sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ontem li-te na Futebolista

Há quem nasça com o cu virado para a lua e quem nasça sujeito aos delírios laboriosos de sol a sol. Na blogosfera, não é diferente. Enquanto uns trabalham de forma séria, responsável, com qualidade, outros passeiam-se pelos textos, quais vagabundos, como cães vadios em busca das traseiras de um restaurante italiano.
É por isso que, quando a fama chega, chega só para alguns. Destaque-se uma Tertúlia Benfiquista - cujos membros discutem e bem o benfiquismo em directo e a cores na Benfica TV -, um Mágico SLB - que, além de ter sido considerado o "blogue da semana" no Jornal do Benfica, não raras vezes vê o seu nome escarrapachado no Jornal de Notícias -, uma Ilíada Benfiquista, um Eterno Benfica, eu sei lá mais quantos, todos bons e todos verdadeiros corredores de fundo. Autênticas máquinas de gerar comentários.
No nosso caso, a fama terá de ser sempre relativizada. Um comentário aqui, outro ali, e vemo-nos logo lançados no limite máximo a que este blogue aspirou (se aspirou a alguma coisa). Repare-se na forma espartana como a casa está construída, fracos acabamentos, materiais duvidosos, peças soltas, fios em perigo de matar alguém, torneiras que não fecham e, pior do que isto tudo, uma voz que fala muito pausada e intermitentemente. Este blogue não luta pelo título, é bem verdade, nem sei se luta pela Europa, mas é honesto, ah isso é, e, caso lhe chamem nomes, é até bem capaz de dizer "apre" e ficar chateado durante uns 2 minutos. Depois passa-lhe, porque não está para chatices.
Isto tudo vem a propósito de quê? Vem na sequência de termos lido a entrevista dada à Futebolista pelo companheiro Ricardo Cunha, do Catenaccio (já agora, mais um daqueles que merece todos os elogios possíveis), que, entre explicações justas e inteligentes sobre o blogue e sobre futebol, decidiu enlouquecer metendo-nos na sua lista diária de escolhas bloguísticas. Ora, agradecendo a referência, aconselhamos o companheiro Ricardo a procurar um terapeuta porque algo pode estar a falhar nos critérios decisórios do companheiro. Não merecemos tão grandes elogios e honras. Mas, como cães danados por um ravioli, aceitamo-los com um sorriso nos lábios.

13 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo, tu é que não sabes o cachet que eu lhe paguei para dizer aquilo :)

Fora de brincadeiras, agradeço, é uma honra ser referido por tão ilustre blogger, e só nos aumenta as responsbilidades em fazer mais e melhor. Eu confesso que não escrevo mais por 2 razões: uma, sou um baldas do caralho e às vezes ponho-me a jogar FM e a ver gajas e esqueço-me do blog. A outra, a mais triste, pouca coisa positiva vou tirando deste Benfica que me dê vontade de escrever.
Ajudem-me players, dêem-me motivos para comemorar :)

Catenaccio disse...

Mais uma vez, o texto está espectacular: bem escrito e com ironia à mistura.

Daí que não me importem os "fracos acabamentos, materiais duvidosos, peças soltas, fios em perigo de matar alguém", etc etc etc. O que me interessa, verdadeiramente, é o conteúdo. Por essa razão, não foi favor nenhum e este espaço é mesmo de visita diária.

Sinceramente, também julgo que estou no mesmo "barco". Digo isto porque a actividade do Catenaccio não é diária, pelo facto de não apreciar posts curtos ou simples comentários do que a imprensa desportiva escreve. Eu prefiro artigos mais extensos, densos e onde nada fique por dizer. Deste modo, não há entradas a toda a hora e a todo instante.

Confesso que, por vezes, apetece-me desistir. Ficamos a pensar porque perdemos tempo a escrever, quando poderíamos estar a fazer outra actividade qualquer. Mas, uma média diária de 100 visitas, mais coisa, menos coisa, faz-nos pensar que ainda há umas dezenas de "loucos" que gostam de passar por ali. Mesmo que a caixa de comentários seja humilde e longe de outros endereços mais populares. Todavia, esse ímpeto passa-me depressa. Já escrevo desde 2004, a maioria das vezes sem saber quem lê o que escrevo e o porquê de continuarem a visitar o blogue. A verdade é que o reconhecimento sabe bem e aumenta o ego, mas não escrevo para massas. Enquanto tiver um único leitor, continuarei a escrever. Neste caso, não até que a voz me doa, mas até rebentar com o teclado.

