terça-feira, 6 de setembro de 2016

A ENTREVISTA A JORGE JESUS E O DILEMA CRIADO NO CORAÇÃO DOS CRENTES BRUNODECARVALHISTAS




As entrevistas a Jorge Jesus são sempre óptimas porque exploram da melhor forma possível - bom trabalho dos jornalistas do Record, já agora - o gigantesco ego do treinador do Sporting e a sua mais primitiva cagança. É, por isso, natural que ao folhearmos as páginas nos deparemos com um manancial absurdo de bombas deixadas entrelinhas (para usar uma linguagem que até o mister percebe).

De todas as bombas soterradas na entrevista, destaco três que me parecem as que mais afrontam directamente os fiéis dessa religião chamada Brunodecarvalhismo. Citarei Jesus e logo a seguir farei a tradução jesuscagancês-português:

Primeira bomba: "Quando cheguei ao Sporting, e o presidente é minha testemunha, ao fim de um mês quis ir-me embora”

Tradução: "Depois de 6 anos no maior clube português, com uma massa associativa extraordinária e condições fabulosas que eu ajudei a criar, com grandes jogadores e uma dinâmica de vitória, cheguei a um clube completamente em ruínas, desorganizado, e percebi que tinha uma montanha de 10.000 metros para subir até poder disputar títulos com os rivais. Só queria bazar dali - e disse logo esta merda ao Bruninho".


Segunda bomba: “Olhei para o que tinha e pensei: 'mas o que é isto?' Mas pronto, como ele [o presidente do clube, Bruno Carvalho] acreditava em mim deu-me força, disse-me que as coisas iriam resolver-se a pouco e pouco e a verdade é que as tem resolvido comigo”

Tradução: "Percebi bem onde me tinha enfiado e fiquei maluco. Só me apetecia ganir. Mas pronto, o Presidente pôs-se logo todo submisso, a prometer que me daria tudo o que eu quisesse e eu comecei a perceber que o gajo estava tão desesperado para se manter no poleiro que só eu o podia salvar. E a verdade é que tem cumprido com os chorudos pagamentos mensais, tem demitido quem eu não quero no clube, tem contratado dezenas de gajos que eu quero e quando eu lhe grito ele baixa as orelhas"

Terceira bomba: “Verdade seja dita, tudo o que tenho pedido, caso possa, o presidente tem-me dado. Esta gente tem sido espectacular. Mudei o Sporting todo por dentro, em termos de estrutura, e aí o presidente tem sido um elo de ligação fantástico porque não se nega a nada. Ele também tem muita ambição”

Tradução: "Verdade seja dita, esta gente faz tudo o que eu quero e quando me dizem que não podem eu ameaço bazar e eles lá vão fazer. Tem sido espectacular. Mudei o Sporting todo, e aí o Presidente tem sido um escravo fantástico porque não se nega a nada. Ele também quer muito ficar no poleiro."


Três bombas que revelam três coisas essenciais:

1) O responsável máximo pela melhoria competitiva, financeira e estrutural do clube chama-se Jorge Jesus;
2) Jorge Jesus não tem qualquer respeito pelo Presidente de Carvalho, pelo próprio clube ou pelos sportinguistas;
3) Bruno de Carvalho, embora comece a odiar Jorge Jesus, sabe que o seu próprio lugar depende da manutenção do competente técnico - por isso aceitará tudo o que Jesus disser, mesmo que sejam, como nesta entrevista, insultos e afrontas ao próprio Sporting Clube de Portugal e sua direcção.

Devo dizer que nada disto é novo. O processo no Benfica passou-se exactamente da mesma forma: (1) quem mudou o clube de incompetente para vitorioso foi Jesus, não Vieira; (2) sempre foi evidente a total falta de respeito pelos valores do Benfica, tendo no episódio com o Senhor Han o apogeu da filhadaputice; (3) o igualmente populista Vieira e seus súbditos (onde podemos meter uma maioria de dirigentes, funcionários, sócios e adeptos do Benfica) tudo aceitaram de Jesus - dá até graça vê-los hoje em dia nas ruas, no Facebook, na Benfica Tv passar o tempo a gozar e a atacar Jesus quando passaram anos como seus cegos acólitos, defendendo as suas mais profundas idiotices, como ter empurrado o nosso Senhor Han (e, à boa moda ditatorial, ainda insultavam os benfiquistas que defendiam o Sheu e o Benfica dos ataques do histérico Catedrático).

