terça-feira, 15 de novembro de 2016

Estimado Thomas Müller



"Estimado Thomas Müller, tu tens razão.

Jogos como o de sexta-feira à noite não têm qualquer significado.

Para ti...

Estimado Thomas, não precisas de deslocar-te quase de borla até San Marino, num fim-de-semana sem "Bundesliga", quando podias estar sentado no sofá com a tua maravilhosa esposa e na tua casa luxuosa, ou talvez, podias ter ido até a um evento organizado pelos teus patrocinadores e fazer uma presença que te valeria vários milhares de euros.

Permite-me dar-te dez boas razões pelas quais eu penso que o jogo entre San Marino e a Alemanha foi bastante útil, para que possas pensar nisso e depois dar-me a tua opinião...

1- Foi útil para mostrar-te, que até contra equipas tão fracas como a nossa, às vezes, não consegues marcar...

E não me venhas dizer que não ficaste chateado, quando o Simoncini não te deixou estar entre os marcadores.

2- Foi útil para dizer aos teus directores (e diz isso ao Rummenigge e ao Beckenbauer também) que o futebol não é vossa propriedade, mas sim dos que amam este jogo.

E quer queiras ou não, nós também amamos o futebol.

3- Foi útil para mostrar a centenas de jornalistas europeus, que ainda existem pessoas jovens seguindo os seus sonhos e não uma caderneta de cheques.

4- Foi muito útil para provar que vocês, os alemães, nunca vão mudar.

E que a história não vos ensinou que a presunção, nem sempre significa vitória.

5- Foi útil, porque 200 miúdos de San Marino puderam ver o jogo e ficaram motivados para escutar os seus treinadores, quando eles disserem para darem sempre o seu melhor e trabalharem no duro.

Talvez, um dia, depois de todos os seus sacrifícios, eles sejam recompensados e possam jogar contra uma selecção campeã mundial.

6- Foi bastante útil para a nossa Federação (e para a vossa também), que com os direitos televisivos angariaram dinheiro, para poder-te pagar pelo teu incómodo, para poder construir infraestruturas para os miúdos do teu país, para poder investir em academias de futebol, ou para tornar os estádios alemães mais seguros...

A nossa Federação, e vou-te contar um pequeno segredo, vai construir um campo de futebol numa pequena cidade isolada que se chama, Acquaviva.

Podias pagar o campo com alguns meses do teu salário, mas nós conseguimos o dinheiro para poder construir este estádio nessa cidade.

Não é algo mau, ou é?

7- Foi útil para um país tão grande, como um sector da vossa Allianz Arena, poder aparecer nos meios de comunicação social por uma boa razão, porque o futebol é sempre uma boa razão.

8- Foi útil para o teu jovem amigo Gnabry estrear-se e anotar um "hat-trick".

Agora, ele vai poder solicitar um novo contrato ao Werder Bremen e dobrar o seu salário.

9- Foi útil para aquelas pessoas de San Marino que estavam tristes por qualquer razão, que se lembraram que têm uma selecção nacional de futebol.

Pode acontecer-te, apesar de seres quase perfeito, que um dia vais perder alguém e vais acordar...

E isso vai chatear-te, não é verdade?

10- E, finalmente, foi útil para me deixar compreender que mesmo que tenhas o melhor equipamento da Adidas, bem lá no fundo, tu não passas de um daqueles fulanos que usa sandálias com meias brancas.

Com muito amor, Alan.".


9 comentários:

O Cabinda disse...

:) Brilhante resposta. Vai passar a ser a minha segunda seleção :)

R.B. NorTør disse...

Infelizmente nisto estou com o Müller e todos os outros que defendem uma reformulação das competições entre equipes nacionais, já há uns anos.

Fará mesmo sentido selecções como Andorra, San Marino, Luxemburgo e outras andarem a ser espancadas por segundas linhas? Levará mesmo a um desenvolvimento do futebol local o contacto com tareias de meia noite?

Ou faria sentido uma primeira divisão e uma segunda divisão em que, de um ciclo para o outro, havia promoções e despromoções? Claro que com isso teria também de haver uma reformulação do formato da "fase final" do Euro/Mundial.

É certo que San Marino não tem de gostar do que o Müller disse, mas não acaba ele por ter alguma razão?

M disse...

caro R.B NorTØr....

se assim não fosse, como poderiam Pauletas e Ronaldos bater records de Eusebios e afins?

Pedro disse...

Não concordo em nada com o que dizes Nortor.
Isso é o mesmo que dizer que tens paises de 1ª e de 2ª, ou melhor que tens cidadãos de 1ª e de 2ª.....

