quarta-feira, 29 de julho de 2020

Benfiquistas com Voz – Bernardo Deu o Mote


Vamos aqui todos ser directos e honestos com tudo isto.

É ou não é verdade que nos últimos 15 anos criou-se uma mentalidade acrítica no Sport Lisboa e Benfica? Parece-me um facto incontestável.

Sim há pequenos focos críticos. Há alguns espaços que promovem o pensamento critico. Mas na generalidade criou-se no Benfica a mentalidade do “apoia”.

Uma grande maioria, incluindo os dirigentes e os meios de comunicação do clube (à cabeça a BTV), fomenta uma ideia de guerra, de nós contra os outros. E assim cria-se uma realidade onde os benfiquistas devem elogiar o que é seu e denegrir o que é dos rivais. O sentido critico dos benfiquistas passa a ser exclusivo dos clubes adversários.

Perdeu-se até a noção do que significa apoiar. Apoiar o clube é ignorar e/ou defender o que de errado é feito por quem nos dirige? Ou é também apontar esses erros e exigir melhorias e mudança?

Estamos a falar de um clube do qual os adeptos sempre, mas sempre mesmo, se gabaram de ser democrático ainda quando o país vivia uma ditadura. Um clube onde os adeptos sempre gabaram a pluralidade de ideias. Um clube onde os adeptos sempre apontaram o dedo aos métodos do Pinto da Costa, incluindo os seus métodos pouco democráticos de gestão.

Mas nos últimos 15 anos tudo mudou. Parece que passámos a viver mais os programas televisivos do que o próprio clube. Importante não era o representante benfiquista analisar com qualidade a actualidade do seu clube. Não. Importante era que batesse muito no adversário, fosse com verdades ou com mentiras descaradas. Quantas vezes não nos foi dito “não deviam discutir essas coisas publicamente, é dar armas aos rivais”? Quantas vezes?

No final da época não é altura de se discutir o clube. Porquê? Porque se ganhou então devemos reconhecer o mérito. Ou então porque se perdeu e não é o momento de bater mas sim de apoiar.
O arranque da época não é o momento de debater o clube. Porquê? Porque não podemos desestabilizar. Temos de apoiar para começarmos bem.
A meio da época não é o momento de debater o clube. Porquê? Pelos mesmos motivos do ponto anterior. É momento de apoiar e deixar as criticas para o final da época. Mas como já se sabe... também o final da época não é o momento para debater o clube.

Sim, esta foi a mentalidade que Luís Filipe Vieira instaurou no benfiquismo.

Os adeptos não devem ser ouvidos. Os adeptos não devem ter massa critica. Os adeptos simplesmente servem para encher o estádio e dar receitas de merchadising. O papel dos adeptos é ser fonte de receita e fonte de motivação para os atletas.

Aqueles adeptos que se atreverem a pensar o clube, a se preocuparem e a discutirem o seu clube, esses adeptos não são verdadeiros adeptos.

- Anti-benfiquistas
- Dragartos
- Vale e Azevedistas
- Velhos do Restelo
- Abutres
- Garotões
- Tachistas

Etc, etc e etc.

São demasiados os episódios em que vemos quem está no clube atacar os adeptos. Os ataques na BTV, os ataques do Pedro Guerra, os ataques no Jornal O Benfica, os ataques do José Nuno Martins, os insultos do presidente do clube, as tentativas de agressão do presidente do clube, a(s) agressão(ões) do presidente do clube e os ataques de outros membros da direcção.

Sob o lema “O Benfica é dos sócios” foram feitas alterações estatutárias que retiraram voz e poder aos sócios. Alguém se lembra de Manuel Damásio? Alguém se lembra de como ele saiu da presidência do Sport Lisboa e Benfica?

Sob o lema “O Benfica é dos sócios” foi criado um canal de propaganda onde sócios críticos são rebaixados e até insultados.

Sob o lema “O Benfica é dos sócios” o vice-presidente Nuno Gaioso sentiu-se confortável o suficiente para dizer o seguinte aos sócios em plena Assembleia-Geral do clube:

- Os vossos votos não nos interessam porque vocês não percebem nada do assunto.
- O maior activo do Benfica é o presidente Luís Filipe Vieira.

Sob o lema “O Benfica é dos sócios” a actual direcção do Benfica conseguiu colocar os benfiquistas a ter de pagar mais 1/3 que os rivais para assistirem aos jogos da sua equipa.

Sob o lema “O Benfica é dos sócios” esta direcção dirigida por Luís Filipe Vieira tentou utilizar o dinheiro do clube para garantir as suas reformas e encher os bolsos dos seus amigos e companheiros de negócios, numa OPA totalmente escandalosa – desde os motivos apresentados, aos beneficiários e ao método de financiamento.

