quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Assim é que não: o gajo tem patilhas que parecem suíças!

E, com dois resultados negativos, instalou-se a descrença; os adeptos começam a pedir cabeças, ninguém naquele clube vale um chavo, outras soluções técnicas (nunca se fala em nomes ou, quando se fala, são nomes absurdos como Manuel José ou Carvalhal) estão já em plena destilação cerebral nos crânios polidos e brilhantes de grande parte dos adeptos. Meus amigos, este Benfica, estes jogadores, este espanhol é que não!!! Arranjem alguém competente, se fazem favor.

Já vi este filme em tantas ocasiões que acho que desta vez prefiro ficar no café do cinema a beber gin-tónico e a fumar cigarros. E, se ligarem a televisão, a meio de um gole, começarei a ver golos dos outros, ininterruptamente, enquanto uns palhaços na bancada assobiam e dizem "eu não disse? eu avisei que este Benfica assim começava a perder" nunca entendendo que foram eles uma das principais razões para que uma ideia colectiva, um projecto, não tivessem podido subsistir e sobreviver à crítica acéfala de grande parte dos que amam (amam?) este clube. E esses palhacinhos estariam na linha da frente, se necessário fosse, já daqui a uns meses, quando o Manuel José ou o Luís Campas começassem a "inventar" onzes e a empatar jogos em casa. E nessa altura eles teriam, claro, toda a legitimidade e toda a força para a crítica (os palhacinhos acham sempre que têm legitimidade para a crítica, mesmo que ela seja inspirada pela ingestão de uma dose grande de mata-cérebros logo pela manhã).

Então eu abstenho-me de falar em equipa nova, técnico novo, direcção desportiva nova, de um facto que não interessa para nada que é a realidade de virmos de um 4º lugar, de uma época horrível, de precisarmos de tempo (sim, de tempo, senhores, as equipas novas, com treinadores novos, com dirigentes novos, depois de horríveis épocas, precisam de tempo, essa palavra que vos causa urticária mas que define tudo quando se pensa e analisa a nossa situação) e de, e é aqui que eu desisto porque simplesmente na lógica bipolar autofágica de muitos benfiquistas esta palavra não tem sentido, apoio. Apoio nas horas más (ou, no caso, nas horas assim-assim, que, acho eu, ainda estamos a um ponto do primeiro e à frente dos rivais directos, acho), meus caros, apoio nas horas más, já tinham ouvido falar neste conceito? Ah foram formatados para dizer que o Benfica é o maior e que vamos ser campeões, como acontecia há uma semana (não foi há 1 mês sequer, foi há uma semana), e agora estão formatados para dizer mal de tudo e que assim acabamos a época em posições de descida, como agora acontece? Então força nisso! Aquele Suazo já te parece andar a falhar golos a mais, não parece? Na próxima ida ao Estádio, a ver se lhe mandas umas caralhadas e uns apupos jeitosos, pá! Não sentes falta de poder soltar a tua estupidez latente? O cabrão do espanhol, com tanto apoio que tinha concentrado nele e na sua equipa, não te estava a deixar libertar e aliviar as frustrações, que é, afinal, para isso que vais ver o Benfica.

O Gin-Tónico estava razoável. Na televisão, entrevistavam um adepto do Benfica. Parece que com o Campas o Benfica não vai a lado nenhum. Era bom era que o Quique voltasse.

17 comentários:

Anónimo disse...

Como sabes discordo de muita coisa do que dizes, e um dia farei uma grande análise aqui. Talvez mais para o fim do ano, para tentar fazer uma análise ponderada, lúcida, e completa, mas sem nunca esquecer que estamos a falar do Benfica.

Ricardo disse...

Força, Americano! Venha ela!

Eu, por agora, não faço grandes análises. Só me vai custando ver algumas reacções totalmente despropositadas, como a do APV no Trio d´Ataque, por exemplo, numa altura em que devíamos estar todos a beber do mesmo copo.

Anónimo disse...

Sim, mas esse é um imbecil primário, aliás só assim poderia representar o Benfica na TV. A minha análise será dura mas com 2 neurónios, pelo menos, logo será melhor :)

Pedro disse...

Afinfa-lhes Ricardo, afinfa-lhes!!!

Anónimo disse...

Muito bem, Ricardo!!! Aplaudo e subscrevo na íntegra.

Enquanto o pensamento enveredar pela mesquinhez de não ver ao longe dificilmente o Benfica terá reunidas condições para se estabelecer no seu lugar devido: o de clube que ganha mais do que os outros. Isto porque, e como muito bem dizes, a "autofagia" é uma das características mais bem definidas e delineadas na génese deste povo vermelho. Temo pelo futuro, muito sinceramente.