O Futebol é de todos e para todos sei que a muita gente faz confusão ter que se parar um campeonato para, imagine-se jogar contra o "Grupo desportivo Recreativo de Aveiras de Cima" (nem sei se o clube existe mas se existir não quero ofender com isto ninguem só apenas diferenciar a tipica associação local de uma associação Nacional) das seleções, é compreensivel....mas ....se andamos há muitos anos numa luta pela evolução do futebol não basta olhar só para nossa barriga, temos que olhar mais alem, e tal como na taça de Portugal (agora com a taça da Liga) os pequenos aproveitam a sorte de lhes calhar "um clube maior" para realizar encaixe que lhes vai permitir desenvolver o clube quer a nivel de saude financeira quer a nivel de infraestrutras na grande maioria das vezes, por isso é que os grandes na maioria das vezes cedem os direitos de bilheteira para os mais pequenos.
Nas seleções passa-se quase o mesmo, é sempre algo que move esses pequenos paises a nivel financeiro e não só logo é de interesse comum, porque aos Paises grandes precisam que ser posto à prova mesmo contra as mais fracas e aguerridas seleções como contra as mais fortes e que dispensam apresentações....

Há alguns anos atrás ir à Islândia ao Chipre ao Lichenstein ou ao Luxemburgo era uma passeio Domingueiro para a maioria das seleções, hoje muitas são as seleções que lá encalham.....o futebol evolui mas para evoluir tens que o "alimentar" se tiveres só as seleções grandes a jogar contra as grandes e os pequenos a jogar contra os pequenos....o desfasamento de valias irá se agravar...

jorgen80 disse...

O Muller tem razão. Ponto. Não podemos ser românticos numa questão destas. É só comparar as fases de apuramento na América do Sul com o que acontece por cá. Se realmente fosse importante para o seu desenvolvimento, então todas as equipas pequenas que defrontam os gigantes europeus todos os anos na sua liga, seriam por agora equipas de ELite. O futebol não funciona assim. Sobretudo quando o salto que falamos é de amador para profissional.
Colocar uma seleção campeã do Mundo frente a um San Marino é desprestigiante e até desconfortante até para quem vê futebol.

R.B. NorTør disse...

Pedro, a verdade é que existem países de 1ª e países de 2ª, tal como existem clubes de 1ª e clubes de 2ª. Meter aqui cidadania ao barulho ou é descabido, por exagerado, ou confusão. E é tão verdade que há países de 1ª e de 2ª que na fase de grupos da Champions há pelo menos 15 clubes que não foram Campeões. Desses pelo menos 4 foram terceiros, ao passo que há terceiros de algumas ligas que nem nas rondas de qualificação puderam participar.

O que eu, e outros defensores do modelo 1ª/2ª divisão defendemos é um modelo que permita que as selecções se desenvolvam futebolisticamente com os seus pares. Qual a vantagem desportiva, qual o acréscimo para o futebol de uma selecção que se apresenta em campo para perder por poucos?

E a nível financeiro é que ganha mesmo com estas deslocações: a selecção pequena, ou os tipos da selecção grande que se promovem com golos e malabarismos?

Agora sobre desfasamentos... Quando me perguntam porque não "apoio" equipas portuguesas na Europa a minha resposta é: primeiro porque sou do Benfica (apesar de ser também seguidor do Borussia Dortmund e do West Ham) e o mal ou o bem dos outros não me aquece nem arrefece. Como normalmente a isto se segue "então e o ranking da UEFA?", o que se segue da minha parte é que me estou a cagar para o ranking da UEFA. Porquê? Porque não me interessa levar 7 equipas à UEFA e ao fim da primeira ronda estão duas em prova. Eu quero que as equipas estejam lá por mérito. Que se desenvolvam, que evoluam, que justifiquem a ida pelo seu mérito próprio não pelo simples facto de existirem (porque depois estão, pela sua falta de qualidade, a roubar efectivamente pontos no ranking).

Na questão das selecções é parecido. A frequência com que acontece esse incómodo justifica San Marino/Andorra vs Alemanha mais provável do que um San Marino vs Andorra, em que as duas equipas têm legítimas aspirações a poder ganhar o jogo? Qual é o desenvolvimento que aquilo traz? Estás mesmo a alimentar o futebol, com o actual modelo, ou estás a alimentar o negócio futebol?

Aquila Imperiale disse...

Apesar de achar alguma piada à resposta dada ao Müller , excepto nas referências extra futebol , concordo na totalidade com o Nor Tør.

Benfiquista Tripeiro disse...

Grande resposta, o Muller tem tanto de bom jogador como de palerma.

Qualquer dia também impedem as melhores equipas de jogar na Taça de Portugal contra os pequenos, queres ver.

Suas excelências meninos mimados, o futebol é de todos nós, não é de meninos riquinhos que nunca jogaram descalços ou na rua. Se não quiserem, ide à vossa vida, joguem sozinhos.

Já não basta o futebol estar como está, um negócio onde somos tratados como clientes, agora ainda o querem dividir entre ricos e pobres. Na champions andam a tentar fazer o mesmo. Camelos.

troza disse...

Bem, isto vai mais longe do que Muller vs San Mariño.

A verdade é que o dinheiro tem mandado muito no futebol. Tanto que já querem mudar o formato da liga dita dos campeões para fechar ainda mais a competição.

Eu vou ser sincero... aqui até tendia a concordar com o Muller porque não é a selecção que lhe paga o salário mas a resposta que ele levou é fantástica.

O que indica que isto deveria levar a uma grande reflexão para a liga dos campeões onde todos os campeões deviam estar na fase final e não segundos, terceiros e quartos classificados deste ou doutro país.