Esta direcção comporta-se há mais de 15 anos como se o Benfica fosse deles, deles dirigentes. E não dos sócios. E os sócios permitem isso. Permitem isso porque permitem não ter voz. Permitem isso porque agem como agentes de censura desta direcção. Permitem isso porque permitem que não se discuta o clube.

Vamos ter eleições em Outubro. Ainda não começou a campanha eleitoral. E o que já vemos por esta internet fora? Propagação de mentiras, de fake news, sobre os vários candidatos. A máquina de propaganda de Vieira – Hugo Gil e companhias – já anda a montar o seu pequeno espectáculo.

Nos últimos 5 dias são as mais variadas informações com que me deparo sobre os candidatos. E quando questiono as pessoas que vejo partilhar essas informações sobre as mesmas elas nunca têm a fonte da sua informação, nunca têm o sustento. Leram por aí. Afirmam que num canal a figura X disse Y. Afirmam com convicção. Mas quando questionadas se viram tal afirmação... não viram.

E foi nisto que Vieira transformou a democracia do Benfica. Qualquer opositor irá ser enxovalhado na praça pública e quase sempre com mentiras. Irá ser insultado. Irá ser conotado ao Porto ou ao Vale e Azevedo. Serão sempre aventureiros que nunca fizeram nada pelo Benfica e agora querem vir retirar dividendos do trabalho da actual direcção.

Muitos adeptos com este discurso nem sequer se apercebem que andam tão perdidos nessa narrativa que acabam por apelar ao fim das eleições no clube, ao fim da Democracia do Benfica.

Se ninguém se deveria poder candidatar. Se ninguém poderia sequer poder criticar. Então isto é o quê?

E como sempre temos a BTV a tomar a opção de não realizar debates, de não participar no processo eleitoral.

Como é que os benfiquistas aceitam isto? Como é que se aceita que a televisão de um clube paga pelos adeptos do clube, simplesmente ignore o acto eleitoral? As eleições de um clube não são um momento crucial da sua existência? Então como pode o canal do clube se fechar às mesmas?

Chega a altura das eleições e a BTV fecha a discussão do clube. Corta um espaço de divulgação do clube. O canal do clube promove a não pluralidade de ideias, o pensamento anti-democrático, a não discussão do clube, o não viver o clube. O canal do clube fecha as portas e as janelas aos seus adeptos. Afasta os benfiquistas das decisões da vida do clube. Mais uma vez, tira voz aos benfiquistas.

Já sabemos que Vieira não debate. À imagem de Pinto da Costa. Estratégia que aprendeu com o seu mentor. Vieira só dá entrevistas, entrevistas controladas. Entrevistas bajuladoras. Entrevistas onde possa exercer o seu monólogo sem contradição. Porque Vieira não aceita o sentido critico no Benfica, não aceita ser contrariado. Vieira não aceita debater o Benfica e o seu trabalho. Mais uma vez, corta a voz, corta a discussão, corta o pensamento e a análise critica aos benfiquistas. Vieira esconde-se para não se expor. Vieira esconde-se para não colocar o seu poder em cheque.

E os benfiquistas vão continuar a aceitar isto?





19 comentários:

DJ disse...

Muito bom post concordo com tudo e agora pergunto como pode haver benfiquistas tao cegos pelo vieirismo que nao querem ver o que vieira faz de mal ao clube,todos nos sabemos que fez coisas boas mas a uns anos para ca so tem dado tiros nos pes,ele agarrou-se ao poder de uma forma brutal saqui nao saio daqui ninguem me tira,desculpe o que vou escrever de seguida se ele der um traque num dia ventoso os seus fies seguidores se necessario voam quilometros para apanhar esse traque e guarda-lo num caixa de recordacoes tal o amor pelo vieira,pobre Benfica ao que chegou Vieira ou mais ninguem.

GinBlossom disse...

Nāo escreveria melhor. Uma questão apenas, a não realizaçåo de debates na BTV foi confirmada pela propria?

joão carlos disse...

é isso não podia concordar mais.

só faltou ai os talibans, de tanto gosto de alguns.

então o argumento de que o presidente faz muito bem em não ir a debates que é só peixeirada é no mínimo para rir é que se não fosse a peixeirada o vale ainda lá estava.

Carlos Garcia disse...

O Benfica está a tornar-se igual ao Fcp, com muita pena minha.
O presidente é uma cópia, vive-se numa ditadura e até os processos na justiça já devem estar equiparados.

Paulo disse...