O jogo na Madeira adquiriu, sem que esperássemos, um estatuto fundamental. É preciso ganhar. Se empatarmos, ficamos eu maus lençóis; se perdermos, acho que o projecto fica definitivamente arruinado pela pressão dos profetas da desgraça e do mal-querer que, nessas alturas, sempre se aproximam.

Abraço!

Ricardo disse...

Americano,

até não acho, gosto, regra geral, das suas intervenções. Até por esse facto, fiquei desiludido com a forma como se expressou no programa.

E claro que de ti espero uma análise lúcida. Era só o que faltava! :)

Pedro,

os gajos é que querem afinfar no Benfica. Não pode ser, pá!

João, não podia concordar mais.

Anónimo disse...

Isto é só rir, ai eu agora a gente espera até quando? Vá diz aí um prazo que a gente aceita tudo! Mais uma goleada na grécia mais um empate em casa, desde que o espanhol toureiro fale bem e tenha o cabelo arranjado é dar tempo que a malta espera!

O Flores é um imcompetente. Só um cego é que não vê isso. Esperem esperem que no final da época vão ver o lugar em que ficam. Nem á Europa vamos, podem apostar!


Blasted

Ricardo disse...

Blasted,

isso é uma previsão à Mestre Alves, aquilo que tu queres que aconteça (para dizeres aos teus amigos que já tinhas visto tudo, enquanto esticas a pele, com o mindinho, debaixo do olho direito) ou a consequência de uma análise extremamente bem feita, eficaz e lúcida sobre todas as variáveis que daqui até final da época o Benfica vai enfrentar?

Inclino-me para a última, decididamente. Há qualquer coisa em ti que, instintivamente, nos faz pensar que és alguém que reflecte, que inspecciona, que perscruta, que disserta, que investiga. Não te acanhes, volta sempre.

Decidiste que merecias um nome? Já não é mau.

Anónimo disse...

O Blasted disse isto "Isto é só rir, ai eu agora a gente espera até quando?"

Eu diria que esperar mais de uma semana é muito. Que tal 4 treinadores por mês? Assim já devias ficar contente.

Não há paciência para tanta parvoíce.

Anónimo disse...

Brilhante, Ricardo! Brilhante mesmo. Isto merece ser degustado por uma plateia mais vasta (sem desprimor para este teu cantinho). Vou colar esta obra-prima no “mágico”.

Anónimo disse...

Ricardo, muitas vezes discordo do teu ponto de vista, mas esta vez estás apoiado.
;)

Catenaccio disse...

Ricardo,

Exprimiste bem a figura do típico adepto benfiquista do séc. XXI. Cada vez mais, os altos e baixos emocionais repetem-se a um ritmo quase diário. Assim, não!

Aliás, ao ler estas palavras, lembrei-me logo do digníssimo consócio António-Pedro Vasoncelos, no programa Tio d'Ataque. Falei disso mesmo, no sítio do costume:

http://catenacc10.blogspot.com/2008/12/quique-quim-e-qontestao.html

Para 'fogueiras', bastam aquelas que a imprensa desportiva adora acender, não é?

Abraço.

Ricardo disse...

Obrigado pelas palavras, Anónimo. Volta sempre.

John, eh pá alguma vez tem de ser! :)

Ricardo, é isso mesmo. Também fiquei completamente estúpido com essa intervenção do APV e, sim, já li o que escreveste. Não comentei porque não havia nada a dizer, está lá tudo.

Abraço!

Anónimo disse...

Ricardo, ainda estou à espera das tuas respostas no Mágico, meu caro. De todo o modo, elucida-me, para memória futura? Quanto tempo devemos esperar? É que a pergunta do blasted pode falhar na forma mas acerta no conteúdo, meu caro. Quanto tempo afinal devemos esperar? Com quantas goleadas e exibições frouxas, fraquinhas do Benfica de Quique devemos condescender? Como vês, não estou a fazer nenhuma crítica, para não me submeter à possibilidade de ser mal interpretado. Mas gostava de saber onde tomas esses banhos de paciência. Gostava de me banhar nessas águas cálidas, onde o tempo parece que pára, à espera de um simples gemido de futuro, de uma simples brisa de Benfica, de um natural arrepio de vitória. Onde fica Ricardo este estranho lugar que parece enfeitiçar tantos benfiquistas, historicamente exigentes com os seus treinadores e jogadores e, principalmente, dirigentes? Diz-me Ricardo, que direcção devo tomar, que estrada devo apanhar? Ou então mostra-me a luz, se não quiseres dizer que lugar é esse, diz-me quanto tempo vamos ter de esperar?

Ricardo disse...

Diabo,

já respondi a isso tudo (e a todas as perguntas que fizeste) no Mágico, há 2 ou 3 dias. Se não viste, procura bem. Está tudo respondido.

mago disse...

Tem particular piada vir ler várias destas intervenções... Hoje!

Pedro disse...

"Tem particular piada vir ler várias destas intervenções... Hoje!"

LOL