Perante isto, perante aquilo que foi dito, qualquer sportinguista sabe com o que conta: Jesus considera que Bruno de Carvalho só fez merda durante os primeiros dois anos, deixando o clube totalmente desorganizado. Um clube que, passado um mês, ele queria largar por não acreditar na incompetência que ali grassava. Ou seja: Jesus insinua, exemplifica e diz com todas as letrinhas que o Presidente é um incompetente de primeira e que todo o mérito da actual situação do clube a si, Jesus, se deve. Ora, perante isto, qualquer apoiante de Bruno de Carvalho chegou a um dilema. Das duas uma:

- ou critica o que Jesus disse, não aceitando a inadmissível falta de respeito pelo clube e pela Direcção. Nesse caso, só tem um caminho: pedir a demissão de Jesus.

- ou cala-se perante esta entrevista, assumindo que a incompetência da Direcção que Jesus sugere é real. Nesse caso, só tem um caminho: pedir a demissão do Presidente.

Simples e ao mesmo tempo difícil, não é?

Claro que há um terceiro caminho: finja. Isso mesmo. Finja! Finja que não percebeu que o treinador arrasou o Presidente na entrevista. Finja que acha que há outras interpretações. Isso mesmo! Finja ao espelho, ao colega do trabalho, finja nas bancadas. Ah, esses radicais, que só querem demissões e valores e coerência e romantismos. Os tempos não estão para poesias. Finja! Finja bem e bonito! Afinal os jornalistas é que perceberam mal o que Jesus disse. Pior ainda: perceberam bem mas publicaram à mesma. Finja que o mundo está contra o seu clube,  sportinguista. Finja, que os benfiquistas também fingem que não sabem que o Presidente coiso e que o dirigente isto e aquilo. Finja como portista, como belenense, como vitoriano. Todos fingem, caro companheiro. Finja também! Finja melhor! Finja diferente!
Quase toda a gente afinal só quer ganhar. Ir comemorar para o Marquês. Ser vencedor. Dar um chuto na vida. Ser campeão. Ganhar a todo o custo. Nem que seja com a mão. Nem que seja aos pontapés, sem coração, ganhar. Finja como nunca, perca como sempre.

19 comentários:

Anónimo disse...

Epah... bela narrativa.

RMSCP disse...

E novidades?

Exemplo: Alguém duvida que se o Sporting tivesse ganho o campeonato o ano passado, em vez da Liga Voucher tínhamos a Liga Tonel?

Culpa-se os dirigentes por fomentar estas guerras deprimentes mas eu discordo. Os dirigentes são apenas um reflexo de 90% dos adeptos em Portugal. Se eles sabem que o que conquista os adeptos é agirem como vândalos porque é que hão-de mudar?

Para mim, o problema está nos programas desportivos televisivos. Chamam 3 bêbados da tasca, filmam-nos e fazem daquilo um programa. Ainda assim, inacreditavelmente, têm audiências para dar e vender. Conclui-se então que os adeptos gostam destas merdas e enquanto gostarem destas merdas as coisas não vão mudar.

Cumps

Batigol disse...

Excelente texto e uma perspectiva sóbria da realidade do futebol em Portugal e por isso mesmo inaceitável nas cabeças da seita.

Anónimo disse...

Falta aí um cenário...
O pior é que este é mesmo apocalíptico, para o SCP.
A visão de Bruno.
Tudo o que o idiota do JJ diz, e se pode inferir sobre o pateta do BC, é recíproco.
Acredito que o desprezo que têm um pelo outro, é absolutamente mútuo.
Aqueles dois egos gigantes acham que se estão a endrominar, diariamente, e a ganhar a guerra ao outro.
Bom, enquanto houver a aparência de dinheiro e a possibilidade de vitórias, tudo bem, mas se isto acaba, temo que seja o fim.
O Sporting, neste momento, está num sítio perigoso. Dividido entre fanáticos do BC, e malta, como eu, que não gostando da dupla BC /JJ, também não quer os anteriores presidentes que arruinaram o clube, a mando dos bancos, ou seja, mesmo quem não quer o BC, não tem solução.
Prevejo maus dias para nós.
S.L.

ElTiroSLB disse...