Abraço.

mago disse...

1) Parabéns pela "menção". Eu, ainda que comente pouco (um bocado à imagem de todos os blogs que vou visitando) também passo por cá regularmente, e concordo em absoluto com o que o Catenaccio diz.

2) Aliás, com o Catenaccio-blog passa-se o mesmo que com esta casa, no que a mim se refere... Por isso aqui fica um abraço ao Catenaccio, para não duplicar comentários ;)

3) Já faz tempos que não escrevo nos dois blogs que tenho/tinha... Mas infelizmente a minha vida profissional tornou escassos quaisquer tempos livres, e as minhas prioridades têm sido outras. Com pena minha, mas a vida é assim.

4) E porque nunca é demais... Viva o Benfica! ;)

JAM disse...

Parabéns à gerência aqui do tasco... presumo que hoje seja tudo por conta da casa!

Ricardo disse...

Ricardo,

"Confesso que, por vezes, apetece-me desistir."

Eusébio me livre de tal coisa, pá! É que nem penses numa coisa dessas.

É o que eu digo: estás a enlouquecer. Depois de nos teres posto nas escolhas diárias, agora sais-te com esta.

Assim não dá, Ricardo! :)

Ricardo disse...

Mago,

realmente os teus blogues já andam a dormir há algum tempo. Vê lá se arranjas uns minutinhos e pões a escrita em dia.

VIVA O BENFICA!

Ah e já agora, que acabámos de ganhar um jogo... VIVA O MANTORRAS!

Ricardo disse...

JAM (companheiro de Estádio),

esta tasca, depois da escolha do Ricardo, oferece bifanas durante um mês. A questão é que, para comerem bifanas, têm de pedir bujas. E as bujas, não sendo caras, têm um preço. Até porque não aceitamos meninos copinhos-de-leite neste tasco. Tudo o que for menos de uma grande de médias por bípede não chega. São corridos à paulada!

Agora mexam-se e comecem a beber que a carne já aí vem...

Catenaccio disse...

Porra, só agora reparei que o meu post ficou um bocado lamechas. É o que dá o Mantorras oferecer-nos a vitória. Estes momentos levam-nos a acreditar que existe algo de divino naquelas camisolas. E que o título de 2004/05 pode voltar a ser possível.

Ricardo disse...

Nem mais, Ricardo. Pensei o mesmo antes (tinha previsto um golo do São Pedro), durante e depois do jogo.

Espero que o Quique não decida desmoralizar o homem (como se fosse possível!) não o convocando para o Dragão. O Mantorras não tem condições para ser titular no Benfica mas tem todas as condições para ser um suplente muito mais utilizado. É importante que o Flores comece a pensar no futebol, além da vertente metódica, como um desporto que tem nuances humanas, místicas e sobrenaturais. Sem alma, o Benfica esvazia-se.

Maestro disse...

Os meus parabens por tão distinta distinção...eheheheheheh

Um abraço e VIVA O BENFICA

LuaSLBENFICA disse...

Acompanho este blog desde o primeiro post (não me lembro como vim cá parar lol) e só tenho pena de não escreverem com mais regularidade. Nós, os vossos leitores, merecíamos =).
A distinção é mais que merecida e quero também agradecer terem colocado o cantinho do sport lua nos vossos Eusébios.É uma honra!
Agora é só continuar com a qualidade que vos é característica.

Saudações Gloriosas

Ricardo disse...

Maestro e Lua,

vocês são uns amores.

Sirvam-se. Comprei agora 5 garrafas de gin para stock.

A tónica está no gelo. A lima em cima do balcão, ao pé das azeitonas.

O palhaço ainda não apareceu mas há quem diga que, com o passar das horas (e das bebidas), não será necessário para o bem-estar geral do tasco. Eu acredito.

Abraço e beijinho.

Ou Beijinho e beijinho.

(dependendo do grau de virilidade do Maestro)

rogerAjacto disse...

Epah... O que dizer? Eu, que tenho o nome ali ao lado na lista de escribas... Sinceramente não me posso orgulhar como os meus colegas por esta honrosa distinção, dada a minha fraca participação. Mas posso, juntando-me ao coro, parabenizar (como diz o saudoso(?) Scolari) os meus colegas verdadeiramente responsáveis por tal feito.
Não prometo, mas vou tentar ser mais assíduo na postagem de humildes trabalhos.

Abraços fortes e musculados
(não sei se isto será assim tão viril...)