quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O Mesmo Mais Aprimorado Vieira



Passou uma semana da presença de LFV na TVI e pelos comentários que fui lendo aqui no Ontem percebi que houve uma grande divisão entre aqueles que gostaram da entrevista e da serenidade do presidente do Benfica e aqueles que acharam que foi mais do mesmo, as tangas do costume.

Após assistir integralmente à presença de Luis Filipe Vieira na TVI percebo estas opiniões tão opostas.

O Vieira nunca deixará de ser o que é: um tangas e um aldrabão. Por outro lado, tem evoluído muito enquanto politico. Comunica melhor, domina as entrevistas, manipula ao seu belo prazer a imagem que pretende passar e consegue superficializar o conteúdo com esta forma mais aprimorada de se expressar. Já sabe comportar-se como uma verdadeiro estadista.
Parabéns ao Vieira pela sua inteligência, evolução e aprendizagem.
O efeito do novo director de Comunicação – Luís Bernardo – também já se notou.

Houve muita, mesmo muita, demagogia. Porém, olhando além da demagogia barata que nos continua a servir, houve também algumas afirmações interessantes, tanto em termos informativos como de bom desportivismo.

Vou tentar dividir isto por pontos.


OBJECTIVOS:

Para começar quero evidenciar a referência mais que justa que LFV fez à sua principal promessa para este mandato: o 3+1+50. Meta que foi alcançada com todo o sucesso.

Também afirmou os objectivos para este época: Afirmação europeia e o Tetra.
Sem surpresas aqui.

ESTRUTURA: 

A importância da Estrutura que dirige o Futebol voltou a ser frisada pelo presidente.

Há um projecto para o Futebol que interliga todos os sectores e escalões do clube e que planifica o futuro com maior antecedência. É um projecto sustentado na filosofia Benfica made in Seixal, sendo que Vieira apelidou o Seixal como a menina dos seus olhos.
Destaco a confirmação que o treinador é só mais um dentro da estrutura, com os poderes limitados ao treino e orientação da equipa principal. Nas outras áreas é um opinador entre muitos.

Sou 100% apologista de uma estrutura deste tipo que se sustente na Formação do clube. Contudo na minha visão o treinador deve ser a cabeça da estrutura, o líder do futebol e o principal definidor do projecto, o centro de todas as decisões.
Rui Vitória é sem dúvidas o homem certo no lugar certo neste projecto de Vieira.

O presidente do Benfica também anunciou um ainda maior investimento no Seixal, algo que só posso aplaudir.
Tenho é uma teoria sobre a menina dos olhos de LFV… Fica para outras núpcias.

INFORMAÇÃO INTERESSANTE/IMPORTANTE: 

O presidente do Benfica esclareceu que o determinante no negócio do Rafa foi a vontade do jogador. Já concordava e assim ainda concordo mais: se fosse preciso pagava-se 20M.

Anunciou para breve o anúncio de uma parceria muito importante na China. Mais milhões, prestigio e visibilidade. Boas notícias, a menos que seja em troco da nossa identidade.

Informou os sócios sobre a desenvolvimento de uma sala de espera para a família dos jogadores no pós-jogo.

Falou também sobre a saída do Renato e do Nico.
Há mesmo mais 25M fáceis de obter na negócio do Renato. Só faltou esclarecer no que consistem e também faltou a José Alberto Carvalho interessar-se em perguntar.
Sobre o Nico revelou que o jogador já tinha recusado sair para o Dubai e isto pelo motivo que todos lhe reconhecemos: a felicidade de Nico é o Futebol.

Afirmou que o Taarabt não vai voltar a vestir a camisola do Benfica.

Infelizmente para todos os benfiquistas reconheceu, finalmente, que nada tem contra Pinto da Costa. Algo inadmissível num presidente do Benfica.

