terça-feira, 20 de setembro de 2016

Ontem vi-te no Estádio da Luz a ganhar ao Braga



1) No ano passado, por esta altura, Júlio César salvou o Benfica em 4 ou 5 jornadas. Defesas fantásticas que nos permitiram ir ganhando pontos até embalarmos definitivamente em Alvalade para o Tri. Ontem foi outra vez fundamental, percebendo que tinha de limpar a casa até que os seus colegas acordassem. Com o Imperador em grande forma e o Ederson a mostrar tanta qualidade, podemos dormir descansados.

2) Vitória tenta adiar o problema para mais tarde, colocando Pizzi na esquerda,  mas vai mesmo ter de assumir uma posição porque Carrillo sobe de forma e vem aí o genial Zivkovic. Não me parece que o Salvio volte algum dia a ser Salvio e portanto eu poria o Pizzi à direita e avançaria com o sérvio para a esquerda. Quando puser o pé pela primeira vez na bola nunca mais Zivkovic abandonará a titularidade até sair do Benfica.

3) Maravilhoso Pizzi. Dá apoios, arrasta marcações, condiciona a posse do adversário. Às vezes parece ter a outra equipa sob cordéis que vai movimentando como quer. O passe que desbloqueia o jogo no primeiro golo é o resumo mais simples do que é Pizzi em campo: um criativo que descobre o caminho para a baliza como poucos. Ainda marcou e fez uma assistência só para que quem não gosta dele não pudesse dizer grande coisa.

4) Mitroglou e o golo à Cardozo. A simplicidade de um gesto técnico letal e a compreensão por parte de Guedes de que o melhor cruzamento é aquele que dá ao avançado a oportunidade de tentar marcar no seu espaço de conforto.  Em 10 bolas metidas assim para o grego, em 9 ele atirará certeiro e em curva para dentro da baliza.

5) As muitas oportunidades concedidas ao Braga mostram uma equipa com vários problemas na saída e na resposta à perda de bola. É importante melhorar muito a forma como pressionamos e como damos apoios ao portador à saída da nossa área. O Imperador não estará sempre a níveis estratosféricos.

6) Jonas. A falta que o génio faz.

7 comentários:

mnlopes disse...

Não estarás a pôr a fasquia muito alta em relação ao Ziv?

Arrepiante ovação, ontem, ao Mitroglou.

Rumo ao 36!

António Madeira disse...

Saudações.

É sempre de louvar quando se vê alguém (que perceba de futebol, que de bola percebem muitos) a enaltecer o papel de Pizzi.
É um jogador crucial na equipa, é por isso que não sai dela mesmo com o Salvio na direita. Ele pausa, contemporiza, acelera, assiste e marca. Ele joga na direita, na esquerda ou a 8. Ele põe a equipa a jogar em 4-4-2 ou em 4-3-3. Querem mais?
Não só tem sido o equilíbrio desta equipa com a falta do melhor central, do melhor jogador e marcador e do jogador mais caro deste defeso, como já o foi em 14/15 a jogar a 8 e em 15/16 a jogar de olhos fechados com Jonas.

Penso que faltou uma palavra para Grimaldo. Temos aqui um caso sério do lado esquerdo. Está a melhorar a olhos vistos a defender, mas os movimentos que faz, a inteligência que demonstra é de craque. Admira-me como o Barcelona não o aproveitou. A continuar a evoluir, vai ser um caso sério, e duvido que o Benfica consiga segurá-lo por muito tempo.

Anónimo disse...

Como é que não falas no Rafa? Vai ser facilmente o nosso segundo melhor jogador, atrás do Jonas.

Zivkovic é uma aposta a médio-longo prazo.

Rafa-Mitro-Jonas-Pizzi

Vamos ter uma frente ataque brutal, e quando o Carillo estiver a 100% ganha a titularidade ao Pizzi.

Já se viu com a entrada do Almeida que o Celis "foi queimado", espero que o Danilo comece a ter minutos, e a ser trabalhado pq pode ser um caso muito sério.

joão carlos disse...

não vejo o carrillo a subir de forma o que vejo é o salvio a perder gas.

de qualquer forma carrillo funciona muito melhor na direita que na esquerda.

duvido que zivkovic seja sequer opção até porque nem sequer esta inscrito na champions depois ainda esta por demonstra que ele funcione bem na esquerda ele que vem rotinado na direita.

alem de que a esquerda será de rafa.

Rafa disse...

Pois eu também sou daqueles que acha que o Pizzi deve jogar sempre. Depois de Jonas penso que será o jogador com mais inteligência a jogar no Benfica... e isso conta muito não conta? Porque fisica e tecnicamente todos eles têm obrigação de ser bons... mas inteligência a jogar não se treina... nasce com o jogador...
Saudações Benfiquistas

João Gaspar disse...

"Maravilhoso Pizzi" - até dá gosto ver que há malta que percebe que aquele gajo é muito importante. Só tenho pena que o RV insista em metê-lo na esquerda pois perde alguma qualidade. Aliás, quando no final do jogo ele foi para a direita viu-se logo diferença de presença.
Eu acho que RV vai colocar Rafa à esquerda e Pizzi na direita. Zivkovic não será titular.
Cumprimentos,

Benfiquista Tripeiro disse...

O Pizzi é importantíssimo. Há pessoal que diz mal dele só porque sim, convencionou-se que o Pizzi era fraco, pronto, não há volta a dar.

É só perguntar ao Jonas o que ele acha. Aliás, não é preciso perguntar, basta ver os dois a entenderem-se em campo.