câmaras e olhares de todos nós, deixou claro que Lage era só um interino, que o seu grande desejo era José Mourinho e que todos iriamos ter saudades de Rui Vitória.

Com negas vindas das arábias, da ucrânia, do principado e até de Setúbal, e perante os bons resultados que Lage estava a conseguir, mais uma vez teve de se contorcer todo e o interino passou a treinador principal.

E Bruno Lage resultou. E o Benfica é campeão. O que resta a este presidente? Arranjar todos os esquemas possíveis para limpar a cara e puxar a si os méritos de uma reconquista que ele próprio sabotou. Politiquices com as emoções dos adeptos.

Já tem peões a divulgar a mirabolante história que Lage era a sua primeira escolha e que o adiamento do despedimento de Rui Vitória se deveu ao facto de Bruno Lage estar naquele momento incapaz de treinar uma equipa da primeira liga. E incapaz porquê? Porque estava de muletas.

Mas ainda pior foi o que se viu na noite da festa do título. Mais uma vez foi contratado o Nuno Luz para promover a figura deste presidente no momento dos festejos, da consagração benfiquista. Desta vez a necessidade de enganar os benfiquistas foi bem mais urgente que em anos transactos.

E assim o presidente do Benfica "viveu" o festejo do milagre de Lage: Com uma câmara na cara a registar cada representação teatral que preparou e com dois jornalistas atrás de si a ajudarem na promoção da sua imagem.

Sim são precisos uns grandes tomates para realizar aquele triste episódio no balneário da equipa. Uns grandes tomates de plasticina. "Oh Nuno estás a filmar? Olha eu aqui a brilhar com o duplicar dos prêmios e os jogadores todos a cantar por mim".

Milagroso Treinador Bruno Lage. Maravilhosos Craques do Relvado. Vergonhoso presidente.


4 comentários:

joão carlos disse...

e depois vemos os acólitos o ano inteiro a dizer que aquela televisão só nos ataca e esta ao serviço dos outros, e se calhar com razão, mas depois vemos o presidente num momento chave a dar um exclusivo a eles mas sobre isso nem uma palavra dos acólitos.

mas os acólitos acham que ainda bem que o iluminado errou porque desse modo quando o rui foi despedido a diferença era tão grande que nenhum treinador consagrado quis vir e assim teve que ser o lage,
é que depois são tão acéfalos que nem percebem a parvoíce que estão a dizer.

Anónimo disse...

Faço da sua análise a minha da presente época ao que no futebol diz respeito, foram 3 épocas a sabotar o trabalho tanto de Rui Vitória como do Lage a meio da época. O LFV tem sido o nosso pior inimigo, o problema é que não se alternativas credíveis no horizonte para o derrubar nas próximas eleições. Veremos de que forma vai sabotear a próxima época do SLB.

Parabéns ao Lage e aos jogadores, foram enormes!!


Ass: Madskinn

Águia Preocupada disse...

"todos iriamos ter saudades de Rui Vitória."

Esta frase é a demonstração de que o Benfica não é, como apregoam os seus acólitos e ele próprio, gerido de dentro para fora.
Esta frase demonstra bem o quão a força dos adeptos tem algum, muito, poder. Não fossem eles, os adeptos e Rui Vitória ficaria até a agonia final!
Vem, depois, triunfante, cavalgar a onda da vitória como se o mérito lhe pertencesse! Está ainda num estádio embrionário pensando que os benfiquistas são burros e que "comem" tudo o que lhes serve com a prestimável ajuda dos seus acólitos e lambe cus!
Muitos de nós já o conhecemos bem! Pena que ainda haja tantos que tudo lhe perdoam e aceitam.
De tanto malabarismo bacoco só faltava a confissão de que tudo se deveu aos seus produtos hortícolas de grande dimensão!!!
Vergonha de que o meu clube tenha à sua frente alguém sem pudor e sem classe!

Benfiquista Primário disse...

Ora bem. Já o disse por outras paragens: Lage é o nosso melhor treinador desde Eriksson! Se fez este milagre a entrar a meio da época, numa equipa desfeita com o campeonato 'perdido', a jogar de três em três dias e por isso sem tempo para treino aquisitivo, imagine-se o que pode fazer para o ano, com pré-época e um plantel definido por ele de raiz...nunca mais chega o jogo com o Sion lol

Quanto ao Vieira, também subscrevo. Foi só a segunda vez em 17 anos que acertou num treinador - e foi por 'acaso'...mas a necessidade de propaganda na noite do 37 até pode ser um bom sinal para nós: significa que ele sabe que está actualmente muito mais apertado do que já esteve, depois de ter sabotado o penta e ter deixado o Mister Fezadas ficar um ano e meio a mais do que devia ter ficado (na verdade, para mim ficou três anos e meio a mais, mas enfim...), sente que há hoje muito mais contestação a ele do que havia no passado. Essa é a minha única esperança - que ele cumpra, para variar, a promessa de reter os melhores, por medo de consequências eleitorais para o ano, se não o fizer...

Carrega Benficaaaa!
Obrigado Bruno Lageeee!