Excelente trabalho. Muitissimo bem escrito. Concordo em absoluto com as ideias chave contidas na sua narrativa. Apenas penso que poderial; ter-se referido ao nosso presidente Luis Filipe Vieira de uma forma mais justa. Penso que devido ao profundo estado de doenca em que encontrou o nosso SLB teve por vezes que ser pragmatico e tolerar coisas que hoje em dia ja nao aceitaria. E aturar o alarve do JJ tera sido uma delas. sempre achei que o JJ no SLB sempre trabalhou para si proprio e nunca verdadeiramente pensou no SLB e nos adeptos. O monstro em que se transformou alimentou-se e cresceu com as vitorias do SLB e dos seus jogadores. Agora esta na sua "cadeira de sonho", num clube ao seu nivel e com gente da sua igualha onde continua a funcionar da mesma forma. So e pena que em Portugal se viva uma cultura de compadrio e desonestidade intelectual onde nenhum comentador ainda foi capaz de dizer que o JJ saiu do SLB apar os lagartos porque nao ha nenhum clube de alto nivel na Europa que se orgulhe da sua historia e dos seus valores que fosse contratar um alarve, inculto e narcisista que os fosse envergonhar (como tantas vezes nos fez a nos).
Saudacoes Benfiquistas. Viva o Glorioso SLB.
Abraco a todos.

jorgen80 disse...

Boas interpretações. Perspicácia total.

POC disse...

Touché.

eskilsson disse...

Podendo ser acusado de estar a “fingir”, vou sugerir uma interpretação alternativa:

• Apesar do trabalho feito desde Março de 2013 (também com mérito para Leonardo Jardim e Marco Silva) ter ajudado a diminuir o oceano de distância que separava o Sporting de Porto e Benfica quando BdC chegou ao clube, em Maio de 2015 o Sporting tinha ainda graves carências materiais e humanas face aos rivais de sempre.
• Embora JJ tenha declarado logo na sua primeira entrevista (“Play-Off”) que não fazia sentido dizer “vamos jogar o dobro” porque o Sporting de 2015 tinha uma base mais bem montada do que o Benfica de 2009, sabia que ia ser obrigado a partir bem de trás face aos rivais. Daí que, habituado desde há vários anos a dispor de meios pelo menos comparáveis aos de qualquer rival interno, lhe possa ter saído um “o que é isto?!”
• BdC também tinha noção que havia ainda muito para fazer no Sporting, e terá dito a JJ “não se preocupe; eu sei que ainda há problemas mas havemos de os ir resolvendo”
• O trabalho continuou a ser feito e os problemas vão-se resolvendo lentamente. Dentro das possibilidades da SAD, BdC vai dando ao treinador de futebol (e ao de futsal também, já agora) o que pode para que tenham sucesso.
• Os resultados ainda não apareceram, mas o Sporting vai incomodando, ao ponto de o Ontem já dedicar linhas à entrevista dada a um jornal por um treinador adversário, coisa impensável há dois ou três anos e que, se feita com Rui Vitória num blog sportinguista, não deixaria de ser qualificada – talvez pelo próprio Ontem – como demonstrativa de uma pouco saudável “obsessão” com o Benfica.

Anónimo disse...

Comentando as conclusões (só li essas mesmas conclusões e o resto na diagonal) e fingindo que este post foi escrito por alguem completamente racional e não tendencioso:

1) O responsável máximo pela melhoria competitiva, financeira e estrutural do clube chama-se Jorge Jesus;
- Sem Duvida, aliás até o mais fervoroso carvalhista admite que o mérito de BdC foi ir buscar JJ e não ter mudado a fundo a organização do clube (propagandas à parte). O "financeira" é exagero mas também contribuiu.

2) Jorge Jesus não tem qualquer respeito pelo Presidente de Carvalho, pelo próprio clube ou pelos sportinguistas;

- Pelo presidente acredito, o resto já são liberdades creativas da vossa parte.


3) Bruno de Carvalho, embora comece a odiar Jorge Jesus, sabe que o seu próprio lugar depende da manutenção do competente técnico - por isso aceitará tudo o que Jesus disser, mesmo que sejam, como nesta entrevista, insultos e afrontas ao próprio Sporting Clube de Portugal e sua direcção.

- Sem duvida, só não percebo onde é que JJ insultou o clube. Mas ás vezes o pessoal lê o que gostaria que estivesse escrito e não o que está mesmo escrito.Lá está, finja..:-D

Queria também agradecer a toda a blogosfera benfiquista pela intensa cobertura e análise que fizeram desta entrevista de JJ. Na blogosfera leonina uma pessoa nem se consegue informar decentemente destas coisas.

Anónimo disse...

