quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Os Nossos Ferem-nos e os Outros Aproveitam-se


O que se está a passar no nosso Benfica é vergonhoso. Aliás, há anos que o é.

Esta pessoas que andam no futebol acham que nada lhes toca. Que o Futebol é um mundo à parte.

E até parece ser. Porque o cidadão João não é a mesma pessoa que o adepto João. A cidadã Maria não é a mesma pessoa que a adepta Maria.

No Futebol onde deveriam imperar os mais altos valores de desportivismo, respeito, solidariedade e camaradagem, neste mundo olhado e seguido por milhões e que devia ser um exemplo de comportamento para todas as crianças, é onde todos largam toda a educação e valores segundo os quais cresceram.

O que importa são as cores. As cores definem quem é o bom e quem é o mau. Não são os seus comportamentos. Não é a pessoa em si.
Se é da nossa cor é dos nossos. Se é dos nossos é dos bons. Se não é dos nossos é dos maus.


O futebol português é uma guerra de clubites onde os cidadãos se estragam, os clubes se arruínam, as pessoas se magoam e os dirigentes aparecem para recolher os espólios.

O sentimento de impunidade que existe nos clubes é alimentado pela existência de milhares de adeptos que vivem mais a guerra de clubes do que o desporto em si.

Os adeptos largam dos seus valores, da sua cidadania, dos valores que fundaram o clube, para darem a cara por um dirigente sobre quem nada sabem, para se sacrificarem por alguém que os usa como escudo em proveito próprio e que não se coíbe de lhes mentir, manipular e enganar.

O que se passa dentro do Benfica é vergonhoso, foi permitido e motivado pelos seus adeptos e assim o continuará a ser.

Porque ao adepto benfiquista importa mais o Porto e o Sporting do que o próprio Benfica. Tal como acontece em todos os outros clubes.


Somos gente que não percebe que quem faz mal ao nosso clube é quem lá anda dentro. Os nossos dirigentes ferem-nos e os nossos rivais desfrutam dessas feridas.

Vamos continuar todos a ser intoxicados pela comunicação oficial e oficiosa da Direcção do nosso clube? Vamos continuar a assobiar para o lado? A permitir que lesem o clube que amamos? A permitir que nos enganem?

O futebol irá melhorar quando os adeptos deixarem de estar de costas para o seu clube. Passamos tanto tempo a apontar o dedo e a olhar para os outros que não nos apercebemos que entretanto virámos as costas ao nosso amor.

Os benfiquistas têm de resolver o problema que têm em casa. Todos estes processos e suspeições têm de ser analisados, visados e valorizados pelos benfiquistas. Estamos a falar da nossa casa.

Os sportinguistas têm de lidar e enfrentar o que o antigo presidente deles lhes fez e o que o processo Cashball indicia.

Os portistas já há muito deveriam ter reconhecido o que se passou na altura do Apito Dourado e retirado consequências disso.

Mas todos, todos sem excepção, só se preocupam com a casa dos outros, bem manipulados pela comunicação criminosa dos seus dirigentes.

Hoje a Comunicação de um clube serve apenas um propósito: Alimentar os seus adeptos com mentiras para que estes travem as guerras dos dirigentes e ocultem o que de grave vai na sua casa.

Em todos os clubes os adeptos invocam ser Diferentes. Constantes frases do género “Se acontecesse no meu clube agiríamos de forma totalmente diferente”. Mas depois todos agem de forma igual. Todos.

O Ministério Público avançou com uma acusação gravíssima contra o nosso clube - o E-Toupeira.
Qual a reacção de muitos e muitos adeptos benfiquistas?

Uns falaram sobre o sorteio da Liga sem realmente estarem interessados em saber a verdade sobre o assunto.

Outros desataram a reproduzir algo que um candidato à presidência do Sporting disse. Reproduzir e deturpar.

Outros irão falar do penalty mal assinalado por falta do Yebda sobre o Lisandro.