Também falou sobre a NOS. No meio de muitas rosas lá deixou aparecer os espinhos. Vieira diz que há para lá umas cláusulas no contrato e avisou que o Benfica poderá levar a operadora a tribunal. Pois, o negócio da arábias celebrado em pleno relvado da Luz…

Ficámos também a saber que o investimento em jogadores para esta época foi de 70M, contrariando intenções passadas.

AFIRMAÇÕES FORTES/POLITICAS:



- Temos um Benfica mais forte.

- Temos um Benfica mais novo.

- Os outros clubes copiam o Benfica.

- A equipa B é a mais nova e portuguesa nas ligas profissionais em Portugal.

- Nos próximos anos as vendas, e consequente redução da massa salarial, irão resultar numa redução do Passivo.

- O Amorim vai ser emprestado.

- Talisca quis sair e a sua vontade é movida somente por interesses financeiros.

- Nas últimas vendas de jogadores da formação o Benfica fez 60M.

- No Seixal os jovens têm no mínimo 9 anos de Benfica.

- Zivkovic e Danilo não foram inscritos na Champions porque vêm de 6 meses de paragem.

- Ola John e Djuricic foram realmente Flops. Contudo vieram por indicação do Rui Costa, tal como Taarabt.
Sobre Taarabt ainda disse que passou muitas horas com Rui Costa a entusiasmar-se a ver os jogos dele no Milan.

Entre politica e demagogia há algumas coisas aqui que marcam positivamente a intervenção de LFV.
Sobre estas afirmações pretendo só deixar algumas perguntas e um ou outro esclarecimento.

Vieira diz entender a vontade de jogadores como o Talisca, o Amorim e Markovic saírem por empréstimo do seu clube devido a interesses e necessidades financeiras. Mas como é que um jogador beneficia financeiramente de um empréstimo? Há um contrato à parte pago pelos clubes que os recebem?
A meu ver este comentário resulta somente da vontade de querer ficar bem na fotografia.

O Passivo não ia ser reduzido a zero com os rendimentos do acordo com a NOS? Afinal já é outra vez com as vendas?

Há um claro exagero naquilo de “os jovens do Seixal têm um mínimo de 9 anos de Benfica”. Percebo onde Vieira quer chegar, percebo o sucesso que tem sido a criação dessa identidade no clube, mas esta afirmação não corresponde à verdade. Aliás, nesta entrevista Vieira reduziu a prospecção do clube a cinzas.

É bonito dizer que este ano temos um Benfica mais novo mas simplesmente não é verdade. A média de idades do plantel é infinitesimamente superior à do ano passado.

Quanto à equipa B ser a mais jovem e portuguesa das ligas profissionais é também mais uma questão de exagero. Em termos de juventude equipara-se com as Bs dos rivais e em termos de portuguesidade é preciso olhar para o Fafe, Belenenses, Vizela, Sporting B, Penafiel e mais uma ou outra.
Demasiado populismo.

Fico sem perceber onde é que o presidente do Benfica foi buscar esta ideia de que o Danilo esteve parado seis meses.

Por fim a referência aos 60M feitos com os jovens que saíram “por culpa do Jorge Jesus”. Vieira assume que o Benfica recebeu mesmo 12.5M pelo Cancelo, 12.9M pelo Bernardo, 9.5M pelo André e 13.7M pelo Ivan.
Alguns valores são ridiculamente baixos e outros estupidamente altos mas perfazem os 60M.

DEMAGOGIAS: 

O Benfica não vai ao mercado nos próximos 4 anos. Só numa rara excepção se olhará para fora do que há já no Seixal.

Lamentou-se por 5 ou 6 jogadores da Formação terem de ter saído nos últimos anos. Isto como se ele não tivesse uma palavra a dizer nesses negócios. Será que Jorge Jesus é que mandava no Benfica? Parece que RGS poderá ter de apresentar a sua demissão.

Como já é costume, avisou que “não vamos sair da linha traçada”. Será a mesma linha traçada da qual não ia sair há 3 anos atrás? Ou já é outra?