Há algumas frases que não foram referidas pelo Record que ajudariam a perceber a mensagem do JJ. Cá vai o texto todo:


"Quando cheguei ao Sporting, e o presidente é minha testemunha, ao fim de um mês quis ir-me embora”

Fui ao multibanco de Alcochete e o Sporting ainda não tinha depositado o 1º vencimento. E como o Benfica também não me pagou o último mês de contrato a conta estava depauperada.

"Olhei para o que tinha e pensei: 'mas o que é isto?"

Por isso me quis ir logo embora, se estavam a falhar logo o 1º vencimento, imaginem o que poderia ser daí para a frente. Mas desde esse episódio as coisas endireitaram-se.

"Verdade seja dita, tudo o que tenho pedido, caso possa, o presidente tem-me dado."

E também tem tirado a sua parte.

"Ele também tem muita ambição”


Cumprimentos a todos,

JP




Anónimo disse...

Muito bom post, em especial os últimos parágrafos, melhor retrato seria impossível do adepto de futebol em Portugal e ao mesmo tempo ser adaptado ao povo Português na sua maioria...

Tony Montana

Anónimo disse...

Ora vivas

Não me parece que tenhas traduzido bem
p.ex na primeira tradução que fazes dizer que o Benfica é o maior clube português e que a massa associativa é extraordinária é merda que não conta um caralho para Jorge Jesus – tanto se lhe dá como se lhe deu (pelo menos para ser coerentes com as próximas considerações que fazes). Pelo que “Depois de 6 anos num clube português com condições fabulosas que eu criei, com grandes jogadores e uma dinâmica de vitória, cheguei a um clube sem qualquer cultura de vitória - coisa que já sabia - e com piores jogadores do que estava à espera tendo em conta que os gajos, depois do descalabro do 7º lugar até apresentavam um jogar parecido a futebol.”

“Phodace, depois de 6 anos com grandes planteis voltar a um plantel do tipo do braga que deixei é de fugir – disse isso ao senhor de Carvalho”

Acho que a segunda é muito redundante: é voltar o foco aos cepos que lhe calharam na rifa. E faz um pouco a transição para a 3ª.

Talvez seja comum a um gajo que assina um contrato e depara-se com uma situação pior do que julgava - chora-se mas não há muito mais a fazer que botar as mãos à obra e tentar fazer o melhor que se pode .

A terceira, é mais um louvor da proximidade com o manda-chuva – se um dia precisar de dar um par de tabefes, como me apeteceu dar ao Shéu e me apetece dar muitas vezes desde o treinador dos iniciados ao capitão quero que saibam que eu o posso fazer – só trabalho nessas condições (ele refere isso)

Não percebo o “também” em “também quer muito ficar no poleiro.” Pensas que Jorge Jesus acha que está num poleiro?

Das coisas que vês como revelações

1º -Jorge Jesus acha-se o responsável máximo pela melhoria competitiva do Clube de Portugal como o foi no SLB (vide Quique Flores)

2ª Concordo com a conclusão

3ª Parece-me abusivo de uma entrevista a Jorge Jesus retirares conclusões sobre os sentimentos do Senhor de Carvalho

(1) “quem mudou o clube de incompetente para vitorioso foi Jesus, não Vieira” (acho que já li isto neste blog em referência ao passado recente do Benfica)

(2) O respeitinho é muito lindo e este blog é um blog de respeitinho

(3) concordo

Nau disse...

Se esta época conseguirem êxitos desportivos, estará tudo bem - o que interessa é ganhar, o nalgas é o maior, o «partantes» é um deus, os egos de ambos ficam saciados e haverá paz, para os adeptos será o delírio. Se correr para o torto, vai ser o fim da macacada lá para as bandas do Pátio das Cantigas.

David disse...

Eskilsson, achas que esta mesma entrevista dada por um outro treinador que näo um que tenha treinado o Benfica durante seis anos mereceria uma linha sequer? Talvez... para gozar, certamente mas nada de mais.

Concluis muito depressa que é porque o Sporting incomoda. É antes porque, por mais que muita coisa aconteça, o Jesus marcou a bem e a mal a história recente do Benfica e chama, por isso, a atençäo. Ser treinador do Sporting é apenas um detalhe de menor importância... esse detalhe de vermos o Jesus a reproduzir os mesmos tiques que teve no Benfica...

VC disse...

Continuo na minha: o Benfica esteve, pelo menos, 4 anos refém da criatura; O Sporting já está refém da criatura.