Incomoda demasiado. Dói demasiado. Envergonha demasiado lidarmos com os nossos problemas. E tudo continuará esta merda. E o Benfica continuará sem ser defendido. E todos continuarão a ser iguais.

E não, não é verdade que tomos somos inocentes até prova em contrário.

Somos de um clube num país onde mais de metade da população veste a nossa camisola.
Temos uma Direcção que ao longo destes anos tem promovido as boas e próximas relações com várias pessoas e cargos de poder.
Temos um presidente que é o maior apoiante do presidente da Federação, tal como andou a segurar o guarda-chuva ao Oliveira.


E o que dizemos? Contra tudo e contra todos.

Os rivais estão contra nós.
Os restantes adversários estão contra nós.
A Liga está contra nós.
A Federação está contra nós.
A PJ está contra nós.
O Ministério Público está contra nós.
O Governo está contra nós.
Os Tribunais estão contra nós.
A Constituição está contra nós.
A Uefa está contra nós.
A FIFA está contra nós.
A UNICEF está contra nós.
Os Direitos Humanos estão contra nós.
O Vaticano está contra nós.

Está tudo contra nós.


“Contra tudo e todos” – Diz o adepto benfiquista e também o sportinguista e também o portista. Dizem todos.
Não somos diferentes. Pelo menos não o demonstramos.

Preocupemo-nos em cuidar da nossa casa, em curar as nossas ferias e em respeitar o nosso clube. Quando o fizermos os nossos rivais não terão sangue nosso para chafurdar.

Aí sim seremos superiores. Seremos melhores. Seremos novamente Gloriosos.

Esta acusação do MP envergonha qualquer ponta de benfiquismo.

No Benfica que eu sonhava enquanto criança não havia lugar a situações destas e muitos menos a tamanho desinteresse dos seus adeptos.


Eu enquanto aluno que fui, trabalhador que sou, cidadão deste país e do mundo, adepto e sócio deste clube que amo e pai que pretendo vir a ser, não posso nunca ser cúmplice deste tipo de trampa só porque é cometida por gente que se esconde por detrás das cores que eu envergo.

Não há cimento, não há vitórias e não há chavões que se sobreponham ao Sport Lisboa e Benfica.

E por aqui me fico.



9 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Não foi por falta de posts e avisos da tua parte, hoje, todos ficamos atordoados com o vexame que estamos a sofrer diariamente. Isto não é o meu Benfica, sinto VERGONHA, repito VERGONHA!

Vão ler a Imprensa Internacional, uma VERGONHA que envergonha o Senhor Coluna ou o Senhor Eusébio.

Quantos anos para limpar a nossa imagem reputacional? Será possivel fazê-lo?

Alguém tem noção de uma profunda crise reputacional, e as suas consequências na imagem no médio/longo prazo do nosso querido Sport Lisboa e Benfica?

Será comensurável, os prejuízos morais e materiais de que o nosso querido Sport Lisboa e Benfica irá sofrer?

LF Vieira demita-se já!!!

Anónimo disse...

Enquanto adepto do Sporting me revejo em toda a sua reflexão.
Somos marionetas. E na maior parte dos casos esta paixão cega a racionalidade e infelizmente para alguns, justifica tudo. Não não justifica.

Em relação ao cashball, o Sporting entregou todos os recursos e comunicações que o funcionário do clube(não lembro o nome) e A. Geraldes utilizavam e constitui-se assistente no processo.
Também o Clube, responsável pelas modalidades e Andebol (é onde se encontram as alegadas evidências de crimes) já manifestaram que havendo crime irão subtrair o campeonato retirar o título do palmarés e descer de divisão como se exige.
Lembro que uma das razões para ter votado pela destituição de Bruno de Carvalho foi este caso do cashball.
Esta na justiça e aguardemos. Se o clube tiver culpa é obrigatório que seja castigado.