Revoltou-se com as muitas mentiras e demagogias que há no Futebol. Ironia contextual.
Ainda deu como exemplo os “últimos 15 dias” mas faltou especificar quais foram as mentiras e demagogias. Resumindo, frase feita que fica bem dizer.

Disse que não lê jornais nem vê programas televisivos. Sabemos que não é verdade.

Justificou que não o faz para não se sentir influenciado nas suas decisões. Pareceu bonito e profissional quando ele o disse mas depois percebemos o ridículo de um presidente de um grande clube admitir que as suas decisões seriam afectadas se lesse jornais desportivos…

Afirmou que Jiménez vai ser um dos avançados mais temidos da Europa e a transferência mais cara do futebol português.

Se houver um maluco que dê mais de 50M por um Jiménez de 26 anos então fica mais uma vez demonstrado como as negociatas reinam no Futebol.

“O Benfica não existia.”

 “Não se pode exigir mais.”

Demagogia bacoca que só não indigna mais benfiquistas porque somos tricampeões. É deixar andar e agradecer ao refundador.

CLAREZA/TRANSPARÊNCIA: 

Muito fala Vieira sobre transparência e sempre para de indignar contra aqueles lunáticos que acham que não há transparência num clube tão transparente como é este Benfica.

Nisso fugiu à pergunta sobre o não surgimento de jogadores da formação no plantel deste ano.
Nisso voltou a enrolar-se todo sobre o negócio Garay.
Nisso não esclareceu se afinal queria ou não continuar com o Jorge Jesus.
Nisso andou ali à volta no assunto “Luisão” sem nunca ser claro sobre o que se passou.
Nisso lançou que a Gestifute tem direito a uma comissão de 10% nas vendas do Benfica como se isso explicasse tudo o que ficou ali por dizer no meio dos gaguejos. Aqui foi inteligente e provavelmente colocou em prática a estratégia do novo director de comunicação.

JIMÉNEZ: 

Além do já referido, o presidente do Benfica afirmou que acredita que ainda este ano o jogador vai corresponder aos 24M em que o avaliámos. Frisou também que é alguém que vê muito à frente e que brevemente todos lhe daremos razão. 

GARAY: 

Contou a história que ninguém pode acreditar sobre a sua saída.

Acrescentou que teve muitas conversas com o jogador neste último Verão e que a vontade do argentino era de regressar ao Benfica e só o valor pedido pelo Zenit o impediu.
Como disse, nada nesta história bate certo. Nada. 

SIDNEI: 

Vieira anunciou que o Benfica acabou de vender o jogador por 10M e que assim cobriu os custos com a sua compra, provando mais uma vez a sua visão e que os arautos da desgraça deviam esperar antes de falar.

Ainda não foi noticiada qualquer confirmação, ainda não houve comunicado à CMVM e acho que era importante um pouco de honestidade intelectual a LFV, referindo qual a percentagem desse valor a que o Benfica tem direito (deverá rondar os 45%). 

LUISÃO: 

Vieira confirmou que o jogador já várias vez quis sair e todos conhecemos os episódios. Vieira, ao seu estilo, sublinhou que tem sido ele a segurar o Luisão no Benfica.

Nunca esclareceu se o jogador esteve ou não para sair neste mercado.
Para mim é claro que por agora está tudo bem entre o Luisão e o Benfica e que a saída dele era por interesse mútuo do jogador e clube. Não vejo qualquer polémica nisto.
O que se percebeu nas palavras de Vieira foi que as declarações do Luisão provocaram um mal estar interno. Uma desavença passageira mas real.

JORGE JESUS: 

Quando o jornalista tentou introduzir o antigo treinador do Benfica na conversa, LFV afirmou não querer falar do treinador e que este era uma página virada. Até teceu boas considerações sobre o mesmo.
Sol de pouca dura.

O discurso politicamente correcto que tinha sido preparado rapidamente foi traído pelo improviso de LFV. Foram várias a bocas a JJ.

- Responsabilizou o técnico pela saída do Bernardo, Cancelo e André Gomes.