David disse...

Errado, VC. O Benfica, tal como o Sporting agora, näo esteve refém do JJ. O Vieira (e o BdC) sim.

E que jeito deu ao Vieira ter um treinador que nos maus momentos aparecia... mesmo se, muitas vezes, fosse para dizer porcaria. Mas pelo menos era o Jesus que dizia porcaria e näo o Vieira, que ficava no seu cantinho como se näo fosse nada com ele.

Aqui é uma diferença com o BdC. O BdC näo é de ficar no cantinho. Enqyanto houver sucesso (ou ilusäo de sucesso como na época passada) duas personagens assim väo se aguentando e até reforçam-se uma à outra. É quando esse sucesso näo aparece que a coisa pode azedar...

E, do que vimos do JJ na Luz, azedar significa ele ameaçar sair e o presidente, dependente do treinador, aumentar-lhe o ordenado para ficar. Vimos isso várias vezes no Benfica. No Sporting já vimos esse filme este Veräo com o JJ a ver o seu salário melhorado sem, na realidade, ter feito algo que justifique... afinal, ganhou uma supertaça apenas

Lourenço disse...

Ah ah ah

Prevejo maus dias!!

Ah ah ah

Realmente, os últimos 20 anos foram dias de sol.

Ah ah ah.

Destes comedores em gelados benfiquistas que vêem Unicórnios por todo o lado, Unicórnios obedientes a Vieira...


Não deixa de ser um exercício curioso o deste post.
Há até uma possibilidade de ser verdade.
Por outro lado, há a possibilidade da estrutura do SCP ser efectivamente ridicula... Não me espanta após 20 anos de filhosdaputa a roubar.
E se calhar. Mas só se calhar, BdC até percebeu que de bola pouco percebe e, caindo -lhe o menino Jesus no colo (obrigado kadafi), deu a pasta do futebol ao mister. Que no fundo sempre foi um manager.
Jesus é um bronco mas sabe da poda E é um treinador do caralho.
BdC, simplesmente, entregou a pasta a quem está mais habilitado.
Serviu 6 anos para os encarnados.
Só deixou de servir porque foi um "traidor ", lol.

Claro que podemos ir pelas falacias insinuadas neste post, dos camiões de servios, tudo culpa de Jesus, da não aposta na formação tudo culpa de Jesus...
Bem, as tantas, os vouchers também são competência do Jesus.

Eu não vejo incoerência nenhuma.
Acredito em BdC e que faz o melhor possível.
Mais dou-lhe mérito em passar a pasta a Jesus.
Só o enaltece como líder.
Não percebo sequer donde vem essa de que é incompetência!!

Mais, se as contratações de este ano tem todas como culpado Jesus, obrigado.
Gastou-se tanto como no triénio anterior...Mas porra, dificilmente daqui não se vai aproveitar quase todos, ao contrário do triénio anterior.
Verdade, também haverá mais dinheiro.
Há Jesus (markovic nunca teria vindo para o Leo ou para o ma(r)caquito)


Saudações, desde já enaltecendo o desportivismo, por este comentário passar.
Obrigado.

Adolf Heil! disse...

Engraçade!