Saudações desportivas

Anónimo disse...

O problema é que o CASHBALL nada tem a ver com esta palhaçada que se está a fazer ao Benfica, com o único intuito de travar o inexorável.

Pedro B.

Ricardo G. disse...

Já odeio o Vieira há anos. E este blog é dos poucos afectos ao maior de Portugal onde se diz a verdade sobre este animal.
Já não se aguenta a vergonha. É imperioso a demissão desta gentalha. Obrigado pelo texto e por serem uma voz dos verdadeiros benfiquistas

Nuno Xavier disse...

Boa noite Daniel,

Os meus mais sinceros parabéns por este seu belo exercício de sociologia. Concordo em muito com as suas ideias e nelas também faço o meu mea culpa, o fascínio muitas vezes mórbido pelo clube dos outros é algo que me assola, embora também ache ser possível fazê-lo enquanto amámos e acarinhamos o nosso clube. Não sou benfiquista mas o dia da formalização da acusação do MP ao seu clube foi um dia muito triste para o futebol português e a única sensação positiva que dela obtive foi a tépida satisfação por finalmente ver desmascarada uma farsa que todos os vossos rivais sentiam mas não conseguiam explicar.
Desejo toda a felicidade aos benfiquistas com carácter neste momento difícil, mas a verdade e a justiça devem ser esclarecidas e aplicadas. NINGUÉM está acima da lei, por mais que se sentisse como tal. Com ou sem condenações esta pode ser a oportunidade de ouro para o futebol português se purgar e purificar. O medo que a investigação criminal e o poder judicial vai criar com este caso nos nossos dirigentes desportivos cria uma oportunidade de ouro para se forjar uma nova era no Tugão. Haja vontade e rectidão para isso...

Anónimo disse...

Isso é tudo verdade, caro Daniel. Mas afectasse este caso o Porto ou o Sporting e passaria na Comunicação Social e na Justiça como cão em vinha vindimada.

Isso é tudo verdade, caro Daniel. Mas afectasse o Cashball o Benfica em vez do Sporting e imagine a gritaria que por aí andaria. No mínimo, já o Benfica estaria na 3ª divisão. Se não pudessem "extinguir", como pediu uma loira pateta numa TV.

Saudações benfiquistas,
JP

Anónimo disse...

JP,

Nem é uma questão de discordar ou não de si. É uma questão de os factos, a realidade, o desmentirem categoricamente.

Cumprimentos,
Daniel

Anónimo disse...

Ainda que tenha razão (eu não voto em Vieira vai para 10 anos, que fique claro), acho profundamente estranho que o ministério público tenha "notificado" a sociedade antes da SAD. E que este caso só tenha avançado "após" o Benfica ter chegado à Champions. Acho também estranho que o ipj tenha feito o que fez 48h antes do jogo mais importante da época para o Benfica. Acho estranho que a sic notícias tenha dedicado noites inteiras a falar disto escrevendo em letras garrafais no ecrã "corrupção", quando a corrupção é 1\10 da acusação (1 crime no total); acho ainda mais estranho que o mesmo canal telefone a todos os agentes comerciais do Benfica a perguntar não sei o quê.

Se é grave tudo isto? Claro. Vai afectar sobretudo a imagem do clube.

Se há um aproveitamento para condenar publicamente o clube? É um facto. Uma acusação não é uma condenação.

Se desportivamente falando o Benfica ganhou alguma coisa ou vai perder alguma coisa? É querermos transformar um falhanço de baliza aberta num assunto improvável de gabinete.

Anónimo disse...

Ai se o E-toupeira tivesse acontecido com o Porto.
Lembro-me bem o auto de fé que fizeram ao Pinto da Costa por causa do Apito Dourado, era noite e dia a imprensa centralista sempre a malhar no homem.
Este E-Toupeira não teve nem metade da cobertura mediática que teve o Apito Dourado.