terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Obscuridade que me Revolta na Convicção

O Futebol é um mundo à parte.

Apesar de fazer parte de uma sociedade que se rege por leis e valores e onde a ética é um Bem maior.

Se na sociedade vai reinando a impunidade dos crimes dos ricos e poderosos, no Futebol isso é ainda mais gritante.

O Futebol vive de emoções. Vive da paixão que cada cidadão tem pelo seu clube. Uma paixão cega e que tudo perdoa.

Enquanto na sociedade vai havendo alguma vergonha na cara, no Futebol é tudo à descarada. Os poderosos são intocáveis pelos organismos que regem o jogo. Os poderosos estão protegidos pelas cores que representam. E essas cores cegam.

Enquanto no nosso dia a dia vamos vivendo como cidadãos que acreditam na Verdade e se orgulham dos seus valores, cidadãos respeitáveis e que abominam a mentira e apelam à seriedade.

No Futebol somos meros adeptos. Cegos de amor pela cor e por quem ela enverga, cegos de ódio por aqueles que não se cobrem no nosso manto. Nós contra eles numa luta onde vale tudo.

Os nossos valores que nos identificam ao clube que amamos, aqui não têm importância.

Os nossos valores, a ética e a verdade. Armas de arremesso contra os outros. Não um modo de estar.

As frases que mais tenho ouvido ultimamente são:

“Não podemos ser anjinhos”
Porque ser honesto é ser anjinho.

“No futebol para ganharmos temos de ser iguais aos outros”
Dito por todos. Seja qual for a cor. Todos arranjam “nos outros” uma desculpa para aceitar a prevaricação.

Somos a voz da justiça quando os outros estão em foco. Somos um mar de desculpas quando o foco são os nossos.

Dito isto e porque sou do Benfica,

A mim enche-me de revolta aquilo que nos governa, aquilo que lidera o nosso clube.

São casos atrás de casos. O presidente do Benfica está envolvido em mais de uma mão cheia de casos estranhos e possivelmente criminosos.

Eu tenho a minha convicção. Não posso fazer acusações. Não posso afirmar certezas. Mas posso ter a minha convicção. E a minha convicção é que somos presididos por um criminoso.

Somos presididos por um criminoso que utiliza o nosso clube mafiosamente para servir o seu ego, carteira, poder e interesses.

Tenho pena de ver um clube tão maravilhoso, com uma história tão valiosa e uma vitalidade guiada tanto pelo talento como pela ética, nas mãos de gente que não se coíbe de o meter nos caminhos mais obscuros.

Na sociedade não há lugar para as ilegalidades.
No Futebol não deveria haver lugar para o crime.
No Benfica certamente não há lugar para criminosos. O Benfica é lindo demais para ser envolvido com gente e actos desse calibre.

Infelizmente a paixão cega, amolece o coração e nos faz agir como nunca imaginámos agir. Tolda o pensamento e baralha razões.

Tenho a minha convicção. Uma convicção alimentada todos os anos por situações estranhas que vão surgindo, negócios que se vão fazendo e palavras que vão sendo proferidas.
Uma convicção com mais de uma dezena de anos que vem sendo reforçado dia após dia.

É a minha convicção.
A minha revolta.

Não há vitória nem derrota, não há título nem vergonha europeia, que me acalmem a revolta de ver esta gente nas cadeiras de poder do nosso clube.

Nosso Clube.

Clube.

É a minha convicção. E no Benfica somos todos coniventes.


14 comentários:

R.B. NorTør disse...

Serve de pouco, mas pelo menos no Benfica os criminosos costumam ir dentro e ser desmascarados como as vis criaturas que são.

Anónimo disse...

Sinto o mesmo e faço minhas as suas palavras. Infelizmente ninguém ergueu a sua voz ate agora e isto já se passa ha muito tempo.
Deixamos a ilusão dos titulos esconder a falta de carácter de grande parte das pessoas que se servem do Benfica. Não somos Vieira, Janela, Guerra, Ventura, Hugo, Brás, gente que manipula, mente e vive da entrujice.
O Grande Benfica não é e não pode nunca depender ou estar refém de gente assim. Desculpe o meu desabafo mas sinto um nó muito grande na garganta.
Domingos C.

rudolfo dias disse...

Pois essa também começa a ser a minha convicção.
Começa a haver fumo a mais para não haver fogo.
E tomando como exemplo fogos recentes no nosso país, corremos o risco desse fogo ceifar vidas inocentes. Sócios inocentes. Adeptos inocentes. Simpatizantes inocentes.

Maioral das Cabras disse...

...
«Vemos, ouvimos e lemos
Não podemos ignorar»
...

Semper Fidelis disse...

só vejo totós a comer gelados com a testa acreditando em toda e qualquer merda lançada na nojenta comunicação social desta republica das bananas

fvbd disse...

Sócio nº 1128
Luis Filipe >Vieira deve ser defendido até ás últimas consequências.
É o nosso Presidente.
MAIS NADA

lawrence disse...