O Fuhrer de Alvalade:
Abril de 1918 - A Alemanha completa a sua conquista dos territórios Russos após assinada a Paz de Brest-Litovsk, e aproxima-se a passos largos de Paris. É um apogeu do poderio Alemão, daí em diante, uma série de derrotas e humilhações levariam o país a mergulhar num período negro, que levaria à ascenção de um ditador sanguinário de seu nome Adolf Hitler.
Abril de 2002 - O Sporting sagra-se campeão nacional pela 18ª vez na sua História, a 2ª vez em 3 anos. Nesses mesmos 3 anos venceu 2 campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal (e outras 2 finais) e foi o vencedor de 2 Supertaças. Era o apogeu do clube de Alvalade, depois de quase 2 décadas sem títulos da liga. Daí em diante, uma série de derrotas e humilhações levariam o clube a mergulhar num período negro, que levaria à ascenção de um ditador lunático de seu nome, Bruno de Carvalho.
As semelhanças entre estes dois líderes não acaba aqui, senão vejamos:
Anos antes de chegar ao poder, Hitler teve uma tentativa falhada. O famoso Putsch da Cervejaria. Em 1923, Hitler (que já possuía uma base de apoio relevante dentro do partido e em várias zonas da Alemanha) decide tomar o poder. No entanto o seu golpe, sendo as razões principais, a falta de apoio dos membros mais velhos e experientes dos partidos da direita (apesar de ter o apoio dos jovens mais fanáticos e mais violentos) que não acreditavam na sua retórica de luta contra tudo e contra todos. Outra razão importante foi que, na altura a Alemanha estava mal, mas ainda mantinha um nível minimo de sustentabilidade, e havia um sentimento que as coisas estavam a melhorar aos poucos.
Anos antes de chegar ao poder, Bruno teve uma tentativa falhada. As famosas eleições de 2011. Bruno (que já possuía uma base de apoio relevante junto aos adeptos) decide tomar o poder. No entanto a sua candidatura falha, sendo as razões principais, a falta de apoio dos sócios mais velhos e experientes (apesar de ter o apoio dos jovens mais fanáticos e mais violentos) que não acreditavam na sua retórica de luta contra tudo e contra todos. Outra razão importante foi que, na altura o Sporting estava mal, mas ainda mantinha um nível minimo de sustentabilidade, e havia um sentimento que as coisas estavam a melhorar aos poucos.
Mas tudo mudou anos mais tarde:
No caso de Hitler foi a crise de 1929 que destruiu o que restava da economia alemã e do orgulho (já ferido dos alemães), e obrigou a população a enveredar por uma opção nada convencional, com um discurso absolutamente diferente dos políticos até então, e com esperança num futuro melhor.

Adolf Heil! disse...

No caso de Bruno, foi a crise de 2012-2013, que colocou o Sporting num, nunca antes visto, 7º lugar, que destruiu o orgulho (já ferido dos sportinguistas), e obrigou os sócios a enveredar por uma opção nada convencional, com um discurso absolutamente diferente dos dirigentes até então, e com esperança num futuro melhor.
A partir daí deu-se uma grande mudança graças a esses líderes:
A Alemanha, recusou-se a pagar as dividas que tinha para com os aliados no seguimento da Primeira Guerra Mundial. Além disso passou a ter uma politica isolacionista, saíndo de várias Organizações Internacionais, declarando que o resto do mundo estava contra eles, e que era preciso destruir os oponentes externos (liberais e comunistas) bem como os oponentes internos (judeus, intelectuais e dissidentes). Para isto, Hitler utilizou a sua imagem como salvador da Pátria germânica, tornando-se a personificação do ideal ariano, o chefe supremo a quem todos os alemães deveriam venerar. Todos os que pensassem diferente tinham de ser identificados, capturados e eliminados rapidamente. O contraditório não poderia existir, era preciso calar a qualquer custo, quem pensasse por si próprio e fosse contra o líder. Para alcançar isto, Hitler criou uma vasta rede de bufos e informadores, bem como promoveu uma série de fanáticos para espalhar mentiras que o fizessem parecer um herói nacional.
O Sporting, recusou-se a pagar as dividas que tinha para com os seus credores. Além disso passou a ter uma politica isolacionista, declarando que o resto do mundo futebolistico estava contra eles, e que era preciso destruir os oponentes externos (Benfica e FC Porto) bem como os oponentes internos (apoiantes de outros candidatos à presidência, dissidentes dentro do clube, e até simples adeptos que discordavam do modus operandi de BdC). Para isto, Bruno utilizou a sua imagem como salvador da Nação Sportinguista, tornando-se a personificação do ideal leonino, o chefe supremo a quem todos os sportinguistas deveriam venerar. Todos os que pensassem diferente tinham de ser identificados, localizados e calados rapidamente. O contraditório não poderia existir, era preciso calar a qualquer custo, quem pensasse por si próprio e fosse contra o líder. Para alcançar isto, Bruno criou uma vasta rede de bufos e informadores, bem como promoveu uma série de fanáticos para espalhar mentiras que o fizessem parecer um herói dentro do clube.
Ora daqui para a frente, todos sabemos o que aconteceu com a Alemanha, graças à insanidade de Hitler:
2ª Guerra Mundial, de onde saíu derrotado, e a economia alemã foi destruída. Após esse terrível acontecimento muitos alemães estavam incrédulos com as atrocidades cometidas pelo seu líder. Enquantos outros, absolutamente cientes do que tinham feito, fugiram ou foram mortos.
No entanto ninguém sabe até onde a loucura de BdC levará o Sporting. Aqui na boca do Bruno todos desejamos que os sportinguistas sejam capaz de parar o seu próprio fim e aprendam que os meios não justificam os fins.


Engraçade!