- Referiu que este perdeu quando ninguém pensava ser possível perder.

- Falou que dois anos antes da sua saída ninguém o queria.

- Afirmou que se não fosse ele hoje ninguém conhecia o Jorge Jesus.

- Disse que o treinador não servia os interesses do Benfica e não permitia ao clube planear o seu futuro.

- Lembrou a relação de Jorge Jesus com os seus jogadores, dando o exemplo do episódio com o Cardozo no Jamor.
- Referiu ainda que o Benfica no último ano de Jorge Jesus apanhou um banho de bola em Alvalade, ridicularizando as afirmações deste no final do jogo.

Para quem não queria falar…
E página virada todos sabemos que não é. Basta ouvir e ler as vozes oficiais e oficiosas do clube e até lembrar que há um processo a decorrer em tribunal. 

POSTURA 

Seja porque fica bem dizer, seja porque é politicamente correcto dizê-lo, seja tudo um teatro bem estruturado, a verdade é que Vieira conseguiu ter algumas abordagens de muita elevação durante este directo.

Não quis falar sobre os clubes rivais, evitando assim entrar em conversas e bate-bocas desnecessários.

Afirmou que o Benfica tem relações institucionais com todos os clubes, independentemente de todo o lixo que por aí anda. Isto é importante pois valoriza-se as prioridades e o profissionalismo. No Benfica temos de respeitar sempre as instituições rivais.

Teve também declarações sobre a ida de Markovic para o Sporting que são um exemplo de desportivismo para o futebol nacional.
Pouco me importa se o presidente do Benfica fez um discurso honesto. Por mais falsas que possam ser as suas afirmações a verdade é que o politicamente correcto tem lugar no dirigismo do Futebol porque serve o bom ambiente no desporto.
Sobre Markovic Vieira foi soberbo.


Não tiro muito das 2 horas de Vieira na TVI.
Foi muita demagogia como é habitual mas de uma forma bem mais refinada.
A postura comunicacional do presidente do Benfica melhorou muito e a serenidade com que apareceu faz bem ao Benfica e ao desporto nacional.
Evitou guerras com rivais, menos a única que lhe é impossível evitar.

Além disto também ficou mais uma vez visível a facilidade com que chama os louros a si e como despeja a responsabilidade dos fracassos nos outros, sendo Jorge Jesus e Rui Costa os seus sacos de pancada de eleição.

Também foi evidente a sua incapacidade de lidar com a critica, tendo sempre assumido uma postura mais agressiva sempre que algum benfiquista do painel se atreveu a ter um pensamento critico.

Este foi provavelmente o melhor momento televisivo de Vieira, o que por si só não quer dizer muita coisa.

Gostei? Não. Achei muito diferente do costume? Ligeiramente. Revoltou-me como em anos passados? Não.



3 comentários:

Anónimo disse...

Na mouche ! Excelente resumo

A facilidade e rapidez com que o homem se contradiz é impressionante !

Saliento a explicacao do negocio Garay, em que tenta passar um atestado de burros a todos.

Os "emprestimos" de Cancelo e Bernardo que nao contavam para JJ, mas que tinham para la umas clausulas.

Afinal quem decidia o futebol ? A estrutura ou JJ ?

Diz que nao percebe nada de futebol mas tem um feeling que Jimenez vai ser vendido por 60M. Muitas duvidas aqui, Mendes vai ter que penar muito com o mexicano.

E certo que tivemos sucesso desportivo nos ultimos 3 anos, mas ha muitas incoerencias a volta de LFV e seus pares. O que mais me preocupa e a situacao financeira do clube. Nao acredito muito nos relatorios cozinhados por DSO.


Wey

R.B. NorTør disse...

Mendes não pena nada. O Jimenez vai para o Valencia (ou o Wolverhampton) por 60 milhoes e o Benfica gasta 50 milhoes em cepos maiores. Ou dito de outra forma, uma espécie de negócio Gaitán, mas em ainda pior.

troza disse...

Excelente análise da entrevista!