Primeiro, vieram os jogadores estrangeiros.
Sinais dos tempos!
Depois veio a SAD e gestores que nunca tinham posto os pés na catedral.
Sinais dos tempos!
Depois vieram elementos ditos "grandes profissionais" de outras cores.
Sinais dos tempos!
Agora chegam inspectores da PJ e magistrados do MP.
Sinais dos tempos novamente!
CUIDADO BENFIQUISTAS!!!
Continuando a saga dos tempos, deve estar a chegar um oligarga chinês ou russo que vai safar as dívidas do Vieira e comprar a SAD!
Para gáudio dos que pelas vitórias vendem a alma ao diabo!

Anónimo disse...

Antonio Afonso,

Gosto sempre de uma boa ironia.

Obrigado

Luis. Reguense disse...

Se fez merda cadeia com ele pois nós não somos os " somos poto".

O Vieira ser arguido não quer dizer que seja culpado, eu próprio foi arguido num caso e foi ilibado em tribunal, vamos ter de esperar pela acusação e pelas provas para sabermos de facto se há algo de concreto e irrefutável contra ele..

Mas que o Circo está montado e tudo pronto para arrumar com Vieira perante a opinião publica disso não resta duvidas..Os sponcers Chineses devem recuar assim como os Alemães recuaram no Embalo

Filipe Almeida disse...

O que eu vejo é uma accao concertada a atacar figuras publicas Benfiquistas. incluindo um ministro.

E os Benfiquistas deixam-se ficar.

Alguem no seu juizo acredita que se deixaria apanhar em escutas alguem que foi um dos principais motores de outro processo baseado em... escutas??

Alguém acredita que um advogado vem desmentir publicamente uma "afirmacao da PGR" se nao tivesse razoes para desmentir?

Nao percebem os Benfiquistas que isto é caca ás bruxas? Ou para usar termos mais recentes e de cor mais aproximada, caca aos comunistas?

Isto nao tem outro intuito que nao a criacao de medo de ser Benfiquista. De tomar accoes, legitimas, a favor do clube por medo de acusacao de favoritismo e beneficio.

PP disse...

Há pouco mais de um ano, o presidente do Sporting, o Bruno Carvalho, concedeu uma entrevista a um diário desportivo (não recordo se foi ao Record ou A'Bola).

Nessa entrevista comentou que o seu clube precisava do apoio de juízes, de diretores, de pessoas em locais de poder para começar a ter apoio nessas estâncias. Se isto não é um recrutamento a olho nu de uma pessoa que só por esta atitude demonstra uma enorme tendência para a corrupção, o que será?

Dito isto, e olhando para a aliança entre o Sporting e o Porto, mais todo o conjunto de interesses que estão por detrás destes dois clubes (leia-se a quantidade de organizações, televisões, empresas e bancos, tudo concorrentes do modelo empresarial do Benfica), quem não me garante que não há aqui um abuso e uma tentativa de criar desestabilizarão no Benfica?

Eu, posso entender que o LFV não seja tão santinho quanto isso. Que ao mesmo tempo que seja presidente do Benfica, também tenha acumulado riqueza. Não acredito que tenha acumulado riqueza à custa dos euros do Benfica, como vendas, percentagens de passes e coisas do género, como o Pinto da Costa faz, mas acredito que se tenha aproveitado da rede de contactos que foi criando.

Mas, também, pergunto se o Benfica não beneficiou da rede de contactos do LFV a certa altura, quando começou a negociar métodos e prazos de pagamentos a fornecedores após a saída do Vale e Azevedo.

Olho para o LFV e por mais "chico-esperto" que ele possa ser, não cola muito a imagem de aproveitador puro e simples. Ele deu muito de si para fazer do Benfica a máquina de dinheiro que hoje é.

Já repararam que atualmente não dependemos dos bancos? Não acham que o Novo Banco, entre outros, não estão possessos com a quebra de receitas provenientes dos empréstimos de centenas de milhões aos clubes de futebol? Como acham que estará o Novo Banco, que com esta aposta na formação do Benfica perde a hipótese de criar um produto super atrativo para os seus clientes, com o fundo que geria os passes dos jogadores?

Já repararam que a BTV é o melhor canal desportivo nacional? O que acham que os senhores por detrás da SIC, da CMTV, da ABola e da Sport TV se sentem?

Pedem para que o LFV fale, mas eu penso que ele não deve é mesmo falar. Quanto mais calado estiver e mais toda esta corja o julgar, melhor. As pessoas perceberão que há ódios escondidos e camuflados e perceberão por si só isso.

O que é importante é que a equipa do Benfica jogue o melhor possível. Que se foque no objectivo que é o penta. Tudo o resto é fumo para distrair.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Estas pessoas e a sua forma de estar não me representam e se o Benfica continuar nas mãos deles eu saio, já saí de sócio, sairei da condição de adepto.
Há mais vida para além do futebol vou esperar umas 2 ou 3 semanas.

joão carlos disse...

@pp

não estamos dependentes dos bancos, mas quem achas tu que são os maiores beneficiários das emissões de obrigações do clube, para alem de que muitas são subscritas por fundos deles.

o novo banco deve de andar preocupado com o fecho do fundo mas não é com o lucro dos jogadores que nunca deu mas com as comissões que cobrava que aquilo era um empréstimo encapotado.

o presidente tem de falar pelo facto de que embora aquilo seja um problema pessoal infelizmente não pode ser separado da figura do presidente do clube e é isso que ele no mínimo tem de esclarecer.

Ego Mentis disse...

Muito bem PP! Assim é que se fala.