quarta-feira, 4 de novembro de 2009

sometimes you´ll walk alone

Da euforia à depressão, uma viagem tantas e tantas vezes feita pelos benfiquistas, bipolares crónicos. Se a equipa vence, sobem montanhas atrás dela; se vence, goleia e joga um futebol de sonho, ganham asas e voam com ela; se perde, atiram-lhe pedras e abandonam-na numa esquina qualquer.
A derrota em Braga veio avisar os benfiquistas (desavisados) de que não há, nem nunca houve, uma equipa invencível capaz de golear consecutivamente durante todo o campeonato. A derrota em Braga veio lembrar os desavisados de que, mesmo jogando bem (e o Benfica fê-lo), nem sempre será possível, por esta ou aquela razão, vencer. Esta é uma lição que se espera bem aprendida por todos, começando nos jogadores - aliás, espera-se não só o seu entendimento como a capacidade de encaixe, porque uma equipa não pode ir abaixo mentalmente por perder um jogo; ou, pelo menos, uma grande equipa, como é hoje a equipa do Benfica.
A maioria dos adeptos dará nova hipótese de voo aos jogadores mas haverá quem já tenha o assobio guardado para qualquer eventualidade. Mais um ou dois jogos sem pontuar e Jesus perderá o estado de graça em que se viu inundado.

E é por isso que amanhã, em Liverpool, eu só espero uma vitória categórica. Pelo Benfica europeu mas, sobretudo, pelo Benfica campeão nacional 2009/2010.

8 comentários:

Jotas disse...

Estou contigo e com o Benfica.

Caneleiras de cortiça disse...

Sou benfiquista desde que me lembro.
Sou sócio desde que fui estudar para Lisboa e resolvi pôr de lado parte da minha mesada para pagar os mil paus da quota.
Quando voltei de Lisboa, ajudei a fundar e presidi a Casa do Benfica aqui na terrinha.
O meu filho é sócio desde que nasceu.
A primeira vez que fui à bola sozinho (sem "crescidos") foi ver o Benfica-Arsenal.
A primeira vez que fui ver o Benfica fora (sem contar com o Jamor), foi ao Bessa em 2005.
E amanhã, pela primeira vez, vou ver o Benfica no estrangeiro. E porquê só agora? Além da disponibilidade económica que não tinha aos 16 anos, tenho um Benfica que me orgulha desportivamente, que me faz vibrar e sonhar.
O voo que vou fazer amanhã para Liverpool é mais curto que os voos que tenho feito esta época a ver o Benfica.
Finalmente, na minha idade adulta, vejo o Benfica jogar um futebol que ouvia dizer ser "à Benfica". E o mínimo que posso fazer é ir lá e aplaudir. Mesmo que não ganhemos.

Ricardo disse...

Nem mais, Caneleiras. É desse espírito que esta equipa precisa.

Se a equipa melhorou de um ano para o outro, o mínimo é pedirmos (exigirmos?) uma melhoria na forma como os adeptos apoiam a equipa.

Traz de Liverpool uns golinhos para contar:)

Pedro disse...

Pessoalmente começo a acreditar q será mais fácil o sucesso europeu do q vencer cá dentro...Isto está minado de tal maneira q nem um super-hiper-mega Benfica lá chega...

editor69 disse...

Eu NÃO desisto...
amanhã não posso...
,as segunda feira lá estarei!

Abraço

Unknown disse...

Foda-se, que calimero esse Pedro... Parece lagarto...

Unknown disse...

Ah, e para que conste:
Vocês têm jogado que se farta! Imagino a tua felicidade puto... Era este Benfica que me tentavas vender nos anos 80...

Sem choros, sem pretensiosismos, sem falsas morais, com humildade: este Benfica é o Benfica de que me falavam. Não aquele que sempre conheci, a viver da glória do passado e do choradinho de vê-las passar...

Assim sim!

Abraço

Jotas disse...

Com 2 mil benfiquistas naquelas bancadas, nunca caminhamos sós.