Uma boa e interessante análise.
O clube está acima de qualquer presidente, por mais respeito que este mereça e isso é indiscutível. No entanto, nos últimos anos as alternativas a LFV não têm sido credíveis, pelo que não podíamos deixar cair o "poder na rua".
É verdade que o Vieira fez muita coisa mal feita, mas também ergueu o clube numa altura difícil. Isso deve garantir-lhe uma presidência à maneira dos nossos adversários como o pdc? Claro que não. Mas também é preciso o clube mostrar a sua vitalidade com candidatos à presidência do clube, que estejam à altura e sejam garantia de sucesso desportivo e financeiro. Espero que desta vez as listas adversárias sejam uma verdadeira e real alternativa ao poder instalado.
Saudações benfiquistas.

aguiaalentejana disse...


COMPLETAMENTE DE ACORDO COM O COMENTÁRIO DE "ONTEM VI-TE NO ESTÁDIO DA LUZ "

jose chaveiro disse...

se não fossem os debates o Vilarinho não tinha ganho as eleições, penso eu de que|

Anónimo disse...

Não a publicamos na BTV nem a BTV tem nada a dizer nessas situações, vem de cima amigo e se o director de canal se quer manter no cargo é melhor apenas cumperir sem barafustar se não é despedido ...

Anónimo disse...

GinBlossom,

Sim foi. Já é tradição até.

Anónimo disse...

Paulo,

Diga-me uma coisa, que candidatos são esses que considera não serem credíveis?

Raúl Santa-Clara disse...

Chapeau!

Unknown disse...

Bom dia. Estou completamente de acordo, mas pergunto o seguinte: o que podemos fazer agora, o que esta ao nosso alcance para resgatar o nosso Clube? aguardar pelas eleicoes de outubro, que parece tao distante? Manifestacoes a porta da Catedral? boicote as camisolas da proxima epoca? Nao estou nada satisfeito com o rumo atual e de certeza que os meus 20 votos serao para outra lista que nao a da direcao atual. Quando diz que os socios nao podem aceitar este estado atual, concordo. O que sugere? Estou disponivel para ajudar. O Benfica em primeiro lugar.
PJ

Anónimo disse...

Acho sempre curioso a quem argumenta que "os candidatos têm de ser credíveis", como se o nível de credibilidade da actual direcção fosse algo inatacável!!!

Qualquer dos candidatos que se apresentou, até agora, tem credibilidade igual ou bem superior às gentes desta direcção.

António

PJ disse...

Estou a ver a entrevista do JJ na BTV. Lembram-se da sensação quando o Rui (Águas) voltou para o Benfica? Pois é... É alguém se lembra da receção a esse jogador e de como era apresentado pelo speaker no antigo estádio da Luz? Outros tempos, outros valores!
PJ

JotaPê disse...

"E os benfiquistas vão continuar a aceitar isto?"

Vão. Isto e muito mais. E depois falam nos do norte...

Unknown disse...

Boas, uma pergunta simples, eu gosto de ideias positivas e não de ideias negativas, por isso, pergunto desde do final da época até hoje qual foi o programa, as listas de candidatos que apareceram a concorrer contra o atual presidente? Nenhuma (não estou a falar daqueles programas generalistas que dá para todos os candidatos).

Viriato de Viseu disse...

ASSINADO !!!

Zé Graça disse...

Ainda julguei que por cada tema abordado seriam apresentadas soluções alternativas. Mas não! A hipótese sumiu logo nos primeiros paragrafos.
Mais do mesmo:maledicência, bota-a-baixo e, mais grave, insinuações a crimes.
Já li narrativas como esta, dezenas de vezes. Esta tem a virtude, assuma-se, de ter uma linguagem mais cuidada e elaborada, mas na essência é mais um texto vazio de conteúdo construtivo e que incita ao divisionismo dos sócios do Benfica.
Fala-se com insistência em défice democrático (sem explicar porquê), mas com uma oposição sem apresentar ideias, querem discutir o quê, exatamente?

Anónimo disse...

Duas perguntas:

Tens dados ou factos que mostram aquilo que afirmas quando dizes "A máquina de propaganda de Vieira – Hugo Gil e companhias – já anda a montar o seu pequeno espectáculo"?

Fui ver esse tal de Hugo Gil e não vi nada de anti-Noronha ao contrário do Guachos, Gola do Sabry...

Porque é vê apoios nas nets e nos esclarecimentos aos sócios as fotos são esclarecedoras de que os candidatos não estão a cativar os Benfiquistas?

O Benfica é dos sócios e talvez seja preciso mais para cativar os sócios do que meros textos de ataque a outros sócios.