domingo, 26 de fevereiro de 2017

Futebol camaleónico

O futuro do jogo passará por ter 10 jogadores que podem jogar em todas as posições do campo. Com a evolução táctica a forçar mais criatividade individual e colectiva, ganhará mais vezes quem tiver jogadores-camaleões. Não mais a treta de o central ter de ser "alto e forte", o médio "intenso", o extremo "rápido" ou o avançado "possante". Ao longo do jogo, os melhores serão os que fizerem rodar os seus jogadores por todo o espaço do relvado. Aos 10:35 e 11:37 - Hummels, o central médio ofensivo.

3 comentários:

PP disse...

Amigo Ricardo, o futuro é o presente e esse é do jogador inteligente. Vê o jogo dos nossos miúdos hoje frente ao Leixões em Matosinhos. Contra 11 do adversário mais 3 dos árbitros, os 10 de Hélder Cristóvão foram muito superiores, apenas pelo simples motivo de serem bem mais inteligentes que as outras duas equipas a jogar.

Obrigada pela partilha!
;)

Anónimo disse...

Muito bonito quando se está a ganhar por 5-0. Assim até se pode trocar o guarda-redes por um avançado...

Até no basket, jogo colectivo mais evoluído em termos tácticos, há posições definidas para cada jogador: base, poste, extremo...

Uma equipa de 11 Messis dificilmente ganharia algo. É mais fácil destruir que construir...

joão carlos disse...

estas a generalizar uma coisa que só acontece porque o jogador é extraordinário e excelente e não é possível de aplicar a outros porque simplesmente não possuem a mesma qualidade.
depois partes do erro que isto nunca aconteceu o que é completamente falso a quantidade de centrais baixos e de grande qualidade é enorme, na holanda é frequente, a própria alemanha já teve alguns o mathaus no final da carreira jogou a central na mesma linha do que tens agora isto para não falhar na maior figura do futebol alemão.
alias o humberto coelho no fim da carreira nalguns jogos era mais médio centro do que defesa central.

sempre aconteceu, sempre vai acontecer e o que determina isso é extraordinária qualidade de um jogador em relação aos outros só isso.